O La-5 dos outros

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
Post Reply
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

O La-5 dos outros

Post by 28_Condor »

S!

A revista Asas tem uma matéria sobre o La-5 nesta última edição:

Image
http://creditorial.com.br/portal/EdicaoAtual.aspx

Segundo eles o La-5 disponível no BoS conseguia 588 km/h, enquanto no jogo com uma trimagem muito boa você arranca 550 km/h dele (a não ser que algo tenha melhorado nesses últimos patches), além dos escores bem melhores...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: O La-5 dos outros

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Já tem um monte de "blue" reclamando de "Russian Bias" lá no Bo$'pice e voce quer um La-5 mais turbinado? :lol:

Assim vão pedir motor de Me 163 no Fw 190. :rofl:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: O La-5 dos outros

Post by 21_Sokol1 »

Outro detalhe é, a velocidade que voce vê no jogo é IAS, que convertidos para TAS (a 2000 metros corner de altitude para velocidade máxima do La-5 segundo os guias do Coruja) da uns 620 KMH.

Aqui entra outra questão, usei um destes calculadores IAS/TAS da Internet com parametros para a atmosfera padrão (ISA) dos EUA.

Como é que os russos calcularam a velocidade dos tais documentos de epóca, a conversão IAS/TAS com certerza foi usando uma regua de cálculo DR-7, mas os fatores de correção (metricos) desta régua correspondem aos (imperial) usados atualmente? Qual o percentual de erro dos instrumentos de medição?

Se não me engano os dev's do BoS usam um fator de erro de 5% (para mais ou para menos) então os seus 550 e os 588 da revista estão no padrão deles. ;)
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: O La-5 dos outros

Post by 28_Condor »

S!

Ainda instalo meu il2 antigo pra comparar os dois, mas o da 777 me parece desagradavelmente pesado e chacoalhão, comparado só de memória.



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: O La-5 dos outros

Post by 44_Santo »

No 1946 o La-5FN é o caça russo que eu mais gosto.
Já as outras versões são muito fracas se comparadas com o 109 da mesma época.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: O La-5 dos outros

Post by 28_Condor »

S!

Vixe, o la-7 não tinha comparação 8)

Mas esse la-5 da 777 tem um desempenho MUITO inferior ao Yak, se a coisa tivesse sido assim não me parece que teria ido pra frente do modo que foi, na RL...



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: O La-5 dos outros

Post by 21_Sokol1 »

No livro do Norbert Hanning - Luftwaffe Fighter Ace - ele conta que quanto chegou ao Front de Leningrado no início de 1942 os Russos voavam basicamente em bando, apenas pilotos de esquadrão com "red banner" (unidades de elite) ofereciam algum desafio.

Em 1943 ele foi afastado do front para atuar como instrutor por alguns meses, quando voltou se surpreendeu com a mudança dos Russos, que além de aviões melhores passaram a usar formações (Finger Four) e táticas semelhante as da Luftwaffe.

Neste meio tempo no Oeste, a cúpula da Luftwaffe teve a idéia de usar estes instrutores - devido a sua prévia experiência em combate - liderando os melhores alunos de seus cursos contra as incursões da USAAF.

No primeiro encontro conseguiram abater um B-17, mas do grupo de 8 (3 instrutores e 5 alunos) um instrutor pousou inteiro, os outros dois tiveram os aviões (Fw 190) danificados e fizeram 'crash landing' e todos os alunos foram abatidos pelos P-51, dois executados nos paraquedas, outro chegou ao solo, viu os Mustangs mergulhado, se escondeu numa plantação de tomates e viu seu paraquedas ser estrafado.
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Re: O La-5 dos outros

Post by Furias »

Condor

o la-5 do BOS é da série 8, um dos modelos iniciais, praticamente um lagg -3 com um motor radial. O refinamento veio depois com aperfeiçoamento da aerodinâmica e menor peso ( tiraram um ou 2 tanques de combustível. Então lamento, é ruim mesmo.

Contudo, experimente voar no server quake do DED... os russos viciados sabem jogar com ele. Está certo que os lufts ajudam ao combater nos mesmos termos deles ( baixa altura, manobras horizontais ) A vantagem alemã só se torna evidente em táticas B/z. Só que online não é muito comum. Por isso quando sair o i-16 vai ser uma festa :P
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: O La-5 dos outros

Post by 28_Condor »

S!

Sim, essa versão 8 era uma droga:

Code: Select all

The fighter was even more difficult to fly than the
notoriously poor-handling LaGG-3. This was particularly the case when changing
direction in a banked turn, the pilot needing great physical strength to cope with the
stick forces required to perform such a manoeuvre. It also took 25 seconds to complete
a banked turn – too long for a single-engined fighter. This was primarily because the
fighter was overweight. Engine oil splashing on the windscreen and ‘supercooling’,
which saw the M-82 stall due to power loss, were also regular afflictions
Mas já em novembro/42 havia versões melhoradas aerodinamicamente, aumentaram leme, estabilizadores, cortaram a traseira e colocaram o canopi bolha... well, poderiam colocar essas melhorias como unlocks :P


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: O La-5 dos outros

Post by 44_Santo »

Muito russos ainda preferiram o La-5FN ante ao La-7 porque era mais leve e tinha maior velocidade apesar do La-7 ser mais estável e não fazia fumaça no cockpit o que obrigava os pilotos de La-5FN a abrir o canopy de vez em quando. :P :lol:



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: O La-5 dos outros

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Porque você insiste em voar nestas carroças Russas do Bo$, faça como os "isperts", voe no BF 109F. ;)
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: O La-5 dos outros

Post by 21_Sokol1 »

Tem um cara testando (de novo) as velocidades dos aviões do BoS.

Para manter uma repetibilidade, é com o avião nivelado pela AI autopilot e controle dos radiadores também pela AI. Ou seja não representa o máximo rendimento possível - que depende da habilidade do player humano.

Por exemplo, tem muito mimimi de "Russian bias" por MP's que tem o 6' chutado por aviões russos.
LA5 test.

Altitude-distance traveled-time to travel said distance=True Air speed in Kph

@200Meters-40Km-4.39.83=516.13kph

@3000Meters-40Km=4.30.04=533.33kph

@6000Meters-40Km=4.07.89=583.00kph

Again I have to wonder, if you got shot down by this in a 109 you did something wrong!
http://forum.il2sturmovik.com/topic/161 ... ntry257567
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: O La-5 dos outros

Post by 28_Condor »

S!

Tirando um poder de fogo melhorzinho não há motivos para usar o La-5... o Yak-1 é muito mais estável nas curvas e manobras e sua velocidade não se degrada tão fácil.

Acreditando que essa é uma modelagem razoavelmente histórica do La-5 então esse tipo foi pra frente simplesmente porque era melhor que o lagg e os pilotos, na ponta da baioneta, corriam pra ele :P

O problema é que os simuladores seguem um paradigma 8/80, e raramente colocam transições entre as variações de um tipo. Eu acredito que o La-5 recebeu melhoras aerodinâmicas antes de receber o motor "F"
The new power plant was installed in the LaGG-3 in May 1942. This modification gave rise to a transitional aircraft, designated LaGG-5, which was replaced a few weeks later by the definitive La-5 modes. In this aircraft, the fuselage rear trunk was lowered in order to allow for the installation of a canopy providing 360 degree visibility.
Image
http://www.aer.ita.br/~bmattos/mundo/co ... /la-5.html


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply