Battle of Britain

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
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37_Tupan
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Battle of Britain

Post by 37_Tupan »

S!

Graças à dica do Mário sobre o "Band of Brothers", acabo de assistir o "Battle of Britain".
Como a maioria de vocês já deve saber, o filme é muito bom, especialmente se você considerar o ano em que ele foi feito.

Não sei porque, mas depois de assistir fiquei com vontade de derrubar Henkel's! :lol:

E isso apesar de a edição de colecionador (sic) traduzir o título como "Batalha Britânica" e "fighter" como "jato"! :P Também achei ridículo que os comentários em aúdio do diretor e da equipe não terem legendas. Sofri para conseguir entendê-los.

As únicas coisas que me incomodaram foram os Me-109 (estavam estranhos, em especial a fuselagem abaixo dos motores) e a enorme quantidade de Spit's em relação aos Hurricanes: já li em alguns lugares que a grande maioria dos caças ingleses na Batalha da Inglaterra eram Hurri's.

Mas eu tenho algumas dúvidas históricas. Na verdade, já vi os fatos a seguir em diferentes documentários, mas sempre tive dúvidas sobre a sua veracidade histórica.

1) É verdade que o primeiro bombardeio a Londres foi um acidente: um esquadrão se perdeu, pensou estar sobre o campo, e alijou as bombas sobre a cidade?

2) O revide britânico (estilo Doolitlle) atacando Berlim, levou Hitler a parar os ataques às bases e radares da RAF para atacar Londres; o que foi um erro fatal de estratégia.

3) Os alemães chegaram a ter uma invasão tão pronta quanto o filme mostra?

4) Göering mandou os caças ficarem grudados nos bombers (outro erro fatal)?

6) É verdade que um dos ases alemães (Galland?) "pediu" um esquadrão de Spitfire's a Göring?

7) O filme não mostra, mas os ingleses tinham algum sistema de interceptação noturna nessa batalha?

Se alguém puder responder...

SP!
Last edited by 37_Tupan on 22 Feb 2006 14:43, edited 1 time in total.
06_Colorado
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Post by 06_Colorado »

S! TCHE!


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1) É verdade que o primeiro bombardeio a Londres foi um acidente: um esquadrão se perdeu, pensou estar sobre o campo, e alijou as bombas sobre a cidade?
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Pelo que sei é que durante um dos bombardeios contra alvos estratégicos, um bomber alemão foi danificado, tendo que largar suas bombas sobre uma área residencial...

Esse episódio foi usado em imagens que percorreram os EUA inteiros, em uma das campanhas para que os EUA entrassem na Guerra...

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2) O revide britânico (estilo Doolitlle) atacando Berlim, levou Hitler a parar os ataques às bases e radares da RAF para atacar Londres; o que foi um erro fatal de estratégia.
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O ataque às bases de radares, acho que foram deixados em segundo plano, tendo em vista que, na verdade, a Alemanha não tinha a real conciência da eficiência das mesmas.

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3) Os alemães chegaram a ter uma invasão tão pronta quanto o filme mostra?
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Não assiti ao filme... mas acredito que ainda não estava tudo tão pronto assim..
Parece que havia até uma piada amarga entre os pilotos alemães:
"Vamos pegar os últimos 50 aviões ingleses".
Só que esses tais 50 nunca acabavam...

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4) Göering mandou os caças ficarem grudados nos bombers (outro erro fatal)?
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Se não me engano, os caças ficavam em alta altitude, com muitos pilotos reclamando do intenso frio a que ficavam submetidos...
Mas o grande problema era a falta de combustível dos caças alemães, que tinham uma autonomia muito limitada quando chegavam ao território inimigo, tendo que retornar e deixar muitos bombardeiros ao léo...

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6) É verdade que um dos ases alemães (Galland?) "pediu" um esquadrão de Spitfire's a Göering?
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Parece-me que ele pediu alguns Spit's para estudar as características dos aviões.

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7) O filme não mostra, mas os ingleses tinham algum sistema de interceptação noturna nessa batalha?
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Não sei dizer, mas acredito que tudo estava baseado em artilharia e visualização dos bomber's.
Se não me falha a memória, eram nesses postos de artilharia, que muitas mulheres acabaram desempenhando um grande paple na II Guerra.

---

Acho melhor alguém postar aí, pois minhas informações podem estar falhas...

Aproveitem para me corrigir também.


SP! TCHE!
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SK_Sparrer
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Post by SK_Sparrer »

S!


Sobre o Galland pedir um esquadrão de Spits, ele realmente pediu. Mas foi a resposta irônica que ele deu ao Goering quanto este o ordenou a voar rente aos bombardeiros alemães, visto que o spit é bem melhor nestas caracteristicas(combate de curva) e 109 era bem melhor como caça de energia, voando alto e descolado. Acho que no filme não mostra isso...

;)
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37_Tupan
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Post by 37_Tupan »

S!
SK_Sparrer wrote:S!
Sobre o Galland pedir um esquadrão de Spits, ele realmente pediu. Mas foi a resposta irônica que ele deu ao Goering
Valeu Sparrer, mas que tinha sido ironia eu já tinha visto nos outros relatdos que vi a respeito. E o filme também deixa isso mais ou menos claro.

A minha dúvida é se um piloto, mesmo que fosse um ás importante, pudesse dirigir-se ao Göring dessa forma.

SP!
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32_Mariocar
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Post by 32_Mariocar »

Tupan, eu acho que você vai encontrar algumas destas respostas assistindo o Air Wars, que você também comprou.

:)
SP!
Mariocar
Nilton

Post by Nilton »

Em suas memórias Galland conta que falou esta frase de supetão, no final de uma homenagem para ele e outro ás alemão, em Berlim, pouco antes de Goering entrar em seu carro. Tão logo a disse, sem pensar, se arrependeu, mas já era tarde... Goering se afastou com cara de ofendido e galland pensou que seria punido, o que não aconteceu.
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Post by 21_Sokol1 »

Tupan,

My 0,02$. ;)
As únicas coisas que me incomodaram foram os Me-109...
Os 109 do BoB eram os Buchon espanhois, 109s produzidos no pós guerra com motores Merlin (ironia do destino), o que, juntamente com os tambem espanhois He111 permitiram a realização do filme, já que os originais alemães foram sucateados sem dó por uma Europa avida de metais para sua reconstrução.

OBS - Os 109 Techos de pós-guerra com motor Jumo eram tão ruins que em 1969 provalvemente já não existia mais nenhum em condição de vôo.

Sobre a falta de Hurricanes: simplesmente não havia numeros suficientes
em condições de vôo em 1969 (e nem recursos de computação gráfica para multiplica-los). ;) (1)

Observe, que no DVD extra o diretor diz que sairam reunindo aviões por toda Europa, muitos estacionados em praças, com as rodas enterradas
no concreto. Trocaram as rodas, deram uma revisada, abasteceram e puseram para voar. :) Um feito incrível.

Consta que a força aérea reunida para o filme era, numericamente a terceira da Europa na epóca.

(1) Se você observar bem, no filme Dark Blue World, na cena da escolta para o B-25 danificado, que os Spitfires que aparem ao fundo são na verdade Hurricanes maquidados eletronicamente para parecerem Spits.
Como deve saber o DBW for feito com material do BoB editado - com coisas estranhas como o painel do 109 que aparece com a imagem em negativo (gunsigth a direita).

1) Sim, o primeiro bombardeiro a Londres foi "acidente de trabalho".

2) O revide ingles levou Hitler ao erro histórico de mudar o focos dos ataques das bases aereas e radares (obter a supremacia aerea para a invasão) para a guerra de terror contra a população inglesa. Goring
alardeava que nenhum bombardeiro ingles sobrevoaria Berlin...

3) Após a queda da França os alemães passaram a reunir todo o tipo de barco na costa francesa para a planejada Leão Marinho. Após a fase crítica da BoB a RAF passou a atacar estas concentrações de barcos.
Boa questão saber se estavam realmente prontos como o filme sugere,
já que a forte Marinha Real provalvemente esmagaria esta invasão, mesmo tendo conseguido a superioridade aérea.

4) Sim, Goring mandou os caças ficarem juntos com os bombers, na tentativa de aumetar proteção a estes, prejudicando o emprego do 109
como "Frei Jag", já prejudicado pela pequena autonomia.
A mudança dos ataques para Londres colocou os 109 no limite de sua autonomia.

5) Cade o 5 :? :)

6) Sim, Galand respondeu a Gering que queria um esquadrão de Spitfire, numa reunião em Karinehall (a casa de campo de Goering) - uma resposta sarcástica a fanfarronada de Goring.

7) Boa pertunta.

Deixo aqui uma pergunta: O que era a "Big Wing"?

Sokol1
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Post by 03_Vingador »

S!

Deixo minha pergunta aqui també

3- O que é "frei Jag"
GO SILVA!!!!
Luiz_Fernando

Post by Luiz_Fernando »

S!

axu q posso responder uma

frei jag se não me engano é caça livre, ou seja os 109 não precisavam ficar colados nos bomber e podiam perseguir os spits.
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37_Tupan
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Post by 37_Tupan »

S!
Nilton wrote:Em suas memórias Galland conta que falou esta frase de supetão, no final de uma homenagem para ele e outro ás alemão, em Berlim, pouco antes de Goering entrar em seu carro. Tão logo a disse, sem pensar, se arrependeu, mas já era tarde... Goering se afastou com cara de ofendido e galland pensou que seria punido, o que não aconteceu.
Essa descrição me parece ser bem mais plausível, em especial estando nas memórias do próprio Galland.

Condor e Colorado, obrigado pelas respostas sobre as questões "históricas". É que sempre fico imaginando, mesmo ao ver essas versões em diferentes fontes, se não passam de meras repetições de "lendas" históricas.

A questão dos Me-109 espanhois era algo que eu desconfiava, mas não tinha certeza. Devo confessar também que ainda não vi os extras... :-D
21_Sokol1 wrote:
5) Cade o 5 :? :)


:bang:

Sabia que faltava algo! :lol:

SP!
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37_Tupan
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Post by 37_Tupan »

S!
21_Sokol1 wrote:
Deixo aqui uma pergunta: O que era a "Big Wing"?

Sokol1
É a estratégia de mandar grandes ondas de caças "varrerem" as formações de bombers inimigos?

Se for, mais uma constatação de que o Google é seu amigo! :lol:

SP!
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JambockCardoso
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Post by JambockCardoso »

Quanto à resposta de Adolf Galand fui buscar no livro "A guerra no céu", de Richard Collier o seguinte texto:
Perfilado entre os seus amigos Helmut Wick e Werner Mölders, Adolf Galland não podia deixar de responder; pensava nos destemidos aviadores que conhecera, cujas asas estavam fechadas para sempre, e vendo Goering desprezar a sua tenacidade sentia-se invadido por um mal-estar que o obrigava a falar.
Tomando a palavra, Galland fez o possível para não se afastar dos fatos: o ME 109 era um avião construído para o ataque, não para a proteção. O Spitfire, apesar de avião de menor velocidade, apesar disso era mais manobrável. Nos vôos de escolta, os 109 estavam sempre indo e vindo era como prender à corrente um cão de quintal e depois mandá-lo lutar. Impacientemente, Goering afastou as suas explicações, tachando-as de derrotistas.
Galland permaneceu silencioso. Naquele momento, percebeu com clareza o começo do fim: os amargos choques com Goering que um dia o fariam atirar sobre a mesa, diante do seu Comandante, a sua Cruz de Cavalheiro, a inimizade entre os dois que terminaria na desgraça final de Galland e sua fuga.
Agora, Goering dirigia-se exclusivamente a comandantes de grupo: quais eram as suas necessidades imediatas? Werner Mölders respondeu prontamente: motores de maior potência para os seus 109. Não tardou que Goering se voltasse para Galland: “E o senhor?” A face impassível, a voz modulada, conhecendo perfeitamente bem a sensação que ia causar, Galland replicou: “Uma esquadrilha de Spitfires.”
Na verdade, apesar de ser o Spitfire mais ágil para missões de escolta, Galland preferia o 109, porém a obstinada incompreensão do Alto Comando afastava todos os pensa~ mentos de cautela.
Goering ficou rubro, despejando sobre ele um longo olhar de ódio, e depois levantou-se, com um forte arrastar de pés, resmungando. Galland não estava completamente certo, porém parecia-lhe ter atingido um ponto crítico de sua carreira.
" ... Infeliz foi aquele que colocou insígnias num avião ... " (Do livro O Grande Circo de Pierre Clostermann)
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28_Condor
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Post by 28_Condor »

S!

Cardoso, esclarecedora citação :ok


Tupan, teve uma matéria em a Magia do Cinema, do Discovery, que quase exclusivamente desse filme. Infelizmente não lembro com precisão, mas acredito que a maioria das cenas de luta foi feita com modelos em grande escala, para dar maior sensação de realismo, os aviões de verdade eram para tomadas em terra ou de rasantes...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Tupan, sobre sua dúvida n#3:
3) Os alemães chegaram a ter uma invasão tão pronta quanto o filme mostra?
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E sobre a n#7

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Sokol1
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37_Tupan
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Post by 37_Tupan »

S!

Valeu Sokol! Mas, sem querer ser chato, de quando é essa foto? Foi feita durante a BoB?

SP!
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