WWII Trivia
Ok ok.. ja que desistiram aqui vai:
EL P38 "FANTASMA
Em 4 de Junho de 1943 um avariado B17 regressava do bombardeio para a ilha de Pantellaria. A tripulação se preparava para saltar de paraquedas, mas a aparição de um solitario P38 os animou a continuar. A tripulação mais tranquila diante desta escolta inesperada começou a jogar todo o peso extra, incluindo canhões e munição…mas de repente. O P-38 guspiu fogo por seus canhões e destruiu o bombardeiro. O único sobrevivente foi o tenente Harold Fisher.
Fisher foi resgatado e brigou com os pilotos de caça por esse ato criminal, ao sugerir este abate por “fogo amigo”.
Não era um amigo…umas semanas antes um P38 com pouco combustível e desorientado realizou uma aterrissagem de emergencia em Sardinia. O piloto foi capturado antes de destruir o avião. Um piloto italiano, o tenente Guido Rossi sugeriu usar o avião para atacar bombardeiros americanos.
Seu plano era esperar que realizassem os ataques e então “escoltar” os avariados, estariam mais confiantes e seriam presa fácil, esse ao menos não voltará a bombardear. Com esta técnica derrubou varios bombardeiros sendo Fisher o único sobrevivente. E até akela data, nunca se foi pensado que as perdas eram ocascionadas por fogo amigo.
Quando Fisher contou a historia iniciou o pânico entre os tripulantes, não se acreditava em nenhum P38. Fisher sugeriu fazer uma armadilha á Rossi, usando a versão escolta do B17, o YB-40, cheio de metralladoras. Ele voou algumas missões fingindo estar regressando por problemas, mas não aparecia o P38 fantasma.
Com o tempo o serviço de inteligencia identificou o piloto e descubriram que sua esposa estava na Italia ocupada pelos aliados, em Constantine. Um artista pintou seu retrato no nariz do avião de Fisher e o batizou como a mulher de Rossi: GINA.
Em 31 de Agosto bombardearam Pisa, e Fisher foi atingido em dois motores por caças inimigos, mas desta vez, não estando fingindo estar danificado, ficou atrás da formação. De repente aparece um solitario P38…
O P38 tentava contato pelo radio interessado em saber o estado do avião, como havia feito antes. Rossi de repente notou a peculiar “nose art” do avião, Fisher não sabia se se tratava de Rossi , então começa um diálogo com Rossi, sobre Gina de Constantine, disse que era amigo dela, e por isso a dedicou o avião. Quando se aumentou o tom da conversa Rossi abre fogo e Fisher ordena responder com todos los canhões, ambos os aviões estão avariados, e num último esforço em plano kamikaze Rossi tenta coledir com Fisher mas perde o controle e cai na agua, mas sobrevive. Mais tarde se torna prisioneiro e Fisher é condecorado com a DFC. Ao término da guerra Fisher moreria na ponte aérea Berlim. E entre as pessoas que assistiram seu funeral estava Rossi, talvez para assegurar-se de que Fisher não voltaria a Constantine….
http://www.forosegundaguerra.com/viewtopic.php?t=4535
EL P38 "FANTASMA
Em 4 de Junho de 1943 um avariado B17 regressava do bombardeio para a ilha de Pantellaria. A tripulação se preparava para saltar de paraquedas, mas a aparição de um solitario P38 os animou a continuar. A tripulação mais tranquila diante desta escolta inesperada começou a jogar todo o peso extra, incluindo canhões e munição…mas de repente. O P-38 guspiu fogo por seus canhões e destruiu o bombardeiro. O único sobrevivente foi o tenente Harold Fisher.
Fisher foi resgatado e brigou com os pilotos de caça por esse ato criminal, ao sugerir este abate por “fogo amigo”.
Não era um amigo…umas semanas antes um P38 com pouco combustível e desorientado realizou uma aterrissagem de emergencia em Sardinia. O piloto foi capturado antes de destruir o avião. Um piloto italiano, o tenente Guido Rossi sugeriu usar o avião para atacar bombardeiros americanos.
Seu plano era esperar que realizassem os ataques e então “escoltar” os avariados, estariam mais confiantes e seriam presa fácil, esse ao menos não voltará a bombardear. Com esta técnica derrubou varios bombardeiros sendo Fisher o único sobrevivente. E até akela data, nunca se foi pensado que as perdas eram ocascionadas por fogo amigo.
Quando Fisher contou a historia iniciou o pânico entre os tripulantes, não se acreditava em nenhum P38. Fisher sugeriu fazer uma armadilha á Rossi, usando a versão escolta do B17, o YB-40, cheio de metralladoras. Ele voou algumas missões fingindo estar regressando por problemas, mas não aparecia o P38 fantasma.
Com o tempo o serviço de inteligencia identificou o piloto e descubriram que sua esposa estava na Italia ocupada pelos aliados, em Constantine. Um artista pintou seu retrato no nariz do avião de Fisher e o batizou como a mulher de Rossi: GINA.
Em 31 de Agosto bombardearam Pisa, e Fisher foi atingido em dois motores por caças inimigos, mas desta vez, não estando fingindo estar danificado, ficou atrás da formação. De repente aparece um solitario P38…
O P38 tentava contato pelo radio interessado em saber o estado do avião, como havia feito antes. Rossi de repente notou a peculiar “nose art” do avião, Fisher não sabia se se tratava de Rossi , então começa um diálogo com Rossi, sobre Gina de Constantine, disse que era amigo dela, e por isso a dedicou o avião. Quando se aumentou o tom da conversa Rossi abre fogo e Fisher ordena responder com todos los canhões, ambos os aviões estão avariados, e num último esforço em plano kamikaze Rossi tenta coledir com Fisher mas perde o controle e cai na agua, mas sobrevive. Mais tarde se torna prisioneiro e Fisher é condecorado com a DFC. Ao término da guerra Fisher moreria na ponte aérea Berlim. E entre as pessoas que assistiram seu funeral estava Rossi, talvez para assegurar-se de que Fisher não voltaria a Constantine….
http://www.forosegundaguerra.com/viewtopic.php?t=4535
Ah, mas desde quando Pantelaria fica no Pacífico :-?
Quando ao P-38 capturado realmente existiu, e chegou a abater um B-17, mas a má qualidade da gasolina italiana danificou os tanques de combustível, deisando-o inoperável.
Já esta estória de YB-40, Gina... é FAKE, coisa cabeça do autor Martin Caidin's, que tambem andou inventando na sua biografia de Saburo Sakai, o qual não recebeu um centavo pela publicação da mesma.
Quando ao P-38 capturado realmente existiu, e chegou a abater um B-17, mas a má qualidade da gasolina italiana danificou os tanques de combustível, deisando-o inoperável.
Já esta estória de YB-40, Gina... é FAKE, coisa cabeça do autor Martin Caidin's, que tambem andou inventando na sua biografia de Saburo Sakai, o qual não recebeu um centavo pela publicação da mesma.
Sokol1There was a "Italian P-38 vs B-17 battle" that actually occurred during WW2, but as for the story recounted in Fork-Tailed Devil, that one's absolute 100% fiction. It never happened, at least as Caidin embellishes it. There was no Italian ace named Guido Rossi among the 123 Italian aces of WW2, the dates don't match up, I'm not aware of any YB-40 being sent to the M.T.O., the actual Italian P-38 was grounded, not shot down, etc... What actually happened to inspire Caidin's story is just as remarkable without the embellishments.
On June 12, 1943, a USAAF P-38G, while on a flight from Gibraltar to Malta, suffered compass problems and landed by mistake at Capoterra, Sardinia. The Lightning was painted in Italian markings, and transferred to the Italian Test Center at Guidonia. On August 11, 1943, chief test pilot Col. Angelo Tondi used the P-38 to intercept USAAF bombers on their way to attack targets in central Italy. Tondi shot down a B-17F, "Bonnie Sue", of the 419th BS, 301st BG. This was the only successful interception achieved by the P-38G, which was soon grounded due to the poor quality of Italian gasoline, which corroded the fuel tanks. I believe that this is the only documented example of a captured US fighter being used to shoot down a US aircraft during WW2.
Ate onde sei, o YB-40 foi testado em combate mas não entrou em operação pois como era uma aeronave de escolta, só conseguia acompanhar a formação até a hora do lançamento das bombas.
Uma vez que as bombas eram lançadas, a formação mais leve ganhava mais velocidade, mas o YB-40 não podia lançar fora a sua munição e ficava para trás. Por isso não entrou em operação regular.
Uma vez que as bombas eram lançadas, a formação mais leve ganhava mais velocidade, mas o YB-40 não podia lançar fora a sua munição e ficava para trás. Por isso não entrou em operação regular.
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