F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor
F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor
Caros Cmtes.
Depois de várias tentativas e estudando o comportamento do Hall Sensor e vários mecanismos (gimbals) que não obtem uma resolução e bom desempenho na leitura do campo magnético de super-imãs, finalmente resolví "a procurada solução para o joystick F15 Suncom".
A caixa metálica original mantinha a estabilidade do conjunto as custas de uma "guia plástica e uma mola de cobre". Eu queria que o conjunto trabalhasse dentro do invólucro mas era impossível pois os imãs de neodímio funcionavam como um freio, atravessando e travando o conjunto. Pensei em um conjunto totalmente plástico, incluindo a placa de fundo, que funcionou relativamente mas ainda atravessava e qualquer giro de 5° (graus) gerava erros de leitura no sensor.
Foi então que pensei em usar a força magnética que puxaria o conjunto (como uma mola) dando estabilidade e deslizando através de "placa metálica ferrosa" no fundo do invólucro. Pela Física, uma sistema de barra tem maior estabilidade quando preso pelas pontas, tendo de um lado a cabeça esférica acoplada no joy e do outro o imâ apoiado na placa metálica o sistema ficou Estável, Fiel na leitura do sensor e Compácto.
"Mito do reaproveitamento dos F-15 Suncom" DETONADO.
DOC - DocFlyer
Ferramentas: Alicate de corte, Alicate de bico, Estilete, Chave Phillips, Chave allen 2mm, Soldador, Tira de lixa grossa G125, Caneta marcadora ponta fina, Tesoura comum afiada.
A Tesoura para cortar placa metálica é necessária quando esta é mais espeça como a indicada abaixo. *Obs: Custa barato, dura uma vida e você pode cortar até placa de circuito em fibra e outras...
Materiais: Hall Sensor (Alegro 1321-EUA-T), Imâs de neodímio cubo 6(seis) de 5x5x5mm ou 2(dois) de 5x5x15mm, Folha de Nylon 0,5mm ou aquelas de encapar apostilas (ter um lado liso), Graxa para plastico, Cola de acetato (Super Bon...), Cabo de drive de diskete, Placa metálica de drivers de disquete ou CD-ROM, Cabo de audio do CD-Drive.
Mãos à Obra
Quebre os lacres plásticos e puxe de um lado e do outro até retirar o potenciômetro.
Remova os componentes de dentro da caixa e desengate o trilho. Remova a mola e protetor, depois puxe os contatos com um alicate. Na parte interna corte duas travinhas plásticas com um estilete.
Limpe bem toda a graxa que possa ter nas peças. Não aplique solvente, apenas álcool ou detergente.
Caso tenha comprado os cubos de 5X5X5mm, alinhe-os numa superfície plana com uma régua. Passe um pouquinho de graxa nas laterais externas.
Roube um prendedor da patroa ou use um destes. Depois de centralizados cole com cuidado em pequena quantidade. Espere secar 2 minutos, vire e coloque cola do outro lado. Enquanto está secando prepare as películas nestas medidas.
Depois coloque um pingo de cola e coloque a pelícuca de 15x5 e com ajuda de um pedaço de película levante e cole o outro lado.
Enquanto seca, lixe para nivelar apenas o fundo do invólucro.
Depois de bem secos da colagem, monte o conjunto pressionando levemente.
Coloque a película de 30x8mm do fundo.
Recorte, lixe e nivele com alicate as placas metálicas de 35x15mm assentando-as no fundo (não é preciso colar).
Dobre uma lixa e lixe a base até o conjunto entrar com certa firmesa. Encaixe e faça um teste para ver se está tudo ok.
Também faça o mesmo no platô.
Depois recorte 7mm de uma das torres da direita e lixe. (como está na foto)
Remova as 3 capas de cores para identificar a posição do sensor e protege-lo. (observe a parte achatada virada pra você tendo os terminais da esquerda para direita *sinal=amarelo / -negativo=preto / +positivo=vermelho)
Na sequência veja como montar os cabos do sensor com cabos de audio de CD-Driver (evite desencapar com alicate ou estilete), use o ferro de solda rodando o fio e puxando
Remova a película de papel alumínio (quando houver). Observe para não cortar o "fio malha", que não possui capa.
Desencape pelo mesmo processo com soldador os fios internos. Gire entre os dedos para enrrolar as pontas. Depois aplique um pouco de solda.
Se você puder compre uma capa termo-retrátil (tubinhos pretos), caso não tenha pode tentar com uma capa de fio de bitola maior e depois de soldado puxe em direção ao cabo e aplique um pingo de cola quente para fixa-los.
Fase de posicionamento e teste:
-Risque uma linha no meio da tampa de metal contando 17,5mm da borda.
-Conecte os dois potenciômetros numa placa de joystick.
-Conecte a placa na USB e ative o controlador de jogos>testar.
-Com o controle dos pots todos para direita (figura), deverá obter essa posição nos eixos do controlador de jogos. Se não estiver é só virar o pot e empurar o controle para direita. Marque a posição dos pots (pode ser com um corretivo).
Curvando o sensor: 7mm marcados
Colando o sensor: Use uma chave de fenda pequena para não colar os dedos. Bem centralizado como está na figura.
Verifique se está encaixando bem. Coloque uma tira de metálica ferrosa de 30x5mm sobre o sensor para obter os 100% de captação magnética (seta verde).
Engraxando o conjunto:
Prendendo a mola: essa foi ideía do Sokol. Eu implementai o "Método pra fazer nas cochas e debaixo da mesa". (ai se a patroa lêr isso)
Depois da base e do platô fixados, você pode cortar uma ponta dos fios que seguram a mola e puxar. Teste os movimentos que deverão estar suaves. Conecte numa placa e teste os movimentos em calibradores de joystick.
Resultados muuuuito bons
Agora desenterre este excelente joystick fazendo ou comprando uma placa de circuito como a BU0836A e outras de boa resolução.
Espero ter ajudado e bons vôos.
Att. DOC - DocFlyer
Edit (Sokol1) - Anexo na postagem abaixo PDF de uma versão em Inglês deste tutorial.
https://www.gavca.com/phpBB3/viewtopic. ... 90#p178988
Depois de várias tentativas e estudando o comportamento do Hall Sensor e vários mecanismos (gimbals) que não obtem uma resolução e bom desempenho na leitura do campo magnético de super-imãs, finalmente resolví "a procurada solução para o joystick F15 Suncom".
A caixa metálica original mantinha a estabilidade do conjunto as custas de uma "guia plástica e uma mola de cobre". Eu queria que o conjunto trabalhasse dentro do invólucro mas era impossível pois os imãs de neodímio funcionavam como um freio, atravessando e travando o conjunto. Pensei em um conjunto totalmente plástico, incluindo a placa de fundo, que funcionou relativamente mas ainda atravessava e qualquer giro de 5° (graus) gerava erros de leitura no sensor.
Foi então que pensei em usar a força magnética que puxaria o conjunto (como uma mola) dando estabilidade e deslizando através de "placa metálica ferrosa" no fundo do invólucro. Pela Física, uma sistema de barra tem maior estabilidade quando preso pelas pontas, tendo de um lado a cabeça esférica acoplada no joy e do outro o imâ apoiado na placa metálica o sistema ficou Estável, Fiel na leitura do sensor e Compácto.
"Mito do reaproveitamento dos F-15 Suncom" DETONADO.
DOC - DocFlyer
Ferramentas: Alicate de corte, Alicate de bico, Estilete, Chave Phillips, Chave allen 2mm, Soldador, Tira de lixa grossa G125, Caneta marcadora ponta fina, Tesoura comum afiada.
A Tesoura para cortar placa metálica é necessária quando esta é mais espeça como a indicada abaixo. *Obs: Custa barato, dura uma vida e você pode cortar até placa de circuito em fibra e outras...
Materiais: Hall Sensor (Alegro 1321-EUA-T), Imâs de neodímio cubo 6(seis) de 5x5x5mm ou 2(dois) de 5x5x15mm, Folha de Nylon 0,5mm ou aquelas de encapar apostilas (ter um lado liso), Graxa para plastico, Cola de acetato (Super Bon...), Cabo de drive de diskete, Placa metálica de drivers de disquete ou CD-ROM, Cabo de audio do CD-Drive.
Mãos à Obra
Quebre os lacres plásticos e puxe de um lado e do outro até retirar o potenciômetro.
Remova os componentes de dentro da caixa e desengate o trilho. Remova a mola e protetor, depois puxe os contatos com um alicate. Na parte interna corte duas travinhas plásticas com um estilete.
Limpe bem toda a graxa que possa ter nas peças. Não aplique solvente, apenas álcool ou detergente.
Caso tenha comprado os cubos de 5X5X5mm, alinhe-os numa superfície plana com uma régua. Passe um pouquinho de graxa nas laterais externas.
Roube um prendedor da patroa ou use um destes. Depois de centralizados cole com cuidado em pequena quantidade. Espere secar 2 minutos, vire e coloque cola do outro lado. Enquanto está secando prepare as películas nestas medidas.
Depois coloque um pingo de cola e coloque a pelícuca de 15x5 e com ajuda de um pedaço de película levante e cole o outro lado.
Enquanto seca, lixe para nivelar apenas o fundo do invólucro.
Depois de bem secos da colagem, monte o conjunto pressionando levemente.
Coloque a película de 30x8mm do fundo.
Recorte, lixe e nivele com alicate as placas metálicas de 35x15mm assentando-as no fundo (não é preciso colar).
Dobre uma lixa e lixe a base até o conjunto entrar com certa firmesa. Encaixe e faça um teste para ver se está tudo ok.
Também faça o mesmo no platô.
Depois recorte 7mm de uma das torres da direita e lixe. (como está na foto)
Remova as 3 capas de cores para identificar a posição do sensor e protege-lo. (observe a parte achatada virada pra você tendo os terminais da esquerda para direita *sinal=amarelo / -negativo=preto / +positivo=vermelho)
Na sequência veja como montar os cabos do sensor com cabos de audio de CD-Driver (evite desencapar com alicate ou estilete), use o ferro de solda rodando o fio e puxando
Remova a película de papel alumínio (quando houver). Observe para não cortar o "fio malha", que não possui capa.
Desencape pelo mesmo processo com soldador os fios internos. Gire entre os dedos para enrrolar as pontas. Depois aplique um pouco de solda.
Se você puder compre uma capa termo-retrátil (tubinhos pretos), caso não tenha pode tentar com uma capa de fio de bitola maior e depois de soldado puxe em direção ao cabo e aplique um pingo de cola quente para fixa-los.
Fase de posicionamento e teste:
-Risque uma linha no meio da tampa de metal contando 17,5mm da borda.
-Conecte os dois potenciômetros numa placa de joystick.
-Conecte a placa na USB e ative o controlador de jogos>testar.
-Com o controle dos pots todos para direita (figura), deverá obter essa posição nos eixos do controlador de jogos. Se não estiver é só virar o pot e empurar o controle para direita. Marque a posição dos pots (pode ser com um corretivo).
Curvando o sensor: 7mm marcados
Colando o sensor: Use uma chave de fenda pequena para não colar os dedos. Bem centralizado como está na figura.
Verifique se está encaixando bem. Coloque uma tira de metálica ferrosa de 30x5mm sobre o sensor para obter os 100% de captação magnética (seta verde).
Engraxando o conjunto:
Prendendo a mola: essa foi ideía do Sokol. Eu implementai o "Método pra fazer nas cochas e debaixo da mesa". (ai se a patroa lêr isso)
Depois da base e do platô fixados, você pode cortar uma ponta dos fios que seguram a mola e puxar. Teste os movimentos que deverão estar suaves. Conecte numa placa e teste os movimentos em calibradores de joystick.
Resultados muuuuito bons
Agora desenterre este excelente joystick fazendo ou comprando uma placa de circuito como a BU0836A e outras de boa resolução.
Espero ter ajudado e bons vôos.
Att. DOC - DocFlyer
Edit (Sokol1) - Anexo na postagem abaixo PDF de uma versão em Inglês deste tutorial.
https://www.gavca.com/phpBB3/viewtopic. ... 90#p178988
Last edited by DocFlyer on 21 Apr 2011 02:24, edited 5 times in total.
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor
Dicas se houver uma leve oscilação...
Duas coisas são muito importantes:
1-Fio que liga o "hall sensor" à placa de circuito deve ser com malha.
2-Um filtro, postada nos foruns russos (logo coloco o autor), onde montamos com um capacitor de 0,1uF e um resistor de 100ohms.
DOC
Duas coisas são muito importantes:
1-Fio que liga o "hall sensor" à placa de circuito deve ser com malha.
2-Um filtro, postada nos foruns russos (logo coloco o autor), onde montamos com um capacitor de 0,1uF e um resistor de 100ohms.
DOC
Last edited by DocFlyer on 05 Oct 2010 23:55, edited 10 times in total.
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor
SAFE THE F-15 Suncom
Grande Cmte. Sokol
Fique à vontade para divulgar onde quiser, já concentrei o material acima
Acho que agora mereço um fixo né hehehe
Obrigado
DocFlyer
Grande Cmte. Sokol
Fique à vontade para divulgar onde quiser, já concentrei o material acima
Acho que agora mereço um fixo né hehehe
Obrigado
DocFlyer
Last edited by DocFlyer on 05 Oct 2010 23:59, edited 5 times in total.
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor
Quem possui destes pode montar o Hotas completasso.
Last edited by DocFlyer on 05 Oct 2010 05:32, edited 3 times in total.
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Como o material foi re-editado e concentrado, algúem por favor apagaria os tópicos excedentes?
Obrigado
Obrigado
Last edited by DocFlyer on 03 Oct 2011 21:08, edited 8 times in total.
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor
Como o material foi re-editado e concentrado, algúem por favor apagaria os tópicos excedentes?
Obrigado
Obrigado
Last edited by DocFlyer on 06 Oct 2010 00:03, edited 8 times in total.
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor
S!
Bela sacada Doc!
Vou tentar isso no meu.
[],s
Rödel
Bela sacada Doc!
Vou tentar isso no meu.
[],s
Rödel
Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor
Fiquei curioso com o posicionamento do HALL:
Qual a vantagem de colocar o HALL de lado como na foto acima ao invés de na frente do conjunto, ali onde esta a folha de alumínio? Já que se colocado na frente evitaria o corte numa das torres que prendem o potenciometro, ou seja me parece mais fácil. Sendo os imãs usados de forma cubica a direção do fluxo magnetico seria facilmente ajustada, caso necessária.
Sokol1
Qual a vantagem de colocar o HALL de lado como na foto acima ao invés de na frente do conjunto, ali onde esta a folha de alumínio? Já que se colocado na frente evitaria o corte numa das torres que prendem o potenciometro, ou seja me parece mais fácil. Sendo os imãs usados de forma cubica a direção do fluxo magnetico seria facilmente ajustada, caso necessária.
Sokol1
Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor
Grande Cmte.21_Sokol1 wrote:Fiquei curioso com o posicionamento do HALL:
Qual a vantagem de colocar o HALL de lado como na foto acima ao invés de na frente do conjunto, ali onde esta a folha de alumínio? ... Sendo os imãs usados de forma cubica a direção do fluxo magnetico seria facilmente ajustada, caso necessária.
1-Não pode ser "folha de alumínio". A explicação vou colocar no início do tópico.
2-Não funciona assim pois o campo magnético é parcialmente disperso pela "folha de metal ferroso".
3-Fiz dezenas de testes no laboratório da Universidade e como o campo magnético é D2 em relação a proporção dos cubos, o hall sensor tem sua leitura plena a 2,5mm de distância centralizado. Vai de 0-65000.
O corte da torre foi mínimo. Ficou precisa, limpa e segura a montagem.
Pode testar, que vai funcionar bem
DOC
Last edited by DocFlyer on 06 Oct 2010 00:07, edited 1 time in total.
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor
Ok, entendi, menos a tal "folha de metal ferroso" usada para atrair os imas, o que é?
Na "receita" diz Placa metálica de drivers...
A leitura máxima do HALL com o imã a 2,5 mm do centro coincide com o movimento máximo da alavanca do joy?
Sokol1
Na "receita" diz Placa metálica de drivers...
A leitura máxima do HALL com o imã a 2,5 mm do centro coincide com o movimento máximo da alavanca do joy?
Sokol1
Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor
S!
Agora atiçou a lumbriga aqui pra mexer no F-15.
Como o Sokol perguntou, queria saber qual o "aproveitamento" da leitura do hall com o imã no mínimo e no máximo?
Grande sacada!!
Valeu
Matos
Agora atiçou a lumbriga aqui pra mexer no F-15.
Como o Sokol perguntou, queria saber qual o "aproveitamento" da leitura do hall com o imã no mínimo e no máximo?
Grande sacada!!
Valeu
Matos
Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor
É a mesma placa Cmte.21_Sokol1 wrote:Ok, entendi, menos a tal "folha de metal ferroso" usada para atrair os imas, o que é?
Na "receita" diz Placa metálica de drivers...
A leitura máxima do HALL com o imã a 2,5 mm do centro coincide com o movimento máximo da alavanca do joy?
Sokol1
1-A placa metálica deve sofrer atração pelo imã (metal ferroso) se for de aluminio não funciona. A placa faz a vez da mola e guia plastica do antigo mecanismo dos pots, mantendo a estabilidade.
2-2,5mm é a distância entre a superfície do imâ e o sensor. Usando cubos de neodímio um paquímetro plástico e o sensor, dá pra se obter os melhores resultados do efeito de campo. O grande problema são o uso de adaptações como os imãs de HD, ficando difícil o conjunto, posicionamento com melhor resultado.
3-O deslocamento máximo do joy reflete em 30mm no pot. Desloca-se 15mm pra esquerda e 15mm para direita.
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor
Obrigado Cmte.Matos wrote:S!
Agora atiçou a lumbriga aqui pra mexer no F-15.
Como o Sokol perguntou, queria saber qual o "aproveitamento" da leitura do hall com o imã no mínimo e no máximo?
Grande sacada!!
Valeu
Matos
O aproveitamento depende da placa de joy tambem. Usei uma do Hotas Cougar, fico muuuuuuuito superior.
Last edited by DocFlyer on 06 Oct 2010 00:08, edited 1 time in total.
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor
Ficou do mesmo tamanho.É a mesma placa Cmte.Na "receita" diz Placa metálica de drivers...
Poe uma foto do danado do doador da placa.
Sokol1
Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor
É a mesma placa Sokol, driver de diskete, CD-ROM ou outra, contanto que seja de metal ferroso (tenha ferro) para sofrer atração pelo imã se for de aluminio não funciona.
Last edited by DocFlyer on 06 Oct 2010 00:11, edited 1 time in total.
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19