Tempos atras vi no M.Livre um joystick CH Flighstick com conector ADB (antigo) para MAC, à venda por ~R$ 45,00.
Recentemente lembrei dele, e comprei por R$ 30,00 de uma empresa de fotografia.
Estado de novo, provavelmente ficou esquecido em alguma prateleira por anos.
Pelo que me recordo a importadora que trabalhava com a CH parou de trazer por volta de 99/2000.
Estava interessado nos 3 potenciometros CTS de 50k que tem no joy, visto que cada um custa U$ 9,95 (Em Vista, California) e no HAT que nos joy CH são modulares - na maioria dos joy o HAT faz parte de uma placa de circuito no topo do manche - para usar em algum "FrankStick".
Como o joy estava novo, tem eixos X, Y, acelerador, HAT e 4 botões, uma ergonometria razoavel, sem precisar muita ginastica com o dedão como se vê alguns joys resolvi testa-lo. Removi a placa de circuito da base e o cabo com o tal conector ADB - que parece um PS2.
Um joy Clone Thunder de pouca utilidade foi para o "altar do D.I.Y.", onde seu coração foi arrancado com um punhal de sacrificio feito de obsidiana...

Devido ao formato em L do circuito USB foi preciso instala-lo inclinado na base do Fligstick, fixando com cola quente.

Para evitar que os fios do cabo USB se rompessem da placa, pois são bem frageis, tratei de amarrar a ponta destes fios na placa de circuito, usando um dos furos para parafuso, antes que terminasse com alguns fios soltos e sem saber para onde iam. :pensa:
De resto foi mapear como refazer a fiação interna para os botões e HAT e as correspondentes soldas.
Testado no IL2 se mostrou muito suave e preciso, embora analizando sob o DXTweak2 se vê que o circuito USB tem o mesmo defeito mostrado em alguns Clone Cobra: a leitura do potenciometro é interrompida antes do manche chegar ao final do seu curso, isto é mais visivel no eixo X e no acelerador. Limitação do circuito Ching Ling de U$ 3.

Assim que a preguiça deixar vou testar com um Mjoy.

Por hora vou usando, pois meu "DNA" já não combina mais com força necessária para usar o TMF22PRO. :joy
Pena que tais pechinchas - bons joys dos anos 90, obsoletos em circuito mas com ótima mecânica/pots - sejam cada vez mais raros, estão sumindo até do eBay.
Imagino que eu tenha um dos poucos, se não o único CH Force FX vendido no Brasil numa Fenasoft. Ganhei.
Sokol1