Materia especial - D-3802 Força Aérea Suiça

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Post Reply
Gutierrez

Materia especial - D-3802 Força Aérea Suiça

Post by Gutierrez »

Para os estudiosos da Segunda Guerra Mundial, é fato que existem muitos pormenores do periodo que ainda não são muito conhecidos.

A Suíça, famosa por seus alpes, bancos, relógios, chocolates e queijos, foi o único país da europa que não se aliou ao Eixo e tão pouco foi invadido, Motivo? Ao contrario dos demais países europeus, a Suíça estava constantemente observando as atividades bélicas da Alemanha Nazista e estava em constante preparação para resistir a uma provavel tentativa de invasão.

A pequena e para não dizer insignificante industria aeronautica suíça estava atuante neste contexto de provável invasão. Após a invasão da Polônia, Escadinávia, Países Baixos e da França, a Suíça viu a sombra da Horda Nazista diminuir em seu horizonte, fazer das montanhas do país uma verdadeira e mortal fortaleza fez de fato os militares alemães mudarem de ideia sobre a Suíça e se afastaram mas, a Suíça nem por isso baixou a guarda e decidiu tomar medidas para um provavel confronto com a Luftwaffe.

A Do Flug, empresa aeronautica Suíça recebeu um 1942 do Ministério do Ar Suíço um pedido para o desenvolvimento de um caça para equipar a Força Aérea. Surgia assim o D-3801.
Image
A algum tempo, a Do Flug produzira 412 caças Morane Saulnier MS-406 sob licença para a Força Aérea Suíça e essa experiência foi utilizada para a construção do novo aparelho.
Na verdade, uma primeira observação da aeronave já revela muitos traços do caça frances. As asas são as mesmas do MS-406!
O motor escolhido era uma versão produzida sob licença do motor frances Hispano-Suiza francês 12Y. Ao contrario de sua "contra-parte" francesa, o D-3802 era revestido todo de metal, tinha uma capota melhorada e o a hélice possuia 3 pás no modelo 3802 e 4 no modelo final, o 3803.
A primeira aeronave ficou pronta no final de 1943 mas devido a problemas voltou para a fábrica afim de receber ajustes, em 1944, já como D-3803, o protótipo realizou seu primeiro vôo com sucesso mas, os ventos da guerra na europa já haviam mudado de rumo. Em junho daquele ano os Aliados já haviam desembarcado com sucesso na Normandia e avançavam para Berlim pelo Oeste bem como os Soviéticos pelo leste.
Image
De fato, as entregas a Força Aérea Suíça só se efetivaram no final da guerra. Ao todo, foram entregues somente 12 aeronaves entre os modelos 3802 e 3803.

Estes só serviram até 1946! Quando já estavam sendo substituidos pelos P-51 Mustang americanos.


Escrito por VF-1 Valdez.

Fonte: Acervo Pessoal.
Post Reply