Como o assunto é relativo, abaixo um exemplo de modernização de HOTAS gameporte para USB com o BU0836,
made by me.
Um joystick CH F-16 Combatstick e um acelerador CH PRO Throttle - comprados separadametne no Mercado Livre por cerca de R$ 100,00 - ambos gameporte foram modernizados com um circuito USB BU0836.
Vale ressaltar que mesmo usados, os controles da CH estavam em bom estado, haja visto terem uma construção muito bem feita, em plástico reforçado com nylon, bem como usam ótimos potenciomentros, que foram reaproveitados.
Primeiramente os controles foram desmontados - o que é bem fácil - e removida a velha eletrônica para gameporte.
Depois de alguns ensaios descobriu-se que o BU0836 encaixava como numa luva na frente da caixa do joy, sendo necessário apenas abrir um furo quadrado para a passagem do cabo USB A/B. A fixação se faz com um dos parafusos originais do joy.
A seguir as trilhas dos PCBs dos HATs do joy e do Throttle foram removidas. Vide (1)
Fixado o BU0836 o próximo passo foi fazer a fiação para HATS e botões, antes colocando em um dos pinos de cada botões e HAT - 34 ao todo, um diodo 1N4148 para a formação da matrix de 6 x 6. A matrix, que significa que cada coluna (column) que sai do BU0836 vai o pino de 6 diferentes botões, bem como cada linha (row) vai para o pino que contem o diodo de 6 diferentes botões. Esta combinação permite, por exemplo que para ligar os 17 botões do throttle se use apenas 9 fios (6 colunas + 3 linhas) ao invez de 34 fios - dois para cada botão.
Como parte dos botões ficariam no joy e parte no acelerador, foi preciso fazer um cabo de ingerligação entre os dois, para isto foi usado parte do cabo original de gameporte do joy, que contem internamente 10 fios, dos quais foram usados 9.
Na frente do joy, onde saia o cabo original para a gameporte foi colocado uma tomada femea DB-15 para monitor, que contem os 5 pinos distribuidos em 3 linhas ao invez de 2 linhas da DB-15 de gameporte. Alem deste conector ser mais compacto, seu uso impossibilita uma conexão desavisada do acelerador em alguma gameporte, já que agora são incompativéis.
Paralelo ao cabo dos botões corre um segundo cabo, para ligação do potenciômetro do acelerador ao circuito. Este cabo é do tipo de cabo blindado para microfone tendo internamente duas vias envoltas numa malha, que no caso foi usada como fio para o sinal do terra. O uso de dois cabos se tornou necessário por ser virtualmente impossível encontrar, no comércio tupiniquim, um cabo com mais de 10 vias internas. Já vi um de 15 vias, mas era de um joystick Thrustmaster gameporte.
Para ligação dos potenciômetros dentro do joy usou-se cabo de som de CDROM, que é feito no mesmo princípio acima, alem disto tem uma tomada quadrada de 4 pinos que foi modificada para 3, encaixando perfeitamente nas posições de eixo do BU0836. Um cabo de CDROM da para ligar 2 pots. Como opção poderia ser usado o mesmo cabo de microfone usado no acelerador.
O HAT principal do joy era limitado mecânicamente a 4 angulos - pois este joy, com seus 2 HATs e 14 botões usava uma matriz 7x2 (14 posições) não podendo usar 2 botões simultaneamente, dai a limitação de angulos no HAT. Esta limitação era feita pela forma do furo do pino do HAT, meio quadrado, impedindo que este pino apertasse dois botões ao mesmo tempo, condição para se acionar os angulos intermediários (45, 135, 225, 215) do HAT. Bastou arredondar os furos que o HAT funcionou com 8 angulos.
Como a CH Products mantem uniformidade de peças em sua linha, os HATS e alguns botões do joy e do acelerador são modulares e intercambiáveis, com isso um botão acionado pelo polegar do joy trocou de lugar com um dos 4 HAT do acelerador, que devido a grande dimensão do manete (para mão de americano) era de difícil acesso. Alem disto esta troca melhorou os aspecto geral do joy, cujo design é estilizado no grip do caça F-16.
Este tipo de conversão é relativamente fácil podendo ser executado em um fim de semana, a parte mais "chata" é soldar a fiação da matrix de didos, pois depois de colocados meia dúzia de fios fica uma bela confusão. :-?
(1) Depois de soldada a fiação do joy, foi efetuado um teste e verificou-se a matrix estava com algum bug, pois ao ser acionados os botões 10 e 13 do HAT 3 apareciam os botões fantasma 7 e 16. Depois de uma semana de quebra-cabeça, desenhos e desenhos do esquema da matrix, tediosa checagem das ligações com um multimetro, descobriu-se o gremlin.
No HAT "importado" do acelerador havia uma minuscula trilha oculta sobre o grosso verniz do PCB passando pelo meio do HAT, ligando dois botões. Pela lei de Murphy, como este HAT tinha 3 botões interligados entre si numa linha, o botão isolado em outra linha tinha que ser ligado pela trilha oculta... unsure.gif Isso foi descoberto meio por acaso, como este botão - 13 - só era ligado numa linha, esta foi cortada, e apertando o botão 13 agora inativo, o botão 7 continuva a acender!!! Tinha que haver algum contato no PCB, riscando o verniz com um estilete o cobre da bendita trilha apareceu.
Fica ai lição para se testar com um multímetro possíveis ligações secretas entre botões antes de começar, pois procurar depois é uma bela dor de cabeça.
Resolvido este "pequeno!" problema, bastou plucar o novo HOTAS via cabo USB que é reconhecido automaticamente pelo ®Windows, como BU0836 interface, com HAT, 8 eixos - dos quais se usaram 4 - os restantes são automaticamente desabilitados pelo circuito, não aparecendo no P.de Controle>C. de Jogos - e 32 botões, destes ligados 30. Poderiam ter sido aproveitos os outros 2 botões e 4 eixos, mas o dono do Hotas é do tipo que quando compra carro novo não tira o plástico de proteção dos bancos...
O "novo" HOTAS Fenix USB:
Sokol1