Volksario,
Eu diria que um Cougar é para quem quer um joystick com aparencia realistica - e não se importa em pagar o preço.
O ideal comprando um é fazer as modificações sugeridas na Frugalsworld para corrigir seus bugs: novo gimbal (cruzeta) com rolamentos UberNXT (~400U$), sensores hall CubPilot (~150AUD).
Exemplo, recente no forum CheckSix de folga no mecanismo do Cougar:
Veja aqui a lista dos problemas do Cougar e possíveis soluções:
http://cougar.frugalsworld.com/mods.php
Tem gringo que gastou 850U$ para deixar o seu nos conformes.
O problema, aqui no "resto do mundo" é a dificuldade de comprar tais peças e o absurdo de imposto que incide em cima...
Vale lembrar que por ser replica 1:1 de modelo militar (para ser usado por mãos de gringo com luvas) é bem grande, podera ter dificuldade em alcançar o HAT1. Seu sistema de mola é pesado, requerendo uma certa força para mover, principalmente na diagonal, quando as molas dos eixos X e Y trabalham simultaneamente.
Pelo preço talvez fosse melhor comprar um HOTAS da CH, que tambem é caro, mas tem tradição de extrema durabilidade (tem gente usando modelos comprados em 97/98), ótimo suporte pós venda, peças de reposição,e o mais poderoso software de programação da categoria.
Já o X-52 é o melhor custo/beneficio em materia de HOTAS, ja que se compra nos EUA por ~100U$. Da ate para importar diretamente, deve sair por uns ~600R$, já que nenhuma loja nacional tem. Na página da Saitek é listado um representate no Brasil, de São Paulo, mas o email retorna.
Diria que o X-52 é mais adequado que o Cougar para o IL2s, já que tem controles rotativos e deslizante no throtle que podem ser usados para trimagens, flaps...
O X-52 usa o tracidiconal sistema de mola única e cone da Saitek, com força de movimentação igual nos 360 graus, na posição do centro da uma "encaixada", ou seja para tirar da posição de repouso voce tem que fazer um pouco mais de força, que a principio pode gerar overcontrol, mas com o tempo voce acostuma.
Uns dizem que a mola é muito leve, mas já surgiram modificações de usuários, faceis de implementar (discos de plásticos comprimindo a mola) para endurecer. O ideal seria que este sistema tivesse o apoio superior da mola regulavel em altura, para ficar a gosto do freguês (O X-45 tem uma mola considerada muito dura, surgiram mods para aliviar a carga da mola...).
Existe um mod para o X-45 feito na Hungria que substitui o tubo central de plástico por um de metal, e o cone de plástico por um de metal com rolamento, custa cerca de ~20U$. Facil para um torneiro local fazer, vide o de um usuário do Falcões da Noite para X-45 postado aqui neste forum.
Obviamente um mod se tornaria necessário quando o joy tiver uso acumulado (2 anos...?) e apresentar folgas neste sistema (desgaste provocado pelo atrito do cone com o tubo). No X-52 o tubo é de metal, o cone de plástico - que eventualmente poderia ser substituido por um de metal com rolamento.
Sugiro aguardar a entrada no mercado do X-52 PRO metal, prevista para este fim de ano -
http://www.saitek.com/uk/prod/x52pro.htm pois se trata de uma versão aperfeicoada do X-52, com melhorias no MDF e acabamento mais sóbrio. Algumas lojas online já o colocaram em pré-venda.
Se quiser dar uma olhada aprofundada no X-52 (até por dentro) veja estas fotos da Saitek.ru (Se quiser traduza o texto para ingles com o Babelfish):
http://www.saitek.ru/other/x52inside/
FYI - Embora provavelmente seja estranho falar em mod de josytick aqui no Brasil - já que se gosta de "ter original", isto é relativamente comum na comunidade internacional, até porque até hoje não foi criado um modelo perfeito. Encare como "tunar" autos.
Boa sorte na sua compra.
Sokol1