Suncom F-15 + BU0836 + sensor HALL

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21_Sokol1
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Suncom F-15 + BU0836 + sensor HALL

Post by 21_Sokol1 »

Como tem uns gringos me perguntando sobre como converter o Suncom F-15 usando o Bu0836, fiz um mapa para ligar os botões e HATS no Bu, aproveitando ao máximo as trilhas do PCB original:

Image

Editado: Esqueci de uma das colunas. Reposicionados os diodos :-P

- É necessário fazer apenas dois cortes (interrupções) nas trilhas, e colocar quatro jumpers (pontes) entre pontos (pads) no PCB para adequá-lo à Matrix do Bu0836.

O diodos serão colocados no outro lado do PCB, na entrada dos fios relativos as colunas (Collumn), sendo necessários 6 diodos, que podem ser cobertos com "heat srink".

Assim serão necessários apenas 9 fios subindo da base para a empunhadura (Grip), 6 para as colunas (Collumn) e 3 para as linhas (Row).

E mais dois fios ( ~+3v e terra) caso queira ligar o LED que fica junto dos HATS.
Neste caso os fios irão diretamente para os pads onde o LED esta soldado.
Eu não vejo utilidade para o LED... Mas gosto é gosto. :-P

A posição do botão 8 ( S8 ) pode ser usado para um segundo estágio no gatilho, ou para um "Paddle Lever" (alavanca tipo freio para o dedo mínimo), ou deixar para usar em outro lugar...

DICA: Quem for desmontar um F-15 não remova os fios que descem do grip para a base, pois passar outros fios através do eixo com ponta em L não será nada fácil, os fios originais são mais do que suficientes para as novas ligações aqui descritas. ;)

Tópicos com informação relacionada:

Joystick DIY com cardã automotivo:
http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... ic&t=15122

Conversão de Suncom F-15 com BU0836, por Matos:

http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... ic&t=15052

Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Image

Lembrei de umas fotos de um pot Suncon desmontado que tirei anos atrás.
O comprimento interno da caixa de metal é uns 30mm e a sua largura ~6mm, profundidade ~10 mm, mas veja que a peça e U onde vai o pino com bola ocupa quase todo espaço interno. A peça onde estão as pistas tem um formato de um H deitado sobre a qual desliza o U e esta peça é que mantem tudo no lugar e deslizando.

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Post by 21_Sokol1 »

Até o momento a solução mais prática para colocar o imã no pot original - de forma a aproveitar seu mecanismo de acionamento - foi esta:

Image

Desmonte o pot, e na lateral da peça em U que é acionada pelo pino com bola, faça um rebaixo de forma a colar uma peça em L, que pode ser por exemplo, uma tira de alumínio de 1-2mm de espessura por 5 de largura, saindo uns 5/10 mm para fora da caixa - no lugar desta peça de madeira da foto abaixo - o alumínio é mais resistente estruturalmente, fácil de dobrar e pela menor espessura, exige menos modificações nas peças do pot'. Veja que o L tem que ficar embutido na paça em U para encaixar corretamente na caixa de metal do pot'.

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Na peça de fenoline que cobre o fundo do pot - onde fica as trilhas resistivas originai, faça um corte na lateral, de forma a permitir que a alavanca em L se mova livremente para frente e para trás.

A idéia e mexer o menos possivel na estrutura original do pot'.

Sokol1
Matos

Post by Matos »

S!

Comprei na Farnell os da Alegro e já chegaram. :D

Agora é só fazer a cirurgia no pot e testar pra ver como fica.
Tentarei fazer isso no final de semana.


SP!

Matos
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Post by 21_Sokol1 »

Bem, aproveitar as trilhas originais significa inverter a posição dos diodos em relação aos switchs - colocar antes ao invés de depois, o que demanda testes para ver se funciona...

Apelei, "passei a faca" na trilha comum nos HATS e coloquei os diodos no lado oposto, atravessando o PCB (fiz dois furos) ligando nesta trilha interrompida, que assim vai direto para a linha (row) 6.

Image

Estou pensando em tirar este micro switch - com um pequeno botão de acionamento - que tem perto do HAT1, já que no manche original não tem isso, e coloca-lo embaixo, num "paddle" como tem no original.

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Post by 21_Sokol1 »

Mais um "abacaxi" descascado, coloquei dentro do gatilho o micro-swtich para servir de gatilho 2. Tive que improvisar duas molas, uma para dar pressão ao gatilho, e outra que aciona o gatilho2 e continua fletindo até acionar o gatilho 1.

Image

O chato é que o movimento original do gatilho é uns 2mm, e fica tudo debaixo do PCB, assim tive que aumentar este movimento, diminuindo a altura do acionador original e aumentando o retorno do gatilho, imagino que ficou com uns 6 mm, da para diferenciar bem o click do primeiro gatilho com o segundo.

Image

Um toque leve aciona o primeiro, a seguir a uma resistência, apertando com mais força aciona o segundo.

Sokol1
Matos

Post by Matos »

S!

Sokol, qual o imã de leitor de cd que você se referiu?

Estou com um leitor desmontado aqui e tem dois imãs.. (três aliás)
dois em forma de arroela, e um que fica em volta da bobina que faz o cd girar literalmente.
é algum desses ou nenhum?

Depois posto as fotos do que tenho aqui.

Valeu
Matos
SP!
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Post by 21_Sokol1 »

Matos,

Nenhum. :)

É o seguite, pegue o conjunto LASER, vá desmontado com cuidado e vera que de cada lado da lente tem dois imãs embutidos em bobinas, tem aproximadamente 3x5x6mm.

Observe nesta foto, tem dois imãs colados num pedaço de tubo de caneta 'Bic', para funcionar rodando em volta do HALL, no lugar de um pot de um Clone Cobra:

Image
BTW - Na montagem acima faltou "caneta", só tinha este pedaço e não achei outra para "encurtar". O ideal é que o imã tenha apoio em toda a area.

Para substituir pot' rotativo este arranjo funciona muito bem, testei no 'gimbal' do Cobra, usando um Mjoy16.

Aproveite e veja se este drive de CDROm não tem a chave (ON)-OF-(ON) azul que falei.

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Post by 21_Sokol1 »

Um dos pots já MODificado, funciona, testado no rWindows ligado num Mjoy16.
Uma coisa curiosa é que é preciso que o HALL passe dos limites do imã, ou senão a leitura vai até certo ponto e inverte o sentido.

Esta posição do HALL foi a melhor que encontrei para o caso, embora teoricamente se ele estivesse de frente para o imã fosse o ideal.

Image

Achei esta solução meio complicada, vou tentar simplificar no segundo.

Sokol1
Matos

Post by Matos »

21_Sokol1 wrote:Um dos pots já MODificado, funciona, testado no rWindows ligado num Mjoy16.
Uma coisa curiosa é que é preciso que o HALL passe dos limites do imã, ou senão a leitura vai até certo ponto e inverte o sentido.

Esta posição do HALL foi a melhor que encontrei para o caso, embora teoricamente se ele estivesse de frente para o imã fosse o ideal.

Image

Achei esta solução meio complicada, vou tentar simplificar no segundo.

Sokol1
S!

O Hall ficou exatamente no meio do curso do potenciômetro?
Vou começar a desmontar um pot do outro F-15 aqui pra ver como vai funcionar com o HALL.

Desmontei um monte de coisa aqui :twisted:

Um HD e dois Cds velhos. (tinha um outro conjunto de laser de um terceiro leitor velho mas perdi.

Encontrei esses imãs.

O que você me falou
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No segundo leitor infelizmente um deles quebrou... mas ainda dá pra aproveitar o outro
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Nos leitores acabei encontrando mais esses
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Esse menor em forma de cubo foi um que encontrei no HD.

Minha dúvida é se eu preciso usar dois imãs para cada pot ou um só já funciona? :-? :-?

Valeu

Matos
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Post by 21_Sokol1 »

O Hall ficou exatamente no meio do curso do potenciômetro?
Nesta montagem ai ficou um pouco fora do meio - para que no Windows fique ~centrado - acho que o sensor deve ficar na superficie do conjunto, do lado que esta com o nome.

Tenho visto algumas montagens - rotativas - usam dois imãs juntos, mas não vi diferença de resposta testando com um ou dois neste arranjo deslizante.

Este imã do motor brushless não serve, é muito fraco. Quando o pessoal modificava estes motores para usar em aeromodelos, colavam destes imas de néodmio retangurares um ao lado do outro.

No PDF da Honeywell esta seria a disposição ideal para o imã deslizante - da a respsota mais linear, não cheguei a testar.

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Sokol1
Matos

Post by Matos »

S!

Sokol, você poderia postar aqueles esquemas com as várias maneiras de se posicionar o hall?

Lembro que vi uma vez aqui mas não estou achando mais e estou querendo pra ter uma idéia de como farei pro eixo do throttle.

Não aguentei e fui fazer um teste aqui hoje :D , não deu muito certo mas agora descobri o porque :roll:

Mais uma dúvida. Depois de desmontar tudo aqui, peguei também os imãs de HD (beeem fortes). teria algum problema quanto a "forma" do imã? estou pensando em cortar (e é que é possível) um pedaço deles pra poder ficar ok no throttle e deixar os dos leitores de cd pro F-15

Valeu

Matos
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Post by 21_Sokol1 »

Lembro que vi uma vez aqui mas não estou achando mais e estou querendo pra ter uma idéia de como farei pro eixo do throttle.
Acredito que seja isto:
O imã pode girar ou "andar" na frente do HALL - acho que este seria o caso do F15. Dependendo do movimento varia a curva de resposta, para um joystick quanto mais linear melhor.

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No caso do throttle não tem muita opção, é o ima na ponta do parafuso - não coloque exatamente centrado - girando com ele e o sensor em pé na frente.
Na montagem inicial o sensor deve ficar flexivel, então com o throttle na posição ZERO (ou 100%, ou 50%) posicionar o HALL para que na tela de calibração o cursor corresponda - para melhor visualização use o DiView - e então fixar o HALL em definitivo.

Exemplo de uso do imã de HD - a trapizonga é um pedal/acelerador para Racing Sim.

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Não aguentei e fui fazer um teste aqui hoje , não deu muito certo mas agora descobri o porque
E era? :-P
Mais uma dúvida. Depois de desmontar tudo aqui, peguei também os imãs de HD (beeem fortes). teria algum problema quanto a "forma" do imã? estou pensando em cortar (e é que é possível) um pedaço deles pra poder ficar ok no throttle e deixar os dos leitores de cd pro F-15 :?
Pode usar o imã inteiro, o formato não influi - se fixar não for problema.
Cortar acredito ser possivel, mas é perigoso.
Cortanto, voce retira aquela pelicula dourada e expoe o material, que é meio granulado/solto.
Com a grande força destes imãs - maior do que se imagina - um pedaço pode atrair o outro e no choque lançar estilhaços para todo o lado.
Ser for tentar use equipamento de proteção para os olhos.
E depois de cortado arrume alguma coisa para revestir os pedaços, tipo fita crepe... Ou vai mandar "srapnel" para todo objeto metalico nas proximidades.

De uma olhada na colocação do HALL neste pedal do TriggerHappy69, o principio é o mesmo do throttle.

http://forums.eagle.ru/showthread.php?p ... post685280

BTW-Este TH69 merece o Oscar de gambiarra com josytick, inventou um Pedal de Leme com Force Feedbak - não para chacoalhar os pés, e sim manter a trimagem do Black Shark, em que os controles ficam na posição que estavam quando é apertado o botão de trimagem.

Tambem, achou um volante de PS2 com FF por 9 euros!

Sokol1
Matos

Post by Matos »

S!
E era? :-P
Aquela "pecinha" que geralmente se lê pra sacar as especificações de componentes eletrônicos :D
De uma olhada na colocação do HALL neste pedal do TriggerHappy69, o principio é o mesmo do throttle.

http://forums.eagle.ru/showthread.php?p ... post685280

BTW-Este TH69 merece o Oscar de gambiarra com josytick, inventou um Pedal de Leme com Force Feedbak - não para chacoalhar os pés, e sim manter a trimagem do Black Shark, em que os controles ficam na posição que estavam quando é apertado o botão de trimagem.
Tambem, achou um volante de PS2 com FF por 9 euros!


estou acompanhando essa montagem do TH69 faz um tempo. Impressionante. Quando fui perguntar pra ele sobre uns throttles mandei o link pra ele da nossa parte de DIY aqui e pelo que me disse, gostou pra caramba e salvou um monte de coisa, mesmo que tivesse observado só as figuras. :lol:

Matos
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Post by 21_Sokol1 »

Quem já desmontou um Suncom sabe que "angu" é colocar de volta a coifa de borracha da mola.

Na fabrica la na China devia ter um Pigmeu que entrava dentro do joy e fazia isto...

Bom, consegui colocar, amarrei a mola comprimida e "vesti"a coifa:

Image

Ficou "drop in". :-D

Depois de colocado no lugar, corto o cordão que segura a mola.

Sokol1
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