TAS no IL-2
TAS no IL-2
O tio Sokol encontrou uma equação na internet muito similar à que eu cheguei, porém com valores mais precisos e para altitudes em pés neste post:
viewtopic.php?f=51&t=13431&p=153257&sid ... c0#p153257
Então eu corrigi os valores da minha equação que foi feita para altitude em metros e também vou compartilhar a equação para altitudes em pés aqui:
Para altitudes em pés já simplificada:
TAS = IAS . ( 1 + Altitude / 50000)
Na prática:
Somar 2% ao IAS a cada 1000ft
Somar 10% ao IAS a cada 5000ft
Para altitudes em metros:
TAS = IAS . ( 1 + Altitude / 15240)
Na prática:
Somar 2% ao IAS a cada 304m
Somar 10% ao IAS a cada 1524m
santo.
Post antigo:
______________________________________________________________________________________________________________
Como não tenho o Bombsight Table 2, então baseado nas imagens do Condor eu fiz alguns cálculos e cheguei à seguinte conclusão:
TAS = IAS . ( 1 + Altitude / 15000)
Na prática isso significa que a cada 1500m de altitude você deve acrescentar 10% à sua velocidade indicada (IAS).
É um cálculo meio por cima, por isso pode apresentar diferenças.
Alguém poderia verificar se o cálculo se aproxima do Bombsight Table 2 por favor?
Condor?
Algumas velocidades aleatórias para verificar no Bombsight Table 2:
IAS Altitude TAS
350 3500 431
250 3000 300
400 5500 547
300 4000 380
Caso a diferença seja muito grande, vou tentar outro cálculo e este tópico poderá ser excluído.
santo.
viewtopic.php?f=51&t=13431&p=153257&sid ... c0#p153257
Então eu corrigi os valores da minha equação que foi feita para altitude em metros e também vou compartilhar a equação para altitudes em pés aqui:
Para altitudes em pés já simplificada:
TAS = IAS . ( 1 + Altitude / 50000)
Na prática:
Somar 2% ao IAS a cada 1000ft
Somar 10% ao IAS a cada 5000ft
Para altitudes em metros:
TAS = IAS . ( 1 + Altitude / 15240)
Na prática:
Somar 2% ao IAS a cada 304m
Somar 10% ao IAS a cada 1524m
santo.
Post antigo:
______________________________________________________________________________________________________________
Como não tenho o Bombsight Table 2, então baseado nas imagens do Condor eu fiz alguns cálculos e cheguei à seguinte conclusão:
TAS = IAS . ( 1 + Altitude / 15000)
Na prática isso significa que a cada 1500m de altitude você deve acrescentar 10% à sua velocidade indicada (IAS).
É um cálculo meio por cima, por isso pode apresentar diferenças.
Alguém poderia verificar se o cálculo se aproxima do Bombsight Table 2 por favor?
Condor?
Algumas velocidades aleatórias para verificar no Bombsight Table 2:
IAS Altitude TAS
350 3500 431
250 3000 300
400 5500 547
300 4000 380
Caso a diferença seja muito grande, vou tentar outro cálculo e este tópico poderá ser excluído.
santo.
Last edited by 44_Santo on 04 Jan 2012 00:44, edited 2 times in total.
Senta a Pua!
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
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Re: TAS no IL-2
Santo,
Não seria mais fácil usar as várias tabelas já copiladas para o IL-2 (pre BBT 2) - inclusive compensando um bug do B-25, que tem na Airwarfare?
Em todo caso achei algumas "Rule of the thumb" sobre TAS em alguns foruns aeronáuticos:
At 5,000' TAS = IAS + 9%
At 10,000' TAS = IAS + 16%
At 15,000' TAS = IAS + 25%
At 20,000' TAS = IAS + 36%
At 25,000' TAS = IAS + 49%
At 30,000' TAS = IAS + 64%
Outra:
TAS = IAS + (2% IAS per 1000 ft altitude).
Aqui tem várias outras:
http://www.flightsimaviation.com/rule-o ... d_TAS.html
O calculo correto na RL é mais complicado, pois involve tambem pressão, temperatura...
Ou, compre no eBay um E6B:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/e ... -front.jpg
Tempos atras achei numa página de IL-2 por ai (que já virou poeira de bits) um "E6B" caseiro, feito com um estojo para CD, um CD e uma tabela com valores pre-calculados, assim girando o CD na janela é mostrado- por exemplo - a TAS para a altitude de 2000 metros para 250 - 300 - 350 - .../KMH.
O angu sera desenhar a tabela para colar no CD.
EDIT - lembrei, use a Wonder Woman View - nela é mostrado a TAS.
Assim fica mais fácil voce copilar sua tabela.
Sokol1
Não seria mais fácil usar as várias tabelas já copiladas para o IL-2 (pre BBT 2) - inclusive compensando um bug do B-25, que tem na Airwarfare?
Em todo caso achei algumas "Rule of the thumb" sobre TAS em alguns foruns aeronáuticos:
At 5,000' TAS = IAS + 9%
At 10,000' TAS = IAS + 16%
At 15,000' TAS = IAS + 25%
At 20,000' TAS = IAS + 36%
At 25,000' TAS = IAS + 49%
At 30,000' TAS = IAS + 64%
Outra:
TAS = IAS + (2% IAS per 1000 ft altitude).
Aqui tem várias outras:
http://www.flightsimaviation.com/rule-o ... d_TAS.html
O calculo correto na RL é mais complicado, pois involve tambem pressão, temperatura...
Ou, compre no eBay um E6B:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/e ... -front.jpg
Tempos atras achei numa página de IL-2 por ai (que já virou poeira de bits) um "E6B" caseiro, feito com um estojo para CD, um CD e uma tabela com valores pre-calculados, assim girando o CD na janela é mostrado- por exemplo - a TAS para a altitude de 2000 metros para 250 - 300 - 350 - .../KMH.
O angu sera desenhar a tabela para colar no CD.
EDIT - lembrei, use a Wonder Woman View - nela é mostrado a TAS.
Assim fica mais fácil voce copilar sua tabela.
Sokol1
Re: TAS no IL-2
Eu não pretendo fazer uma tabela, tio Sokol.
Eu pretendo calcular de cabeça só o TAS do IL-2 (não RL) para poder carregar menos programas possíveis e deixar a mesa limpa, hehe.
Se eu achar uma base aproximada para o cálculo, fica fácil, hehe.
No caso do IL-2 parece que ele segue uma lógica bem simples porque na RL o pessoal tinha toda uma equipe e aparelhos para fazer isso.
Legal a sua dica da Mulher Maravilha, vou testar isso e ver no que vai dar.
BTW, consegui bombardear um aeródromo com esses cálculos que fiz e acertei alguns aviões estáticos, hehe.
Estava a 3000m e 400km/h IAS o que deu 480km/h TAS.
Ou seja, 10% a cada 1500m no IL-2.
santo.
Eu pretendo calcular de cabeça só o TAS do IL-2 (não RL) para poder carregar menos programas possíveis e deixar a mesa limpa, hehe.
Se eu achar uma base aproximada para o cálculo, fica fácil, hehe.
No caso do IL-2 parece que ele segue uma lógica bem simples porque na RL o pessoal tinha toda uma equipe e aparelhos para fazer isso.
Legal a sua dica da Mulher Maravilha, vou testar isso e ver no que vai dar.
BTW, consegui bombardear um aeródromo com esses cálculos que fiz e acertei alguns aviões estáticos, hehe.
Estava a 3000m e 400km/h IAS o que deu 480km/h TAS.
Ou seja, 10% a cada 1500m no IL-2.
santo.
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Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Re: TAS no IL-2
Não deve ser tão simples não, já que o Shturman leva em conta a temperatura do mapa (do IL-2), a altitude do alvo...No caso do IL-2 parece que ele segue uma lógica bem simples porque na RL o pessoal tinha toda uma equipe e aparelhos para fazer isso.
Na RL até a decada de 60 os pilotos usavam estas reguas de cálculo como a E6B.
Sokol1
Re: TAS no IL-2
S!
Isto me lembra que ainda não reinstalei o BT2
De bate pronto, no IL2 tem a altura do alvo, alem da velocidade, que influi bastante, e agora no 4.10, o vento
Não analisei o calculo santo, mas de quanquer maneira não é para ataques de precisão, porque aí as munucias contam. Pra um "carpet bomb" pode ser (6x250, ou mais no caso do TB ).
SP!
Isto me lembra que ainda não reinstalei o BT2
De bate pronto, no IL2 tem a altura do alvo, alem da velocidade, que influi bastante, e agora no 4.10, o vento
Não analisei o calculo santo, mas de quanquer maneira não é para ataques de precisão, porque aí as munucias contam. Pra um "carpet bomb" pode ser (6x250, ou mais no caso do TB ).
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Re: TAS no IL-2
Legal, o negócio seria testar no inverno e ver se muda alguma coisa.
Com o TB-3 basta diminuir 10km no TAS final.
Tentei acertar um único avião estacionado jogando apenas 2 bombas de 250 (não da para jogar uma, hehe).
Diminuindo 10Km acertei quase todas as vezes.
Agora cada bomba tem uma tragetória mais dispersa, às vezes acertava uma antes e outra depois ou uma de cada lado e não destruía o bichinho.
Tentei à 3000m e a 1500m e 180Km/h.
Depois, com as bombas que sobravam tentava destruir uma ponte logo a frente, jogando todas as bombas de uma vez para dificultar um pouco (se errar, erra todas e se acertar, acerta quase todas).
Resultado, acertei em cheio todas as vezes.
Não da para fazer um bombardeio cirúrgico, mas até que ficou próximo quando usei a Mulher Maravilha para as velocidades e altitudes mais comuns, hehe.
Valeu pela dica Sokol!
Condor.
É mais osso ainda porque tem o vento e também tem a dispersão!
Na Bagration, por exemplo, aproximando a noroeste do aeródromo, tinha que mirar na pista para acertar o pátio.
Mas ficou bem mais desafiador também!
santo.
Com o TB-3 basta diminuir 10km no TAS final.
Tentei acertar um único avião estacionado jogando apenas 2 bombas de 250 (não da para jogar uma, hehe).
Diminuindo 10Km acertei quase todas as vezes.
Agora cada bomba tem uma tragetória mais dispersa, às vezes acertava uma antes e outra depois ou uma de cada lado e não destruía o bichinho.
Tentei à 3000m e a 1500m e 180Km/h.
Depois, com as bombas que sobravam tentava destruir uma ponte logo a frente, jogando todas as bombas de uma vez para dificultar um pouco (se errar, erra todas e se acertar, acerta quase todas).
Resultado, acertei em cheio todas as vezes.
Não da para fazer um bombardeio cirúrgico, mas até que ficou próximo quando usei a Mulher Maravilha para as velocidades e altitudes mais comuns, hehe.
Valeu pela dica Sokol!
Condor.
É mais osso ainda porque tem o vento e também tem a dispersão!
Na Bagration, por exemplo, aproximando a noroeste do aeródromo, tinha que mirar na pista para acertar o pátio.
Mas ficou bem mais desafiador também!
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Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Re: TAS no IL-2
E como é que voce calcula o ângulo?
Monta um programinha ai para uma calculadora científica (achei uns programas para IPhone)...
Sokol1
Monta um programinha ai para uma calculadora científica (achei uns programas para IPhone)...
Sokol1
Re: TAS no IL-2
Acho que a minha calculadora científica não faz isso não, mas seria bem legal.
Não estou calculando o ângulo, estou apenas colocando os valores no bombsight.
Por exemplo, no PE-2 e no TB-3, jogo os valores e quando o alvo passa pela mira eu solto as bombas.
Com o Norden é mais fácil, ele solta sozinho as bombas.
Desculpe a minha ignorância, mas qual avião o cálculo do ângulo é manual?
santo.
Não estou calculando o ângulo, estou apenas colocando os valores no bombsight.
Por exemplo, no PE-2 e no TB-3, jogo os valores e quando o alvo passa pela mira eu solto as bombas.
Com o Norden é mais fácil, ele solta sozinho as bombas.
Desculpe a minha ignorância, mas qual avião o cálculo do ângulo é manual?
santo.
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Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
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Re: TAS no IL-2
Acho que em nenhum é só manual - embora todos possam ter o ângulo ajustado manualmente.
É que sempre usei manual, acho que o sistema automático tem uma tendência de lançar antes do ponto mirado.
Ajustando o ângulo e lançando as bombas manualmente já acertei um navio (em movimento) no Pacific Islands.
Sokol1
É que sempre usei manual, acho que o sistema automático tem uma tendência de lançar antes do ponto mirado.
Ajustando o ângulo e lançando as bombas manualmente já acertei um navio (em movimento) no Pacific Islands.
Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 17 Feb 2011 17:45, edited 1 time in total.
Re: TAS no IL-2
Puxa! Direct hit num navio em movimento!
Hehe, acho que esses cálculos que fiz não vão chegar a tanto, é mais para bombardear uma fábrica, posições de defesa, aeródromos, pontes e navios estáticos.
Apesar que agora os navios são afetados por near miss também.
santo.
Hehe, acho que esses cálculos que fiz não vão chegar a tanto, é mais para bombardear uma fábrica, posições de defesa, aeródromos, pontes e navios estáticos.
Apesar que agora os navios são afetados por near miss também.
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Re: TAS no IL-2
Atualizei o primeiro post com os valores encontrados pelo tio Sokol.
santo.
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