Hawkice,
Se voce pretende desenvolver um controlador USB, devera faze-lo usando PIC (os ATMEL são quebra galho, trabalham com uma baixa frequencia) e levar em consideração que o Direct Imput (do DirectX) limita as entradas a:
8 eixos
32 botões
HAT
Existe PIC que permite mais de 200 botões, mas você teria que escrever um software para "ver" estes botões adicionais - que o Windows não vê - e programa-los.
Então para termos praticos, ou seja um dispositivo plug-and-play, veja o que o Leo Bodnar fez: um circuito que usasse os drivers HID do Windows. Quando ele anunciou o BU0836 no Frugalsworld perguntei a ele porque não colocou tantos botões como o Mjoy16 e ele me explicou isso. Para manter o preço acessivel e facilidade de uso se limitou aos recursos do Windows.
O canadense da Beta Inovations que fazia os controladores PLASMA V2 oferecia soluções de programação avançadas... mas saiu do mercado.
http://www.betainnovations.com/
Outra coisa é a realidade brasileira, mesmo que faça um super controlador com 200 botões, 40 eixos, software melhor que o CH Mannager o mercado não vai comprar.
Veja, o pessoal compra 3/4 joy tipo Cobra até descobrir que o jeito é comprar um Saitek (citado pelo bom custo/beneficio).
-O povo prefere comprar 5 mouses de R$ 20,00 por ano do que comprar um mouse bom, ex. A4Tech, Logitech, Microsoft, que durara vários anos, alem da precisão e conforto de uso.
Então, num primeiro momento, faça um controlador USB "BU0836-BR", procurando manter o custo acessivel, abaixo de R$ 100,00. Hoje já se compra o PIC18F2550 por ~R$ 25,00.
Depois pode pensar numa interface para display, o que interessaria principalmente aos simuleiros do Fligh Simulator. Veja que nem o recem lançado DCS:Black Shark permite exportar dados.
Quanto ao mecanismo do joystick o que estraga:
- Primeiro são os
potenciometros - um joy produzido em massa na China tem que usar o mais barato que acharem. E não é sé em "Clones", acontece com Logitech e até o caro HOTAS Cougar tem uns potenciometros ruins.
A excessão no mercado de joys são os da CH, usam potenciometros CTS de qualidade, tanto que um para reposição custa U$ 9,95. Mas vale, já que dura >2000000 de ciclos.
Os Saitek X-52xx (e o novo Thrustmaster T.16000-m "Airbus") usam sensores HALL, mas no caso da Saitek so nos eixos X e Y, os outros eixos usam pots convencionais, por isso já se vê gente reclamando do leme, do throttle, dos rotaries falhando.
- Em segundo lugar a o desgaste da cruzeta (gimbal ou cardã) do joystick
devido ao constante atrito nesta parte, por isso com o uso o joy começa a apresentar uma deadzone mecânica.
Os Saitek usam um cone deslizando num eixo, o que nos modelos mais baratos (e no X-45), se não lubrificado acaba ficanco oval! O caso mais grave é o do HOTAS Cougar, como a produção é na China com o passar dos anos foram piorando a qualidade da liga do metal usado, e alguns lotes sairam da fabrica sem nenhuma graxa, e com pouco mais de um mês de uso o joy já estava com uma folga de 0,5cm!!!
Neste aspecto a melhor solução - apesar de antiga - é a empregada pela CH, uma cruzeta de tambores rotativos semelhante a usada nos rádios Controles (ex. Futaba) feita em um plástico reforçado com nylon (se repar num "horn" de servo de rádio controle, é um material semelhante).
Aproveitando a deixa, nunca vi um piloto de aeromodelo reclamando dos pots do Radio Controle... :-?
Mas desenvolver um joystick completo é um projeto muito caro - o molde do grip para a injeção custara uma pequena fortuna. INVIÁVEL.
Se observar, vera que salvo algumas maquiagens atualmente, o mesmo grip é visto em joys de várias "marcas", como o usado no Clone - que por si é uma cópia descarada do design da Logitech - visto nos Thrust (e outros) ou o grip usado pelos Thustmaster "entry-level" que já foi visto por aqui no Clone Thunder (entre outros)
Até algumas partes caracteristicas da Saitek se vê em outros joys.
E por fim:
A comunidade simuleira brasileira é muito pequena, se fizer uma pesquisa no Hyperlobby vera que os ativos no IL2 não deve chegar a 100.
No forum da Aerovirtual (F.Simulator) se gabam de terem mais de 10.000 associados, mas se observar vera que é provavel que uns 1000 destes estejam SIMULANDO, e os dispostos a investir em hardware para pilotagem menos ainda.
A maioria destes inscritos são garotos que sonham em ser "pilotos de Boeing" e logo descobrem que o buraco é mais embaixo, e voltam a jogar CS, Tíbia...
My 0,02$
Sokol1