Bodenplane perto o Tobruk é até "barato", R$ 209,99
Bom, o update 5.0 melhorou algumas coisas no CloD Blitz(aster).
- As cores e os gráficos estão ligeiramente mais suaves, deve ser devido ao no Antialising.
- Pequenas mudanças na interface a deixaram menos confusa, porem longe da interface do 1946, pois é mais feia, limitada e confusa.
Depois que repeti em 99 postagens ao logo dos últimos 5 anos resolveram me ouvir em algumas coisas:
- Ocultaram os comandos inúteis, para motor # 3,4... 8 que nenhuma aeronave do CloD tem mais que dois motores, o que reduziu os comandos em Aircraft em ~30%.
- Renomear comandos com nomes sem sentido:
*O primeiro dos dois comandos "External view" nada tinha ver com F-2 External View finalmente foi renomeado para "Release position" (eu tinha sugerido: "Leave aircraft for AI control", mas esta bom, este comando é diferente de AI autopilot.
* Toggle selected engine... (for what?) mudou para "Start selected engine".
Parece bobagem, mas a quantidade de gente que postava perguntado qual comando para ligar motor era significante, e o mais insólito é que mudar estas coisas só requer usar o Notepad por uns 5 minutos... mas levou ~5 anos.
Agora quando carrega uma missão, na tela do FLY não tem mais o botão Loadout, que antes esvtava lá mas não permitir ajustar nada, então só servia para reclamações de que não funcionava - essa foi uma
"varrida para debaixo do tapete" bem vinda..
Dizem que o Loadout em Options > Plane agora funciona, mas continua com a mesma interface, ou seja confusa para salvar ajustes.
O som das armas, ex. Spitfire mudaram novamente... para pior, para não variar (o melhor foi do 3.57), ou os "peidinhos" da Mg-17 do Bf 109 no vídeo Sands of Time acima.
Os efeitos de fogo, explosões estão mais exagerados (que o Blitz), na minha opinião tentaram imitar o BO'x/War Thunder neste quesito mas as limitações do engine não suporta, e estragaram uma das coisas que o CloD tinha bem feito, e tinha sido mantido até o 3.57.
Aquele spray do vazamento de líquidos do CloD original agora é um fila de puf's de fumaça...
"Saw ammo".
Outro exemplo de "varrido para debaixo do tapete" ao invés de corrigido, é ordem "Free Hunt" para waypoint no FMB , que agora é apenas uma cópia da ordem "Attack Fighters".
O problema é que como não havia instruções de como funcionava, os mission marker tinham duvidas se realmente funcionava. É que requeria uma diferença de altitude entre o caça atacante e a vítima - tal qual os Alemães faziam na B of B, vide Nicolson Victoria Cross; para a AI engajar.
Os benditos comandos do radio agora funcionam, e tiveram algumas adições, mas longe do que foi planejado inicialmente para o CloD, de qualquer forma são melhores que os limitados do Bo'X.
A AI, apesar de mudanças, continua a mesma, hora convincente, hora desanimadora.
Infelizmente, o que poderia gerar algum sucesso comercial para o Tobruk, requerimento necessário para que aja novas adições, seria uma melhoria do conteúdo Single Player - o que involve uma AI melhor, mas continua o mesmo de sempre (pouco e ruim).
MP venderá algumas dezenas de cópias, fará um certo "sucesso" devido ao novo mapa/aviões por um mês ou dois e logo volta "Tudo como dantes, quartel general em Abrantes", tal como no caso do Blitz(astre).