Grupo de Montagem I: Ki-61-I "Tony" 68 Sentai
Grupo de Montagem I: Ki-61-I "Tony" 68 Sentai
Pessoal,
Vou apresentar o projeto do meu Ki-61.
O kit:
Esse Ki-61-I da Otaki é antigo, mas está em perfeito estado. Ganhei ele de um amigo, o velho Camisão, e resolvi fazê-lo primeiro por ser um dos mais simples que tenho. Ele é muito bem feito, todo em baixo relevo detalhado, encaixes perfeitos, mas com um set de decalques bem simples.
Instruções:
Como o kit é japonês... Uma página simples em inglês e todo o resto escrito em japonês, é claro!
O decalque original:
São três opções de pintura, entre elas uma do 68 Sentai, mas todas bem simples. Devo usar outro set de decalques se conseguir...
Tema:
Para fazer o meu Ki eu resolvi estudar o material que tinha sobre esse avião, a maior parte vinda do acervo do Sydy, dos verdadeiros "walking around" que o Sydy tirou nos museus que viajou e de fontes da internet.
Pesquisando achei o livro "68 Sentai", de Kagero, em inglês e polonês, e achei a história e as pinturas deles muito interessante.
O 68 Sentai (68º Grupo, na nomenclatura Americana) atuou em Nova Guiné, durante a guerra do Pacífico, juntamente com o 78 Sentai, seu grupo irmão. Ambos operavam exclusivamente Ki-61, o que era uma tarefa bastante difícil, considerando-se a moderna tecnologia embarcada nos Ki-61 e as condições climáticas e operacionais da região, além do fato de estarem no ponto mais distante da linha de suprimento japonesa. Mesmo com todos estes problemas, os grupos gêmios, 68 e 78 Sentai, agiram com toda a garra e bravura natural do soldado japonês, dando bastante trabalhos aos esquadrões aliados que aturam na região.
Ainda vou ler mais sobre o grupo e postarei mais mensagem sobre as informações interessantes que achar.
A principal referência é o livro da Kagero:
Estou tentando comprá-lo pois ele vem acompanhado de um set de decalques completo para os 8 profiles coloridos encartados nele:
A pintura que pretendo fazer é do Ki voado pelo oficial técnico do 2 Chutai (2º Esquadrão), do 68 Sentai, o Capitão Onazaka, abaixo:
Sydy me disse que essa pintura é muito difícil e que eu deveria tentar algo mais simples.
Vou tentar fazê-la , se não conseguir, vou fazer a pintura de um Ki do 3 Chutai, do 78 Sentai, abaixo:
Aproveitando que estou de férias, ontem pela manhã fui até a casa do Sydy para fazer um "workshop" de pintura com aerógrafo e montagem, teve até uma módulo de uso de Putty! Foi muito proveitoso! Valeu, Capeta, muito obrigado pela aula!!! Fico te devendo essa. Aproveitamos para treinar dando uma primeira mão de primer, Mr. Surface 1000, em todas a peças. Ficou assim:
Tirei várias dúvidas que tinha sobre o uso de um aerógrafo.
Abaixo uma foto do meu aerógrafo, dica do grande CO do GAVCA, o Urubu. Valeu, Júlio! Estou super satisfeito com o brinquedinho, ele é muito bem feito e funciona que é uma belaza com o meu inalador. Recomendo!
Seguem as fotos do bicho:
Valeu pessoal, até a próxima etapa.
Senta a Pua!
Vou apresentar o projeto do meu Ki-61.
O kit:
Esse Ki-61-I da Otaki é antigo, mas está em perfeito estado. Ganhei ele de um amigo, o velho Camisão, e resolvi fazê-lo primeiro por ser um dos mais simples que tenho. Ele é muito bem feito, todo em baixo relevo detalhado, encaixes perfeitos, mas com um set de decalques bem simples.
Instruções:
Como o kit é japonês... Uma página simples em inglês e todo o resto escrito em japonês, é claro!
O decalque original:
São três opções de pintura, entre elas uma do 68 Sentai, mas todas bem simples. Devo usar outro set de decalques se conseguir...
Tema:
Para fazer o meu Ki eu resolvi estudar o material que tinha sobre esse avião, a maior parte vinda do acervo do Sydy, dos verdadeiros "walking around" que o Sydy tirou nos museus que viajou e de fontes da internet.
Pesquisando achei o livro "68 Sentai", de Kagero, em inglês e polonês, e achei a história e as pinturas deles muito interessante.
O 68 Sentai (68º Grupo, na nomenclatura Americana) atuou em Nova Guiné, durante a guerra do Pacífico, juntamente com o 78 Sentai, seu grupo irmão. Ambos operavam exclusivamente Ki-61, o que era uma tarefa bastante difícil, considerando-se a moderna tecnologia embarcada nos Ki-61 e as condições climáticas e operacionais da região, além do fato de estarem no ponto mais distante da linha de suprimento japonesa. Mesmo com todos estes problemas, os grupos gêmios, 68 e 78 Sentai, agiram com toda a garra e bravura natural do soldado japonês, dando bastante trabalhos aos esquadrões aliados que aturam na região.
Ainda vou ler mais sobre o grupo e postarei mais mensagem sobre as informações interessantes que achar.
A principal referência é o livro da Kagero:
Estou tentando comprá-lo pois ele vem acompanhado de um set de decalques completo para os 8 profiles coloridos encartados nele:
A pintura que pretendo fazer é do Ki voado pelo oficial técnico do 2 Chutai (2º Esquadrão), do 68 Sentai, o Capitão Onazaka, abaixo:
Sydy me disse que essa pintura é muito difícil e que eu deveria tentar algo mais simples.
Vou tentar fazê-la , se não conseguir, vou fazer a pintura de um Ki do 3 Chutai, do 78 Sentai, abaixo:
Aproveitando que estou de férias, ontem pela manhã fui até a casa do Sydy para fazer um "workshop" de pintura com aerógrafo e montagem, teve até uma módulo de uso de Putty! Foi muito proveitoso! Valeu, Capeta, muito obrigado pela aula!!! Fico te devendo essa. Aproveitamos para treinar dando uma primeira mão de primer, Mr. Surface 1000, em todas a peças. Ficou assim:
Tirei várias dúvidas que tinha sobre o uso de um aerógrafo.
Abaixo uma foto do meu aerógrafo, dica do grande CO do GAVCA, o Urubu. Valeu, Júlio! Estou super satisfeito com o brinquedinho, ele é muito bem feito e funciona que é uma belaza com o meu inalador. Recomendo!
Seguem as fotos do bicho:
Valeu pessoal, até a próxima etapa.
Senta a Pua!
Last edited by Mobi on 02 Nov 2005 15:56, edited 1 time in total.
Show Mobi!!
Fico feliz de ter adquirido e gostado do Gatti :ok
Agora, outra dica pra você e para todos que mexem com aerógrafo.
Para a limpeza normal e manutenção, a Gatti recomenda NÃO desmontar o brinquedo pois pode perder a regulagem. Então, do gatilho pra trás, nada de mexer. Uma gotina de WD40 na engrenagem do botão é o suficiênte.
Após cada aerografada, colocar thiner ou o solvente da tinta usada no copinho e aerografar mais uma vez. Legal colocar o dedo na saida da pinta - puxar a agulha antes pra não espetar - e soltar o ar para fazer retro-lavagem.
Aqui uso aqueles recipientes que médicos usam para colocar alcool...são garrafinhas plásticas com um bico fino e longo. Comprei várias e tenho em cada uma, uma coisa, como thinner fino, thinner de limpeza, alcool, agua etc...quando vou lavar o aerografo, basta retirar o copinho e encaixar o bico da garrafa direto lá e soltar o ar.
Para limpeza mais pesada: com uso normal e sem fazer caca, fai ser necessário de ano em ano. Se precisar fale comigo que agente desmonta, mas não tente fazer sozinho a primeira vez.
Na parte do bico, pode ser que alguma vez você use uma tinta mais grossa ou mal diluida e precise fazer uma limpeza maior, então aí vai a dica: Comprar escovas de exame ginecológico
Custa R$ 0,40 em casa de material médico. É uma vareta com uma escova de cerdas macias na ponta. Entra justa pela frente do aerografo após retirada a agulha e as peças 1 e 2 do esquema dele
Fico feliz de ter adquirido e gostado do Gatti :ok
Agora, outra dica pra você e para todos que mexem com aerógrafo.
Para a limpeza normal e manutenção, a Gatti recomenda NÃO desmontar o brinquedo pois pode perder a regulagem. Então, do gatilho pra trás, nada de mexer. Uma gotina de WD40 na engrenagem do botão é o suficiênte.
Após cada aerografada, colocar thiner ou o solvente da tinta usada no copinho e aerografar mais uma vez. Legal colocar o dedo na saida da pinta - puxar a agulha antes pra não espetar - e soltar o ar para fazer retro-lavagem.
Aqui uso aqueles recipientes que médicos usam para colocar alcool...são garrafinhas plásticas com um bico fino e longo. Comprei várias e tenho em cada uma, uma coisa, como thinner fino, thinner de limpeza, alcool, agua etc...quando vou lavar o aerografo, basta retirar o copinho e encaixar o bico da garrafa direto lá e soltar o ar.
Para limpeza mais pesada: com uso normal e sem fazer caca, fai ser necessário de ano em ano. Se precisar fale comigo que agente desmonta, mas não tente fazer sozinho a primeira vez.
Na parte do bico, pode ser que alguma vez você use uma tinta mais grossa ou mal diluida e precise fazer uma limpeza maior, então aí vai a dica: Comprar escovas de exame ginecológico
Custa R$ 0,40 em casa de material médico. É uma vareta com uma escova de cerdas macias na ponta. Entra justa pela frente do aerografo após retirada a agulha e as peças 1 e 2 do esquema dele
*Alis Grave Nil*
- 07_Phantom
- Veterano
- Posts: 6802
- Joined: 07 Apr 2003 21:00
- Contact:
- 07_Phantom
- Veterano
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- Joined: 07 Apr 2003 21:00
- Contact:
Uai Sydy, tendi nada . . . problemas ai?
O projeto não era do grupo de montagem? Vi nesse post que esse projeto estava escrito no grupo por isso falei isso ai em cima.
Tendi nada mesmo . . .
O projeto não era do grupo de montagem? Vi nesse post que esse projeto estava escrito no grupo por isso falei isso ai em cima.
Tendi nada mesmo . . .
SP!
Phantom
Phantom
-
- Marraio
- Posts: 1264
- Joined: 21 Apr 2003 21:00
- Location: Caxias do Sul RS
- Contact:
:s:
Ei galera vamos relaxar? Hein? O que acham disso?
Eu também acho que o projeto do Mobi uma vez inscrito aqui ele deveria postá-lo aqui, mas é opinião dele não querer fazê-lo para melhorar a frenquência do Forum Jambock.
Posso ter perdido alguma coisa nos bastidores, mas não vejo nada de mal no post do Sydy.
Vamos diminuir a tensão?
Abraços
SP!
Ei galera vamos relaxar? Hein? O que acham disso?
Eu também acho que o projeto do Mobi uma vez inscrito aqui ele deveria postá-lo aqui, mas é opinião dele não querer fazê-lo para melhorar a frenquência do Forum Jambock.
Posso ter perdido alguma coisa nos bastidores, mas não vejo nada de mal no post do Sydy.
Vamos diminuir a tensão?
Abraços
SP!