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Re: MMJoy/MMjoy2

Posted: 08 Oct 2016 18:40
by 21_Sokol1
airwolf wrote: Só o percloreto de ferro vai custar uns 13,00.
Essa opção do PCB com dois andares é viável, usa a placa prefurada como base e une/separa pinos nela, tinha um artigo de um cara comparando pot, HALL, MaREZ, MMSems... que os sensores eram montados só em placa prefurada, estava na página do MEGA-MOZG no code Google, mas acabou sumindo nas mudanças de endereço da página.

Já vi percloreto (solução) por 5,00 - estes 13,00 deve ser pó em embalagem de 1/2 kilo, dá para fazer mais de 100 PCB, ainda mais que é re-usável. :rofl:
Mas é aquele caso, o mais barato só compensa se tiver nas lojas locais.

Pode tambem enviar o desenho do PCB para ser feito na China, no eBay tem anúncios, mas tem quantidade mínima.

O OSH Park tem Free Worldwide Shipping, problema é a cotação do dolar... :P

https://oshpark.com/

Re: MMJoy/MMjoy2

Posted: 09 Oct 2016 19:42
by Ecosta
Eu dei uma olhada no site da OSH Park sobre os projetos do Debolestis e fiquei em dúvida sobre aquele projeto chamado "Joystick amplifier"? Qual a sua função?

Outra dúvida foi e relação aos dois shields para o Pro Micro Leonardo:
Aquela 5 conexões na parte de baixo dos PCBs (-, IN, CK, CS,+) tem qual finalidade?

[]`s

Ecosta

Re: MMJoy/MMjoy2

Posted: 09 Oct 2016 20:12
by 21_Sokol1
Joystick Amplifier era para tentar usar estes mini-stick de PS4 que são com sensor HALL em um throttle Suncom, o sinal deles é muito reduzido para dar resolução num controlador USB de 5v. Mas acho que não chegou a testar.

O (-, IN, CK, CS,+) é conexão serial para conectar Shift Register, DIY ou os existentes no Tm F16FLCS, F22PRo, Cougar, Warthog, para gerenciar botões ao invés de usar Matrix de Diodos.

Re: MMJoy/MMjoy2

Posted: 23 Oct 2016 18:13
by airwolf
Olá Sokol,

Depois de finalizar a usberização do Flightstick PRO + CH Pro Pedal, estou empacado no seguinte problema: somente os botões marcados como hat é que aparecem na tela de calibração do windows.

A matriz ficou 8 linhas por 1 coluna (eu já havia feito a ligação e resolvi deixar como estava). Os 8 botões dão resposta no software do MMJoy. 4 deles eu configurei como HAT (5 a 8). Mas, mesmo dando resposta, na parte de cima diz que o dispositivo tem apenas 4 botões (que são o Hat, pois quando eu desmarquei a opção de hat, ficou como se fosse sem botões):

Image

Note os quatro primeiros botões (1 a 4) em vermelho. Apertei-os juntos para acenderem. Mesmo assim, o MMjoy não os considera na campo que descreve as saídas do gadget e na janela de calibração do windows (painel de controle - controladores de jogos) o HAT mostra sinal, mas, não aparece o sinal dos outros 4 botões. Ah, e no passo a passo da calibragem, quando o windows manda apertar um botão do controlador para avançar, eu aperto qualquer um dos botões, mas não avança - tenho que avançar pelo mouse.

Image

Re: MMJoy/MMjoy2

Posted: 23 Oct 2016 18:53
by 21_Sokol1
No lado direito, em "Joysti~k" você tem que declarar como quet os botões, que o "Button 1" usara a posição 1 ou, 3, 5..., etc. da matrix.

O joystick é visto como "X axis, Y botões - sem contar o HAT".

Em "H/W button" como quer que este botão funcione, no caso "Button/norm" ou seja botão momentâneo.

Re: MMJoy/MMjoy2

Posted: 23 Oct 2016 20:24
by airwolf
No meu caso, em "H/W button", aparecem números: de 1 a 96. presumo que aqui é para setar a posição da matriz (?)

Em "mode", aparece: switch, switch on, switch off, soft switch, e, encoder. Setei para "switch". e declarei os valores para "H/W button".

Desse jeito que eu fiz, os botões aparecem na tela no windows, mas, quando os aperto eles não acendem. ou melhor, alguns piscam bem rápido e de vez em quando.

Re: MMJoy/MMjoy2

Posted: 24 Oct 2016 01:21
by 21_Sokol1
Acho que já sei, é que seu JoySetup é antigo (2015), nele o botão normal* é ----- .
* Fica aceso enquanto o botão estiver apertado.

Swtich é modo para chave de alavanca.

Use um JoySetup e firmware mais novos, o último é o 20160818, inclusive os nomes dos botões estão diferentes é Button Norm ou Button Inver (a cada revisão o M.MOZG muda alguma coisa).

Se não der certo posta uma foto da sua configuração do JoySetup, vou perguntar ao MegaMozg o que falta.

Re: MMJoy/MMjoy2

Posted: 24 Oct 2016 09:29
by airwolf
Deu certo!!

Acabei testando com a versão antiga do MMJoy2. Setei todos os botões para "----", na coluna 'mode'. Na coluna "H/W button", setei os valores. Deixei quatro botões na janela da direita e habilitei o item para hat, para os outros quatro.
Funcionou tudo!!
Para o próximo, vou utilizar a versão mais atual do MMJoy2.
Aquele problema dos eixos não eram os pots. Eu cheguei a desmontar o pedal de novo (como esse pedal é trabalhoso para montar :sweat: ) e testei os pots na fiação que estava normal e eles responderam normalmente.
Eu havia instalado dois eixos nos lugares errados do Arduino. Na realidade eu havia feito de propósito para testar, mas, não deu certo. Aí segui precisamente aquele seu desenho e funcionou!!

VLW Mestre!!

Depois eu vou terminar aquele post, colocando o que fiz e o que aconteceu, para deixar completo.
Assim que eu tiver tempo, vou fazer o primeiro teste em jogo.

Re: MMJoy/MMjoy2

Posted: 24 Oct 2016 15:18
by 21_Sokol1
Pois é, típico MMjoy2, no final é tudo simples, mas o meio do caminho é bem embolado. :)

A versão mais recente do pacote é v20160818upd1:

https://sites.google.com/site/mmjoyproj ... skacivania

Sempre usar o JoySetup e o firmware com a mesma data ou vai dar xabu (cycling redundancy error...)

Re: MMJoy/MMjoy2

Posted: 29 Oct 2016 13:46
by 21_Sokol1
Update do ConTROLLer, o "botão" do Eject, Eject!

Image

Convenhamos o cara conseguiu um visual muito bom no conjunto. ;)

Sei lá porque (Bonfire of the vanities?) o autor deletou (ou teve deletada) sua conta no SimHQ e toda a informação, imagens, PCB... do tópico sumiram. :|

Re: MMJoy/MMjoy2

Posted: 29 Oct 2016 20:29
by 21_Sokol1
Ecosta wrote:Eu dei uma olhada no site da OSH Park sobre os projetos do Debolestis e fiquei em dúvida sobre aquele projeto chamado "Joystick amplifier"?
Aqui o Debolesis explica o porque do amplificador.

https://forums.eagle.ru/showpost.php?p= ... tcount=309

De todo modo não parece ser grande negócio usar este mini-stick PS3 com HALL sensor, a resolução ainda fica limitada, se bem que a resposta melhorou muito em relação a sem amplificador.
Bom, tem que comparar com um analogo.

Re: MMJoy/MMjoy2

Posted: 01 Nov 2016 16:10
by 21_Sokol1

Re: MMJoy/MMjoy2

Posted: 01 Nov 2016 18:35
by airwolf
Opa, esse eu já vou usar no Throttle.

Por falar em Throttle. Tirei os dois pots para testar. Liguei no Arduino do Flightstick. Um dos pots tava dando bastante spike e o outro não dava sinal algum.

Comprei hoje pela manhã o álcool isopropílico e procurei potenciômetro para substituir no Throttle. Achei apenas dois exatamente iguais no tamanho, mas um era de 200kb e o outro era de 10kb. Tinha um de 50kb, mas era logarítmico. O de 10kb tava R$ 12,00. Então resolvi voltar para casa para dar mais uma procurada na internet.

Acabei Limpando os dois pots. Coloquei um pouco de wd 40 (o desempripante) para deixar lubrificado. Remontei e funcionaram bem.

Fiz a mesma coisa com três pots do stick e um do pedal. Estavam cheios de graxa escura nas trilhas. Estão funcionando muito bem agora.

A propósito. Já que eu estava com a mão na massa, testei os sensores A1302 que eu havia comprado no Ebay. Fiz um teste meio mandrake mesmo, aproximando os imãs com a mão e funcionaram de modo linear. O que eu notei é que para eles alcançarem o ponto máximo é preciso que o imã passe bem próximo do sensor.

BTW: ficou muito legal o controle desse cara que vc postou aí :clap: :clap: :clap: . Por esse tipo de equipamento que eu vou abandonar os jogos mais antigos, que não têm suporte a multi controles.

Re: MMJoy/MMjoy2

Posted: 01 Nov 2016 21:16
by 21_Sokol1
airwolf wrote:Por esse tipo de equipamento que eu vou abandonar os jogos mais antigos, que não têm suporte a multi controles.
Para velharia a solução é ir ligando tudo num controlador só enquanto der, arrumando um ADC MC3202 aumenta o número de entradas de eixo do PRO Micro para 8, ai da para ligar junto o throttle, botão ainda tem de sobra. :)

Mas estes dois que vc instalou suportam múltiplos controladores:

http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/t ... tiple.html

Só um controle acho que só jogo (de avião) da década de 90 e jogos bem simples/arcade.

Re: MMJoy/MMjoy2

Posted: 12 Nov 2016 16:12
by 21_Sokol1
FYI - Na Soldafria tem o Shift Register 74HC165, TH e SMD. Menos de 1 real.

http://www.soldafria.com.br/advanced_se ... 65&x=0&y=0