SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
VF-1_BRAVO
Posts: 209
Joined: 23 Apr 2006 21:00

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by VF-1_BRAVO »

Salve meus amigos... realmente no inicio, é complicado voar de X65F no il2. Porém, com o tempo vc acoistuma com a nova tecnologia e o joy passa a ser extrtemamente preciso. No softwere vem 4 opções de configuração de force sensing e essas configurações podem ser utilizadas durante o jogo, basta apertar o botão da configuração que vc quer.

vide foto

Image

gravei um video <font color="red"><i>hoje</i></font>, onde eu estou de spit e com dois BF 109 G2 nas minhas 6.. vejam o desenpenho do joy e tirem suas conclusões.

OBS: PERDOE A QUALIDADE DO VIDEO

http://www.youtube.com/watch?v=zKO5d7GCUeI
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by 21_Sokol1 »

Lembrando que "Presets" F1... F4 do Force Sensing podem ser reconfigurados a gosto do usuário,
por exemplo 0,9 Kgfcm nos eixos X e Y e 57 Kgfcm :muscle: no eixo do leme.

Image
Uploaded with ImageShack.us

Sokol1
User avatar
VF-1_BRAVO
Posts: 209
Joined: 23 Apr 2006 21:00

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by VF-1_BRAVO »

mas foi isso que eu disse Skol1 .... o softwere que vem junto com o joy e xelente e ele permite fazer 4 configuracoes diferentes em relacao ao force sensing... eu tenho 4 aqui que vão desde o mais sensivel ao menos sensivel..cada jogo uso um configuracao diferente e dentro dos jogos, no meio do voo, vc pode alterar para a configuracao que vc quiser..basta mudar naquela tla que coloqui a foto
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by 28_Condor »

S!

Mas isso aí é uma mão na roda hein :inlove:

Dá no mínimo para separar por tipo de planes, nos mais sensiveis a stolar, como o P-51, aplica mais força nos eixos, deixando mais leves para os mais manobraveis, como o La5 e zeros...




SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by DocFlyer »

E aí Cmte. Bravo

Já chegou teu brinquedo? 8)

O meu só final do ano que estarei com menos coisas, vou tentar passar.

Me conta a respeito do Force Sensing, estranhou muito?

Ele é totalmente rígido?

Um abraço

DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
VF-1_BRAVO
Posts: 209
Joined: 23 Apr 2006 21:00

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by VF-1_BRAVO »

Caro amigo DOC..ele é extremamente rigido, porem é muito preciso... o softwere te da 4 opção de configurar o force sensing..eu levei 2 dias para achar a melhor configuração e te digo que quando vc encontra a configuração ideal para vc, o joy se torna extremamente preciso no il2... o que andam falando sobre o joy e o il2 não condiz com a realidade.. eu pelo menos nao estou tendo nenhum problema,..... uso 2 configurações do force sensing para o il2, e posdso acionar, a qualquer momento, essas configurações em voo.. basta seleciona-las ... vai fundo que vc nao vais e arrepender
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by 21_Sokol1 »

Bravo,

O importante é que voce tenha se adaptado ao Joy e gostado, pois como o gringo do SimHQ disse, ele não viu nada no
X-65F que torne seu uso diferente de outros HOTAS.

A mistura de eixos que o incomodou muito provavelmente se deve a ele ser usuário de um HOTAS CH, que tem os eixos X e Y
bem definidos - um não interfere no outro, embora tenha o caracterisco "clunck" na posição central - e usa que PEDAL DE LEME.
Assim, usando um joy com leme "g@y" deve estranhar mesmo.

Um usuário prévio do X-52 - acho que seu caso - já esta acostumado a este tipo de leme e não tera problemas.

Uma recomendação de usuários é posicionar o joy um pouco voltado para esquerda - algo que já se via nos aviões da Luftwaffe na WWII - de
forma que a mão se apoie nele naturalmente, assim o punho não força o leme involuntáriamente.

Na base do joy vem escrito que o leme se move 8mm, move mesmo ou é totalmente fixo?

Sobre o curso do throttle duro é algo que deve melhorar com o uso, quando as partes forem se adaptando melhor,
e como por aqui as (altas) temperaturas devem tornar o lubrificante mais fluído, o problema nem deve ser notado.

O curioso é que já teve gringo que espanou o parafuso de regulagem da ficção, tentando diminuir mais... :lol:

Quanto a precisão do joystick é indiscutível, vide os resultados do Joy Tester postados pelos russos, em pleno
século XXI, com sensor HALL custando U$ 1 não faz o menor sentido continuarem a usar pot's baratos em joy's.

BTW - Tem como voce disponibilizar o Track do qual gravou o vídeo postado?

Sokol1
User avatar
VF-1_BRAVO
Posts: 209
Joined: 23 Apr 2006 21:00

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by VF-1_BRAVO »

Amigo Skol1. antes de mais nada gostaria de agradecer pelos posts criado por vc em realção aos JOYS..sempre os leio e aprendo.. o que vc falou é perfeito..eu sai do x52 pro para o x65 F..A diferença se baseia no fato da tecnologia nova... no mais é a mesma coisa.... eu uso leme no punho e confesso que tive um certo trabalho para adaptar esse leme aosd movimentos do avião..tive que deixa-lo menos sensível, para que eu não o assionase durante uma manobra... agora para acionalo, tenho que fazer mais força na rotação do punho para obter a respopsta do leme..porém, devo comprar, no final do ano um pedal para acabar com esse problema. Quanto a movimentação do JOY, ela é mínima..acredito que não deva chegar a 8 mm..e dependendo da configuração que vc coloque, essa movimentação deve chegar a 1mm ou menos .... quando vc configura o deixando muito sensível, umna simples pressão ja é suficiente para obedecer ao comando...

nãos ei se foi issoq ue vc me pediu..mas aqui esta o link do video que eu fiz: http://www.youtube.com/watch?v=zKO5d7GCUeI

skol, caso queira que eu filme o joy em movimento ou qualquer outra coisa para analise, peça que eu faço..como falei aprendio muito com os seus comentarios..

um grande abraço

BRAVO
User avatar
VF-1_BRAVO
Posts: 209
Joined: 23 Apr 2006 21:00

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by VF-1_BRAVO »

SKOL1, eu fiz um video mostrando as configurações que eu uso e como fica o il2 com o force sensing muito sensível.. a imagem não esta muito boa por conta da compilação do video..e minha voz nao saiu muito auta... mas acho que da para ver....

http://www.youtube.com/watch?v=r9e2-7kCnoQ

abraços
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by 21_Sokol1 »

Foto do mecanismo interno do X-65F, mostrando os sensores de força.

Image
Uploaded with ImageShack.us

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by 21_Sokol1 »

Um russo enfiou a chave de fenda no throttle X65F - estava com o
deslocamento dos manetes duro.

E dentro, nada dos anunciados sensores HALL, potenciometros chineses de 0,30$ mesmo...
Engrenagens e a tradicional cola quente. :P

Image
Image

:P

Sokol1
Post Reply