WWII Trivia

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Para este negócio andar.

Pergunta # 70: Quando e qual foi a última missão do SVENO-SPB, bem como seu resultado?

Sokol1
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

21_Sokol1 wrote: Pergunta # 70: Quando e qual foi a última missão do SVENO-SPB, bem como seu resultado?

Não tenho certeza de que foi A ÚLTIMA, mas o bombardeio das pontes sobre o Dniepr em Zaporozhje em agosto de 1941 teve como consequência a perda de Stalingrado, fato admitido (e amaldiçoado) pelo marechal Erich von Manstein. Os alemães só consegueriam repará-las um pouco antes do outono de 43, quando já era muito tarde para mandar ajuda para Stalingrado.

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
31_CrossBones
Veterano
Veterano

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Desculpem pela "travada" na trívia senhores. Apenas pra efeito de pesquisa a resposta da pergunta 66 era Yak 2. Sendo assim o Bark estava com a razão......

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Não é esta, segundo minhas (obscuras - a divergencias quanto a data) fontes o alvo era no Danubio - seria tambem a mais famosa missão do SPB...

Sokol1
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Ah, sim, essa também foi em agosto de 41, no dia primeiro, portanto a outra seria melhor candidata para a última...

Essa ataque foi feito pelos ratas do Zveno sobre a ponte de Chernovodsk, sobre o Rio Danúbio. Os Pe-2 e os IL-4 tinham tentado, sem sucesso. Os I-16 jogaram e destruiram a ponte com bombas de 250lb (essa ponte era grande pra caramba, 140m no vão, dá pra pensar que tiveram lá sua sorte). Por ela passava um oleoduto essencial para os alemães, o que retardou o avanço deles nesse ponto do front.

Mas acho que a outra ação, embora menos famosa, teve um efeito muito maior sobre o curso da Guerra.

SP!
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Condor,
É, os dados sobre o SVENO-SPB são escassos e confusos.
Algumas fontes dão como eles tendo realizado so uma missão de sucesso...
E esta a que me referi como tendo ocorrido em 1943.... ???
Mas é Chernovodsk sim.

Bom, manda outra ai.

Sokol1
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Provavelmente há alguma confusão entre a atuação dos TB-3 e os Zvenos... Os TB-3,salvo engano, atuaram até 43, os Svenos teriam atuado até o fim de 41, quando a fábrica onde eram montados foi invadida por alemães (estranho que não a tivessem levado para longe do front...)...

Pergunta 71: Que tipo de avião, e vindo de onde, bombardeou primeiro Berlim na WWII?

Dica: estou falando de um avião, nao um reide deles...

SP!
LBR_Barkhorn

Post by LBR_Barkhorn »

28_Condor wrote: Pergunta 71: Que tipo de avião, e vindo de onde, bombardeou primeiro Berlim na WWII?

Dica: estou falando de um avião, nao um reide deles...

SP!
O primeiro avião a lançar bombas sobre Berlin foi um Farman 223.4, codigo "F-ARIN", da Aeronavale (Marinha francesa), que partiu de Bordeaux-Merignac,lançou 80 bombas explosivas e incendiarias sobre a fabrica da Siemens, em 6/7 de Junho de 1940. Era uma avião civil convertido, pintado totalmente de preto e sem "bomb bay", e seu nome era "Jules Vernes"...

foto do bicho:

Image
Last edited by LBR_Barkhorn on 09 Oct 2006 16:40, edited 1 time in total.
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Eita cabra arretado... não perde uma :-P

Estava esperando neguinho responder que foi Inglaterra :oops:

Faz a tua Bark :ok

SP!
LBR_Barkhorn

Post by LBR_Barkhorn »

Aquela foi razoavel, Condor... eu podia deixar o pessoal quebrar a cabeça um pouco... mas não se desapontem, deixo esta de presente

Pergunta 72 Após 3 combates aéreos envolvendo caças suiços e bomberdeiros e caças de escolta alemães que invadiram o espaço aereo suiço (com vitorias suiças nas 3 oportunidades), os os alemães tomaram uma medida inusitada.

- Qual foi esta medida?
- Qual foi a reação (ainda mais inusitada) dos suiços? :twisted: 8)
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Os suiços, assim como os Iuguslávos tinham Bfs...

Os suiços derrubaram 11 planes alemães, aí estes interviram diplomaticamente, para depois fazer mais ameaças... então os suiços resolveram não mais interceptar diretamente as violações do espaço aereo, escolhendo forçar os aviões intrusos a descer em bases suiças...
Hilter mandou sabotadores contra essas bases, mas sem sucesso...

Mais ou menos isso?

SP!
LBR_Barkhorn

Post by LBR_Barkhorn »

Parte da resposta esta correta, sim ;)

Hitler realmente mandou sabotadores contra estas bases, mas todos foram capturados antes de chegarem às bases... Então, a Suiça tomou uma atitude inusitada. Qual foi essa atitude?
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Xii, Bark, ou tuas fontes dá muito trabalho para cavar,ou você tem ela no papel, porque on-line a referência é sempre ao mesmo texto: TARGET SWITZERLAND, de Stephen P. Halbrook, que não faz referencias às contramedidas suiças à tentativa alemã de sabotagem dos campos de pouso... a única que me vem à cabeça é que passaram a permitir o pouso dos aviões aliados avariados em combate ...

:-? :-? :-?

SP!
LBR_Barkhorn

Post by LBR_Barkhorn »

Correto, Condor

A reação dos Suiços, após a captura dos comandos alemães, (o q, junto com a derrubada dos caças da LW, deu um baita boost no moral dos Suiços), foi pedir desculpa por ter abatido as aeronaves alemãs (que invadiram o espaço aereo suiço a mando de Goering), e, por medo de que a Luftwaffe iniciasse uma campanha de bombardeio maciço conta as cidades suiças, permitir que aeronaves da LW cruzassem os céus suiços e pousassem em campos de pousos suiços sem serem incomodados.
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Ah, bão, quebrei a cabeça procurando algum tipo de operação militar de revide... :D

Vou pensar numa difícil agora :twisted: ( Sera? :roll: )

SP!
Post Reply