IL-2 Sturmovik: Great Battles = Desenvolvimento

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvime

Post by 21_Sokol1 »

Enfim "boas" nóticias do Eastern Front:

1 - Parece que o xarope do Loft picou a mula, "foi trabalhar em outro projeto", tomara que seja para Androide. :P

2 - "We know what we are going to do next and the next after that assuming we get the commitment for the budget.
Can't say anything until that process is completed. No eta but within the next couple weeks probably, maybe sooner.

I can't wait till announce all our plans.
But we can't do it all unless everyone, and I mean everyone gets behind us and buys everything we offer.
It's going to be gut check time for everyone in this community and genre.

I head home in a few hours. Been a long week here in Moscow.
The team has been great as always they are as committed as ever to Sturmovik and combat simming in general."

Good times ahead.

Jason"


Ou vocês compram tudo que eles estão fazendo, inclusive o utílissimo Ju-52 ou não lançam mais "collector planes". :devil:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvime

Post by 21_Sokol1 »

Pelo jeito desistiram dos "new plawers" e vão tentar agradar os "inimigos do flight game" (do Loft) - embora nada decidido por enquanto:
We'll do our best to service as much of the community as possible.

You want DX11 we are working on it.
You want VR in the plan.
You want new planes and new maps, in the plan.
You want new features and tweaking old ones, in the plan.
You want a more hardcore direction, in the plan.
You want more community input into the product like mods and other content, in the plan.
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvime

Post by 40_Griffon »

Será que se eu for lá pedir um Pacific Theater serei banido e exilado? :lol:

Se não fosse tão PITA esse negócio de licença com as aeronaves americanas desse teatro, eles poderiam preencher esse "gap" e apostar em um mapa do pacifico, tendo em vista que o teatro europeu atualmente está nas mãos da SlowEagle Dynamics.
Os mapas deles, convenhamos, são muito bem feitos, imagina como não ficaria legal um Midway Atoll nessa engine. Com todo esse "good will" por parte dos devs, da até vontade de ir lá com um textão pra pedir isso e umas aeronaves dessa parte do conflito. Queria tanto jogar com um A6M5 e um Wildcat novamente. ;(


EDIT
Well, se bem que já tem um "serumaninho" pedindo algo semelhante ao que eu gostaria.
http://forum.il2sturmovik.com/topic/226 ... ew-guinea/

Nova Guiné seria tão bom quanto. :)
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvime

Post by Furias »

S!

Teve há um tempo atrás( 2013) uma enquete para o próximo teatro do BOS. Em primeiro lugar ficou o mediterrâneo( 40%) e em segundo , o pacífico( 21%):

http://forum.il2sturmovik.com/topic/131 ... eatre-war/

então pode pedir à vontade ;)


Pra mim os 02 cenários interessam, aviões muito interessantes. Agora , como já disse, se vierem com cenário oriental com sucatas estilo IAR- 80 ( que volta e meia é pedido, assim como era o ju-52 )estou fora.

Vamos aguardar...
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvime

Post by 21_Sokol1 »

É, tem uma galera pedindo Pacífico - IMO o cenário mais interessante da guerra, principamente em 42/43.
Mas pelo número de pessoas que votou (a favor e contra) nesse Pool vai mal.

Dizem que Pacifíco não interessa para os Russos em geral, e nem para os "Luft'whinhers" - afinal vão voar o que? :P

Por outro lado tem os que acreditam que existe um "huge american marker" esperando só ter avião americano para então comprar o jogo. O que tornaria lógico um Mediterrâneo 1943.

IMO - Se o cara gostar mesmo de simulação WWII não deixaria de comprar um jogo porque "não tem P-51".

E tem também os cabeça de bagre que só querem "avião senior" (Uber/OP), ou seja Bf 109K, Fw 190 D9, Me-262, P-47-N, Tempest... no mapa de Stalingrad mesmo. :P

Sei não, mas acho que deviam perder um tempo e gastar uma grana melhorando um pouco a base do jogo - antes de fazer mais mapas, aviões - tornar o SP realmente interessante, quem sabe embutindo o tal de PWCG - que pelo que testei não tira o "gosto de fast-food" da "Campanha QMB" do BoS.

E coisas simples de fazer, como melhorar para os 'hardcore" as opções "simulador", como navegação IRF (o que requer noite sem super-lua), Beacons sintonizaveis... um bombsight menos "Android" - e aumentar o raio de renderização dos objetos no solo, atualmente é difícil fazer level bombing pois os alvos "nascem" quando já está em cima deles.

A realidade é que a opção "WWII" é apenas o War Thunder ou o BoS&Cia.

DCSW vai continuar sendo a ilusão - quando juntarem uma dúzia de avião e mapa adequado* a maioria da geração atual dos "simuleiros" já foi para o asilo. :)

* E quando tiver isso vai ser só um "sandbox" vazio, que servira para dogfights online.

CloD - reconheçamos o TF vem melhorando muito, mas não corrigiu os erros fundametais - bugs*, de conceito - ex. AI, Radio, Ground Handling.... "morre" de vez com o TF 5.0 - terá um aumento de quorum por ocasião do lançamento, mas seis meses depois já esqueceram.

Praticamente não tem mais ninguém fazendo contéudo SP (o que requer programação em C++) e do que tinha sido feito muita coisa se perdeu no "naufrágio do Airwarfare".

* Até a hélice que arma o fuzível das bombas esta fora do lugar neste jogo - o que não tem uso prático, mas não deixa de ser um bug e da idéia do "Gremlims" no resto. :P
User avatar
SK_Sparrer
Posts: 205
Joined: 13 Mar 2004 21:00
Contact:

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvime

Post by SK_Sparrer »

S!

IMO eles precisam decidir pra que lado querem pender....offline ou online? Tenho minhas duvidas se online da dinheiro

Se for offline, o trabalho é imenso. Se for online, muito mais simples, é só prover elementos chave que a comunidade toca...

Online:
1) Tem que parar com esses pools e focar em um teatro. A comunidade sempre vai querer tudo. Tem que fazer isso pra não virar DCS: Uma salada de aviões e cenários desconexos. Já aproveita os que tem e faz mais mapas. Se tiver que fazer algum, faz o da sequencia do teatro. Se é early war ou late war, não importa. As duas opções tem como ir expandindo depois. O que não pode é misturar hurricane véio com bf-109k. E esses aviões Iar-80 e essas merdas....pqp é burrice demais. :worried:

2) A outra coisa é rever essa idéia de comprar avião. Como os players vão jogar entre si se cada um tem seu hall de aviões comprados? Não consigo entender como coexistir o online e compra de aviões. :tmi:

3) Focar em gameplay. Criar o ambiente e as condiões. Na prática, hardcore ou arcade é desculpa, o importante é o gameplay ser bom, criar disputa. É aí que os programadores tem que focar e investir o tempo. Se algo tiver gameplay bom(do tipo viciante) e gráficos bonitos, vende. Até pokemon vende :D
Exemplo: modelo warbirds, modelo guerras virtuais, elementos de supply aéreo e terrestre, paraquedistas, interação terra/ar, "radar", recon, e muitas outras coisas pra serem inventadas....não exploraram NADA disso.

4) Criar facilidade para a comunidade tocar o troço para frente: Mission builder, logs, skins, etc

5) Melhorar o DM. Não adianta, esta ruim.

6) Anticheat é indispensável.

7) Criar um lobby fácil pra galera se reunir, mesmo que dentro do jogo. Parte do sucesso do il2 foi o HL.


'8) Esse negócio de realista e arcade, acho que o mais sensato é pender pro realista sempre e criar opões para o arcade. Não precisa ir lá e restaurar um bf-109 só pra gravar o barulho do motor...isso é babaquice, não realismo. É só por um barulho próximo, e mesmo que seja um pouquinho anabolizado....não ficar perdendo tempo com isso, os mods com seus sons de youtube eram muito melhores. Mesma coisa o tal "vidro refratário", toe brake, taxiamento hardcore, quantas voltas dão os rotaires, e outras minimalices :lol: . Agora....apertar E e o avião ligar sozinho é o cumulo. Como pode fazer um CEM e ter gps no mapa? Exemplo de falta de gerencia de projeto, de priorizar o que é importante do que é viagem na maionese. :lol:

9) Explorar os efeitos e sons:
Você vai e toma um tiro no radiador. O que acontece? dispara-se o trigger de sujar o canopy certo? É um efeito pré gravado que nada de física tem, nada de cálculos ou algoritmos complexos certo? é uma mistura de eventos visuais e sonoros certo? ele é sempre igual não é mesmo?
Porque não programam uns 10 efeitos padrões diferentes pro mesmo evento e quando "tomar o tiro no radiador" dispare um desses triggers de forma aleatória? Assim o jogador sempre será surpreendido, nunca será previsível e enjoativo, vai ser um show de "WONDERFULL" pra todo lado e acredito que o trabalho é pequeno.
Imagina se cada motor avariado um efeito aleatório pre programado for apresentado: Motor pipocando, motor acelerando, avião trepidando, estouros igual de chevette véio, hélice travando, potência oscilando, fogo indo e voltando, possibilidade de "reavivar" um motor morto. A cada evento "motor danificado" um trigger é ativado de forma aleatória....os jogadores sempre serão surpeendidos.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvime

Post by 21_Sokol1 »

Online:
1) Tem que parar com esses pools e focar em um teatro. A comunidade sempre vai querer tudo. Tem que fazer isso pra não virar DCS: Uma salada de aviões e cenários desconexos. Já aproveita os que tem e faz mais mapas. Se tiver que fazer algum, faz o da sequencia do teatro. Se é early war ou late war, não importa. As duas opções tem como ir expandindo depois. O que não pode é misturar hurricane véio com bf-109k. E esses aviões Iar-80 e essas merdas....pqp é burrice demais.
Mas esta salada ai é a receita (de sucesso) do War Thunder. :D
User avatar
SK_Sparrer
Posts: 205
Joined: 13 Mar 2004 21:00
Contact:

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvime

Post by SK_Sparrer »

Eu acho que o sucesso do war thunder é o gameplay bom + gráficos atualizados. Mas é como totalmente arcade, os jogadores não estão ligando para misturar aviões e teatros. Inclusive, no contexto do arcade, os unlocks são bons elementos de gameplay e fazem total sentido.


O BOS online precisa de um bom gameplay também, mas unlocks e essa mistureba iria descaracterizar o jogo, porque o BOS é um "simulador". A questão é que dá pra ter um bom gameplay sem descaracterizar completamente.

O DCS, é essa zona de aviões. Mas se tirar essa zona de aviões eles perderão receita, e muita receita, porque o DCS vende aviões separados.

Já o Il-2 vendia teatros inteiros (um monte de aviões + um monte de mapas, contextualizados), aka Add-ons (Il2+FB+PF+46). Tem receita em poucas ocasiões mas os jogadores jogam por anos e anos (sem gerar receitas...pois gerou somente quando comprou.....diferente do modelo rof/bos)

Eu imagino que vender aviões igual o DCS e ROF valha mais a pena financeiramente. Porque o cara compra....joga um pouquinho e enjoa, dae sai AQUELE avião....dae ele compra denovo....e assim vai. Só que arruína com o jogo online.

O modelo il2 só valeria a pena financeiramente se for um sucesso arrebatador....que faz com que a comunidade que criou fique ansiosa para o próximo addon....até acho que o oleg conseguiu. Só que como é um jogo de longo prazo, em 3 anos já ta ficando obsoleto

O warthunder, já é outro modelo...o mesmo do batleground europe, só que arcadão. Onde o cara entra de graça pra jogar, e o gameplay é tão bom que ele paga pra evoluir


Já o Bos quer ter o sucesso do Il2 antigo online e offline, ser simulador, vendendo aviões estilo ROF e DCS, incorporando elementos do War thunder pra agradar alguns. Querendo ser tudo, ele não é nada :lol: . Não é nada online porque este modelo não permite e o gameplay é fraco, e não é nada offline porque foi mal feito para tal: Erro de escopo :lol:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvime

Post by 21_Sokol1 »

SK_Sparrer wrote:O BOS online precisa de um bom gameplay também, mas unlocks e essa mistureba iria descaracterizar o jogo, porque o BOS é um "simulador". A questão é que dá pra ter um bom gameplay sem descaracterizar completamente.
Mas voce já testou o gamepley nestes servers online como WoL, TAW...?

Muito tempo atrás andei jogando e até gostei, com o equema de Recon (apesar deste ser fácil de exploitar), e até mesmo usando tanque.
O chato é a "comunidade", com nego brigando por egos no limitado CHAT do jogo, sem falar nos tópicos específicos no forum. |(
User avatar
SK_Sparrer
Posts: 205
Joined: 13 Mar 2004 21:00
Contact:

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvime

Post by SK_Sparrer »

S!

Testei faz tempo e gostei, aposto que já mudou muita coisa. Acho muito melhor que os "típicos, mata x caminhões roda o mapa".

Mas sempre quando testei estes servers, sempre identifiquei a mesma coisa:

1/3 do povo parecia querer cumprir objetivos, o resto só queria dogar.

Quando alguém quer ir nessa onda de cumprir objetivo, geralmente é um lonewolf que vai sozinho e fica a própria sorte. Se ele quiser escolta, ou algo, precisa ficar mendigando no chat. Ou então precisa estar organizado em um squad. Só que é um angu organizar qualquer coisa em qualquer jogo online. Poucas vezes isso da certo, só com gente muito organizada, só em squads. Quer quer fazer ataque ao solo, sempre acaba indo sozinho, com seu stuka lerdo, tentando não ser pego.....e quando consegue morre depois. Acaba virando um furball no deck.

Acho que tinha que ter algum dev pensando sobre essas questões....a comunidade as vezes fica limitada demais e nem são pagos pra isso. Tinha que ter algum dev preocupado em criar modelos diferenciados de gameplay e incorporar no jogo....senão vira gambiarra....matutanto soluções deste tipo:

Se fosse pra dar meus 2 cents, copiaria elementos do clod, misturaria guerras virtuais com battleground europe com warbirds.... seria assim:
Pegava um mapa e dividia em setores iguais com um front, meio a meio. Criaria distritos, que seriam conjuntos de setores de alguma cidade por exemplo. Colocaria um comboio de AIs (terrestre) pra ir de um distrito ao outro, simulando um suprimento de um setor ao outro. Precisaria definir os critérios para nascer este comboio e o que aconteceria se o comboio chegasse ou se fosse destruido. Poderia inclusive ter a mesma coisa com Bombers. Para capturar algum aeroporto, estilo warbirds....e que o aeroporto só fosse capturável se o "strength" tiver muito baixo. Estes eventos avisados pra todo mundo de alguma forma, para que a ação se concentrasse. Que o pessoal no lobby do server pudesse ver o mapa e o que acontece lá dentro, o nível de "strength" dos setores. Os aeroportos poderiam ser abertos e fechados inclusive por questão de proximidade para não ficar um monte de aeroportos espalhados. Se quisesse, poderia limitar cada refly a cada 5 min ou 10 ou 15min, o cara morreu, espera um pouquinho. Já nascendo na pista, organizados e decolando juntos...fod*-se o taxi que só gera bagunça. Esses raids de bombers, poderiam ser espaçados de tempo em tempo com slots tipo hl, quem quiser esperar espera quem não quiser vai dogar...e o voo sai mesmo assim, se tiver cheio sai com humanos se não, sai com AIs. A pontuação por derrubar AI e humano poderia ser diferente. Poderiam implementar aquela ideia dos suprimentos por paraquedas. Poderiam criar setores industriais nas cidades que ao serem destruídos diminuiriam o "strength" do setor. Tudo isso visualizado pelo lobby do game. Uma guerra persistente, que durasse meses para acabar.....

Sei lá, só acho que tinha sim que ter um dev dedicado pensando nessas coisas...porque o poder dele é muito maior. Mas antes de tudo eles precisam ser se querer estimular o jogo online ou offline

Mas tudo isso precisa dos devs
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvime

Post by 21_Sokol1 »

SK_Sparrer wrote: 1/3 do povo parecia querer cumprir objetivos, o resto só queria dogar.
Mas é o comportamento típico da maioria que vai online, tanto é que para muitos se tiver Me-262 over Stalingrad melhor.

Veja lá no tópico do WoL os Luft'whinhers reclamando de "disadvantage", querem He 111 com bombas de 1000, Fw 190 com bomba de 500... Blábláblá.

Porque eles raramente ganham o mapa, passam o tempo com caças fazendo "vulching" na base inimiga mais enquanto os Russos mais focados nos objetivos, ganham, inclusive coordenando com tanques.
Se fosse pra dar meus 2 cents, copiaria elementos do clod, misturaria guerras virtuais com battleground europe com warbirds.... seria assim:
Pegava um mapa e dividia em setores iguais com um front, meio a meio. Criaria distritos, que seriam conjuntos de setores de alguma cidade por exemplo. Colocaria um comboio de AIs (terrestre) pra ir de um distrito ao outro, simulando um suprimento de um setor ao outro.
Mais ou menos a proposta do TAW. ;)

viewtopic.php?f=71&t=24009
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvime

Post by 21_Sokol1 »

Quando do "imbroglio" dos "unlocks" o 777 brigou com os "hard'head'core" do SimhQ e saiu de lá.

Agora voltou, tentando fazer as pazes com esta turma, o que indica mesmo mudanças de rumo. ;)
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvime

Post by 21_Sokol1 »

DD CXXX

"Unlocking all modifications is the first step in a new direction (or old direction depending on your point of view) for our beloved IL-2 Sturmovik series." :)

http://forum.il2sturmovik.com/topic/168 ... ntry378896

Para não variar já tem xarope pedindo "Wonder Woman View"... afinal sem não será... IL-2. :P

The Black Sea:

Image
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvime

Post by Furias »

Outra coisa que vão liberar são os mods ;)

É. de certa forma parece que estão voltando atrás com as teimosias ...

Agora é esperar o novo cenário. Perguntaram se Odessa seria a nova expansão e disseram que não. Ainda bem :P
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvime

Post by 21_Sokol1 »

É como os Russos disseram - alguns até comemorando a saida do Loft (da 1CGS, mas continua na 1C, quem sabe em outro "Projeto WarThunderistico" :P - na verdade especulam um simulador de tanques):

O que tem de errado no BoS é devido ao Loft.
O que tem de certo no Bos é devido ao Loft.


Image
"I'm quite good in bayonet combat, like the attack and feel good in difficult situations."


https://translate.googleusercontent.com ... ntry439554


Na opnião do HAN, o Jason - agora na frente da bagaça:

"Last Romantic of flight simulators that of those at the helm. There is no more. Really powerful given carte blanche project develop in the direction of which you so long dreamed of."
Post Reply