Construindo um compressor...

Debates sobre plastimodelismo e aeromodelismo.
Mobi

Construindo um compressor...

Post by Mobi »

Pessoal,

Conforme havia dito em uma mensagem anterior, iniciei a construção de um compressor de ar utilizando um compressor de geladeira para trabalhar com o aerógrafo dentro do meu apartamento.

Contei sobre essa idéia para um grande amigo meu e parceiro de projetos mirabolantes, Élcio Ferreira. Ele não só topou como ficou super empolgado com o projeto. Desde moleque que nós usamos essa oficina para fazer a manutenção de nossas motos e outras construções mecânicas. Eu e ele somos formados em técnico (eu em mecânica e ele em eletrônica) pelo CEFET-RJ e sempre tivemos muito curiosidade sobre mecânica, eletrica, eletrônica, pintura etc... No momento, eu uso constantemente a oficina dele para restaurar uma moto Honda XR650L que possuo.

Iniciamos o projeto procurando um reservatório de ar que fosse pequeno e suficientemente forte para suportar uns 150 PSI. Para nossa sorte achamos em uma sucata um reservatório de um compressor de dois pistões, muito antigo, bem forte e em perfeitas condições, já com as roscas de entrada, saída e dreno. Partindo, iniciamos uma longa discussão até definirmos um esboço do compressor. Como ele tinha um par de rodas de uma máquina de lavagem de alta pressão portátil disponível, definimos que o compressor usaria um motor de 1/8 de HP e seria montado sobre as rodas para ficar bem fácil de movê-lo. Tá ai o esboço....

Image

Com o esboço definido partimos para o início da construção.

Primeiramente fizemos a estrutura que sustentará o compressor, o pressostato e o filtro/regulador de pressão. Fizemos um gabarito em acrílico e montamos a estrutura com vigas em "L" da sucata dele. Fizemos os furos dos parafusos e soltamos ele por baixo da viga, ficando somente a rosca aparente. Isso facilita muito a montagem do compressor na estrutura. Soldamos quatro pés na estrutura para ajustá-la à curvatura do cilindro. Ficou assim....

Image

Montamos o compressor de geladeira, que encaixou perfeitamente....

Image

Vejam o detalhe do parafuso de fixação, vamos usar porcas de cabeças redonda em aço inox para fixar o motor na estrutura...

Image

Depois disso, soldamos a estrutura no cilindro...

Image

Vejam como ficou o conjunto montado...

Image

Daí partimos para a construção da estrutura de fixação das rodas. Resolvemos construir a estrutura com uma viga em "L" menor que a utilizada na estrutura do motor. Fizemos a estrutura na medido exata da distância entre as rodas para que não fosse necessária a utilização de espaçadores. Usamos duas porca para servir de guia para o eixo das rodas. Vejam...

Image

Montando...

Image

Montado...

Image

Na posição...

Image

Image

Vejam como está ficando parecido com o esboço que fizemos (Primeira imagem) ...

Image

A construção acima foi feita em um mesmo dia. Vamos continuar depois que tivermos o pressostado na mão para montarmos a estrutura onde ele se encaixará, juntamente com a válvula de controle de pressão/filtro.

Montaremos toda a estrutura antes de partimos para o acabamento e pintura de todo o conjunto. Ainda temos uns detalhes de construção que não foram colocados no esboço. Faremos uma alça no lado contrário a roda para puxar o bichinho, e faremos uma peças para proteger as duas conxeções em "L" que entrarão nas duas pontas do cilindro.

Dia acabado colocamos o projeto na mesa junto com as partes ainda não montadas...

Image

Até a próxima...

Senta a Pua!
Last edited by Mobi on 12 Nov 2005 14:35, edited 1 time in total.
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6802
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 07_Phantom »

Putz, na próxima passem aqui em casa que peço pro meu filho (1 ano e 7 meses) desenhar para vocês . . . :lol: :lol: :lol:

Sério, boa sorte na empreitada . . .
SP!
Phantom
Mobi

Post by Mobi »

Phantom,

Você acabou lendo o início da mensagem, que eu acabei postando sem querer. Dá uma olhada novamente que agora ela está inteira.

Quanto ao esboço.... Nenhum dos dois é um Foose para fazer um esboço descente!!! :-( O pior é que eu que desenhei. 8) Sorte que eu não vivo disso!

Na escuta...

Mobi.
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

Grande projeto! Qual o valor estimado? Como você vai regular a pressão de saída para estabilizar em, 50psi? Válvula de escape?

Quanto ao desenho, tá dando de 10 em muito "esboço" de engenheiro civil que eu vejo e que com certeza são piores do que os do filho do PH :lol:

Mobi, eu vi um cara usar um extintor de incêndio para usar como reservatório, disse ele que ficou muito bom.

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
User avatar
34_Bodoque
Ala
Ala
Posts: 1630
Joined: 16 Jan 2004 21:00
Location: Minas uai!

Post by 34_Bodoque »

S!

Putz! Muito legal Mobi!!!!
Parabéns ai mano ;)
Aqui o pessoal usa botijão de gas de cozinha taambém, fica 10.

Taca ficha ai e não deixa de postar mais fotos.

SP!
01000001 01101100 11110100 00100000 01000111 01101001 01101100 01100100 01100001 00100001
Mobi

Post by Mobi »

Killer,

O projeto está usando um monte de coisa a custo zero. O cilindro, toda a matéria prima da estrutura, muitas das conexões do ar, as rodas, a tinta e a mão-de-obra, tudo é sem custo. Até agora só comprei o Compressor de geladeira (R$ 158,00), o filtro com válvula incorporada da ARPREX (R$ 103,00, foto abaixo) e o dreno (R$ 5,50). A peça mais cara que ainda vou comprar será o pressostato, por volta de R$ 80,00. Restam algumas conexões, a válvula de retenção e a válvula de segurança (acho que acompanha alguns pressostatos de boa marca).

Vou controlar a pressão de saída com essa peças da ARPREX, ela é feita para uso odontológico, mas é perfeita para o que queremos. Ela tem um sistema de dreno automático muito interessante e posso regular a saída com a pressão que quiser.

Image

Por mais fraquinho que o desenho esteja, está batendo com o que estamos construindo, não? :-D

Chegamos a pensar em um extintor de incêndio, mas quando achamos este cilindro de um compressor antigo, aprovamos na hora. A vantagem é que ele vem com as três entradas rosqueadas, que no caso do extintor de incêndio, teriamos que mandar fazer duas. Sacou? Foi pura sorte achar essa peça.

Bodoque, valeu pelo incentivo! Vou postar tudo de novo que acontecer. Fique na escuta...

Senta a Pua!
Sydney

Post by Sydney »

Mobi,

O projeto está ficando uma belezura!!! Manda ver!

Abraços,
Hades

Post by Hades »

:s:

Mobi :ok

SHOW de BOLA mano!!!

Depois você vai postar aqui os custos finais deste projeto?

Abraços
SP!
Mobi

Post by Mobi »

Hades,

Certamente eu vou postar, mas como eu disse, muitas coisa estão saindo de graça, sem contar com a mão-de-obra. Amanhã vou comprar o pressostato, um manômetro, uma válvula de retenção e uma válvula de seguraça. O que eu for comprando vou postando aqui de dando os preços.

Senta a Pua!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Mobi,

A posição do motor não vai criar problemas durante a movimentação, já que havera inclinação e estes motores de geladeira tem o péssimo hábito de esparramar o óleo lubrificante?

Tive um destes, mas daqueles bem safados, tipo ar direto, com filtro de
pedaço de espuma em garrafa pet, e reguladores de saida com válvulas de aquario. :roll:

Funcionava razoavelmente, cheguei a pintar uns plasti, mas um dia resolvi pintar um aeromodelo com ele. Fiquei a tarde toda e não pintei nem as asas. :P

Bom, o que importa é que o trabalho de vocês esta muito bom. Sucesso.

SP!

Sokol1.
Mobi

Post by Mobi »

Sokol,

O tubo de cobre que sairá do compressor para o reservatório passará por um ponto mais alto que o corpo do compressor e dará uma volta, isso impedirá vazamentos de óleo. Mesmo que venha a ocorrer, o óleo ficará no fundo do reservatório e será drenado, se passar daí, será barrado pelo filtro de ar. Vamos ver, os problemas que forem aparecendo serão encarrados. Desenvolvimento tem estes problemas! :) O importante é a diversão da construção.

Na escuta...
Mobi

Post by Mobi »

Sokol,

Obrigado pelos links!

Senta a Pua!
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6802
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 07_Phantom »

Putz Mobi, ficou show a bolacha!!!!
SP!
Phantom
Mobi

Post by Mobi »

Beleza,

Fiz hoje, peguei a borda da bolacha do Bodoque, o miolo de uma imagem da internet, juntei tudo no photoshop e coloquei o nome e o número.

Senta a Pua!
Post Reply