Idéias para um RUS (Joystick) D.I.Y. (homemade).

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Post by 41_Tche-Loko »

dr_aviador wrote:Bah... Sokol
Ficou muito bom o teu trabalho com resina. Quando eu chegar na etapa da caixa do painel, quero uma ajuda sua.
Abraços Cmtes.
<font color="red"><i>beleza</i></font>!!

Estamos na área!
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Post by 41_Tche-Loko »

21_Sokol1 wrote: Pois é Doc, o único damper mais ou menos barato que achei por aqui é o da direção de Fusca, mas é um baita trambolho...

Exemplo de solução com este tipo de damper:
http://forum.sukhoi.ru/showthread.php?t=46594

Sokol1
Colocar damper(amortecedores) no grip no momento não vejo como, mas
no pedal o amortecedor da barra de direção do fusca vai ficar muito bom.
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Sokol

Estou comprando mais um F15-Suncom (Sou doido mesmo).
Também tenho pensado em soluções, esta semana minha bancada fica pronta. Agora vou ficar nesta casa um bom tempo. E finalmente ter meu cantinho para minha paixão. Aviation

Estou no NB agora mas logo posto umas imagens com a mudança nos pots do F-15 para Hall Sensor.
O principio é o mesmo do Cubpilots. Uma aste conectada a um eixo.
Só falta calcular o "momentun" para que aproveite o máximo do sensor.

Att. Doc
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

... a mudança nos pots do F-15 para Hall Sensor.
O principio é o mesmo do Cubpilots. Uma aste conectada a um eixo.
Ou esse F-15 é diferente, ou...
Bom, o Sumcom F15 que eu desmontei não tem eixos na horizontal como é comum em joy. Pelo menos fisicamente.

Tem apenas uma articulação de bola ("ball-join") na vertical, que une a alavanca na base, logo acima tem um disco, que comprime a mola e através de um sulco em forma de U move a "ball-join" do potenciometro.
Embora o pot só desloque na vertical, eventual movimento horizontal ou diagonal do disco é compensado pelo sulco em U da "ball-join".

Bom, esta é minha visão da "coisa", tomara que as idéias de vocês sejam práticas. :lol:

Sokol1
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Uma idéia é transformar um deslocamento linear em angular.
Utilizando peças para aeromodelismo. Acredito que o caminho é este, não vejo outro. Depois da bancada pronta vou abrir um deles.
Espero que funcione. Att. Doc

:shock:
Image
Last edited by DocFlyer on 09 Apr 2009 22:08, edited 1 time in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

No gimbal do Suncom F-15 o disco de acionamento tem um movimento oscilante, devido a "ball-join" no eixo. O desenho abaixo é uma tentativa de mostrar como é:

Image

A parte verde é inteiriça, esta cortada para visualização da parte interna.

Em cinza seria o potenciometro deslizante original, em cujo pino (azul) tem uma bola (amarela) que encaixa na parte em U do disco oscilante (vermelho).

Simplesmente colar imãs no disco central (vermelho) não vai dar certo, porque um movimento vertical no eixo do profundor vai provocar um movimento rotativo no imã do eixo do aileron que sera captado pelo Sensor HALL. No sistema original isso não acontece devido a bola na ponta do pino do potenciometro, se voce fizer um movimento absoluto no eixo vertical (profundor) , o disco oscilante gira em volta da bola do pot' do aileron, que portando não capta nenhum movimento.

A profundidade do sulco em U no disco oscilante compensa o deslocamento horizontal deste durante os movimentos verticais, sem isso a bola do eixo do potenciometro escaparia do sulco.

E, para complicar este mecanismo de acionamento disco/potenciometro ocupa uma area de pouco mais de 1 cm quadrado... :sad:

Sokol1
Matos

Post by Matos »

S!

Sokol, não funcionaria se o potenciômetro fosse aberto na sua base, (mas mantendo a sua "capa" perfeita para que encaixe no local certo), então o imã poderia ser fixado na haste do potenciômetro por "dentro dele".
(seria o mesmo que substituir a trilha resistiva do potencimêmetro, ou pelo menos a haste que faz contato com ela, pelo imã)
Então era só posicionar o hall na frente do imã

Fiz um "esquema" aqui. Não sei se dá pra entender :-P :-P

Image

SP!

Matos
Last edited by Matos on 09 Apr 2009 17:41, edited 2 times in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Matos,

Foi justamente isso que eu tentei, desmontei o pot e coloquei o imã lá dentro, mas uma das partes internas do pot' é de metal, e o imã é atraido por ela, forçando para um lado e freiando o deslizamento.
Não ficou 100%. :sad:

Sokol1
Matos

Post by Matos »

S!

Tentei exemplificar o começo aqui.

Removi a parte traseira do potencimômetro deslizante e deixei somente com a haste e o "trilho" (na verdade precisaria somente fixar de maneira melhor pois da maneira como está ela oscila um pouco não icando tão fixa dentro da capa metálica do potenciômetro)

Image
Image

Grip+Gimbal+Pot. aberto
Image

Detalhe do Pot.
Image

Centro
Image

Abaixo
Image

Acima
Image

(percebi que para cima ele não vai da mesma maneira que para baixo, talvez seja a folga do trilho, mas é questão apelas de fixá-lo adequadamente)

Outra coisa que depois tentarei cortar uma chapinha de estireno do tamanho da tampa traseira do potenciômetro e criar uma fenda no meio dela (da mesma maneira que na frente dele), então poderia ligar atraves de uma outra haste o imã na parte de fora do potenciômetro não havendo esse problema da folga.

Talvez ai seja possível não sofrer tanto interferência do metal da carcaça do pot no imã


Matos

SP!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Matos,

Na primeira tentativa eu desmontei o pot' como você fez, mas ai, sem a pressão dos "wippers" nas trilhas ficou com jogo, por causa do momento da alavanca de acionamento, alem do imã grudar na caixa.

No segundo eu mantive o pot inteiro, fiz um braço de extensão de um lado preso na parte deslizante, de forma que o ima ficasse fora da caixa do pot.
Talvez por deixar o braço curto, uns 5mm alem do fundo do pot, o metal fazia com que o imã forçasse o braço.

O "angú" são as pequenas dimensões envolvidas.

Sokol1
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Sokol

Uma possibilidade

Image

Att. Doc
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Doc

Imagino que esta rampa é para fazer o imã deslocar na horizontal.
No caso não precisa se limitar a caixa original do pot, tem espaço atras dela pode fazer a rampa mais inclinada, de forma que o imã se desloque mais.
Teria que revestir a base do pino e fazer a rampa com um material de baixo atrito.
BTW - Essa solução de aproximar/afastar o imã gera uma curva de resposta não linear, e para um joy quanto mais linear melhor...


Bom aproveitei o embalo e fiz uma mudanças nos pot's aqui, e um deles ficou bastante satisfatório.

Primeiro fiz algo semelhante ao proposto pelo Matos, uma tampa no fundo do pot com uma fenda no meio,
usando o pot que tinha tentado colocar o imã dentro da caixa:

Image

Como extensão do pino de acionamento usei um parafuso de sucata de CDROM que tem a cabeça chata permitindo colocar o imã sobre ele.

Image

O material que usei foi compensado aeronáutico de 2mm - o que tinha mão - "leftover' de algum kit de aeromodelo. Talvez com estireno fique mais suave...

Como fica uma pequena folga entre a base da caixa e a base do pino fica com uma pequena folga, e devido a força na ponta do pino gera um efeito alavanca que inclina a base do pino, o que dificulta o movimento inicial, fica meio "agarrado". Vou tentar revestir as superficies de contato com fita de Teflon, e ver se melhora.

Já o segundo modelo me parece a solução ideal, o pot fica praticamente intacto, com os "wipper" mantendo pressão sobre as trilhas tal qual no original, evitando folgas.

Image

Apenas fiz um corte num dos lados da tampa de fenolite da base da caixa, permitindo passar uma extensão do pino de acionamento, um pedaço de comp. 2mm colado num rebaixa na lateral da base do pino fazendo uma extensão deste pino fora da caixa, na ponta deste braço colei um pedacinho de madeira formando um L onde sera colado o imã.

Aumentei o comprimento deste braço da alavanca afastando o imã da base para diminuir a atração da caixa do pot.

Image

Talvez colocando uma folha de aluminio sobre a tampa da base diminua a atração da caixa... Não testei isso.

Neste modelo, a movimentação do pot fica suave como no original, já que sua estrututura básica não sofreu alteração.
E é fácil de fazer, levou uns 15 minutos.

Os dois pot' MOD's, o da esquerda é o ideal:

Image

:ok

Sokol1
Matos

Post by Matos »

S!

:-D

Tinha pensado algo parecido com o esquema do "L" só que em forma de "U" passando pelos dois lados do pot. Talvez ficasse complicado e gerasse o mesmo efeito de alavanca que apareceu no primeiro modelo.

Uma outra mudança nessa parte seria em talvez calçar melhor a cabeça da haste do pot mais justa na cavidade do gimbal, assim a folga diminuiria e o movimento seria "mais instantâneo".

(to vendo que vou precisar fazer uma limpeza no ninho de fios que está na base do joy se eu quiser mudar para hall :lol:

No mais é comprar os sensores e testar.


Em tempo, posso comprar qualquer um dos dois (Honeywell SS495A ou o Allegro A1321EUA-T) que são funcionais para essa situação?


Matos
SP!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Matos,

Se voce cortar nos dois lados da placa de fenolite, vai ficar com o centro muito estreito, tendendo a quebrar só com o manuseio de montagem.
Em L já da um bom suporte para o imã.

Qualquer um dos sensores funciona com o BU0836, como o Honeywell é menos sensivel que o Allegro, vai precisar de um imã mais forte, de uns 800 gauss.

Sokol1
Matos

Post by Matos »

21_Sokol1 wrote: Qualquer um dos sensores funciona com o BU0836, como o Honeywell é menos sensivel que o Allegro, vai precisar de um imã mais forte, de uns 800 gauss.

Sokol1
VIXE!! Agora não entendi.
Imãs assim são "especiais"? tenho um monte aqui, fora aqueles de cabeçote de leitor de CD/DVD. Servem ou preciso comprar imãs também?

Para a aplicação no throttle também dá certo? (imã girando no eixo da alavanca e o hall parado na frente)

Matos
Post Reply