"Anatomia" de um Pedal

Novidades, reclamações e ajuda aqui!!!
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

"Anatomia" de um Pedal

Post by 21_Sokol1 »

O Condor me enviou o Pedal de Leme dele para ver se consigo dar uma melhorada nos "tremilikes".

É o pedal Tupiniquim de ~300$ que era anunciado por uma loja online voltada para o FS/FSX.
O pedal parece ter sido retirado de linha em prol dos Saitek, pelo menos não está aparecendo na página "pedal" da loja..

O pedal é pesado (4/5 kilos), é uma base de madeira compactada, perfil de ferro, apoio dos pés moldados em plástico.
Construtivamente é robusto e bem montado, com parafusos com porca travantes.

Para acessar a eletrônica tive que desmontar quase todo. A eletrônica é o circuito de um gamepade Leadership (8 bits - 256 pontos de resolução). Usa potenciômetros deslizantes (linear 10~100k) comuns nas lojas de eletrônica.

Image

O problema ai é a forma como o potenciometro do leme é acionado, com uma alavanca semi-rigída - esta colada com cola quente - que assim trabalha forçando o "wiper" do pot', que com o uso acaba dando mal contato, e tremilikes. Vou mudar essa parte para uma solução externa que permita ao usuário facilmente trocar o pot no futuro.

Image

A parte "suspensa" do pedal. (no fundo da foto abaixo) barras transversais de perfil de ferro em U de 3mm, suporte do apoio dos pés, também em chapa de ferro de 3mm dobrada, eletrônica... deve pesar uns +60/70% do peso total.

Image

O problema é que isso tudo é apenas apoiado por quatro "pés de cadeira" (ao que parece, estes discos de 2 cm na foto) rebitados nas barras transversais, que deslizam sobre placas de acrílico (as que apresentam desgaste) - que foram pintadas de preto, portando não muito deslizante.

Alem disso - o maior problema - os parafusos dos eixos não exercem nenhuma função de suporte, veja no desenho (fora de escala, na parte com legendas) como é:

Image

Se apertar a porca (em vermelho) do parafuso (em preto) vai comprimir mais a já pesada parte "suspensa" forçando os "pés de cadeira" (em amarelo) contra a chapa de acrílico:

Image

Isso torna o deslizar do pedal anda mais difícil, e some a isto duas molas de retorno em forma de grampo só por si bem pesadas.

Image

As batatas das pernas do usuário deste pedal devem parecer os braços do Popaye. :lol:

Uma solução com rolamentos (a ideal) exige "tornear" as barras transversais para o encaixe de rolamentos, e portanto exige mão de obra especializada ("torneiro") que não é barata por aqui, ainda mais se falar para o cara que é para "brincar de aviãozinho no computador". :lol: :rofl:

Fita de Teflon entre os "pés de cadeira" e o acrílico ajudaria, mas aqui 80cm X6mm (que não resolve) custa 50 Dilmas.

Pensei numa bucha de Tecnil (esta um colega que conserta automodelos se propoz a fazer) - como na parte de cima do desenho - que mantenha o pedal semi-suspenso, assim apertando o parafuso ele comprime apenas a bucha e não força o conjunto (barras e etc) contra os "pés de cadeira", ficando estes apenas para compensar um eventual desvio lateral, assim diminuindo o atrito do conjunto...

Sera que isso realmente melhoraria? Opnião dos "universitários" (físicos/engenheiros...)?

Condor, até o Bo$ ficar pronto eu termino isso aqui. :rofl:

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: "Anatomia" de um Pedal

Post by 28_Condor »

S!

AFFF, ainda bem que não me aventurei a abrir isso aí :P

Boa sorte, mas não tem pressa que eu já adquiri um CH, depois, se ficar bom (deverá ficar), deixo de reserva ou revendo para os interessados...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: "Anatomia" de um Pedal

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Perto deste "Lada" o CH é uma BMW, mas acho que você vai sentir falta dos "tleinck, troin" que este faz. :lol:

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: "Anatomia" de um Pedal

Post by 28_Condor »

S!

:rofl: :rofl: :rofl:



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: "Anatomia" de um Pedal

Post by 21_Sokol1 »

Eita, achei um pedal esquisito aqui... então lembrei que é o do Condor (também tem uns 6 meses...). :lol: :rofl:

Resolvi o suporte da parte "supensa" com arruelas de metal, o espaço era mais ou menos 16mm,
11 arruelas de ~1,5mm deixou os "pés de cadeira" mais ou menos 0,5mm acima do acrílico.
Assim haverá contato apenas quando empurrar de um lado e não dos dois como era, diminuindo
o atrito geral.
Removi a pintura da parte de cima do acrílico deixando mais deslizável, como pintei por baixo, ficou
preto do mesmo jeito. ;)

Desisti de usar o circuito do joy Saitek a placa é meio grande, como tinha uns Mjoy aqui usei um com
um firware de 10 bits (1024 pontos) exclusivo para pedal.

Fiz uma caixa na parte de trás em baixo para o circuito e ao lado outra para o potenciometro do leme,
com tampas de acrílico.
Os fios para o potenciometro usam uma tomada de encaixe.
Preferiria sodado, mas optei faciliatr para o usuário uma eventual troca do pot'.

BTW - Pot circular (rotatório) de 15mm, de 10 ou 50k, resposta linear (B), eixo recartilhado, custa uns R$ 2,99 nos botecos da Santa Efigênia.

O acionamento do pot é feito através de um "link" regulável e um braço de servo (p/aeromodelos).
É só em caixado no pino do pot' o que facilita a troca.
Como o link usa "ball link" não força o eixo do pot, aumentando sua durabilidade.

Nos freios dexei os pot deslizantes originais, troquei um que estava com "ruído", neles o acionamento não é forçado como era o do leme.
Na eventualidade de precisar trocar estes, será necessário usar solda e cola quente. :lol:
O sistema de freio deste pedal usa apenas uma pequena parte do curso do pot, é quase um switch ON/OFF...
Removi um folga que tinha entre o pedal e a alavanca que movia estes pots, o que fazia um "clack", por isso é preciso lembrar de colocar uma deadzone de 5/10% no curso do freio, ou vai frear sem querer. ]:)

O circuito usado aparece para o Windows como MPed (Mjoy Pedal) e mostra apenas 3 eixos: rX, rY, Leme.

Image

Depois de pronto e qeu vi que tinha um"boró".
É que para ligar o pedal no micro usa-se um cabo de impressora e a tomada deste
exige que o pedal fique pelo menos 6 cm afastado da parede...

Para testar aqui five que colocar um calço entre o pedal e a parede para proteger o cabo, pois no piso
de tacos velhos e empenados aqui o treco não para quieto de jeito nenhum por causa da mola de "10 kilos". :P

Fiz um vídeo testando no Stuka do CloD (que tem animação nos pedais dos freios).

https://www.youtube.com/watch?v=HfE2haISShM[/video]

Testei tambem no Bf 109 no Bo$ - engraçado é que o movimento da animação do leme neste jogo é mais suave
que no CloD embora o efeito sobre o avião (voando) seja mais pronunciado.

Comparando o efeito do leme no Bf 109 dos dois jogos no solo, o do Bo$ embora use um (A)FM mais "realistico"... é mais
fácil de controlar, o do CloD depois que começa um pendulo, saia de perto... :tmi:

Sokol1
Post Reply