Quando atualizar o BIOS

Novidades, reclamações e ajuda aqui!!!
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Quando atualizar o BIOS

Post by 28_Condor »

S!

Minha placa é de 2011, já estou na segunda formatação (não adianta rwin é uma merda, mesmo sendo conservador como um adventista do 7 dia alguma coisa sempre desanda), e estava pensando se seria necessário atualizar a BIOS. Mas quando você chega na pagina do fabricante é tanto WARNNING! WARNNING! WARNNING! que dá cagaço de tentar:

http://www.gigabyte.com/webpage/20/HowT ... hBIOS.html

É necessário tentar atualizar após um certo tempo ou não?



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: Quando atualizar o BIOS

Post by 40_Griffon »

Condor, se tudo está funcionando perfeitamente na sua máquina e você não comprou nenhum processador novo ou memória nova, não aconselho você a fazer uma atualização de BIOS. Pode dar alguma incompatibilidade com o seu hardware, só é recomendado uma atualização, caso você compre uma peça nova , tipo um processador novo, mas que rode no mesmo socket da sua placa mãe, como é o caso dos processadores da Intel em que alguns modelos novos rodam no LGA 1155. Se está tudo funcionando perfeitamente, nem mexe. Você não terá nenhum ganho de desempenho e se algo falhar a dor de cabeça é grande. :tmi:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Quando atualizar o BIOS

Post by 21_Sokol1 »

LuisF wrote:CPode dar alguma incompatibilidade com o seu hardware,
Ou pode fazer alguma coisa errada no procedimento, sabe como é o "BIOS" :lol: e placa em qeustão não "bootar" mais... ]:)

"If it aint broke dont fix it".

Como uma placa "pifada" é um bom motivo para comprar outra, costumo atualizar até para BIOS "unofficial", mas via de regra não se nota diferença nenhuma... :rofl:

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Quando atualizar o BIOS

Post by 44_Santo »

Hoje em dia as placas não pifam mais, todas elas vem com uma opção de recuperar a bios caso algo dê errado, tipo acabar a energia bem na hora por exemplo. :P

Isso foi inventado pela intel já no tempo do Pentium 4, depois todas as marcas acompanharam.
Na época era um jumper que selecionava outra bios que não era possível ser apagada, essa bios iniciava o computador exibindo uma mensagem pedindo o arquivo ".bin" para atualizar novamente a bios.

Hoje acho que a placa mãe já recupera a bios original de fábrica quando iniciada com o jumper de recuperação de bios. 8)

Eu já obtive melhor desempenho atualizando a bios, mas foi um caso à parte, a bios original já era conhecida por ser bugada, então o melhor a fazer é o que o Luiz disse mesmo, só atualizar em caso de upgrade quando a placa-mãe só reconhece o novo dispositivo atualizando a bios.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Quando atualizar o BIOS

Post by 28_Condor »

S!

Então, quando fui ver como habilitar o Virtu (http://www.lucidlogix.com/product-virtu-gpu.html), para dar uma tunada à espera do BoS, fui aconselhado a:
1. Update BIOS to latest version. Make sure your model supports Virtu Technology and use genuine Windows 7 operation system.
De fato, minha placa é de 4 versões atrás:

http://br.gigabyte.com/products/product ... =3855#bios

Só não vou usar essa beta aí que alem de tudo não é compatível com vários utilitários bacanas :^)

Só não fiquei sabendo que acontece se não upar a BIOS: o virtu não funciona? o virtu vai corromper o sistema? O virtu funciona mas não aquilo tudo? :?:

Acho que minha placa tem esse jumper que o Santo falou. Se tiver, vou tentar, se não vou tentar instalar o Virtu com a BIOS atual mesmo (qualquer problema acho que é só desinstalar, não?)



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Quando atualizar o BIOS

Post by 28_Condor »

S!

Acho que é isto, não santo?
14) CLR_CMOS (Clearing CMOS Jumper)
Use this jumper to clear the CMOS values (e.g. date information and BIOS configurations) and reset the CMOS values to factory defaults. To clear the CMOS values, place a jumper cap on the two pins to temporarily short the two pins or use a metal object like a screwdriver to touch the two pins for a few seconds.
Always turn off your computer and unplug the power cord from the power outlet before clear••ing the CMOS values.
After clearing the CMOS values and before turning on your computer, be sure to remove the ••jumper cap from the jumper. Failure to do so may cause damage to the motherboard.
After system restart, go to BIOS Setup to load factory defaults (select Load Optimized De••faults) or manually configure the BIOS settings (refer to Chapter 2, "BIOS Setup," for BIOS configurations).
Open: Normal
Short: Clear CMOS Values

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Quando atualizar o BIOS

Post by 44_Santo »

Não, não, esse jumper aí é apenas para resetar as configurações da bios atual, e não resetar a bios em si.

Normalmente não precisamos usar o jumper de recuperação, apenas se a atualização da bios der pau, ok? ;)


Resumo da ópera: Não precisa se preocupar com a recuperação da bios a não ser que tenha algum problema na atualização, se acabar a energia no meio do processo por exemplo.


A minha placa é uma gigabyte e tem esse selo:
Image
Que significa que ela tem uma tal de Virtual Dual Bios para recuperar a bios em caso de problemas.
Mas já atualizei a bios algumas vezes e nunca tive problemas, nunca precisei disso. 8)
Apenas baixe a atualização desejada e instale, nada de mais. ;)



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Quando atualizar o BIOS

Post by 28_Condor »

S!

Verdade, tava na cara do site da gigabite:
GIGABYTE DualBIOS™ is a patented technology that automatically recovers BIOS data when the main BIOS has crashed or failed.
Então, se der m**** é só resetar no botão que surge a bios de backup?



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Quando atualizar o BIOS

Post by 44_Santo »

Bom, como eu disse, nunca precisei usar, sabia que existia mas só ia procurar saber se desse bode. :D

Achei isso no tomshardware:
Image
Sua MB Gigabyte nunca falhará no boot, ela verifica se há falhas na bios primária e caso exista uma falha ela lhe permite recuperar fazendo uma cópia da bios secundária.
O interessante é que você pode responder que não quer fazer isso agora, então ela roda a bios secundária diretamente e inicia o sistema normalmente.
Na próxima vez que você iniciar o sistema, ela pergunta novamente se deseja recuperar a bios primária corrompida.
Nem precisa de jumper. :P

Só um detalhe, a bios secundária é gravada numa ROM e não é possível atualizá-la, consequentemente não é possível corrompê-la. A bios primária é gravada numa EEPROM. ;)



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Quando atualizar o BIOS

Post by 28_Condor »

S!


Piece of cake :inlove:




SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Quando atualizar o BIOS

Post by 28_Condor »

S!

Sem problemas para atualizar a BIOS, mesmo porque fiz isso pelo Windows com um programinha da gigabye :)

O gozado é que após isso começou a aparecer na inicialização o post para escolher o OS, e depois que instalei o Virtu sumiu o post adicional e normal, com o logo da mobo :P

Não sei se isso teve a ver com as modificações na BIOS que tive que fazer: o [Init Display First] foi pra Onboard, e [onboard VGA] foi pra Always Enable :?:



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Quando atualizar o BIOS

Post by 44_Santo »

Onboard?
Mas desse modo não vai usar o vídeo onboard ao invés da sua Geforce?



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Quando atualizar o BIOS

Post by 28_Condor »

S!

Acho que o virtu se encarrega de ligar/desligar o geforce, quando necessário...

De qualquer forma, sem isso a instalação do virtu não continuava...



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Quando atualizar o BIOS

Post by 44_Santo »

Deve ser então. :P



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Quando atualizar o BIOS

Post by 28_Condor »

S!

Para entender o VIRTU tem esta na análise aqui:

http://www.clubedohardware.com.br/artig ... l-MVP/2593


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply