BoS - Mission Editor

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

BoS - Mission Editor

Post by 21_Sokol1 »

Uruhhh, depois de três tentativas frustradas consegui colocar uma biruta e um avião numa pista e voar nele, seguindo este tutorial do RoF. :lol:

http://prangstersaerodrome.blogspot.co. ... ial-1.html

Instruções para o ME do RoF (do BoS é basicamente o mesmo).

http://riseofflight.com/en/community/us ... ls/lessons

https://www.youtube.com/channel/UCOWxJi ... PdqrrIt1sQ

O básico é, esqueça do Ctrl+click do FMB do IL-2, "is history". :)

Um problema aqui é que a resolução do ME foi setada para um monitor "quadrado", e no meu "uaidiscrim" a janelinha que mostra o 3D dos objetos selecionados (que tem nomes "russo") fica quase toda oculta... :^)
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Mission Editor

Post by 21_Sokol1 »

21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Mission Editor

Post by 21_Sokol1 »

Ééééé.... :P
Mas eu tenho coisas melhores para fazer do que brigar com isso. Minha opinião sobre isso é que este é o pior editor que já encontrei e é isso. Por a minha vida, eu não consigo entender o por que dos "devs" gostarem de usar um editor que para fazer tudo funcionar só usando mil "triggers". Isso não faz o editor poderoso, apenas aumenta a quantidade de trabalho que tem que ser feito e acrescenta a possibilidade de enganos e missões impraticáveis.
http://forum.il2sturmovik.com/topic/148 ... ntry238852

Destrincha esse negócio ai Condor. :lol:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Mission Editor

Post by 21_Sokol1 »

Cada objeto gerado por triggers precisa de um trigger próprio, não é possivel gerar grupos.

Image

Video tutorial para criar um "Deathmatch" no estilo COOP:

https://www.youtube.com/watch?feature=p ... SdMqQxzkoM[/video]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Mission Editor

Post by 21_Sokol1 »

Coisas estranhas acontecem no ME

Image
Too much Vodka! :bebums:

A lógica do ME é baseada em triggers e timers, o que da um certo poder (em relação ao FMB do '46), mas torna as coisas complicadas, embora não seja difícil, basicamente falta informação do que faz o que.
O manual existente - do RoF - foi escrito pelo NeoQ com aquele inglês esquisito de translator. Precisa de um ME for Dummies.

Neste script, copiado das missões da gloriosa Unlock Campaign alguns segundos depois de iniciada a missão um trigger checa se tem avião na área, se é de noite, e ativa uma sequencia de triggers e timers que dispara um flare, e vai acendendo as fogueira ao lado da pista uma a uma, depois a ativa as landlight (holofote apontado para a pista).

Image
free photo hosting

Funciona, mas por algum motivo o flare "is missing". :P
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Mission Editor

Post by 21_Sokol1 »

Alguém tem interesse no ME do BoS?

Aprendi a fazer alguma coisa básica nele (menos ligar a bendita "landlight" individualmente :@ - que não srve para nada devido a "Super Moon das noites do Bo$ :P ) - já que a arte de criar um roteiro para uma missão é outra estória. :P

Pensei em ir criando um tópico com um roteiro básico com os dicas já publicadas, caso haja interesse...
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Mission Editor

Post by 21_Sokol1 »

Pelo menos esse ME é divertido, tentei setar um comboio com dois GAZ - um com AAA, mas inventei de complicar os waypoints.
Se nenhum avião inimigo entra numa Trigger Zone o comboio deveria seguir pela estrada, mas se o avião entrasse na Trigger Zone
um determinado waypoint é cancelado e ativado uma nova rota, fazendo o comboio embicar para a a mata mais próxima. ;)

No começo da missão o motorista do GAZ-AAA parou, subiu na carroceria, assumiu as quatro .51 e passou fogo no outro GAZ, :o
voltou para a "boléia" e começou a dirigir fazendo "0" e "8" até um CTD. :rofl:

Image

Too much Vodka. :bebums:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Mission Editor

Post by 21_Sokol1 »

Como é Condor, não vai encarar o ME do Bo$? :lol:

Abri uma missão SP do Veteran66 (se não me engano ele faz/fazia parte da Desatersoft que criou missões payware para o il-2'46 e o CloD) no ME e entre aviões, veículos, objetos, triggers e entidades* tem mais de 16.000 itens- não é a toa que ele leva uns três meses para fazer uma missão.

Image

Isso ai é uma fração do mapa.

* Quando se coloca um item qualquer no mapa, por ex. um avião, ele é apenas um objeto estático, tem que licar a ele uma entidade para que possa ser comandado pela AI ou jogadores.

Os waypoints são colocados em separado dos aviões ou veículos e tem que ser linkados individualmente a cada avião ou veículo, o que resulta nesse emaranhado de linhas. ;)

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: BoS - Mission Editor

Post by 28_Condor »

S!

Ainda não dá, ainda tô com o cooler baleado... mas já-já vou trocar aí vou testar esse trem :P

Parece bem complicado, mas se der pra montar uma boa história usando menos recursos tá valendo.


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Mission Editor

Post by 21_Sokol1 »

Os vídeos deste cara mostram opções avançadas - o difícil é entender o ingles dele, falando rápido desse jeito.
...To give some context; the server essentially has a decision system that gives a wider AI than provided by the units themselves. This lets groups of differing or similar units behave together in a manner that is also re-active to the environment and happenings.

...In short, The system that does the thinking is separate from any units what-so-ever. Meaning it will, albeit more predictably, run with no units at all. It is just a command system that sends and remembers commands to 8 different interfaces categorized as [ Russian Air1, Russian Air2, Russian Ground1, Russian Ground2 ] x2 for the Germans. Those interfaces can have no units at all or lots of units; provided they connect via the API;
Messages from the system: [ Start/Stop, Aggressive, Defensive, Run, Improve, Weaken, Special1, Special2, ]
Messages to the system [ Special 1, Special 2, Run ]

So, each of the groups up there with actual units is removable, copy-able, movable to another of the 8 interfaces, or replaceable by something new.
The mission shown being built in the second video has 4 groups w/ aircraft AI ( 2 german, 2 russian ). Those groups combined can put out a total of ~ 20 ai aircraft which does run pretty hot at moments if there are more than 10 people on the mission. In the next video [ aiming for posting today ] I'll show removing the AI aircraft and adding lots more ground units to a mission for a more traditional multi set-up.

Q -"In simplest terms, is it like a giant AI ambient war with supply and strength levels?"
A - It is like a command center that remembers all the commands it has given out and the messages coming back from its units. It uses that information to determine what commands to send out next.
https://www.youtube.com/channel/UC0YZr5 ... 7whuUBumLA
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Mission Editor

Post by 21_Sokol1 »

Um resumo para setar um "dogfight" com o Dserver:

http://www.tangmerepilots.co.uk/NewForu ... 72&t=16250
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Mission Editor

Post by 21_Sokol1 »

Uma ferramenta auxiliar para lidar com grupos de objetos complexos - minimizando o trabalho no ME.

https://www.youtube.com/watch?v=20zhwSXCwcI[/video]
User avatar
09_Guerra
Posts: 1294
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Campo dos Afonsos - RJ
Contact:

Re: BoS - Mission Editor

Post by 09_Guerra »

S!

Revivendo o post, nesta semana irei tentar entender um pouco isso, possivelmente na terca dia 13 agosto ou quarta 14 de agosto, a noite
Alguem disponivel para um estudo por T/S, temos que tentar criar uma missao
SP!

Jambock__09 Guerra
Conhecimento é poder. Ter paciência para alcançá-lo é fundamental.
Post Reply