Blenheim

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Blenheim

Post by 21_Sokol1 »

Depois que passei a ignorar as "receitas históricas" gringas o 1C, não tive mais problemas com o Bleheim.

Basicamente, antes de decolar zero o trim do leme (da respaw trimado para um lado), trimo nariz pesado, ligo motor, aguardo uns segundos e vou forçado a aceleração - assim esquenta mais rápido, quando chego em 40~45% abro o radiador 100% e começo a rolar, acelerado até ~60%.

Decolo, reduzo o passo para mínimo (alavaca para tras), fecho o radiador para 50%, zero novamente os trims e o leme e começo a trimar para vôo nivelado, ou se for o caso subir.

Já testei colocando a pressão de admissão em 5lbs, usado o boost (110%), manejando o passo entre 5 e 35% e não vejo diferença o redimento, então sigo basicamete procedimento acima, que funciona bem.

A não se em emergência, não mecho em passo e radiador, outro dia fui atingido pelo FLAK, navegador KIA, motor direito "moendo metal", reduzi o passo e a pot. dele para 0%, fechei o radiador para 10%, compensei a perda de potencia com os trims e consegui voltar para Inglaterra. Gozado é que ao baixar os flapes este motor morreu de vez, não sei de devido ao aumento momentâneo do angulo de ataque ou diminuição da velocidade (refrigeração).
Notei que quando voce alinha o avião com as manivelas de trimar profundor e leme o horizonte artificial passa a ficar alinhado com o horizonte natural, e não fica derivando pra direita
Verifique se não esta esquecendo de zerar o trim do leme ao dar "respawn". Fazendo isso e depois trimando conforme os parametros do vôo da para voar "hands off".

Sokol1




: ; B b: b N
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Blenheim

Post by 28_Condor »

S!

[noob mode on]

Como zera o trim do leme? :wasntme:

[noob mode off]



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Blenheim

Post by 21_Sokol1 »

Note que quando da "respawn" os indicadores dos trims estão deste jeito:

Image

O da esquerda é o do leme, e está trimado para a direita (note que se olhar o avião por tras - F-8, o trim tab estara para a esquerda).
O da direita do profudor, trimado um pouco "cauda pesada".

Só que se usar as teclas para zerar a trimagem do leme, no meu caso estas (Ctrl+Z, CtrL+X):

Image

Verá que a posição do trim "zerado" é aquela inicial, deslocado.

Faça um teste, trime o leme todo para qualquer lado e use a tecla "Reset Rudder Trim".
O indicador voltará para a posição inicial do "respawn" - trimado para a direita...

Não sei se o Blenheim IRL era assim mesmo, se é bug do jogo...

Caso algum "arquologista" passe por este tópico, era bug mesmo, agora reseta no meio.

Só sei que zerado o trim manualmente e depois trimando para vôo nivelado, que o meu caso é com os trims nesta posição:

Image

O horizonte artificial fica nivelado, e assim dá para fazer "level bomber".

BTW - Parece que o "bombsight" do Blenheim não é giroscópico, assim não precisa esperar estabilizar a la IL-2 véio.

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Blenheim

Post by 28_Condor »

S!

Valeu, Sokol :)




SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Blenheim

Post by 21_Sokol1 »

A Quick Mission "Cross Country" - decolar com o Blenheim, motivo de muito "cry" deste tópico, porque ou o avião fundia em minutos... foi "consertada" num destes últimos "remendos".

- Agora a missão inicia com o avião ligado...
Senhor, temos um problema!
O que?
Um pneu furado.
Remova a roda, assim nos livramos do problema.
:P

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Blenheim

Post by 28_Condor »

S!

Na pista todos iniciam ligados, parece que para que os caças ingleses entrem pre-aquecidos (on-line leva uns 2-3 minus para aquecer).

Mas a menos que tenham mexido de novo no FM do Blenhaim, no outro patch já tinham resolvido isso, eu conseguia decolar dando full power sem problema, só superaquecia depois de um bom tempo se voce esquecesse de baixar os rpms.



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Blenheim

Post by 44_Santo »

É estranho esse negócio de superaquecer de forma tão fácil, porque todos os bombardeiros da época já eram equipados com hélice de velocidade constante.
Isso quer dizer que a única forma de diminuir o RPM seria mudando o passo manualmente. Diminuir a potência faria o passo diminuir automaticamente, mantendo o RPM.
Quando o RPM começasse realmente a cair, o avião não teria empuxo suficiente para se manter voando. :drunk:

Que doideira. :P :D



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Blenheim

Post by 28_Condor »

S!

O superaquecimento era um bug, e o Bleheim ganhou apenas duas posições no passo: coarse e fine. Alguém tinha pesquisado errado e colocado passo varivael :P



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Redsoldier

Re: Blenheim

Post by Redsoldier »

44_Santo wrote:É estranho esse negócio de superaquecer de forma tão fácil, porque todos os bombardeiros da época já eram equipados com hélice de velocidade constante.
Isso quer dizer que a única forma de diminuir o RPM seria mudando o passo manualmente. Diminuir a potência faria o passo diminuir automaticamente, mantendo o RPM.
Quando o RPM começasse realmente a cair, o avião não teria empuxo suficiente para se manter voando. :drunk:

Que doideira. :P :D



santo.
Mas não é exatamente por isso que em aviões com hélices de velocidade constante o que é controlado é o RPM, não a potência? :P

Pq, me corrija se eu estiver errado, mas, ter uma alavanca para RPM e outra pra potência não faria muito sentido... O manete de potencia seria "inútil". Mas talvez tenha controle de mistura, correto? Mas ter os 3 seria estranho.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Blenheim

Post by 44_Santo »

O RPM não pode ser controlado a não ser que você mude o passo para manual.
Nos helicópteros é justamente o contrário, o sistema controla a potência e o piloto controla o passo, mas o resultado é o mesmo, ou seja, RPM constante.
Por isso o nome de hélice de velocidade constante, ou seja, o sistema mantém a velocidade da hélice (geralmente 3000RPM nos motores da WWII).
Quando você diminui a potência, o sistema compensa diminuindo o passo e quando você aumenta o sistema compensa aumentando o passo, tudo automaticamente.
O RPM ideal é definido pelo fabricante do motor.

Eu não sei ao certo, mas acredito que a temperatura dependia apenas do radiador estar aberto ou fechado e da velocidade, porque quanto menor a velocidade, menor a eficiência do radiador.

Edit:
Agora que eu entendi. :P :D
Não, não, eu não estava falando de um manete para RPM, estava achando estranho que diminuindo a potência o RPM diminuísse também num sistema com hélice de velocidade constante. :D



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Redsoldier

Re: Blenheim

Post by Redsoldier »

Agora eu que não entendi :P
O que estou dizendo é que se eu quiser mudar a velocidade, das duas uma, ou eu mudo a RPM do motor ou o passo-de-hélice. O passo-de-hélice está fora da equação, já que é controlado automaticamente. Logo, o piloto só pode controlar a RPM, caso contrário estaria destinado a voar sempre com uma determinada aceleração, numa RPM constante, até chegar no limite do passo-de-hélice. Daí pra desacelerar teria ou de desligar o motor e ir planando (:lol:) ou controlar manualmente o passo.

Se eu controlo a RPM eu posso alterar o envelope de vôo e correr pro abraço. Ou estou errado?
Mas de toda forma eu lembro que no BlackShark havia uma variação de RPM, ainda que não muita ( por exemplo, o piloto consegue controlar a turbina com um manete ligado diretamente no coletivo).

Mas não sei, posso muito bem estar viajando :x
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Blenheim

Post by 44_Santo »

Então, na verdade o RPM não deve variar, apesar que varia um pouco mas logo volta. :)
O piloto nunca controla o RPM, ele controla a potência do motor que é transformada em empuxo pela hélice, mas o RPM continua constante.
A grosso modo, o piloto consegue controlar o passo indiretamente aumentando ou diminuindo a potência no manete, mas não o RPM, a não ser numa hélice de passo variável ou numa hélice fixa.

Funciona assim...
O sistema é projetado para manter o RPM independente de qualquer coisa.
O motor gera uma força no eixo da hélice fazendo a hélice girar e escavar o ar.
Porém existe uma reação do ar que gera uma força contrária e quando estas duas forças são iguais a hélice se mantém em velocidade constante (RPM constante) e, por consequência, o motor também.
Quando aumentamos a potência, a força no eixo da hélice aumenta fazendo a hélice girar mais rápido (mais RPM) e aumentando o empuxo.
O sistema vai aumentando o passo, fazendo a hélice cavar mais fundo, o que gera mais força de reação do ar e vai diminuindo o RPM da hélice até voltar para a velocidade que estava, sem perder o empuxo que ganhou.
Exatamente o contrário acontece quando diminuímos a potência.
Na prática o manete de potência se transforma em um controlador direto de empuxo, e não RPM, e um controlador indireto de passo de hélice.
Redsoldier wrote:destinado a voar sempre com uma determinada aceleração
Isto não é verdade, a aceleração você controla no manete de potência.


Redsoldier wrote:numa RPM constante, até chegar no limite do passo-de-hélice
Isto é verdade, o RPM é constante até chegar no limite mínimo ou máximo do passo da hélice, mas o empuxo é que varia.

Espero ter ajudado. :)


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Redsoldier

Re: Blenheim

Post by Redsoldier »

Ah sim! Então o passo é alterado em consequência de uma mudança prévia da potencia, que levaria a uma redução da RPM e é contornado pela controle de passo.
Derp, nao sei pq nao percebi isso antes =(

<font color="red"><i>beleza</i></font>, mas no caso do Black Shark muda, mas numa situação: Vc tem um controle pra dar potência de emergência pro helicoptero, serve pra situações onde o passo máximo não lhe dê o torque necessário pra uma manobra de emergencia(inclusive soa tudo que é sirene no cockpit). :drunk:

Valeu pela help
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Blenheim

Post by 21_Sokol1 »

mas não o RPM, a não ser numa hélice de passo variável ou numa hélice fixa.
Santo,

Edita isso ai ou vai acabar dando mais confusão.
Coloca mas não o RPM da hélice...

Pois quando se fale em RPM relaciona-se a RPM do motor, e esta, moveu o acelerador, ela muda (gerando mais potência).
Independente de o passo da helice ser fixo, manual ou constante.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Blenheim

Post by 44_Santo »


O objetivo da hélice de velocidade constate é justamente manter o RPM do motor constante, ou seja, na sua melhor performance. ;)
Então o RPM que consideramos é o do motor mesmo, aquele que é mostrado no painel.
Claro que havia um atraso, devido ao sistema ser hidráulico demorava uns 3s para mudar o passo e corrigir o RPM do motor.
Por isso acelerar muito rápido podia danificar o motor.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Post Reply