F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Olá, MaGOid

Não devo tirar o foco desse tópico pra não bagunçar o assunto aqui, "Esse belo trabalho do Matos".
Na hora certa vou abrir um tópico sobre o GENJOY (Generic Joystick).
Também, no momento, estou fazendo os teste e tenho que respeitar o acordo de desenvolvimento de projetos.
Imagino sua curiosidade pois também sabes quanto o pessoal tem desejado isto.
Como trabalho há anos como coordenador de projetos científicos, decidi encarar esse desafio. No Brasil tem desenvolvedores com conhecimento, mas falta-lhes "visão" para criar um projeto pra marmanjo brincar. Entreterimento com simuladores é uma das poucas áreas que cresce, mesmo com a crise mundial. Falando de um todo, aérea, naval, carros, combate... pois esta placa pode ser aplicada em quaisquer delas.

Att. DocFlyer
Matos

Post by Matos »

S!
31_CrossBones wrote::skull:

S!

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Matos, ficou S-E-N-S-A-S-I-O-N-A-L!!!

Parabéns!! :ok

SP!

Valeu!! =D

NiltonAC wrote:S!

Realmente show de bola!

Que tinta usou para pintar?

[],s

Nilton
Tinta spray mesmo. Mas antes passei um primer, também em spray. Vamos ver até quando dura a pintra, principalmente no "grip" da manete. :-D

DocFlyer wrote:Parabéns Matos :clap: :clap: :clap:
Quanto ao teu F-15 o melhor é colocar os diodos nos fios próximo das chaves. Aí vai bem menos fio no Grip e evita ficar duro os movimentos ou cortar algum fio. A matrix de diodos é mais dor de cabeça que solução.
Pois é, essa matriz de diodos mais encrenca do que ajuda. Felizmente consegui relembrar o padrão que eu estava usando no começo de tudo e não tive problemas nas ligações dos botões que faltavam. Ja estava fazendo como você acabou de sugerir com os diodos pois dá pra economizar fios, espaço e dor de cabeça pra debugar problemas =D
Por falar em solução, essa pode ser uma delas para seu próximos projetos.
Uma placa USB2.0 (tecnologia nova), 8 eixos precisos (inclusive testei com um hall sensor), mais de 64 comandos (o dobro da BU0836 por quase o mesmo valor) aqui no Brasil.

GENJOY (BR)
Criei um projeto com um grupo de desenvolvedores.
Testes finais em protoboard detectou 72 botões.
Image

DocFlyer

Realmente muito interessante Doc!!! Você ja tem previsão para apresentar esse projeto pra comunidade simuleira??

Você poderia falar mais sobre esse grupo de desenvolvimento que você participa? Acho muito legal isso, não somente por se tratar dessa parte do "entretenimento" da simulação. Ano retrasado eu tinha a idéia/vontade de criar algo parecido junto com a parte da disciplina de "Intrumentação Aeronáutica" podendo juntar outras também, mas para o professor deve ter parecido algo voltado somente pro "joguinho de avião", então deixei de lado.



Bom, voltando ao HOTAS, finalmente, depois de um bom tempo terminei tudo aqui. :D

Na montagem do Throttle tentei aproveitar ao máximo a organização da matrix de botões pra diminuir a zona dentro da base. Mas como falei, essa matriz mais encrenca do que ajuda e acabou ficando uma "bagunç organizada" :-D

Encontrei daquelas graxas brancas e usei um pouco no eixo do throttle e tive um ótimo resultado. Agora movimenta com suavidade e ainda assim para na posição que eu deixe.

Aproveitando, abriria o F-15 pra terminar as ligações, reorganizei os fios e liguei os 3 botões que estavam inativos desde a montagem do joy. Fiz modificações nos botões laterais, substituindo as alavancas que não eram pulsantes por pushbuttons. Precisei fazer algumas adaptações por causa doss furos que haviam antes naquele espaço, mas no fim achei que ficou bom.

A intenção era tirar os led, mas depois de algumas idéias acabei tentando fazer algo que acabou dando certo, então resolvi manter os leds, mas de maneira "mais comportada" do que era antes hehehhe :lol:

Para a para a ligação do throttle ao F-15 usei um cabo DB-25 (é esse mesmo o nome?), daqueles de impressora/scanner..

Enfim, chega de falar. Melhor algumas fotos de tudo.

O F-15, agora FX-15.
Image

Modificação dos botões.
Image

Throttle.
Aqui uma curiosidade... pelo menos pra mim. Só hoje que fui saber que o botão embaixo da manete, ao alcance do dedão, é verde e não vermelho. Crédito ao meu daltonismo... :-D

(pretendo conseguir um botão semelhante na cor vermelha)
Por isso nem postei fotos das entranhas com todos os fios, senão poderia parecer a coisa mais sem padrão do mundo. ehehaheahehhea
Image

Detalhe
Image


Ready to take off....
Image


OU, não... :-D

Ainda falta o pedal... enquanto isso, é só na glissagem 8)

Depois posto algumas fotos de um pedal desses de vonlante que consegui e tinha a intenção de converter.


Valeu

Matos
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Muito bom Matos. :ok

Quando for mexer no Throttle tire uma foto da montagem final do sensor HALL/imã.

Pelas contas, voce usou 3 eixos dos 8 do BU0836.
Se reservar 3 para o pedal (para futuros simuladores, pois o IL2 só usa 2), ficam sobrando 2 eixos.

Sugestão: coloque dois pot's na parte detras da base do throttle (abaixo das chaves toggle) e use para trimagem (porundor, leme...).

Sokol1
Matos

Post by Matos »

21_Sokol1 wrote:Muito bom Matos. :ok

Quando for mexer no Throttle tire uma foto da montagem final do sensor HALL/imã.

Pelas contas, voce usou 3 eixos dos 8 do BU0836.
Se reservar 3 para o pedal (para futuros simuladores, pois o IL2 só usa 2), ficam sobrando 2 eixos.

Sugestão: coloque dois pot's na parte detras da base do throttle (abaixo das chaves toggle) e use para trimagem (porundor, leme...).

Sokol1
S!

Na verdade pensava em usar só um ou dois eixos para o pedal, mas como você falou, a coisa vai além do IL-2 :-D

Vou fazer como você disse, mas por enquanto meu pedal tem só um eixo na "idéia", pois ainda preciso ver como vou montar. Os pedais que eu tenho são de corrida então teria que adaptar de alguma maneira o movimento, mas vendo o trabalho, acho mais viável começar um rudder pedal de fato, do zero mesmo.

Dúvida 1: eu poderia compartilhar o Ground dos eixos em um fio só ou cada um precisa do seu separado?

Dúvida 2: existe alguma maneira de salvar a calibração dos eixos em algum arquivo ou alo do tipo? (caso eu queira ligar o joy em outro pc ou em caso de formatação)

Valeu.

Matos
VieiraBR

Post by VieiraBR »

Olá,

Desculpe por cair aqui de paraquedas ....

bom, para quem não me conheçce, sou o Vieira do 1/4GAv, ando um pouco afastado das asas, porem de vez em quando venho acessando aqui....

Achei muito legal essas adaptações feitas por você Matos meu parabens, se você pudesse poderia fazer "howto" desse joy ficou ótimo !!!!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Dúvida 1: eu poderia compartilhar o Ground dos eixos em um fio só ou cada um precisa do seu separado?
Sim, pode usar só um GND (e +5V) para mais de um pot - se voce olhar no esquema circuito eletrico do BU0836 (lá no site tem) vera que o GND e o +5V saem de um ponto comum, então não precisa separar.

No BU0836 vem os conectores para os 3 fios de cada pot' por conveniência, para os casos de ter os pots ja com os fios e os plugs.
Dúvida 2: existe alguma maneira de salvar a calibração dos eixos em algum arquivo ou alo do tipo? (caso eu queira ligar o joy em outro pc ou em caso de formatação)
Bom, se voce calibrou do DIView ou DXTweak2 tem, é só nomear o arquivo personalizado.

Se for pelo rWindows, talvez salvando a chave do registro...

Como voce esta mestre na arte de usar PVC, ja viu aquele pedal russo feito de tubos de PCV (menos a base e o apoio dos pés) com rolamentos?

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 03 Jun 2009 23:28, edited 1 time in total.
Matos

Post by Matos »

21_Sokol1 wrote: Como voce esta mestre na arte de usar PVC, ja viu aquele pedal russo feito de tubos de PCV (menos a base e o apoio dos pés) com rolamentos?

Sokol1

Eitcha! Esse eu não vi não.
Você tem o link ai?

Matos
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Post by 41_Tche-Loko »

21_Sokol1 wrote:
Dúvida 1: eu poderia compartilhar o Ground dos eixos em um fio só ou cada um precisa do seu separado?
Sim, pode usar só um GND (e =5V) para mais de um pot - se voce olhar no esquema circuito eletrico do BU0836 (lá no site tem) vera que o GND e o =5V saem de um ponto comum, então não precisa separar.

No BU0836 vem os conectores para os 3 fios de cada pot' por conveniência, para os casos de ter os pots ja com os fios e os plugs.

Sokol1
O GND e o +5V é comum em todos os eixos, o que diferencia um do outro é o INPUT. É isso? :-? :-? :-?

Se for isso é a melhor notícia da noite.
'Nao acreditar em si e o principio do fim'
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Tche, é isso mesmo, se for necessario para simplificar a fiação use um GND e um +5V para todos os eixos. Inclusive no BU tem dois pontos extras marcados +5V, no meio dos conectores analogicos e digitais.
O imput é um para cada eixo, obviamente.

Matos,

O PVC Pedal tem em vários foruns (russos), veja esta montagem do Bauer (Roman) que é bem didatico:

Foto: http://avia-sim.ru/forum/files/p24_889.jpg

http://avia-sim.ru/forum/viewtopic.php?t=210&start=0

No AviaForum:
http://www.sukhoi.ru/forum/showthread.php?t=38242

Para ver as fotos tem que estar logado no forum.
E elas não aparecem na tradução do Google, por isso abra duas páginas.

Sokol1.
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Cmte. Matos

Tenho um pequeno cemitério de controles (joys, throttles, pedais) que somados aos que estão operacionais dá uns 10.

O que fez do grip que removeu da base deste throttle?
Esses F-15 aí embaixo, o mais velho via virar grip de Helis.
Image

Att. DocFlyer
Matos

Post by Matos »

DocFlyer wrote:Cmte. Matos

Tenho um pequeno cemitério de controles (joys, throttles, pedais) que somados aos que estão operacionais dá uns 10.

O que fez do grip que removeu da base deste throttle?
Tenho um pseudo cemitério aqui também.

O grip do F-15 com o conjunto do gimbal completo, um outro F-15 mas daquela versão Hawk em que os hats são "falsos".

Image

Para algum desses grips (somente o grip) estava pensando na possibilidade de montar um cíclico. Ficaria intercambiável com o throttle, usando a mesma quantidade de botões e eixos, mesmo padrão de ligação no conector.. etc... etc...
Inclusive aproveitei pra tirar fotos de todos os lados dos grips de coletivo e cíclico quando fizemos uma visita ao CIAvEx aqui em Taubaté. (diga-se de passagem também a visita ao centro de simulação deles :shock: :shock: )

Por falar em intenções... :twisted:

Calma lá... nada de perigoso.

O Frankclone já foi desmontado pra virar uma bela Button Box plus com eixos também

Image

Outra coisa também era fazer disso abaixo, um rudder pedal.
Image

Mas acho que vai ser mais dor de cabeça... vou seguir esse mesmo padrão que o Sokol mostrou que além de ter o movimento real dos pedais, acaba sendo mais prático de montar.

Por último, estava encafifado aqui em usar mais uma conexão USB do PC somente para os LEDS do "futuro" freetrack. A idéia foi de "sangrar" uma conexão de 5+ e GND do BU0836. Eu colocaria uma chave de liga/desliga e toda a ligação dos resistores poderia ficar acoplada à base do F-15 usando somente um conector (poderia ser P2 - P10) pra plugar os leds à energia.

Vocês saberiam me informar se o teria algum problema para o BU?

Valeu

Matos
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Esse pedal ai deve usar so um pot, girando o eixo e caixa. Da para quebrar um galho enquanto não arruma outro.

Ou se for dois pots, liga em serie, assim funciona como se fosse um.

Esssa ideia de ligar o Freetrack no BU0836 eu acho de "jirico", da um xabu ai e babau.

La la fonte tem uns conectores molex sobrando, pucha um fio de um conector preto (GND) e um de um vermelho (+5v) para a traseira do micro, coloca conector de pino para alimentação (de preferencia com um fusivel bem fraco no +5v e uma chave liga desliga) ai é só plugar o Freetrack, se der xabu vai só a fonte. As vezes ela só desarma.

Do modo pretendido pode ir o Fretrack, o BU0836, as tomadas USB da mobo, a mobo... :-P

Sokol1
Matos

Post by Matos »

S!

Depois de completar o HOTAS com o BU0836 me sobrou aqui o antigo throttle "frankclone". Como não poderia disperdiçar o circuito, montei uma button box aproveitando todos os botões e eixos.

Usei pushbuttons e chaves pulsantes que me sobraram aqui.

Pra montagem, usei uma caixa "patola" que tinha aqui que viraria peda de guitarra mas acabou sobrando. 8)

Image

Furos feitos.
Image

Tentativa de organizar.
Image

Terminado. (não achei knobs grandes para os pots, então fica sem por enquanto)
Image

Minha prmeira idéia era tentar aproveitar o hatview como sendo 8 botões independentes (como 4 chaves pulsantes para dois lados). Até tinha montado o esquema mas acabou não funcionando direito então resolvi só deixar com 4 botões mesmo. Caso seja necessário algum +45 - 45.... é só "combinar".
No final, tudo funcionando conforme o esperado, só tendo aquele problema de ter que centralizar o X e Y antes de ligar a USB senão fica tudo "torto" no gerenciador do windows (ainda aproveitei um pot aqui que tem trava no meio do curso, mas o outro acabou estragando), mas para os outros dois eixos do joy não há esse problema.

Um teste da resolução. Não sei porque o windows reconhece como 5 eixos e 13 botões...
Image


Ainda pretendo colocar dois pots na base do throttle e usar o mesmo tipo de knob que estou procurando pra button box.
Lembro que uma vez vi uns knobs pra pedal de guitarra que ficariam bons pra esse caso, só que não lembro mais onde foi :sad:

No fim, consegui aproveitar mais alguns botões e eixos :D
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

...aproveitar o hatview como sendo 8 botões independentes (como 4 chaves pulsantes para dois lados).
Matos,

Já fiz isto com um circuito de Clone Cobra, mas precisa colocar diodos para direcionar a corrente em apenas um sentido.
E colocar estes botões com funções momentaneas (push button) assim não havera o caso de manter dois apertados (ou ligados) ao mesmo tempo, o quje geraria um dos colocados nos "45º".

Notei que o JoyRes sempre acrescenta um eixo e um botão (inexistentes) nestes controladores USB "genéricos".

BTW-Este seu teste confirma que aquele teste com o Cobra no topico do JoyRes esta errado (so deu 85 pontos) e provavelmente o do Grifon tambem, já que o Trust, que usa o mesmo cirtuicto tem 256.

Uma sugestão para knobs com aparência "old timer": va num loja de peças para fogões, tem uns tipos adequados, com a vantagem de tem mais diamentro, facilitanto o acionamento.

Exemplo:

Image
Modelo tipo "chicken head".

Tem um outro knob de fogão que se parece com este knob do painel do Mirage:

http://miragecockpit.com/pieces/Dsc06086.jpg

Talvez precise "embuchar" o eixo do pot, mas é so enrrolar uma fita crepe.

No mercado de peças para eletronica praticamente so tem um modelo de knob bem fino ~16 mm, isso quando acha...

Sokol1
Matos

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS + Button Box

Post by Matos »

S!

Depois de um tenebroso inverno que começou com um "Check D" no throttle do hotas (que depois acabou groundeado de vez) e de mil tentativas para achar um grip que agradasse, finalizei o throttle provisório (que deve aguentar mais um bom tempo até a versão final... ou não).

O anterior depois de desmontado...
Image

... e uma das várias tentativas ... (note o pacote de massa epóxi que foi ali naquelas curvas)
Image

Como é provisório não me preocupei em tentar colocar muitas funcionalidades no grip como mil botões, encoders, 4-way switch...
Seis botões e só. (pra aproveitar uma coluna da matriz de diodos do bu0836)

Foi bom pra aplicar idéias que foram surgindo na criação dos outros. A idéia da construção é a mesma da dos outros, principalmente em relação aos materiais e ferramentas, já que não tenho um ferramental muito elaborado. Portanto plástico e mais plástico novamente.

Isso...
Image

... pra fazer isso...
Image
(aquilo rabiscado é um vinil que coloquei pra não riscar muito a placa de plástico que usei no topo)

Para o eixo mudei o que foi feito anteriormente e segui a idéia dos cougars e saiteks da vida, só que com eixo e mancais mais "parrudos". A leitura feita por hall sensor. Consegui aproveitar bastante o curso da manete (uns 65°). Para a base usei a de um F-15 que tinha sobrando aqui, já que a montagem do gimbal fica mesmo no conjunto central da base e pode ser cortada facilmante sem estragar o conjunto.

Image

Image

Como usei esse plástico (poliestireno, creio eu) na cor preta, não vou me preocupar (por enquanto) com pintura. Por hora, é só passar uma lixa mais fina e já da uma outra cara.

Usei a mesma idéia de throttle grip ruski. Para a "versão final" estou usando como idéia o grip do PAK-FA.

Aqui os plugues que vão para o rudder pedal e para o stick.
Image

HOTAS completo.
Image

Agora é só limpar e colocar mais uns parafusos pra fixar a "tampa" do grip e fim. mas por enquanto vou voar assim mesmo...

Idéias e sugestões são bem vindas.

Matos
Post Reply