Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Lt.Scarface

Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Post by Lt.Scarface »

Boas pessoal!
Ainda estou na minha saga para comprar um joy, tava pra um pessoal trazer do EUA mas parece que não vai dar certo. Pois bem.
Sempre que vejo um joy, throttle ou pedal DIY fico fascinado, e doido pra fazer um. Mas como não tenho muita espericência com eletrônica fico com a bola baixa, pois não sei como montar os circuitos e tal. Meu irmão lembrou de uns joys dual shock do meu playstation 1 e me veio a velha lâmpada na cabeça.
Há algum modo d'eu tirar aqueles controles analógicos, botões e afins, ficar só com a plaquinha de circuito e a conexão (para adaptar com usb) e construir um joy com base nele?

Minha ideia é de montar o manche com potenciômetros e liga-lo ao circuito onde ficava um dos controladores analógicos, no outro podia até colocar um acelerador. Tem algum esquema na net? que não seja em russo?kkkkk

É possível fazer isso, e ficar com um joy preciso? Pq eu to jogando com um dual shock da clone, e é terrrrrrrrrríííííííível, melhor que teclado mas é muuuuito ruim, é impossível se fazer uma espiral no joytester,kkkkk. Quando eu terminar meu curso de eng. eletrônica eu faço um e boto pra vender a preço de custo! kkkkk mas só daqui a 9 períodos.

Desde já, obrigado.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Post by 21_Sokol1 »

Lt.Scarface,

É possivel reutilizar um circuito de gamepade (dual shock e similares).

Porem estes circuitos são "Ching Ling", de baixa resolução (6-8 bits), não compensa montar
um joystick com eles. Vai funcionar, mas não ficara preciso como voce quer, fica tipo
estes joysticks CLone Cobra...

Use estes circuitos para um "button box" auxiliar.

Se quer construir, use um circuito USB bom, voce encontra pronto o famoso BU0836 por U$ 45,00 (+ - 85,00 R$) frete incluso. Use o pesquisar do forum que encontra muita coisa sobre ele.

Tem também o Mjoy e Mjoy16 (DIY), ou a placa nacional USB Interface, por R$ 89,00.
http://usbinterface.com.br/loja/shoppin ... hp?sort=2a

Com uma destas voce monta o joy, o acelerador, o pedal do leme, trimns...

Não requer conhecimento "eletrônico" e sim eletriciade básica ( + -...) e habilidade manual (para cosntruir a parte mecânica).

BTW-Pretende gastar quanto com um joystick?

Sokol1
User avatar
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca
Posts: 532
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Joinville/SC

Re: Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Post by 11_Aerroc »

Scarface, vou te dar duas dicas (uma off topic, mas não menos importante):

1- Como o Sokol falou, se o circuito for Ching Ling, vai ter trabalho pra trocar seis por meia dúzia. Se vai fazer, faça o melhor possível. Mas se o circuito tiver bons resultados nos testes, pode ser possível.

2- Se realmente você vai para a área de eng. eletrônica, esta é uma excelente oportunidade para a sua carreira. Pois já entre na faculdade consciente de que lá você receberá 50% (ou menos) do que precisará para realmente ser um profissional na área e conseguir seu espaço no mercado de trabalho. Conheço diversos profissionais não diplomados que dá um belo banho em muitos e muitos que cursaram 5 anos de engenharia, mas claro que o diploma é essencial.
Não estou falando de comprar um circuito e somente montar, estou falando de comprar um controlador, gravador e demais componentes, pesquisar bastante sobre o assunto (não disse que será fácil, saiba que não será!) e aprender muito.
Já entrevistei muitos da área, e te digo, quando um candidato diz ter conhecimento e experiencias autodidata na sua área, já aumentam 50% as chances dele, não só pelo conhecimento, mas também pela sua característica autodidata. Sinceramente, dos três profissionais da minha equipe (engenheiros mecatrônicos), todos tem este perfil e sinto quanto importante é para o desenvolvimento deles na profissão.

Sei que não é a informação que você esperava ouvir aqui, mas é o que eu senti que deveria escrever. E que poderá lhe ser útil.

Abraços e boa sorte.
Fico a disposição no puder lhe ajudar.
Aerroc
Light as air, hard as rock!
Lt.Scarface

Re: Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Post by Lt.Scarface »

Aerroc, cara vlw pelas dicas. Brigadão mesmo.
Sokol, passei até quase 1h30 da manhã pesquisando sobre o BU0836, e fiquei impressionado com o poder que ele tem!!!
Mas eu me toquei que pra eu fazer meu joy e afins terei q gastar um tanto a mais que pra comprar um joy do tipo logitech force 3d ou semelhantes. Por enquanto eu não disponho de tantos recursos para comprar um joy. Nem se eu tivesse eu compraria um x52 Pro agora, iria investir em outras prioridades, R$700,00 pra ficar jogando não é brincadeira. Quando eu tiver em alguma monitoria ou iniciação aí eu penso em juntar uns trocadinhos pra fazer meu cockpit DIY, já vou aproveitar meu teclado velho aqui pra fazer um painelzinho, hehehe.
Mas só pra eu ter uma ideia, quanto eu gastaria com madeira para moldar com botões e potenciômetros? (ou sensores hall, que não faço ideia de como eu monto um circuito com ele, tenho que dar uma pesquisada)
Materias em geral. vejo o joy do Tchê loko e fico doidinho aqui.
Vou aproveitar essas férias da faculdade (que me ocupa 90% do meu tempo) pra aprender bastante sobre controladores usb, sensores hall pra quando for montar o meu joy só precisar ter o trabalho de baixar o espírito de marceneiro e serralheiro pra fazer um joy profissa.
E outra, não estou encontrando o Logitech force 3d por menos de 200, quando encontro tá em falta... alguem sabe alguma loja online que o venda por um preço mais justo?
Abraços, e mais uma vez obrigado.
Aerroc, o cabra quando entra na UFPE tem q ter ou se não tem criar um espírito autodidata, pq o negócio não é brincadeira. hehehe. Brigadão pelas dicas!!!!!!!!!!!!!!!!
Lt.Scarface

Re: Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Post by Lt.Scarface »

PS: Achei o logitech, falar com painho pra comprar. Eu sei que foge do assunto do tópico, mas dos joy Categoria R$ 100,00 a 200,00 – Categoria Gerson ☺, q sokol colocou naquele guia (abençoado guia), foi o q mais gostei.
Minha dúvida é, o potenciômetro q o Sokol falou é o do acelerador só, né? Ele tem uma boa durabilidade, pelo menos mais de 1 ano? do joy, não do acelerador, eu uso a rodinha do mouse como acelerador, hehehe.
User avatar
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca
Posts: 532
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Joinville/SC

Re: Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Post by 11_Aerroc »

Disponha!!

UFPE!! :o
Parabéns, meu caro! :clap:
Realmente tem que correr atrás. :sweat:

Mas se decidir comprar um circuito pronto, não precisa ficar encabulado em postar aqui as dúvidas e experiências, hein!? :D :D

Abraços!
Aerroc
Light as air, hard as rock!
Lt.Scarface

Re: Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Post by Lt.Scarface »

kkkk, vlw Aerroc o Ten_Martins também ta sofrendo lá comigo, hehehehehe.
Mas alguma ideia de quanto se gasta pra fazer um joy? em madeira mesmo, com um throttle, sem o pedal, isso eu deixo pro futuro, se bem parece ser o mais fácil de fazer.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Post by 21_Sokol1 »

PS: Achei o logitech, falar com painho pra comprar. Eu sei que foge do assunto do tópico, mas dos joy Categoria R$ 100,00 a 200,00 – Categoria Gerson ☺, q sokol colocou naquele guia (abençoado guia), foi o q mais gostei.
Minha dúvida é, o potenciômetro q o Sokol falou é o do acelerador só, né? Ele tem uma boa durabilidade, pelo menos mais de 1 ano? do joy, não do acelerador, eu uso a rodinha do mouse como acelerador, hehehe.
Os potenciometros que "pifam" no 3D pro são os dos eixos X e Y (ailerom e profundor) - ocorrem no #d PRo e nos "clones" devido a um mal posicionamento mecânico do pot em relação a cruzeta, o que faz com que o eixo do pot trabalhe forçado, levando a um desgaste mais rápido.
A durabilidade depende do estilo do piloto, pode durar anos na mão de um piloto "de Boeing/Airbus"
simulando no FS e 6 meses na mão de um piloto "turn and burn" do IL-2.

Mas não esquente com isto, até pifarem voce tera aprendido sobre sensor HALL e então podera substituir - a um baixo custo - os pots do 3DPRO por estes sensores. ;)

Image

http://www.sukhoi.ru/forum/showthread.php?t=46924

Sokol1
User avatar
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca
Posts: 532
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Joinville/SC

Re: Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Post by 11_Aerroc »

Lt.Scarface wrote:kkkk, vlw Aerroc o Ten_Martins também ta sofrendo lá comigo, hehehehehe.
Mas alguma ideia de quanto se gasta pra fazer um joy? em madeira mesmo, com um throttle, sem o pedal, isso eu deixo pro futuro, se bem parece ser o mais fácil de fazer.
Puxa Scarface, não faço a menor ideia. Acho que o Tche-Loko é quem pode te dizer.
Aerroc
Light as air, hard as rock!
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Re: Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Post by 41_Tche-Loko »

Lt.Scarface wrote:kkkk, vlw Aerroc o Ten_Martins também ta sofrendo lá comigo, hehehehehe.
Mas alguma ideia de quanto se gasta pra fazer um joy? em madeira mesmo, com um throttle, sem o pedal, isso eu deixo pro futuro, se bem parece ser o mais fácil de fazer.
O hotas pode ser todo feito de madeira, exceto as articulações caso deseja usar os sensores hall, basta usar a imaginação e começar. :y:

Quanto ao valor não tenho muita noção, pois usei muito material que estava encostado e sem uso.
Faço esses projetos por puro hobby e principalmente como forma de aprendizado em outras áreas que não possuo muito conhecimento.

Ano passado quando fiz a 1ª versão do meu hotas também queria usar circuito de um dual shock, mas Sokol me convenceu que não era a melhor opção.

Tche!
'Nao acreditar em si e o principio do fim'
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Post by 21_Sokol1 »

Lt.Scarface.

Você não precisa construir todo o joystick (moldando o grip e etc).
Aproveite as partes de um joy antigo, exemplo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... master-_JM
Esse ai tem boa ergonometria - vai aproveitar dele o grip os botões e HAT e eventualmente a cruzeta (se não for montar uma com rolamentos), como custa barato não ficara com dó de "destripar" e como é gameporte não tem como usar sem modernizar (USBificar). Uma ótima base para colocar um Mjoy DIY (que você monta com uns R$ 40,00) e ir aprendendo.

Sokol1
Lt.Scarface

Re: Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Post by Lt.Scarface »

To chegando lá... hehehe.
Tem algum lugar explicando como se faz essa substituição, como ajustar a precisão, linearidade do sensor Hall?
Espero q esse joy demore bastante pra quebrar, mas quando quebrar eu quero colocar esses sensores nele. E um amigo meu tem um Cobra, quando o dele der pau, eu quero colocar uns sensores hall nele pra agente fazer uns testes. Onde eu posso encontrar algum tutorial? No google não acho, e nunca me acostumei com pesquisa de forum (desculpa esfarrapada, mas é verdade).
Abraço!
Edit: o link que o Sokol colocou em outro tópico que ele fala do Cobra que estolava muito foi pros ares.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Post by 21_Sokol1 »

Lt. Scarface

Tutorial "xpricadinho" não tem - até porque cada joystick é um caso - tem várias postagens em tópicos por ai, a maioria em foruns do leste europeu naquelas linguagens esquisitas.

Mas aqui mesmo no Gavca tem tópicos suficientes para esclarecer o assunto - inclusive os postados recentementes cheios de gráficos e contas. :P

Simplificando, um pot. trabalha num joystick USB medindo uma variação de voltagem - tipicamente de 0 a 5 v (teoricos), voce simplesmente substitui o pot' por um sensor HALL que vai fazer a mesma coisa, com a vantagem deste não sofrer desgaste pois não a peças movéis em contato e por isso ter durabilidade praticamente ilimitada, garantindo uma precisão constante.

Um Clone Cobra (cujo mecanismo interno é clone do Logitech 3D PRO) "quebrado" é uma boa base para experientação.

BTW - o Clone cobra foi descontinuado, no seu lugar entra este Clone Aguia - cujo grip é "clone" de um conhecido joystick.

Image

Sokol1
User avatar
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca
Posts: 532
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Joinville/SC

Re: Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Post by 11_Aerroc »

21_Sokol1 wrote:Mas aqui mesmo no Gavca tem tópicos suficientes para esclarecer o assunto - inclusive os postados recentementes cheios de gráficos e contas. :P
Puxa Sokol, como moderador deste fórum não custava ter passado o link pro nosso amigo Scarface...

Scarface, talvez estas informações lhe ajudem a tirar o melhor da montagem. Mas não é exatamente um tutorial de montagem.
viewtopic.php?p=137870#p137870


:inlove: :lol:
Aerroc
Light as air, hard as rock!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Aproveitar circuito de um dual shock, tem como?

Post by 21_Sokol1 »

Rapaz, se eu mostrasse essa complicação toda ai para ele é provavel que desistisse do IL-2 e fosse jogar Birds of Prey no XBox com o Gamepad Dual Shock. :rofl:

Sokol1
Post Reply