Varig / Embraer ?

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Post Reply
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Varig / Embraer ?

Post by 17_Vulture »

Saiu em três matérias absolutamente distintas na AviãoRevue desse mês e as meias notícias vêm correndo há algum tempo pelos meios e a Varig já confirmou oficialmente o interesse...

Uma das (boas) propostas para o reerguimento da Varig passa por um acordo com a Embraer, visando mudar a frota da Varig. De acordo com as fontes, a Varig poderia usar quase toda a gama dos "novos" aviões da Embraer, desde a família ERJ-145 até os E-Jets (foco do anúncio oficial da Varig).

Do alto da minha "enorme" experiência no assunto, me parece amplamente coerente:
- A Embraer há tempos vêm tentando meios de se firmar no emrcado doméstico, vide pontos já discutidos aqui sobre llinhas de crédito do BNDES e etc.;
- As linhas de menor porte (pequenos aeroportos) operariam com o ERJ-145, aviões já amplamente operados na aviação regional mundial. Levam até 50 pax em pitch de 31", com configuração 2-1;
- As linhas domésticas de médio porte / médio alcance operariam o 170, com capacidade para 70 pax em 32" de pitch ou 78 pax em 31", ou o 175 com capacidades de 78 pax em 32" e 86 pax em 31". Todas elas em configuração four-abreast (ou seja, ninguém fica preso em cadeira do meio:) );
- Linhas domésticas maiores operariam o 190 (98 pax em 32" ou 106 pax em 31") ou o 195 (108 pax em 32" ou 118 pax em 31");
- Linhas internacionais curtas (p.ex. pra Argentina) poderiam também operar o 195, configurado em duas classes: 12 pax na executiva e 100 na econômica, com pitchs de 36" e 31";
- As grandes linhas inter-continentais seriam servidas pelos 777, com a companhia aposentando os MD-11.

Todos os aviões, tanto da ERJ-145 quanto da E-Jets, têm break-evens bastante reduzidos: 54% pro ERJ-145, 55% pro ERJ-145 XR, 51% pro 170/175, 54% pro 190 e 53% pro 195. Ou seja, ocupou pouco mais de metade do avião já tá no lucro.

A opção por aviões menores pode tornar a companhia altamente rentável. A TAM, p.ex., ficará com o A319 como menor avião da frota, ou seja um avião de 138 lugares independente do destino, com break-even, se não me engano, de 65%. Ou seja, enquanto a TAM precisa de 90 pax pra começar o lucro, um 195 o faz com 63 pax.
Last edited by 17_Vulture on 25 Sep 2006 21:55, edited 1 time in total.
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
Hades

Post by Hades »

:s:

Se for confirmada mesmo esta notícia, vai ser ótimo tanto para a VARIG como para a Embraer.

Espero que isso se resolva logo, pois a VARIG está fazendo uma falta tremenda no mercado, esperemos ainda a volta da VASP.

Abraços
SP!
User avatar
09_Guerra
Posts: 1294
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Campo dos Afonsos - RJ
Contact:

Post by 09_Guerra »

Vamos aguardar, pois é a vontade de todos que a Embraer se consolide no mercado nacional ...

Belo resumo Vulture.

Vamos esperar e ver se a Vasp volte ;)

Que a aviação nacional se erga ainda mais.
SP!

Jambock__09 Guerra
Conhecimento é poder. Ter paciência para alcançá-lo é fundamental.
Post Reply