Button Box

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
22_Ponte
Engrenado
Engrenado

Post by 22_Ponte »

S!

Quero um.

Tô na fila das encomendar aí.

SP!
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

o IL2 tem um axi para Flap não?
Tem o eixo, mas já testei com um potenciômetro e não achei prático, você fica sem saber - durante o giro do pot - quando o flap vai passar de combat para take-off, por exemplo.

A melhor solução seria usar um encoder - o que requer um circuito USB que suporte encoder (ex. Bu0836/Mjoy16) - girado no sentido horário o encoder gera um botão, girado no sentido anti-horário gera outro. O formato físico do encoder é semelhante a um potenciômetro, podendo receber knob.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Realy,

Ainda sobre o toggle switch para comando do flap.
Para manter seu painel só com chaves de alavanca, voce pode usar toggle switch tipo ON-OF-ON de 6 pinos - que é fácil de encontrar.

Ex: http://blucolor.locaweb.com.br/detalhep ... igo=000590

Só terá que voltar a alavanca para o meio antes de comandar outro "degrau" do flap, pois este modelo não tem a mola do tipo 'momentary'.

Aproveitando, ai na Blucolor tem boas caixas para montagem:

5x11x19cm
http://blucolor.locaweb.com.br/detalhep ... igo=009064

Este modelo abaixo era usado pela GS Products para o seu Throttle - atualmente usam um modelo menor e bem horroroso.

Image
http://blucolor.locaweb.com.br/detalhep ... igo=009800

Sokol1
Realey

Post by Realey »

se eu colocar alavanca simples (aquelas de liga e desliga), por ex, pra acender a luz..(a luz no il2 é somente um botão, vc aperta-o pra acender e depois pra apagar).. eu vou ter que colocar a alavanca pra cima pra acender, depois abaixa-la e depois subir de novo pra apagar, é isso mesmo?!
33_Costa
Arataca
Arataca

Post by 33_Costa »

Da para fazer uma especie de dente no potenciomentro Sokol.

No X52 tinha uma parada semelhante, eu usava para flaps, ele não girava na loca, gira com varias "travinhas" (sei lá como chama isso).
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

se eu colocar alavanca simples (aquelas de liga e desliga), por ex, pra acender a luz..(a luz no il2 é somente um botão, vc aperta-o pra acender e depois pra apagar).. eu vou ter que colocar a alavanca pra cima pra acender, depois abaixa-la e depois subir de novo pra apagar, é isso mesmo?!
Se não usar um software de programação funciona assim mesmo como descreveu.

Mas com o (ótimo) SVMapper, voce programa a chave para:
Na posição para cima - ligada - teclar L = vai acender as luzes do cockpit.
Na posição para baixo- desligada - teclar L novamente = vai apagar as luzes do cockpit.

- O exemplo acima supõe que você programou o L para acender as luzes do cockpit.

Veja que o SVMapper tem função para
Mapped Key on Press (ligado)
Mapped key on Release (desligado)

Então basta colocar a mesma tecla (L) nas duas funções.

Sokol1
Realey

Post by Realey »

aeee, agora sim 8)

valeu sokol!!
Realey

Post by Realey »

ae, to achando que o meu gamepad tem pouco botão e não vai dar pro que eu quero =[
teria como aumentar alguns botões ou a coisa complica?
vlww
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

O máximo que da para fazer com circuito de gamepade - em alguns casos - e usar os angulos intermediarios do direcional e conseguir mais 4 botoes, que nã poderão ser usados ao mesmo tempo dos outros 4, obviamente.

Ou use dois gamepades ...

-Gamepade é uma solução ad-hoc, tem que se limitar às suas funções.

Qual o tipo do seu gamepade?

Ou considere a compra de um controlador USB BU0836 = 32 botoes, HAT (8 angulos), 8 eixos.

Ou um iBoard - até 128 botões.

http://www.simmeters.com/iboard.html

Sokol1
Realey

Post by Realey »

é um de playstation mas usb, se usar dois controles, vai ser 2 usb né?!
ou tem um jeito de interligar os dois com uma usb só?

ah, se não der certo vai ser com esse de 14 botões mesmo
narizz777

Post by narizz777 »

Kara usando o controle velho de play station da pra usar encoder para controlar um radiador?
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Não, os controles de Playstation não prevem o uso de encoder, já testei e nao deu certo.

Alem disso o controle de radiador do IL2 prevê o uso de apenas um botão, então um encoder - que gera um botão para a direita outro para a esquerda - não resolve.

Voce teria que construir um controle mecanico, semelhante a este:

http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... ic&t=14810

Um controlador USB como o BU0836 preve o uso de encoder, ou o Mjoy16 - embora neste o uso de encoder tenha sido concebido para controlar os rádios do Flight simulator: girando lento gera dois botões, girando rapido gera outros dois...

Sokol1
Post Reply