Idéias para um RUS (Joystick) D.I.Y. (homemade).
Não se preocupe com os numeros (seilá o que significam).
Os imãs de CDROm, HD são adequados.
Se precisar coloque dois dos de CDROM juntos, como nas fotos que postei.
No caso do throttle tera mais liberdade para colocar o imã, podendo usar o de HD que sendo maior tem campo magnetico de sobra.
Com relação a sua duvida sobre os varios sensores do mesmo tipo listados na Farnell, é que ela trbalha com vários fornecedores lá fora, por isso preços diferentes para um mesmo produto.
Sokol1
Os imãs de CDROm, HD são adequados.
Se precisar coloque dois dos de CDROM juntos, como nas fotos que postei.
No caso do throttle tera mais liberdade para colocar o imã, podendo usar o de HD que sendo maior tem campo magnetico de sobra.
Com relação a sua duvida sobre os varios sensores do mesmo tipo listados na Farnell, é que ela trbalha com vários fornecedores lá fora, por isso preços diferentes para um mesmo produto.
Sokol1
Doc,
Ficou invocado. Mas acredito que para montar isso no espaço disponível precisara de um relojoeiro...
vide: http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... 158#119158
Sokol1.
Ficou invocado. Mas acredito que para montar isso no espaço disponível precisara de um relojoeiro...
vide: http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... 158#119158
Sokol1.
Last edited by 21_Sokol1 on 14 Apr 2009 22:42, edited 2 times in total.
Grande Cmte. Sokol
Lá vem
O assunto do F-15 Suncom me interessa bastante até porque é um joy único em relação a algumas características.
O que vc acha de mover esse assunto para este tópico? http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... 158#119158
Desta forma lá completaria algumas informações e aqui não perderíamos o propósito do tópico que vc iniciou. :ok
Depois pode até apagar esse palpite meu. hehehe
Att. Doc
Obs* Vou começar uma joysticotomia nos pots do F-15 (Ah se meu paciente ouvir isso )
Lá vem
O assunto do F-15 Suncom me interessa bastante até porque é um joy único em relação a algumas características.
O que vc acha de mover esse assunto para este tópico? http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... 158#119158
Desta forma lá completaria algumas informações e aqui não perderíamos o propósito do tópico que vc iniciou. :ok
Depois pode até apagar esse palpite meu. hehehe
Att. Doc
Obs* Vou começar uma joysticotomia nos pots do F-15 (Ah se meu paciente ouvir isso )
- 41_Tche-Loko
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Trabalhei no gatilho duplo e resolvi colocar o joy na mão esquerda (empunhadura da potência).
Coloquei a chapa de aluminio para dar forma e poder visualizar o button box.
Coloquei a chapa de aluminio para dar forma e poder visualizar o button box.
Last edited by 41_Tche-Loko on 19 Apr 2016 19:46, edited 1 time in total.
- 41_Tche-Loko
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Usarei a suas palavras abaixo para explicar a alavanca.21_Sokol1 wrote: Já a alavanca saindo o throttle... boiei:-?
21_Sokol1 wrote: Edit - Uma ideia daquele manual de configuração de joystick do Jay Hall: Incorporar no joy um mini-stick para controle da visão, já que ele trabalha como um mouse, e tem mola para retorno ao centro.
Já vi isso em alguns Joy-MOD russos.
Sokol1
A intenção é essa.21_Sokol1 wrote: Gatilhos invocados, vão funcionar com de espingarda de caça, né?
- 41_Tche-Loko
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Pirou de vez!
Quer dizer que voce esta construindo um "mini-stick"?
Canibalizar um gamapede é mais fácil.
Quantos aos eixos:
Isso porque o avião real IL2 tem o freio numa alavanca no manche que é usado em conjunto com uma válvula no leme.
O resultado prático é igual ao "toe brake" com dois eixos.
No IL2 a mistura não é controlada por eixo, mas através de botões.
Pode ser colocada numa alavanca que acione um Encoder - fisícamente semelhante a um pot' - assim muda de 10 em 10%.
É possivel usar um eixo com pot' para acionar estes botões (+ e -) da mistura.
Mas precisarausar dois softwares adicionais, o GlovePie e o PPJoy (alguns micros se recusam a deixar este programa instalar, provavelmente devido a algo do rWindows fora do lugar).
Exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=VOVbocQsNEY
IMO - Muita dor de cabeça para um eixo de uso eventual, e com eixos faltando no controlador.
Já o passo da hélice é intessante se ter num eixo, e com uma alavanca própria. Mas verifique se seus aviões preferidos tem este comando manual, pois em vários é automático.
Ou usando encoder para o passo vai variar de 5 em 5%, mas devido ao grande numero de posições (21) fica inviavel de colocar numa alavanca, a não ser que use engrenagens alterando a relação do movimento da alavanca com o encoder.
Minha sugestão:
2 eixos no manche = X e Y
2 no pedal = leme e freio
1 no acelerador
1 passo de hélice
2 trim do profundor e trim do leme - comandos muito importantes no IL2, se possível use com potenciômetros multi-volta, o que permite uma trimagem fina.
Para a mistura - se o seu BU não reconhecer encoder, para isso precisa ter firmware com data de 12/07 ou posterior - idéia para um D.I.Y.:
No caso use uma engrenagem com diametro que permita a alavanca (de acionamento) andar uns 35 graus, pois os aviões que tem mais posições de mistura precisam de 7 cliques (0 a 110 de 10 em 10).
Ou optando pelo mini-stick (que precisara de software como o JoyToKey para emular movimento do mouse com seus eixos) coloque outro circuito USB no pedal.
Possível "doador" de um circuito com 3 eixos, barato:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rantia-_JM
Sokol1
Quer dizer que voce esta construindo um "mini-stick"?
Canibalizar um gamapede é mais fácil.
Quantos aos eixos:
O IL2 só reconhece um eixos para o freio, embora exista um tweak no conf.ini que cria um segundo eixo virtual, desde que não se acesse a aba Controls depois, ou ele é deletado.Tenho 8 eixos para usar.
3 no pedal
2 no grip
1 na manete de potência
Pergunto
Os dois restantes termino o mini-stick no joy esquerdo ou coloco mistura e helice?
Isso porque o avião real IL2 tem o freio numa alavanca no manche que é usado em conjunto com uma válvula no leme.
O resultado prático é igual ao "toe brake" com dois eixos.
No IL2 a mistura não é controlada por eixo, mas através de botões.
Pode ser colocada numa alavanca que acione um Encoder - fisícamente semelhante a um pot' - assim muda de 10 em 10%.
É possivel usar um eixo com pot' para acionar estes botões (+ e -) da mistura.
Mas precisarausar dois softwares adicionais, o GlovePie e o PPJoy (alguns micros se recusam a deixar este programa instalar, provavelmente devido a algo do rWindows fora do lugar).
Exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=VOVbocQsNEY
IMO - Muita dor de cabeça para um eixo de uso eventual, e com eixos faltando no controlador.
Já o passo da hélice é intessante se ter num eixo, e com uma alavanca própria. Mas verifique se seus aviões preferidos tem este comando manual, pois em vários é automático.
Ou usando encoder para o passo vai variar de 5 em 5%, mas devido ao grande numero de posições (21) fica inviavel de colocar numa alavanca, a não ser que use engrenagens alterando a relação do movimento da alavanca com o encoder.
Minha sugestão:
2 eixos no manche = X e Y
2 no pedal = leme e freio
1 no acelerador
1 passo de hélice
2 trim do profundor e trim do leme - comandos muito importantes no IL2, se possível use com potenciômetros multi-volta, o que permite uma trimagem fina.
Para a mistura - se o seu BU não reconhecer encoder, para isso precisa ter firmware com data de 12/07 ou posterior - idéia para um D.I.Y.:
No caso use uma engrenagem com diametro que permita a alavanca (de acionamento) andar uns 35 graus, pois os aviões que tem mais posições de mistura precisam de 7 cliques (0 a 110 de 10 em 10).
Ou optando pelo mini-stick (que precisara de software como o JoyToKey para emular movimento do mouse com seus eixos) coloque outro circuito USB no pedal.
Possível "doador" de um circuito com 3 eixos, barato:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rantia-_JM
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Gostei da sugestão, pois sempre viso o custo/benefício.21_Sokol1 wrote: Minha sugestão:
2 eixos no manche = X e Y
2 no pedal = leme e freio
1 no acelerador
1 passo de hélice
2 trim do profundor e trim do leme - comandos muito importantes no IL2, se possível use com potenciômetros multi-volta, o que permite uma trimagem fina.
Sokol1
Pretendo não usar outros software externos para fazer o projeto funcionar.
Quanto aos eixos, todos vão ter sensores hall.
Quais destes 3 (trins, passo hélice) é interessante ter na mão esquerda?
Tche_Loko,
Embora seja interessante usar só sensor HALL, para a trimagem eles complicam, pois vai ter um pequeno curso útil, dificultando trimar:
pouco movimento fisico, muita resposta.
Por isso o recomendavel são os pot's multi-voltas, assim da para trimar milimetricamente.
Todos os trins deve ficar à esquerda. Caso queira colocar algum na manete do acelerador coloque ao alcance do dedo polegar ou indicador, para conseguir um controle preciso.
Se for usar o pot multi-voltas coloque na base, com o knob de maior diametro que achar, ou fizer.
Edit- A ordem de importância os trins é:
Profundor
Leme
Aileron
Sokol1
Embora seja interessante usar só sensor HALL, para a trimagem eles complicam, pois vai ter um pequeno curso útil, dificultando trimar:
pouco movimento fisico, muita resposta.
Por isso o recomendavel são os pot's multi-voltas, assim da para trimar milimetricamente.
Todos os trins deve ficar à esquerda. Caso queira colocar algum na manete do acelerador coloque ao alcance do dedo polegar ou indicador, para conseguir um controle preciso.
Se for usar o pot multi-voltas coloque na base, com o knob de maior diametro que achar, ou fizer.
Edit- A ordem de importância os trins é:
Profundor
Leme
Aileron
Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 16 Apr 2009 22:23, edited 2 times in total.
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O BU0836 trabalha com pots de 1 a 100k:
De maior valor fica mais sujeito a inteferência.
De menor valor consome mais amperagem do circuito.
BTW-Potenciômetro linear, não serve logaritímico (para controle de som).
Sokol1
De forma geral tente usar entre 10 e 50 k.Any value from 1kOhm to 100kOhm will work fine. If you don't know where to start, get 10kOhm ones
De maior valor fica mais sujeito a inteferência.
De menor valor consome mais amperagem do circuito.
BTW-Potenciômetro linear, não serve logaritímico (para controle de som).
Sokol1