Thrustmaster F-16 FLCS para MOD.

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Thrustmaster F-16 FLCS para MOD.

Post by 21_Sokol1 »

O MadMax esta vendendo um Thrustmaster F-16 FLCS, o "pai" do HOTAS Cougar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... flight-_JM

Preço muito bom, ideal para quem quer/sabe modificar para USB com um BU0836 ou Mjoy16.
Semi-replica do grip do F-16 Viper. Base de metal e punho de plástico reforçado com nylon.
O gimbal (cruzeta), botões e HATS são melhores do que os do Cougar.
Nunca se viu uma cruzeta de F-16/F-22 quebrada, já as do Cougar... :oops:

Só não vou comprar porque já tenho um destes (e outros ~6 joys), sem falar que esta semana comprei outro no ML... :-P

Sokol1
Rasgabucho

Post by Rasgabucho »

Dr. sokol,

Tem como eu fazer esse joy funcionar sem fazer o mod dele para USB:

e se eu fizer quando eu gastaria com tudo: será q alguem faz isso aqui no brasil ou aqui no RS:

Abraços

199RAF_Rasga
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Iiii, o leilão já encerrou, fui lá comprar e já tinha batido o martelo. :sad:
Só os 4 HATs modulares da TM valia os 50,00 (IMO).

Até tem jeito de funcionar ligando numa gameporte e programando via DOS
com disquete, mas precisa ligar no lugar do teclado e costuma não dar certo
com adaptadores PS2 ChingLing.

É o tipo de joy para quem quer/sabe "moddar" para USB com um Bu0836.
Gasta-se mais ~100 pilas e fica com um joy muito superior a qualquer coisa do mercado (tupiniquim) até uns R$ 300,00. Pode aproveitar e colocar sensor HALL SS495A1 no lugar dos pots.

Sokol1
Rasgabucho

Post by Rasgabucho »

Pois eh Sr. Sokol...

Ja foi comprado o joy... felizmente foi eu que comprei... hehehe

Por isso q eu perguntei hihi...

********* EDIT **********

Eu tenho um Acelerador da Trustmaster tb... mas ele foi adaptado para USB....
Vi que nele tem entradas direfenciadas para joysticks.. se eu liga-lo no throtle será q ele funcionará:

Obrigado

199RAF_Rasga
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

:lol:

Se o throttle (TQS) foi modado para USB não tem como o joy - que esta em gameporte - ser ligado nele.

Mas voce pode ligar o joy em separado numa gameporte.

Que circuito USB foi suado neste throttle?

Sokol1.
Rasgabucho

Post by Rasgabucho »

Ixi Senhor Sokol....

Nao sei qual circuito foi usado nele... so abrindo ele para saber... pois eu ja comprei ele pronto do =FN=Macbare....

Quando eu chegar em casa <font color="red"><i>hoje</i></font> eu irei abri-lo para ver uma olhada e posto aqui.

OK:

Mais uma coisa... caso eu ligue ele no PS2 do teclado... o que eu posso fazer para usar o teclado junto... pois minhas configuraçoes de bomber e outras configs..
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

"This a small world!"! :o

Fui eu quem vendeu este TQS (sem mod) para o McBare, se não me engano ele usou o circuito de um joy Saitek Cyborg para deixar USB.
É só ver no painel de controle do rWindows o nome que ele aparece.
Mas isto não implica nada no uso do joy.

Quanto ao F-16 FLCS é o seguinte, voce liga ele na gameporte, liga seu teclado nele e liga o cabo de teclado dele na porta PS2 do micro.

Isso porque a programação do joy é emulando teclado.
Vai precisar de adaptadores DIN>PS2, e são eles é que costumam
dar zica, parece que só os que da TM mandava junto com o joy é que funcionavam.

Se não ligar desta forma podera usar o joy como 2 eixo 2 ou 43 botões apenas.

Por isso compre um BU0836 e junte o joy e o TQS num HOTAS só.

O circuito que esta dentro do TQS faz um "button box".

Sokol1
Rasgabucho

Post by Rasgabucho »

hum, certo verei isso quando ele chegar!

qualquer duvida eu grito seu nome certo:

e quanto a passar ele para USB para mim fica um pouco inviavel... por grana e tb por nao saber eletronica... bom eu faço minhas soldinhas.. tanto q troquei o punho do meu sidewinder pelo um thrustmaster II q tb rinha comprado pelo ML por R$50 tb.... e está tudo funcionando legal... menos o HAT e eu nao mexi...
MaGOid

Post by MaGOid »

É de lascar. Eu sempre procuro essas mamatas no ML mas nunca acho... Ou quando acho, alguém chega antes... pelo menos eu agarrei um F-15 Talon por uns 65 conto. Mas tá difícil pegar um TM desses.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

..tanto q troquei o punho do meu sidewinder pelo um thrustmaster II q tb rinha comprado pelo ML por R$50 tb.... e está tudo funcionando legal... menos o HAT e eu nao mexi...
Imagino que este Thrustmaster que você usou foi o PFCS MkII (grip B8 ) . Se for, o HAT pode não ter funcionado porque nestes modelos o HAT era ligado num eixo, que era dividido via resitores em 4 bandas.
Tem que remover estes resistores e e interromper as trilhas que vão para este HAT, e soltar os fios do HAT do SDW dietamente nos terminais dos micro-switchs do HAT do PFCS MKII.

Se tiver como tirar uma foto desta parte, poste que faço um esquema.

Quando ao passar o F-16 FLCS (+TQS) para USB vai gastar um BU0836, que custa 44,95U$. O Luiziana fez um esquema de como são feitas as ligações, aqui no forum tem.

MaGoid,

Estes joys TM são bem raros no Brasil, eram vendidos pela Brinquedos Laura de São Paulo na decáda de 90.
Na epóca teve uma loja do suburbio do Rio que tinha um lote só o TQS - este que o Rasgabucho tem deve ser de lá.
É provavel que ainda tenha algum por lá, mas não lembro mais o nome.

BTW - Estes joys já estão raros até no eBay, os gringos estão usando seus HATs em outras criações ou usando o grip para montar coletivos.
Alem do que a maioria dos vendedores do eBay não enviam para um certo lugar chamado "Gersolândia"... :roll:

Mais raros são os Joy da CH. Acredito que eu tenho um dos únicos (se não o único) CH Force FX vendido por aqui, durante uma Fenasoft ou coisa parececida, era de um piloto comercial, que vendeu no Aerovirtual,
recomendei para um colega comprar, depois ele foi para a Inglaterra
e deixou o joy para mim.
Esta guardado até pegar um Logitech FF para usar seu cirquito num "Franke Force":

http://snomhf.exofire.net/frankenForce/intro.html

Sokol1
MaGOid

Post by MaGOid »

Tem como fazer aqueles jimball de controle analógico de psx em HAT? Digo, transformar os 2 eixos analógicos em 4 ou 8 botões digitais? Estava pensanfo em usar eles, pois fazer um HAT "na mão" e satisfatório me parece difícil. Fazer o hat em si com microswitchs nem tanto, mas pra adicionar o 5 botão (de pressionar) é que estourou os meus miolos. Um jimbal desses já tem tudo pronto, bastaria fazer com que os sinal deles funcionasse no formato adequado.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Não, pois voce estaria ligando eixos (do PSx) em posições de botões, os potenciometros não vão gerar sinal para o botão, que é momentâneo.

No caso co TM PFCS MkII que citei era o inverso, um eixo lido como botões, e alem disso dependia do driver escrito para ler as bandas.

Quando fazer um HAT de 5 botões é facil, await...
;)

Soko1
Rasgabucho

Post by Rasgabucho »

S! Sr. Sokol

O joy chegou ontem...

Liguei ele em num abaptator Gameport que ligo na placa mae do PC, até que reconheceu... mas estava tudo invertido... EX: eu mexia o manche para a esquerda e ele e na calibragem ele ia para cima... mexia ele para a direita e ele ia para baixo... mexia ele para cima e ele ia para a esquerda... assim por diante.... alguns botoes ele reconhecia... depois nao reconhecia mais...

Mas eu ligava ele só no Gameport...

Eu tenho um Saitek Evo aqui parado.... será q poderia tirar a placa de circuito dele a ligar os fios e "rolamentos" (esqueci o nome) nele:

Segue abaixo umas fotos dele:

Image

O trhotle da esquerda é o que eu falei q comprei do Mac (USB) o do meio é o ditocujo F16... do lado direito é meu microsoft (frankstein) que eu coloquei o punho de outro trhust MarkII que tb comprei no ML...

Image

a entrada par ao teclado aqui nao é PS2... eh aquela mais antiga...

tem algo q eu possa fazer para ele funcionar legal sem mod:

Abraços!
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Rasgabucho,

Nem sei se compensa desmontar Evo para usar o circuito, pois o F-16FLCS precisa - alem dos dois eixos (potenciômetros) - de botões para:
HAT principal
3 HATS de 4= 12 botões.
Gatilho duplo = 2 botões.
Paddle, pinckie, weapons release e botão do indicador = 4

Total 18 botões + HAT principal.

Me parece que o EVO te 5 botões no topo e 4 na base, vair dar para um gatilho, para os outros botões e um dos HATS... Ou coloque dois HATS so com dois botões, para cima e para baixo...

Com relação ao F-16FLCS "standart" via gameporte, voce testou?
Plugue na gameporte e adicione um joystick com 2 eixos e 2 (ou 4) botões, calibre e teste.
Se tiver OK pode tentar a emulação de teclado, comprando um adaptador DIN (esta tomada ai na base dele) para o PS2 do teclado.

Se não me engano foi o MacBare testou um F16/F22 assim e não deu certo, por incompatibilidade dos adaptadores. Confirme com ele.

Para saber se deu certo abra o Notepad e aperte os botões e HATS, devera escrever as letras gravadas na última programação do joy, se esta não tiver sido resetada (botão debaixo da base).

Passando nestes testes é só fazer um disquete de boot e programar via DOS.

A solução é um BU0836 (U$ 45,00) pois com ele voce juntará o TQS e o F16FLCS num uníco controle USB.

BTW - Ficou legal este Sidewinder com grip "B8". :ok:

Sokol1
Rasgabucho

Post by Rasgabucho »

Vlw sokol!

Eu ja tenho em casa um adaptador DIN > Ps2 (Pluga no joy e pluga no adaptador um teclado ps2.) ... entao agora eu preciso de outro Ps2 > DIN.. neh: ( ai plugo o adaptador no computador e o cabo que sai do joy na parte DIN...) correto:

e como eu faço essa config via DOS:

Entao quer dizer q eu preciso ligar ele no gameport e no teclado... correto:

Obrigado..
Post Reply