Posição no assento e seguros

Aviação real no Brasil e no Mundo.
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28_Condor
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Posição no assento e seguros

Post by 28_Condor »

S!

Vi no Discovery que a posição de inclinado na hora de impacto iminente é imposição das seguradoras, porque assim as pessoas quebram instantaneamente a espinha e morrem (uma cobertura barata) ao invés de sobreviverem com lesoes múltiplas (uma cobertura muito mais cara, e de longo prazo) ...

Será que é verdade? :-?

Se é, é uma vegonha que as companhias areas se curvem a esse tipo visão mesquinha da vida humana :P

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Hades

Post by Hades »

:s:

Condor sabe que sempre fiz este questionamento?

Sempre achei estranha esta posição, que além de super desconfortável deixa vunerável justamente uma das partes mais sensíveis do corpo humano.

Imagina um "gordinho" ou uma mulher grávida, fazendo esta posição?

Agora o Sydy é a pessoa mais indicada para respoder esta questão.

Abraços
SP!
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17_Vulture
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Post by 17_Vulture »

Calma gente. Isso foi no Myth Busters... ou seja, ''e um mito sendo questionado no programa.

Vi flashes dele antes do post e ontem de madrugada fui ver de novo, mas caiu o sinal do Discovery. Pelo que lembro dos flashes, no entanto, (e é lembrança mesmo, por isso que queria ver de novo) é que a posição recomendada é mesmo a mais segura.
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28_Condor
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Post by 28_Condor »

17_Vulture wrote:Calma gente. Isso foi no Myth Busters... ou seja, ''e um mito sendo questionado no programa.

Vi flashes dele antes do post e ontem de madrugada fui ver de novo, mas caiu o sinal do Discovery. Pelo que lembro dos flashes, no entanto, (e é lembrança mesmo, por isso que queria ver de novo) é que a posição recomendada é mesmo a mais segura.
Putz, isso é que dá assistir TV e ficar no computador ao mesmo tempo...

Informações truncadas :lol:

SP!
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23_LuftDanger
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Post by 23_LuftDanger »

Galera fica vendo tv e lendo coisas na internet em fontes duvidosas dá é nisso... 8)

Nao vou traduzir, mas esse é um dos ultimos artigos sobre o tema e a posicao recomendada é com a cabeca apoiada na frente e os pes no chao levemente atras dos joelhos.

Aviat Space Environ Med. 1998 Oct;69(10):975-8. Related Articles, Links

A modified crash brace position for aircraft passengers.

Brownson P, Wallace WA, Anton DJ.

Department of Orthopaedic and Accident Surgery, University Hospital, Queens Medical Centre, Nottingham, United Kingdom.

BACKGROUND: In 1989, a Boeing 737-400 aircraft crashed at Kegworth, near Nottingham, England. The survivors suffered a large number of pelvic and lower limb injuries, and approximately one-third of the passengers died. Subsequent research has suggested that the "brace-for-impact" position that passengers are advised to adopt prior to a crash landing might be modified in order to reduce the incidence of such injuries. The aim of this research was to evaluate biomechanically such a modified crash brace position. HYPOTHESIS: A modified brace position would help to prevent injuries to some passengers in the event of an impact aircraft accident. METHODS: Impact testing on forward-facing seats was performed at the Royal Air Force Institute of Aviation Medicine, Farnborough, England. Aircraft seats, mounted on a sled, were propelled down a track to impact at -16 Gx. A test dummy was used as the experimental model. Four dummy positions were investigated: a) upper torso braced forward and lower legs inclined slightly rearward of the vertical; b) upper torso braced forward and lower legs inclined forward; c) upper torso upright and lower legs inclined slightly rearward of the vertical; and d) upper torso upright and lower legs inclined forward. The impact pulses used were based on Federal Aviation Administration guidelines. Transducers located in the head, spine, and lower limbs of the dummy recorded the forces to which each body segment was exposed during the impact. These forces were compared for each brace position. RESULTS: Impact testing revealed that the risk of a head injury as defined by the head injury criterion was greater in the upright position than in the braced forward position. The risk of injury to the lower limbs was dependent in part on the flailing behavior of the limbs. Flailing did not occur when the dummy was placed in a braced, legs-back position. CONCLUSIONS: A modified brace position would involve passengers sitting with the upper torso inclined forward so that the passenger's head rested against the structure in front, if possible. The legs would be positioned with the feet resting on the floor in a position slightly behind the knee. The position differs from those previously recommended in that the feet are positioned behind the knee. This study suggests that such a position would reduce the potential for head and lower limb injury in some passengers, given that only a single seat type and single size of occupant have been evaluated. Standardization to such a position would improve passenger understanding and compliance. Such a recommendation should not obscure the fact that an occupant seated in a forward-facing aircraft seat, restrained only by a lap belt, is exposed to considerable forces during an impact accident. Such forces are capable of producing injuries in the femur, pelvis, and lumbar spine.


De qualquer maneira estes impactos sao sujeitos a grandes forcas e fraturas sao praticamente inevitaveis...
O papo das seguradoras é claro que é mentira.
As posicoes recomendadas sao baseadas em estudos com bonecos e em laboratorios e estes estudos visam descobrir posicoes que reduzem os danos nos impactos.

SP!
ö
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37_Tupan
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Post by 37_Tupan »

S!
Condor, quando eu li sua mensagem ontem achei a história meio estranha justamente por ter assistido ao epsódio do Myth Busters que detonou o "mito". Mas achei melhor dar uma pesquisada e tentar achar um artigo que li algum tempo atrás, exatamente sobre forças g em pousos forçados.

Acabei não encontrando o tal artigo e pensei justamente em perguntar ao Weiss e ao Luft, em especial ao último que deve ter muita experiência no que diz respeito a efeitos de colisões, mas nem precisei...

Além disso, um pouco de física :D ajuda a perceber que essa história não faz sentido... Se você fica sentado na posição normal, preso por aquele cinto abdominal, quando o avião faz um pouso acidentado o seu tronco é arremessado para frente* até que sua cabeça acerta em cheio a poltrona em frente com uma grande velocidade e sofre uma desaceleração em poucos centímetros, resultando em uma força muito intensa.

Na posição sugerida para emergências, sua cabeça já está praticamente encostada na poltrona da frente. Com isso, ela já está (ou quase) encostada na poltrona da frente e a colisão acontece a uma velocidade menor, a poltrona da frente começa a se deformar e frear sua cabeça antes que ela ganhe muita velocidade. O espaço de frenagem será maior, o que significa uma força menor sobre seu crânio.

Além disso, me parece que a coluna é mais resistente a compressões que a cisalhamentos, e por isso é melhor bater com o topo da cabeça do que com a testa. Mas nesse ponto não tenho muita certeza... Weiss, Luft, falei besteira?

É claro que tudo nessa vida tem um limite... Se a colisão for muito forte não tem milagre: o impacto, mesmo menor na posição de emergência, vai fazer um estrago tremendo. Ainda mais se as cadeiras forem arrancadas do chão, arremessadas umas sobre as outras, etc... Ou seja, se o avião cair de bico no chão não vai fazer diferença como você está sentado. :sad:

Mas na hora do aperto eu preferia mesmo é sentar naquela cadeirinha das comissárias, com cinto de 4 pontos e de costas para a cabine do piloto, ficando com as costas totalmente apoiadas na parede, mas não creio que uma delas aceitaria trocar de lugar comigo! :lol:

Lembrem-se também que isso é estatística: sempre pode haver um caso de alguém que se deu mal exatamente por estar na posição que seria mais segura e que, por uma fatalidade qualquer, acabou sendo a pior possível devido a algum fator atípico.

Aliás, uma pergunta para o Luft: faz algum tempo eu vi uma reportagem sobre alguns casos nos EUA em que airbags teriam causado mortes em determinados acidentes, sendo que os passageiros não teriam morrido se eles não tivessem atuado. Por isso algumas pessoas estavam entrando na justiça pelo direito de desativar os airbags de seus carros.
Me pareceu uma coisa meio absurda pois os casos citados eram de crianças pequenas no banco do carona e os aparelhos são projetados para adultos já que crianças deveriam andar no banco de trás.
Você já leu algo a respeito?

SP!

* Apenas para esclarecer: na realidade seu tronco não é arremessado para frente. Ele apenas continua seu movimento por inércia enquanto o avião, poltrona e sua cintura, que está amarrada pelo cinto, é que estão freando. É claro que você vai se arrebentar do mesmo modo, mas eu não podia deixar de esclarecer esse "detalhe", especialmente quando se trata de um assunto sobre o qual dou aula. ;)
Last edited by 37_Tupan on 25 Oct 2005 08:44, edited 1 time in total.
Hades

Post by Hades »

:s:

Então apesar de desconfortável, se é que existe esta preocupação em um acidente aéreo, esta é a melhor posição.

Abraços
SP!
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04_Nospheratus
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Post by 04_Nospheratus »

Em caso de acidente aéreo, a melhor
posição é em solo :D
Senta a Pua!

"O essencial faz a vida valer a pena" (Miguel Villar)
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