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O ray traycing está saindo do armário...

Posted: 20 Oct 2006 21:50
by 28_Condor
S!

Li interessantíssima matéria na Scientific American de setembro sobre os progressos de renderização por ray tracing em tempo real :o

Para quem não sabe, o ray tracing é um metodo que utiliza a simulação de raios de luz para rederizar objetos, ao invés da rasterização (utilizadas pelas nossas placas de vídeo), que é feita de poligonos. A vantagem da rederização é o fotorealismo TOTAL, a sua desvantagem é a complexidade que demanda enorme capacidade computacional pra gerar as imagens.
Mas parece que essa desvantagem está sendo superada com novos hardwares e algoritmos, que tem tornado possível a simulação de imagens a uma taxa de 10 fps (eheh, na minha maquininha o PF às vezes fica nessa taxa :roll: )...

Quem parece estar à frente é a Intel, com o projeto Razor, que se apoiará ou sobre os core duo ou sobre uma placa especial chamada RPU (unidade de processamento de dados)...

Pode ser que é um par de anos já tenhamos hardwares utilizando essa tecnologia, o que seria uma nova revolução na computação gráfica... e de babar pensar num sim utilizando essa tecnologia, seria como jogar dentro de um filme!

Vejam estas imagens...

Image

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Ja pensou voar em um Spit com essa definição nas imagens? :shock:

Seria interessante se alguém realmente conhecedor (o Kyrodus, com certeza :D ) da matéria desse sua opinião sobre essa "novidade"...

SP!

Posted: 20 Oct 2006 21:59
by 20_Kyrodus
S!

O Raytracing é um recurso fundamental para o fotorealismo e hoje, mesmo para gerar imagens estáticas, já custa bastante (em termos de processamento). Ter o Raytracing em tempo real é um sonho que, pelo andamento fulminante da tecnologia, se tornará realidade em breve mesmo...

Para simular reflexos, "é o que há"! Nada de simular metal na textura ou utilizar "environment maps" falsos. O reflexo de um carro, por exemplo no Need For Speed, seria decorrente do que está à sua volta de verdade... Será o bicho. Hoje já temos isso, mas em uma qualidade muito inferior ao que o raytracing pode proporcionar.

Agora, o bicho mesmo será simular a radiosidade (iluminação indireta, decorrente dos raios de luz que rebatem de qualquer superfície e somam à iluminação dos objetos) em tempo real.. aí sim teremos algo espantoso.

Acho que o K-A e o Bodoque também podem opinar...

SP!

Posted: 20 Oct 2006 23:11
by 34_Bodoque
S!

Putz!
Raytracing e GI aqui no micrim que uso...no mínino umas 10 horas de render em imagens estáticas :lol:

Concordo com o Quiqui...será o bicho chupando manga o dia que os games incorporarem este recurso.

Vou modelar uma esfera e representar esses recursos pra postar aqui depois. A diferença entre o que existe hoje e o que propõe sobre o poste do Condorito e a quimera do Quiqui é fuderal.

SP!

Posted: 21 Oct 2006 14:03
by 28_Condor
S!

Pinçado da matéria:

"Microchips especializados desenvolvidos ano passado na Universidade Saarland operam a 66mhz na versão protótipo, e mesmo assim algumas cenas podem ser renderizadas por ray tracing mais rapidamente que num Pentium4 de 2.6 GHz."



SP!

Posted: 21 Oct 2006 14:03
by 28_Condor
S!

Pinçado da matéria:

"Microchips especializados desenvolvidos ano passado na Universidade Saarland operam a 66mhz na versão protótipo, e mesmo assim algumas cenas podem ser renderizadas por ray tracing mais rapidamente que num Pentium4 de 2.6 GHz."



SP!