Opinião sobre Thrustmaster T.Flight Hotas X

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
calinho
Posts: 358
Joined: 16 Jul 2012 14:35
Location: Brusque - SC

Opinião sobre Thrustmaster T.Flight Hotas X

Post by calinho »

Estou precisando de um novo manche, e dessa vez quero algo bom que não passe de 250 dilmas. Vai ser usado principalmente no IL2. Andei pesquisando, e achei esse Thrustmaster T.Flight Hotas X

http://www.thrustmaster.com/products/tflight-hotas-x

Esse Thrustmaster vale a pena? alguém tem ele pra me dizer os pontos fracos?

Abraços
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Opinião sobre Thrustmaster T.Flight Hotas X

Post by 21_Sokol1 »

Apesar no "nome" Thrustmaster, é um joy barato "entry level" com mecânica e potenciômetros comuns a outros joys Made In China, por isso não espere grande durabilidade. Joysticks deste nível duram entre 6 meses/1 ano no IL-2 (turn and burn).

Veja se acha o Thrustmaster T.16000M, não é HOTAS (ter o acelerador em separado), mas pelo menos usa eletronica mais moderna com sensores HALL (sem contato físico igual pot') nos eixos X e Y, por isso tem durabilidade - nestes eixos - teoricamente ilimitada.

Que joystick voce pretende substituir (o que tem atualmente)?

Sokol1
calinho
Posts: 358
Joined: 16 Jul 2012 14:35
Location: Brusque - SC

Re: Opinião sobre Thrustmaster T.Flight Hotas X

Post by calinho »

Eu tinha um clone cobra(muito ruim por sinal), durou 1 ano. Fiquei um tempo sem manche e fiz o erro de comprar o pior manche que existe: Leadership Commander 6731. Atualmente ele está um lixo, pretendo jogar ele pela janela kkkk. Eu estava pensando em comprar um ST 290 PRO (meu primo tem um, eu gostei muito por ser 10x superior aos manches que eu usei kkkk). O problema é que não se acha mais o ST290 PRO pra comprar. Eu quero um manche que não descalibre fácil, que não fiquei tremendo os eixos quando se aplica força (no Leadership Commander se usa o profundor o leme entra em movimento). Não me importo muito com botões, só preciso de um manche que os eixos funcionem corretamente, que tenha throttle e angulo de visão. Nada muito profissional.
Achei o Thrustmaster T.16000M por 255 dilmas, vale a pena?
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Opinião sobre Thrustmaster T.Flight Hotas X

Post by 21_Sokol1 »

Eu quero um manche que não descalibre fácil, que não fiquei tremendo os eixos quando se aplica força (no Leadership Commander se usa o profundor o leme entra em movimento).
Então, neste caso sua melhor opção é o Thrustmaster T.1600M.

http://lupusnetshop.com.br/joystick-thr ... -7037.html
http://baradel.com.br/joystick-thrustma ... -6659.html

As lojas são recomendação do Buscapé - não conheço. :)

BTW - Este seu Commander 6731 poderia ser transformado num throttle.

Sokol1
calinho
Posts: 358
Joined: 16 Jul 2012 14:35
Location: Brusque - SC

Re: Opinião sobre Thrustmaster T.Flight Hotas X

Post by calinho »

Ok vou pensar.

Você conhece o saitek Cyborg V1, ele é muito ruim?
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Opinião sobre Thrustmaster T.Flight Hotas X

Post by 21_Sokol1 »

Esse V1 eu não tenho referencias, mas pela aparência não deve ser grande coisa, custa 25U$ na Amazon...

Cuidado para não terminar igual um colega daqui que terminou comprando meia duzia de joysticks de 99,99 ao invéz de comprar um melhor. :lol: :rofl:

Sokol1
calinho
Posts: 358
Joined: 16 Jul 2012 14:35
Location: Brusque - SC

Re: Opinião sobre Thrustmaster T.Flight Hotas X

Post by calinho »

Eu estive lendo sobre esse Thrustmaster T.1600M, o pessoal disse que os botões dele são barulhentos e meio pesados para apertar. Procede isso?
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Opinião sobre Thrustmaster T.Flight Hotas X

Post by 21_Sokol1 »

Eu tenho um T.16000M (entre outros joys) e não acho os botões pesados, a não ser o gatilho que usa micro switch os demais são por membrana igual a gamepade. Eu tenho um certo preconceito contra este tipo de botão, mas tem funcionado bem.

Comparando com um CH F-16 Combatstick so achei que o botão 2 (o do dedão) faz um "tleck" bem audível, o Combatstick é mais discreto, faz "tick". :rofl:

Mas não consideraria isso um defeito do joy, ainda mais no IL-2 1946, como os motores dos aviões fazendo "BzoimmmmmmmZoimmmmmmmmmmmm" ninguem vai prestar atenção no ruído do jostick. :lol:

A questão é, o fato do T.1600M usar sensor HALL (o mesmo do Warthog) nos eixos X e Y (aileron e profundor) o coloca acima dos outros joysticks da categoria "entry-level", que são os joys "tudo em um" (joy, "pedal", throttle).

Em todo caso descartando este modelo, mantenha sua escolha entre Saitek, Logitec e Thrustmaster, estes Clone, Leadership, Multilazer voce já sabe o que são.

Sokol1
calinho
Posts: 358
Joined: 16 Jul 2012 14:35
Location: Brusque - SC

Re: Opinião sobre Thrustmaster T.Flight Hotas X

Post by calinho »

Certo então. Tenho 99% de certeza que vai ser o T.1600M. Só tenho que achar uma loja barata e confiável pra comprar ele.

Valeu pela ajuda!
Post Reply