Idéias para um RUS (Joystick) D.I.Y. (homemade).

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Post by 41_Tche-Loko »

dr_aviador wrote:Bueno Tche?

E aí chegou teu presente de páscoa? ;)

Bom trabalho Cdt :ok

Att. Doc
Chegou semana passada e não vejo a hora de colocar ele pra funcionar.

Chegou os sensores da farnell??

Um abraço!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

... percebi que era mais simples para mim não montar os PCBs.
É o que eu digo, em joysticks a matrix em PCB só serve para aumentar a quantidade de fios. :D

Sokol1
NiltonAC

Post by NiltonAC »

NiltonAC wrote:

Sokol,

peguei o lay-out pronto do Mjoy16, pois não tenho mais a paciência de outrora para rotear trilhas.
No caso do Mjoy8, eu coloquei o circuito em uma caixinha em separada.
O contato dele está abaixo:
Hildomar Nicchio
hildonicchio arroba gmail ponto com
página do ML:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... presso-_JM

Eu pedi 5 placas só do Mjoy16, sem a matriz.

Quando chegar as placas (imagino que deva demorar umas 2 semanas) posto os comentários sobre elas.

[],s

Ronin
S!

As placas chegaram hoje 07/04 (6 dias após pagamento).
Fiquei satisfeito tanto com a qualidade da placa quanto com a velocidade do serviço.


[],s

Ronin
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Post by 41_Tche-Loko »

Imagens do grip atualizado:

Image

Image

Image

Image

Image
Last edited by 41_Tche-Loko on 19 Apr 2016 19:42, edited 1 time in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Tche_Loko,

Lembre-se que voce precisara de um sistema de mola(s) para manter o grip ccentralizado.
O mais inovativo nesta área é o uso de dampers hidráulicos a exemplo da Tarmac Aces, e alguns protótipos russos.
Isso permite manter a alavanca manter a posição que for deixada, funcionando como um trim.

Alias esse método de trimagem foi a proposta inicial - da qual participou o Oleg Maddox - que levou a criação da base universal da Tarmac Aces.

Desconheço como implementar isso num joy D.I.Y. :-?

Edit - Uma ideia daquele manual de configuração de joystick do Jay Hall: Incorporar no joy um mini-stick para controle da visão, já que ele trabalha como um mouse, e tem mola para retorno ao centro.
Já vi isso em alguns Joy-MOD russos.

Um gamepade "fornece" dois deles, lembrando que usam eixos.

Image

Se não for usar Rudder Pedal um mini-stick deste ao alcance do "dedão" da mão esquerda fica bom para controlar o leme,
ficando mais preciso - segundo o J.Hall - do quer "desmunhecar" com o pulso direito. :-P

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 08 Apr 2009 12:27, edited 2 times in total.
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Post by 41_Tche-Loko »

O sistema de centralização do grip vai ser com mola.
Quanto o uso damper hidráulico pode ser confortável de navegar, mas um empecilho no combate(imagino).

Achei interessante incorporar no joy um mini-stick para controle da visão.
Vou quebrar a cabeça para adaptar na mão esquerda.
Obs: Pretendo utilizar todos os eixos com sensor hall

Futuramente quero construir o pedal com 3 eixos, direcional e freios.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Quanto o uso damper hidráulico pode ser confortável de navegar, mas um empecilho no combate(imagino).
De um olhada neste vídeo, do sistama com damper "in action":

http://www.valiant-studio.eu/tarmac/htm ... n.php?id=4

;)

Sokol1
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Post by 41_Tche-Loko »

Pelo video percebe que o grip oferece uma resistência ao movimento,
onde precisava maior precisão(ataque) ele usou as duas mãos.

Deve cansar o braço se passar muito tempo em acrobacias.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Pelo video percebe que o grip oferece uma resistência ao movimento,
onde precisava maior precisão(ataque) ele usou as duas mãos.
Na verdade eu acho que é o contrario - basedo nos relatos de quem comprou - o sistema com damper aliado ao manche alogado da uma sensação de falta de peso ao joy, tipo um M$ sidewinder com os motores do FF desligados.
Deve cansar o braço se passar muito tempo em acrobacias.
Cansar o braço é o Tm HOTAS Cougar, as molas dele exigem uns 2 kg de força nas diagonais. :joy

;)

Edit-Coincidentemente um cara postou isso hoje no UbbiZ00:
I saw the video on the Tarmac aces site of the guy flying with the KG13 stick.

Basically it's got a long shaft, and the pilot was moving it with small millimetres of movement, in just the same way I saw in a video of an ex luftwaffe pilot trying to fly this sim - i.e. movements with fractions of an inch.

Our desktop 6 inch shaft joysticks being whacked back and forth will never really do the job.
Resta saber como esse "ex-luftwaffe pilot" se saiu neste sim (IL2)

;)

Sokol1
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Bah... Sokol

Essa montagem com "damper" não é nada fácil. Ainda mais numa base compacta. E como vai dimensionar a pressão da reação e velocidade de vasão ? :pensa:
(Tecla SAP gauchês ON) Pode ficar igual palanque em banhado. hehehe :joy

Tche Loko, e ae guri ?

Já recebí o chip da "alegria" :D na semana passada da Farnell logo depois dos teus.

Ficou muito bom o teu trabalho com resina. Quando eu chegar na etapa da caixa do painel, quero uma ajuda sua.

Abraços Cmtes.
Matos

Post by Matos »

S!

Senhores, vendo toda essa movimentação me animei em entrar nessa "era" Hall Sensor. :D
Poderiam me indicar os mais adequados para aquele projeto meu com o F/X-15 e o futuro Throttle dele? (BU0836)
Quanto aos imãs, tenho alguns daqueles de drives de CD/DVD.


SP!

Matos
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Matos,

Os sensores HALL que tem sido usados pela comunidade DIY são os Honeywell SS495A ou o Allegro A1321EUA-T, este último segundo o Julian da Austrália mais sensível, e é mais barato na Farnell, e geralmente mais disponível.

Mas antes de comprar sugiro que voce estude como vai colocar o sensor HALL no Suncom F-15 pois aquele sistema de disco oscilante mais potenciometro deslizante, complica e muito a coisa.

O Gran Bichuus do forum X-Plane colocou no f-15 dele, perguntei como foi feita a instalação, se tinha fotos, mas ele saiu pela tangente... :oops:
Pergute lá, pode ser que ele "entregue o ouro".

Eu tentei transformar um daqueles pots num suporte do ima, colocando o ima dentro da caixa do pot, se movendo com a alavanca dele bastaria instalar o sensor HALL na frente.
O problema é a caixa metálica do pot, o imã é atraido por ela e chega a entortar onde esta preso dificultando o movimento... Resumindo não deu certo. :sad:

As pilhas da minha camera pifaram, ou colocaria umas fotos do que fiz.

Tem uns caras do Esquadron69 espanhol doidos para saber como colocar o HALL no F-15. Caso vizualize um metódo de a dica para eles. ;)

Já no Throttle é simples; prenda o imã no eixo e na sua frente a ~1/2mm coloque o HALL. O segredo é coincidir o centro eletrico do HALL (2,5V) com a alavanca do throttle no meiodo curso, isso voce faz variando a distancia entre o HALL e o imã e sua altura em relação ao centro do imã.

Sokol1
Matos

Post by Matos »

21_Sokol1 wrote:Matos,

Os sensores HALL que tem sido usados pela comunidade DIY são os Honeywell SS495A ou o Allegro A1321EUA-T, este último segundo o Julian da Austrália mais sensível, e é mais barato na Farnell, e geralmente mais disponível.

Mas antes de comprar sugiro que voce estude como vai colocar o sensor HALL no Suncom F-15 pois aquele sistema de disco oscilante mais potenciometro deslizante, complica e muito a coisa.

Eu tentei transformar um daqueles pots num suporte do ima, colocando o ima dentro da caixa do pot, se movendo com a alavanca dele bastaria instalar o sensor HALL na frente.
O problema é a caixa metálica do pot, o imã é atraido por ela e chega a entortar onde esta preso dificultando o movimento... Resumindo não deu certo. :sad:

As pilhas da minha camera pifaram, ou colocaria umas fotos do que fiz.

Tem uns caras do Esquadron69 espanhol doidos para saber como colocar o HALL no F-15. Caso vizualize um metódo de a dica para eles. ;)

Já no Throttle é simples; prenda o imã no eixo e na sua frente a ~1/2mm coloque o HALL. O segredo é coincidir o centro eletrico do HALL (2,5V) com a alavanca do throttle no meiodo curso, isso voce faz variando a distancia entre o HALL e o imã e sua altura em relação ao centro do imã.

Sokol1
S!

O "segredo" é fazer o imã girar diante do hall, não é?
Se assim for, já andei dando uma olhada no F-15 que eu tenho desmontado aqui e imaginei uma maneira, mas não sei direito como funciona o hall, portanto não sei se é funcional.
Caso sim, faço um diagrama do que imaginei e coloco aqui para conferirem e corrigirem :D

Alguma loja em especial para comprar os sensores?

SP!
Matos
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Essa montagem com "damper" não é nada fácil. Ainda mais numa base compacta.
Pois é Doc, o único damper mais ou menos barato que achei por aqui é o da direção de Fusca, mas é um baita trambolho...

Exemplo de solução com este tipo de damper:
http://forum.sukhoi.ru/showthread.php?t=46594

Provavelmente a Base Universal da Tarmac Aces tem um damper compacto, desenhado especificamente.

Um joy com damper ao invez de molas seria o ideal para o sistema de trimagem do Black Shark.,,

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Matos,

O imã pode girar ou "andar" na frente do HALL - acho que este seria o caso do F15. Dependendo do moviemento varia a curva de resposta, para um joystick quanto mais linear melhor.

Image
Image
Image
~Alguma loja em especial para comprar os sensores?
www.farnell.com.br
Last edited by 21_Sokol1 on 09 Apr 2009 14:41, edited 1 time in total.
Post Reply