Grupo de Montagem I: Bf-109D - Hendrick.

Debates sobre plastimodelismo e aeromodelismo.
Sydney

Grupo de Montagem I: Bf-109D - Hendrick.

Post by Sydney »

Pessoal,

Resolvi voltar a montar por causa de vocês e porque estava precisando de algo pra relaxar a mente.

Olhei meu material todo, vi que tem muita coisa faltando e parti pra luta. Ontem comprei Thinner, Jet e chumbinhos de pesca.

Usei o chumbinho de pesca para recuperar as minhas tintas. Basta colocar um ou dois dentro e chacoalhar bem. Usei uma bateteira de bolo para centrifugar um pouco e depois mandei ver no braço mesmo.

Resolvi fazer um kit simples mesmo, com poucos acessórios. Só para voltar a pegar a mão. Decidi-me por um 109D da guerra civil espanhola. Já tinha um modelo desse de presente, mas sei que posso fazer melhor. Quando acabar, vou ficar com o meu e doar o outro.

Fiz um trabalho de pesquisa que considerei decente e estou pronto para ir a luta. Antes tenho que finalizar um F4U do Kenneth Walsh, pois tem uns 5 anos que não tocava nele. Ontem colei o canopi e hoje irei pintar as luzes de navegação e indetificação, sem falar no 'aerial' das antenas, que sempre dá trabalho. Em um outro tópico vou mostrar meu último trabalho terminado e esse que estou terminando. Vou ter que ralar muito para voltar a pegar a mão, mas chego lá. Conto com todos vocês.

Ah! Qual putty vocês estão usando? Isso é a última coisa que falta para mim.

Agora apresento meu pequeno projeto.

Me 109-D1 Hendrick - Civil Spanish War.

Image

Image


Image

Image

Ok - Estudar tudo e elaborar o projeto. Prever tintas e material

Ok - Material

Image

Ok_ Tintas

Image

OK - Fotografar Caixa, Grades, livros, referências.

Image

Image

Image

Image

Image


OK -31/11- Lavar Grades

Image

Image

Image

Image

OK -31/11- colocar um duto de freio na parte frontal interna da perna do trem.

OK -1/11- Aplicar Primer em tudo (Mr. Surfarcer 1.000/Thiner 50%/50%)

OK -1/11- RLM 02 (Grau) Nas peças: Cockpit, Pernas do trem, Inboard da cobertura do trem e bequilha.

OK -2/11- Pintar cockpit: Intrumentos preto, Ponteiros branco, Oxigênio azul/alumínio, Torneiras e manete amarelo, Ins inf. esq amarelo (fuel), Inst inf meio (marron), Inst inf dir verde, inst meio sup metade amarelo/metade vermelho.

Referência: German Aircraft Cockpit interiors Pags: 53, 56, 57, 64 e 82)

Image

Image

Image

OK - 2/11- Montar o cockpit (1 nas instruções)

OK - 3/11- Banho de future/klir e Mascarar o Canopi (usando masking tape)

OK - 3/11- Montar a fuselagem (2)

OK - 3/11- Montar Asa (3)

OK - 3/11- Mascarar cockpit/compartimento do trem.

OK - 3/11- Emasssar e lixar, depois primer (repetir até aprovar) Em andamento.

Pintar hélice(alumínio) e Spinner(branco/RLM 63)

Image

Image

Image

Image



Pintar Pneus (calota preto blilhante/Pneus fosco)

Pintar RLM 65 (HellBlau) Incluir: Flap/Montante do profundor/ Porta do trem e contra-pesos de aileron)

Pintar RLM63 (LichtBlau) (incluir antena e canopi)

Image

fazer uma demão só, colar o canopi, emassar e lixar.

Repetir pintura:
Pintar RLM 65 (HellBlau) Incluir: Flap/Montante do profundor/ Porta do trem e contra-pesos de aileron)

Pintar RLM63 (LichtGrau) (incluir antena e canopi)

Duas ou três demãos

Verniz brilhante (duas demãos)

Decalques (micro set antes, micro sol quando quase seco)

Image

Image


Mais uma de verniz brilhante

Weathering leve na raiz da hélice, exhaust e undersurface. (usar tinta óleo e varsol)

Uma demão de verniz fosco.

Remover máscará do cockpit

Pintar luzes de navegação (clear red/green)

Fazer a base.
Cola polar e terra marron/amarelo claro.

Livros usados como referência:
German Aircraft Interiors 1935-1945 - Vol 1 - Merrick - 0-014144-41-3
Jagdwaffe Volume 1 Section 2 - The Spanish Civil War - Eric Mobeek - 0-6526867-6-7
Messershmitt Bf109 in action - Part 1 - John Beaman & Jerry Campbell - 0-89747-106-7
Messerschmitt Bf 109 At War - Armand Ishoven - 0-684-15322-x
Messerschmitt Bf 109 A-E - Radinger & Schick - 0-7643-0951-x
Colours of the German Luftwaffe - Michael Ullman - Treatise paper


Com o desenvolvimento do projeto eu colocarei mais atualizações.

Grande abraço,
Last edited by Sydney on 04 Nov 2005 10:06, edited 9 times in total.
User avatar
08_Goose
Manicaca
Manicaca
Posts: 584
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: 1º GAvCAvi
Contact:

Post by 08_Goose »

S! Sydy



Esse seu método de aplicar primer nos sprues nunca vi e não é muito recomendada, pois você vai perder ele quando tirar as peças da grade, massear, lixar,etc.
Eu recomendo sempre tirar a peça do sprue, tirar a rebarba, e ai sim pintar e se precisar, colar. E depois do avião estiver pronto para receber a tinta, ai sim, passa o primer, ajusta o que tiver q ajustar, arruma e vai adiante.
E cuidado para não passar demãos demais no avião, pois corre o perigo dele ficar com aspecto "grosso", perdendo as linhas negativas.
Uma de brilhante antes do wash e decais, com uma de fosco depois é o que eu recomendo.

Abraço
SP!
Sydney

Post by Sydney »

08_Goose wrote:Esse seu método de aplicar primer nos sprues nunca vi e não é muito recomendada, pois você vai perder ele quando tirar as peças da grade, massear, lixar,etc.
Eu recomendo sempre tirar a peça do sprue, tirar a rebarba, e ai sim pintar e se precisar, colar. E depois do avião estiver pronto para receber a tinta, ai sim, passa o primer, ajusta o que tiver q ajustar, arruma e vai adiante.
E cuidado para não passar demãos demais no avião, pois corre o perigo dele ficar com aspecto "grosso", perdendo as linhas negativas.
Uma de brilhante antes do wash e decais, com uma de fosco depois é o que eu recomendo.
Goose,

Valeu as dicas, mas eu passei a fazer isso depois de um curso na feira internacional de plastimodelismo que fui em Orlando em 1998. O cara deu um curso de painting and weathering de duas horas e fiquei chocado com a técnica do fdp. Outro curso que fiz foi sobre pintura de 190s dado pelo Jerry Crandall, dono da eagle's edition. Coisa cascuda mesmo.

Pra dar várias demãos a tinta tem que estar super-diluida, assim como os vernizes. Valeu pelas dicas.
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Fala Sydão!

Bela Berta :ok

Tem um acento em resina aqui pra ele, com cintos, copia da True Details. É seu!

Seguinte, sobre putty, passei a usar graças ao Goose o putty automotivo. Já viu aquelas oficinas de pequenos reparos que o lanterneiro chega a repaparar a tinta com o aerografo não? Pois bem, eles usam uma putty barata, macia e de alto rendimento e fácil lixamento chamada "PPG beige". É italiana e um tubo de 200g custa menos de 20 pilas. Dá pra anos....

Recentemente o pessoal da Asgard onde tem a reunião de plasti aqui do Rio testou e achou melhor ainda a "Kombfiller", alemã (acgho que se escreve asim). Parece que pode ser encontrada alí em São Cristóvão nas lojas de tinta.

Dá pra diluir no tiner 2002, na acetona ou no alcool pra aplicar com pincel ou simplesmente com palito direto do tubo ;)
*Alis Grave Nil*
Sydney

Post by Sydney »

01_Urubu wrote:Tem um acento em resina aqui pra ele, com cintos, copia da True Details. É seu!

Seguinte, sobre putty... ...chamada "PPG beige". É italiana e um tubo de 200g custa menos de 20 pilas. Dá pra anos....

Recentemente o pessoal da Asgard onde tem a reunião de plasti aqui do Rio testou e achou melhor ainda a "Kombfiller"...

Dá pra diluir no tiner 2002, na acetona ou no alcool pra aplicar com pincel ou simplesmente com palito direto do tubo ;)
Puts Júlio,

Excelentes dicas!!!

Poxa, quanto ao acento de resina, não se preocupe. Prefiro fazer esse kit 'out of the box', pois preciso pegar a mão de novo. Tem tempo que não faço nada mesmo.

A putty fica como carta na manga, pois já peguei a escala dos 1os 15 dias de novembro e vou para Milão e para Amsterdã. Vou fazer umas compras básicas por lá e se não conseguir comprar o putty da tamya eu parto para esse mesmo.

De qualquer forma as duas puttys foram para o meu caderninho! :-)

Abração,
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Tá tranquilo, mas o banquinho é fera heim. Só ele no cockpit ja dá um tremendo realce ;)

A "Putona" é tão macia quanto a Tamyia, muito boa.

Outra coisa, sobre a Future. Pro canopi tem que ser ela mesmo, mas a Klier vai muito bem na pintura e pra selar os decais. Ainda estou em testes aqui, mas acho que misturar ela com verniz fosco acrílico da acrilex temos um excelente verniz final.

Future tem pra você.
*Alis Grave Nil*
Sydney

Post by Sydney »

01_Urubu wrote:Outra coisa, sobre a Future. Pro canopi tem que ser ela mesmo, mas a Klier vai muito bem na pintura e pra selar os decais. Ainda estou em testes aqui, mas acho que misturar ela com verniz fosco acrílico da acrilex temos um excelente verniz final.
Legal!!!

É... tão cedo vou para os USA, pois na segunda quinzena de novembro devo ir para o estaleiro. Costumo usar bastante o fosco da Acrilex (diluído bem em aguarrás acrilex também).

Então não vou usar a klir no cockpit.

Valeu Júlio!
Sydney

Post by Sydney »

OK -31/11- Lavar Grades

OK -31/11- colocar um duto de freio na parte frontal interna da perna do trem.

Essa parte foi interessante, pois lembrei que sempre colocava o duto do fluido de freio nos 1/48 que montei. Dei uma rápida pesquisada e vi que os dutos eram pintados em RLM02 também. Decidi montar o duto para amanhã, quando der o primer e o RLM 02, ele já esteja no lugar correto. Eqto testava o encaixe, ocorreu um acidente. Um dos encaixes do trem quebrou no local. Aproveitei para colocar um reforço estrutural. Furei o local de encaixe na peça da asa e um no topo da perna do trem. Colei com cianocrilato um pedaço de alfinete na perna do treem. Ficou perfeito. Tirei duas fotos do material usado e do resultado final. Na perda do trem da esquerda (à direita na foto) vocês notarão o pedaço de alfinete e na peça da asa o furo para encaixe.

Amanhã deverei dar o primer e o RLM 02. Olhem as fotos:

Image

Image

Sempre que tiver progresso no projeto eu colocarei uma nova mensagem e editarei a mensagem original. Ah! Estou colocando um OK e a data após a execução das etapas.

Abraços,
Sydney

Post by Sydney »

Olá Pessoal,

Mais um dia de labuta... vamos ao relatório do progresso:

OK -1/11- Aplicar Primer em tudo (Mr. Surfarcer 1.000/Thiner 50%/50%)

Hoje recomeçei o projeto com a aplicação de primer. Começaram a ocorrer pequenos acidentes, ou seja, começei a fazer M. A primeira foi deixar uma das grades cair e com isso uma das asas se desprendeu. Usei o Mr. Surfacer 1.000 diluído a 50% c/ thiner 2002 (como planejado) e ficou uma boa mistura. Fiz uma demão e achei satisfatório. Na hora de limpar o aerógrafo ocorreu outro pequeno acidente... deixei pingar primer em uma das asas... Que M!!! Mas nada que uma boa lixada não cure. Foto abaixo das grades com primer nas peças principais:

Image


OK -1/11- RLM 02 (Grau) Nas peças: Cockpit, Pernas do trem, Inboard da cobertura do trem e bequilha.

O Mobi veio aqui em casa e fizemos um workshop de aerógrafo, compressor, primer, pintura básica e putty. Foi legal pois quando ele deu o primer nas peças deles já não cometeu os mesmos erros que eu. Estou lembrando paulatinamente as minhas velhas técnicas. Sei que com o tempo pegarei de novo a mão. Equanto trabalhávamos no kit dele (ele vai postar as fotos) o meu secava. Apesar de ainda ter um RLM02 velho, eu resolvi usar uma da Model Master que recem comprei e não me decepcionei. Achei excelente. Pintei o que tinha planejado. Acho que ainda tenho que lixar a perna da bequilha e uma das pernas de trem de pouso principal, mas já foi legal para testar. Pintei o RLM 02 da Model master diluído em 50% de thinner. Funcionou bem. Tem três fotinhos ai, uma da maleta de tinta que fiz e a outras duas das partes pintadas em RLM02.

Image

Image

Image

Abraços e até quinta!!! :-)
Sydney

Post by Sydney »

Fiz a pintura do cockpit hoje e como o cockpit deveria ser pintado e não decalcado, foi bem trabalhoso. O bom é que ele será fechado e não aparereçerá muito, pois é muito pobre e cometi alguns pequenos erros. Consegui pintar os instrumentos de fuel de amarelo, de coolante de verde e de óleo de marrom. Achei que o resultado final ficou razoável para tanto tempo sem pintar detalhes. Ainda vou colocar uma sujeirinha comm tinta óleo e varsol, antes de colar as peças. O assento ficou com encosto cor de couro, cintos cinza e fivelas em alumínio. O restou foi pintar válvulas de azul, amarelo e vermelho.

Olhem como ficou antes de montar o cockpit:

Image

Depois mostro o cokpit montado e weathered com tinta óleo e varsol.

Abraços,
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Post by 17_Vulture »

Sidy,

Dá uma dica aí pra pintura dos detalhes... Não vou usar dessa vez, já que pelo visto serei o único em 72, mas já guardo pro próximo e nesse meio tempo certamente os outros aproveitam ;-)
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
User avatar
08_Goose
Manicaca
Manicaca
Posts: 584
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: 1º GAvCAvi
Contact:

Post by 08_Goose »

S!


Ta ficando lindo Sydy!

Vult, uma dica que posso dar é a de compra um bom pincel fino de pelo de morça ( senão me engano.. ). E nunca pegar direto do potinho de tinta e pintar, pois ela sempre esta meio grossa lá.
Mistura bem o fundinho, pega umas gotas, poe em outro lugar e da uma diluida pra pintar com o pincel.

Lembrando que sempre se da para arrumar pequenos errinhos, com wash e desgastes, tipo pastel seco.


SP!
Sydney

Post by Sydney »

17_Vulture wrote:Sidy,

Dá uma dica aí pra pintura dos detalhes... Não vou usar dessa vez, já que pelo visto serei o único em 72, mas já guardo pro próximo e nesse meio tempo certamente os outros aproveitam ;-)
Vulture,

O Goose está certíssimo. Eu fiz o seguinte: Dei primer nas peças, pintei o cockpit com RLM02 e depois parti para o detalhamento no pinçel. Eu agito bem as tintas, abro a tampa com cuidado e com uma colher de chá tiro uma pontinha de colher para uma aquarela de alumínio. Ela tem 6 partes fundas para misturar a tinta. Eu diluo com uma gota de thinner 2002 e parto para o detalhamento. Pinçel finíssimo e palitos de dente (isso mesmo). Pintei o fundo de preto, a pasta de mapas e os compensadores de preto também.

Depois disso pintei o amarelo em volta do ind. de combustível, marrom em volta do ind. de óleo e verde o coolante. Fica quase imperceptível, mas vc concegue ver que o o bezel (parte em volta do instrumento) está pintado. Pintei algumas válvulas e manetes de amarelo, parte de dentro da grade do oxigênio de cinza (usando palitos de dente), proveitei o cinza e fiz as tiras do cinto de segurança, externa de alumínio, fiz desgaste no pedal com o mesmo alumínio além das fivelas do cinto. Pintei de marron o encosto do assento com um marrom "couro". Azul para válvulas e dutos de oxigênio. Lembrando sempre que se borrar pra fora vc dá um retoque com o RLM no pincel mesmo. Se voce esperar secar bem a base, caso borre pra dentro vc tira o borrado com a ponta de um palido de dente, mas tem que ter muito cuidado mesmo. Dilua sempre a tinta a não ser que vc queira fazer um botão vermelho. Fiz dois assim, um no manche e outro no painel. Ficou bem legal.

Usei a técnica do pincel seco para avivar ponteiros e detalhes. Ela consiste no seguinte: pegue um papel toalha, uma tinta cinza qualquer e dilua normalmente. O pincel deve ser preferencialmente chato e um pouco largo, número 4 por exemplo. Molhe o pincel na tinta e depois passe de forma circular no papel toalha até tirar toda a tinta (tái o nome de pincel seco), depois disso vc passa circular para avivar o painel. Ele realca o alto relevo como se houvesse tido desgaste. Assim os compensadores, pasta de mapas e os ponteiros do painel ficaram ressaltados.

Dei um retoque no RLM02 no banco e numa área perto dos compensadores, mas nada demais.

Dei uma sujada no cockpit. Pontinha de nada de tinta óleo preta e duas gotas de varsol. Espalho com pincel e logo em seguida limpo com um papel toalha. A parte maior fica limpa, mas os cantinhos ficam mais pretos e sujos.

Depois montei tudo, mas usei cianocrilato pois o Jet não gruda bem peças já pintadas. Deu um trabalho danado, mas o resultado ficou bem legal. Vou ver se tiro ums fotinhos com a cabine montada.

Acho que isso descreve bem o que fiz hoje.

Abraços,
User avatar
08_Goose
Manicaca
Manicaca
Posts: 584
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: 1º GAvCAvi
Contact:

Post by 08_Goose »

S! Vult



Uma outra maneira também da do que o Sydy disse sobre o pincel seco, é pegar uma lixa 1200 e passar bem de leve nos relevos altos do painel, dando aquela contornada na peça, fica um efeito muito legal.

Se quiser ser mais refinado, pinta de prateado a peça antes de pintar de preto, logo qdo vc der estas lixadinhas o desgaste será feito.


SP!
Sydney

Post by Sydney »

Pessoal,

Olhem as fotos do cockpit fechado:

As peças antes de montar.
Image

Banco, cinto e fivelas pintados.
Image

Piano de manetes e compensador (ficou bem fora de foco essa foto, sorry!)
Image

Painel montado e já weathered.
Image

Reservatório de oxigênio, válvulas e parede direita.
Image

Espero que tenham gostado do resultado final! Estou na escuta de dicas!

Abraços,
Post Reply