Importantes dicas sobre sensores hall

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca
Posts: 532
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Joinville/SC

Importantes dicas sobre sensores hall

Post by 11_Aerroc »

Enfim, entrei para o hall dos usuários de sensores hall. ;)
E tomo a liberdade de deixar algumas dicas...


1- Precisão da resposta
Não adianta usar um circuito de alta precisão (resolução) se você não tomar os cuidados para utilizar toda a precisão que o circuito lhe oferece.
Pois acontece que os sensores e os circuitos têm tensões nominais de trabalho, por exemplo, o sensor hall comumente usado (Allegro A1321) tem uma tensão de saída de 0.2V a 4.7V e uma sensibilidade de 0.005V por Gauss (unidade de medida do campo magnético).
E os circuitos alimentados pela usb normalmente têm uma entrada analógica de 0V a 5V, até aí tudo bem, porém os sensores hall somente vão dar a saída mínima e máxima se a intensidade do campo magnético a que são submetidos atingir os valores mínimo (negativo) e máximo (positivo) do campo magnético que são feitos para medir.
Em resumo, se você utilizar um imã de má qualidade (com 'baixo magnetismo') ou dependendo da posição que você montar o imã, pode perder grande parte da precisão (resolução) do seu circuito.
E como o Windows aceita quase que qualquer resolução (mesmos que seja 1 bit), isto não será fácil de ser notado, mas o resultado do trabalho pode estar muito abaixo do que é possível atingir.
Para saber a real precisão da sua montagem, na tela onde se faz a calibração do joystick, marque para mostrar os valores e veja qual o valor mínimo e máximo que consegue atingir e subtraia o mínimo do máximo. Veja também se o valor se altera de 1 em 1, pois em alguns circuitos o valor se altera de 2 em 2, dividindo a precisão por 2.
Para comparação, descubra qual a resolução do seu circuito e veja se o seu resultado está próximo disto.
Outra forma é medindo a tensão na saída do sensor hall, lembrando que o perfeito seria ter uma saída de 0.2V com o eixo do joystick num extremo e 4.7V no outro extremo, quanto menor for a diferença de tensão entre os extremos, maior é a perda que você está tendo.
Para melhorar consiga imãs mais fortes, como os de terras raras.
Colar um pedaço de metal (ferroso) atrás do sensor também aumentará o campo (o sensor deve ficar entre o imã e o pedaço de metal).


2- Linearidade
O sensor hall que utilizamos é vetorial (não-omnidirecional), por isso quando simplesmente giramos o imã ele altera a saída. Ou seja, a sua saída é diretamente proporcional à intensidade do campo magnético num determinado vetor (entenda como sentido).
Sendo assim, quando giramos o imã o resultado não é linear ao ângulo que giramos o imã, e sim senoidal.
Por exemplo, vamos chamar de G1 o máximo campo que o imã pode causar no sensor, de G2 o campo que o sensor está medindo e de 'a' o ângulo que o imã está em relação ao sensor, então G2 será igual a G1 vezes o seno de 'a'.
A posição 0° é quando o sensor dá um sinal de saída igual a quando não temos campo (2.5V), pois afinal seno de 0° é igual a zero, ou seja, não há campo magnético no sentido em que o sensor mede.

No gráfico abaixo o verde mostra o resultado em função do ângulo do imã
Perceba que o giro do imã tem velocidade constante, mas a linha verde é mais rápida próximo do centro (0°) e mais lenta nas extremidades (-90° ou 270° e +90°), chegando a parar por um instante.
Image
Image
Em resumo, para a sua montagem ter uma resposta 'quase' linear, os ângulos mínimo e máximo deverão estar entre -45° e +45°, ou seja, um giro máximo de 90°. Se fugir disto, sua resposta será mais agressiva no centro e consideravelmente mais suave nas extremidades.
Sabendo que quanto mais próximo do ângulo 0° mais linear é o resultado, deve-se então ajustar o imã para que no centro do movimento do eixo o imã esteja neste angulo. Para ajustar isso, lembre-se que na ângulo 0° a saída do sensor é igual a 2.5V, e assim terá o resultado mais linear possível.


3- É importantíssimo que o campo magnético não varie de intensidade sobre o sensor e somente de ângulo.
Ou seja, além do ângulo, a posição do imã em relação ao sensor é muito importante. Portanto, o centro do imã, o centro do giro e o centro do sensor devem ser perfeitamente alinhados.
Pois numa variação de distância dos centros, a variação do sinal é exponencial.
E evite imãs quebrados e que não sejam simétricos, pois achar o centro do campo seria quase impossível.

Queda exponencial
Image


Espero que as informações sejam úteis.
E fico a disposição para esclarecer ou discutir o que tiver ao meu alcance.

Abraços!
Aerroc
Light as air, hard as rock!
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6802
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Re: Importantes dicas sobre sensores hall

Post by 07_Phantom »

Ok, qual idioma seleciono para traduzir isso no Google Translator ?!
SP!
Phantom
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Importantes dicas sobre sensores hall

Post by 44_Santo »

Legal, bom saber disso. :clap:

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca
Posts: 532
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Joinville/SC

Re: Importantes dicas sobre sensores hall

Post by 11_Aerroc »

07_Phantom wrote:Ok, qual idioma seleciono para traduzir isso no Google Translator ?!
:rofl: :rofl:
Dois links do Wikipedia e está tudo aí:
Campo Magnético
Trigonometria
]:) :D
É mais simples do que parece. Um quadro branco, um pincel preto, um pincel vermelho, 10 minutos e você já dominaria o assunto. Tenho certeza! ;)
Aerroc
Light as air, hard as rock!
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6802
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Re: Importantes dicas sobre sensores hall

Post by 07_Phantom »

O que prova que, o importante não é entender, é fingir ser inteligente o suficiente para que os outros acreditem que você poderia se quisesse :) UAhUhaUAHUA
SP!
Phantom
User avatar
42_Hildebrand
Arataca
Arataca
Posts: 2109
Joined: 27 Dec 2005 21:00
Location: 1ºGavcavi
Contact:

Re: Importantes dicas sobre sensores hall

Post by 42_Hildebrand »

S!

Isso aí Aerroc, cê tá indo muito bem, é por aí mesmo... Qualquer dúvida me pergunte, viu!

:rofl: :rofl: :rofl:

SP!

p.s.: Acho que vou mudar minha assinatura para "O Aerroc aprendeu comigo!!" Ou então, "Sou amigo do Aerroc!" Ou ainda, e acho que essa é a melhor, "Vendo os projetos do Aerroc!"
O "Aerolula" da Argentina é um EMBRAER Lineage 1000! Eita!!!
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Re: Importantes dicas sobre sensores hall

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!

Que nada, esse trambiqueiro copia e cola diversas matérias que encontra na internet :^)
11_Aerroc wrote: É mais simples do que parece. Um quadro branco, um pincel preto, um pincel vermelho, 10 minutos e você já dominaria o assunto. Tenho certeza! ;)
Estão vendo? Olha aí o que ele usa para estudar esse assunto:

Image

:lol: :lol: :lol: :lol:

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Importantes dicas sobre sensores hall

Post by 28_Condor »

S!
E fico a disposição para esclarecer ou discutir o que tiver ao meu alcance.
Bom, depois dessa deixa, vou aproveitar e tirar a dúvida: como é que eu realinho o meu banco de torpedos fotônicos quando tenho uma queda no rendimento dos cristais de dilithium??




:lol:



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca
Posts: 532
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Joinville/SC

Re: Importantes dicas sobre sensores hall

Post by 11_Aerroc »

Eu sabia que este tópico seria útil para algo...

Útil para essa cambada me zoar!!! :envy: :rofl: :rofl: :rofl:
Aerroc
Light as air, hard as rock!
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Re: Importantes dicas sobre sensores hall

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!
28_Condor wrote: como é que eu realinho o meu banco de torpedos fotônicos quando tenho uma queda no rendimento dos cristais de dilithium??
:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: Importantes dicas sobre sensores hall

Post by DocFlyer »

Olá Cmte. Aerroc

No caso de deslocamento linear do imâ entre 2 sensores.
Como eles são resistivos, poderiam ser colocados em paralelo?
O curso linear, provavel, seria reduzido pela metade.
Seriam 8 no total.

Ví que existem sensores hall de base onde o imâ fica suspenso e o deslocamento
para qualquer eixo tem leituras nos 4 terminais de saída de sinal. Confere?

DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca
Posts: 532
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Joinville/SC

Re: Importantes dicas sobre sensores hall

Post by 11_Aerroc »

DocFlyer wrote:No caso de deslocamento linear do imâ entre 2 sensores.
Como eles são resistivos, poderiam ser colocados em paralelo?
O curso linear, provavel, seria reduzido pela metade.
Seriam 8 no total.
Olá Doc.
Puxa, perguntinha capciosa :D
Creio que se você percorrer um único sensor no comprimento do imã a resposta já será linear.
Mas essa resposta é baseada nas teorias que são do meu conhecimento, de que o imã terá uma ponta N, outra S e por dedução um centro neutro (sem magnetização) num determinado vetor. Pura dedução...
DocFlyer wrote:Ví que existem sensores hall de base onde o imâ fica suspenso e o deslocamento para qualquer eixo tem leituras nos 4 terminais de saída de sinal. Confere?
Eu desconheço. Você tem um datasheet ou código deste sensor?
Se em cada saída for a medição do campo em um sentido (vertical e horizontal), então será perfeito para aquela aplicação que fiz no volante.

Abraços.
Aerroc
Light as air, hard as rock!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Importantes dicas sobre sensores hall

Post by 21_Sokol1 »

Ví que existem sensores hall de base onde o imâ fica suspenso e o deslocamento para qualquer eixo tem leituras nos 4 terminais de saída de sinal. Confere?
Não sei se exatamente isso que descreve, mas os Sensores HALL 3D da Melexis - usados pela Thrustmaster no H.E.A.R.T.- funcionam assim.

Image

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Importantes dicas sobre sensores hall

Post by 28_Condor »

S!

Sokol,

Qual a diferença de precisão e qualidade desses sensores em relação ao que tem no Aviator?

No site deles eles enchem o peito:
Offer precision levels 256 times greater than current systems (i.e. a resolution attaining 16,000 x 16,000 values!)
http://www.thrustmaster.com/product.asp ... atformID=5

Será?


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Importantes dicas sobre sensores hall

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

O Aviator usa potenciometros convencionais - sujeitos a desgaste com o uso - e usa (se não me engano) circuito de 8 bits. Este Tm usa sensores HALL - não sujeito a desgaste - e circuito de 14 bits.

Existem potenciometros de longa vida - e precisão - mas nenhum fabricante usa (custam mais caros que os sensores HALL), os melhores são os usados pela CH Products.

Sokol1.
Post Reply