Idéias para um RUS (Joystick) D.I.Y. (homemade).

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Oigalê Tche
Tá entreverado :coloral no projeto do joystick? hehehe... Sua encomenda já deve estar por aí, ví no site dos correios hoje.
Já recebeu o chip da alegria A1321 da Farnell? O meu tá pago e não chega. :sad:

Preciso de duas informações:
1-É possível montar uma caixa em compensado fino revestila com uma camada fina de manta e resina?
2-Posso usar montar uma caixa em compensado para servir internamente como forma?

Att. Doc
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Post by 41_Tche-Loko »

Fala Tchê!!

I si não! hehehhe

No rastreamento fala que está a caminho de Passo Fundo(31/03/09).

O chip allegria chegou faz uns 2 dias atrás. Liguei para lá umas 2 vezes, muito atenciosos. Aconselho a dar uma ligada e ver o que ta acontecendo.
dr_aviador wrote:Oigalê Tche

Preciso de duas informações:
1-É possível montar uma caixa em compensado fino revestila com uma camada fina de manta e resina?
2-Posso usar montar uma caixa em compensado para servir internamente como forma?
Att. Doc
Me corrija:
Pretende montar uma caixa de compensado fino e revesti-lo com uma camada de fibra com resina para servir de molde.
Se for isso algumas recomendações:
- As paredes do molde com o melhor acabamento possível(todos os detalhes vai passar para a peça);
- Deverá fazer o molde em 2 partes e uni-las com parafuso(para conseguir tirar a peça do molde após secar);
- Use desmoldante no molde. Tem produto específico, mas eu usei vaselina e já vi usar graxa, óleo de cozinha.

Com resina e fibra dá para fazer infinitas coisas, basta ter criatividade.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

No IL-2 tem alguma utilidade o gatilho duplo?
Tem: estagio 1 metralhadoras, estagio 2 metralhadoras+canhão.

Os joysticks TM F16/F22/Cougar e os Saitek X-52/X52PRO tem dois estagios no gatilho.

É facil implementar, vide exemplo do Snomhf HomeBoy's Inventions:
http://snomhf.exofire.net/dualTrigger.html

Já modifiquei um joy ChingLing assim, colocando um pedaço de borracha flexivel sobre o primeiro switch, assim ele é acionado e o gatilho pode continuar a ser apertado ate acionar o segundo switch. Copiei do TM F22.

O ideal seriam dois gatilhos idependentes, tipo espingarda de caça, podendo ser usados individualmente ou em conjunto.

No protótipo do joy russo Defender, foi implementando um sistema com dois gatilhos:

Image

-Pode ser acionado o canhão, com o gatilho menor.
-As metralhadoras com o gatilho maior.
-As metralhadoras+canhão com o gatilho maior pressionando o menor.

Image

No grip do Sukhoi/MiG modernos são dois gatilhos, um para o dedo indicador, outro para o dedo anular, para canhão e cargas externas, mas não são usados ao mesmo tempo, em função do emprego do função do avião.

Interessante é o sistema do grip KG14 usado em alguns FW190, Hs129, Me410:

Image

Tem um seletor na lateral que sobe mecanicamente uma peça com furos não alinhados sobre dois botões e é pressionada pelo gatilho, podendo acionar, conforme a posição:
Metralhadoras
Canhão
Metralhadoras+canhão.

Claro que em jogo tudo isso pode ser feito por software, com perfils, mas o "charme da coisa" é complicar. :-P

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Já vi em varios projetos este tipo de gatilho, normalmente o grip é magrelo, este ficou um "trambolho".
Acredito pelo volume do grip fica até incomodo arma-lo.
Fiquei na dúvida. O que voce chama de "grip", a empunhadura do joy, ou o gatilho em si?

Sokol1
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Post by 41_Tche-Loko »

21_Sokol1 wrote:
Já vi em varios projetos este tipo de gatilho, normalmente o grip é magrelo, este ficou um "trambolho".
Acredito pelo volume do grip fica até incomodo arma-lo.
Fiquei na dúvida. O que voce chama de "grip", a empunhadura do joy, ou o gatilho em si?

Sokol1
O joy.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Mmm, mas grip usado é um joystick Thrustmaster FCS (ou TopGun) cuja empunhadura é uma semi-replica com 3/4 do tamanho de um grip real B-8 (F-4 Phanton, Tucano...).

Só foi modificada a parte de cima - a caixa em fibra de vidro - para se assemelhar ao grip do Ka-50 Hokun cujo grip real é bem maior.

Sokol1
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Post by 41_Tche-Loko »

Caramba!!
O piloto abraçava o grip então. hehhehehe
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Este video da uma ideia melhor:

http://www.youtube.com/watch?v=jzkO1OTlAbs

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Uma coisa que não entendo nestes gatilhos com mola de retorno (Bf109/190, Migs, Su, Ka-50...) é como eles ficam travados na posição de uso...
Perguntei para o Triggerhappy69 se o gatilho do joy Ka50 dele travava na posiçao de uso (para baixo) e o cara disse que.... ESQUECEU :shock: deste detalhe, mas vai incorporar na proxima revisão e explica como funciona.

:ok

Sokol1
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Post by 41_Tche-Loko »

Mais uma atualização!

Fiz a mecânica do Throttle, terei de diminuir a altura(ainda não sei quanto),
aproveitar que a empunhadura está apenas colocada em cima da haste.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Uma duvida: O imã pode ser fixado diretamente no eixo de ferro, não
tem problema de "mascarar" o campo magnético?
Last edited by 41_Tche-Loko on 19 Apr 2016 19:34, edited 1 time in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Tche,

Usando sensores HALL - devido a tamanho quase microscópico dos mesmo - o curso da alavanca tera que ser de cerca de ~35 graus. Então acho que deixa-la mais alta, como no seu prototipo, é mais conveniente, assim tera um maior curso da parte onde apoia a mão. Depois de colocado numa caixa nã parecera alta.

Acho que não tem problema colocar o imã direto no eixo, tem agumas fotos deste tipo de solução, naquela coletanea do forum argentino.
O Campo dos imãs de neodimio é muito forte.

Não sei se você preveu, mas lembre-se que no eixo do throttle voce devera deixar uma area onde atuara o "freio", para manter a alavanca em qualquer posição.

Alem da inclinação para cima, de uma inclinação de uns 15 graus para frente no manete, assim a mão fica numa posição bem natural.

Esta ficando muito bom isso ai. :ok

Sokol1
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Post by 41_Tche-Loko »

Pensando em uma solução simples de hat montei este daqui:

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image


As ligações dos diodos estão corretas?
Last edited by 41_Tche-Loko on 19 Apr 2016 19:37, edited 1 time in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Bem bolado! Se voce desmontar um HAT da CH ou da TM vera que é feito basicamente desta maneira. :ok

A função dos diodos é fazer com que a corrente circule em apenas um sentido, geralmente seu catodo (o risco preto) é virado para a coluna ou linha da Matrix, conforme seu esquema.

Pelo que da para ver ai os 4 estão na mesma linha, então a orientação do catodo esta correta.

Desistiu de montar os PCBs para a Matrix?

Sokol1
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Bueno Tche?

As ligações estão certas, a listra preta dos diodos fica em direção do sinal de 1 linha comum. (row 6)
Na outra ponta das chaves tacteis liga-se os fios de 4 colunas (column 3,4,5 e 6).

E aí chegou teu presente de páscoa? ;)

Bom trabalho Cdt :ok

Att. Doc
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Post by 41_Tche-Loko »

Depois de muito analisar o meu projeto, percebi que era mais simples para mim não montar os PCBs.

Implementei um eixo no Throttle.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Valeu pela ajuda
Last edited by 41_Tche-Loko on 19 Apr 2016 19:39, edited 1 time in total.
Post Reply