Ressuscitando as válvulas

Novidades, reclamações e ajuda aqui!!!
Post Reply
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Ressuscitando as válvulas

Post by 28_Condor »

S!

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/ ... stor/42728

Me lembrei de minha antiga Telefunken :)

Image



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Ressuscitando as válvulas

Post by 44_Santo »

Será o fim definitivo dos amplificadores valvulados. :P
Que muita gente ainda usa por dizer que são melhores e tal.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Ressuscitando as válvulas

Post by 21_Sokol1 »

Os "audiofilos" que usam amplificadores valvulados o fazem porque nestes
o som é tratado de forma analógia - e não digital - sendo segundo eles, mais
proxímo da fonte original.

Image

Mesmo motivo porque que este "toca-disco" de 28.000$ tem compradores.

Image

A vantagem deste novo "transitor valvulado" - tipo a TV véia do Condor :P é o ganho de
desempenho em relação ao atual de estado sólido. Detalhe que não deve interessar os
"audiofilos".

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Ressuscitando as válvulas

Post by 28_Condor »

S!
sendo segundo eles, mais
proxímo da fonte original.
Verdade; minha vitrola quebrou faz tempo mas ainda lembro do som que ela produzia porque era bem mais profundo...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Ressuscitando as válvulas

Post by 44_Santo »

Caso as válvulas estejam disponíveis em microchips, não teria problema algum em substituir as válvulas gigantes.
Mas essa questão do som ser mais próximo do original é meio controversa.
Mais próximo do original para quem? Para extraterrestres ou cães e gatos?
A mídia digital já trabalha numa frequência que é maior que o máximo que o ser humano pode distinguir.
Estou falando de som de CD original e não mp3, que é o que escutamos nos youtubes e rádios online da vida e são de qualidade muito ruim.
Esses dias ouvi o novo CD do Titãs online por curiosidade, foi simplesmente horrível, quase impossível de ouvir por mais de 5 minutos. Como não pretendo comprar o CD, vou ficar sem saber como realmente é o som do novo CD do Titãs.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Ressuscitando as válvulas

Post by 21_Sokol1 »

44_Santo wrote: Mas essa questão do som ser mais próximo do original é meio controversa.
Mais próximo do original para quem? Para extraterrestres ou cães e gatos?
Para os cri-cri endinheirados auto-denominados "audiofilos".
Para eles o sinal elétrico (análogico) convertido em código digital perde a "pureza"... :P

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Ressuscitando as válvulas

Post by 28_Condor »

S!
Para os cri-cri endinheirados auto-denominados "audiofilos".
Mas precisa de tanto dinheiro assim? Se eu concertasse minha vitrolinha (suponho que não seja TÂO caro assim) daria pra voltar a ouvir as bolachas que ainda guardo. :P

Não sou engenheiro, por isso não saberia dizer qual a vantagem das válvulas. Lá no site tem um carinha que opinou:
Toda nova tecnologia é bem vinda, mas falo com base em experiência. Já tive a oportunidade de ver um rádio valvulado funcionando ao lado de um de transistor, e o valvulado tem um ganho na recepção no mínimo 10 vezes mais que um transistorizado. Um amplificador de som valvulado tem um som muito mais potente e com mais qualidade, sem distorção do que um transistorizado. Quem já foi hobbista ou técnico em eletrônica ou quem já trabalhou com som antigo, sabe do que estou falando.
Quanto às bolachas acho tem essa aura do som ser transposto diretamente para as ranhuras, como se fosse uma fotografia (das antigas) do som. Aliás, existem ainda fotógrafos que por motivos parecidos não larga dos filmes químicos de revelação. Nesses meios analógicos a reprodução da "realidade" está mais sujeita aos caprichos do que se capta, enquanto os meios digitais apresentam sempre a mesma "interpretação" chapada, daí a aura dos primeiros. Ou seja, não é uma questão técnica (de qualidade hi-fi), mas estética (IMO).


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Ressuscitando as válvulas

Post by 44_Santo »

Depois, o camarada vai lá, faz tudo com aparelhos analógicos, da melhor qualidade para postar tudo no face ou no youtube. :rofl:

Som digitalizado só perde qualidade se usar uma taxa de bits baixa como nos mp3 ou na internet, mas até os conversores de mp3 tem opção para escolher uma taxa de bits maior para se ouvir no aparelho de som, porém nada como o som de um CD original.

Mas, como eu disse, com essas válvulas em CIs seria muito mais viável e barato fabricar eletrônicos valvulados novamente.
Com a mesma qualidade, com custo mais baixo, com placas milhares de vezes menores, ou seja, pode ser o fim das válvulas convencionais, estas dariam lugar para válvulas mais modernas em CIs.
Seria o fim também das mortes causadas por aparelhos com válvulas convencionais que trabalham em alta tensão. :P



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Ressuscitando as válvulas

Post by 28_Condor »

S!

Aí depende, se ainda existir neguinho encasquetado que isso é melhor, vai continuar. Soluções técnicas melhores às vezes significam uma perda em termos culturais: as maravilhosas capas dos LPs (é só lembrar a do Pink Floyd) ficam ridículas no espaço de um CD, e somem no download. A cultura é um fenômeno sensorial. Tanto que mesmo sendo ultrapassados, os LPs voltaram a ter mercado:

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/ ... pais.shtml

http://g1.globo.com/economia/pme/notici ... paulo.html

Image
:rock:


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Ressuscitando as válvulas

Post by 44_Santo »

O 1946 também tem mercado, mas não é porque é o melhor simulador, mas porque a gente gostcha. :P :D
Isso é cultura, isso é muito bom.
Carro antigo também é muito mais maneiro que carro novo. ;)



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Ressuscitando as válvulas

Post by 28_Condor »

S!

Carro antigo tem mercado, já o 1946, sei não, tem fans, mas mercado.... :lol:



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply