Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
Tentando concertar a animação do controle de passo de helice do Bf.109E o Patch 14550 bugou o comando.
No Bf.109E alavanca de controle tem um mola centralizadora, assim quando segurada para cima (groBer) o passo vai aumentando até a alavanca ser solta, que volta automaticamente para o meio. Idem para baixo (Kleiner).
Porem o comando não esta funcionando corretamente.
Descobriram que ao invez de mapear o eixo em "Propellor pitch" usando o comando para o motor 1, o "Propellor pitch #1", funciona OK.
Não tem eixo no "HOTAS" para dedicar ao comando do PP?
Use uma tecla associada ao eixo acelerador, assim:
Espaço + Joystick axis U (nome do eixo do exemplo que varia conforme o joystick).
Assim segurando o Espaço (ou qualquer outra tecla/botão) e movendo o acelerador, ele não controlara a potencia e sim o passo de hélice.
Sokol1
No Bf.109E alavanca de controle tem um mola centralizadora, assim quando segurada para cima (groBer) o passo vai aumentando até a alavanca ser solta, que volta automaticamente para o meio. Idem para baixo (Kleiner).
Porem o comando não esta funcionando corretamente.
Descobriram que ao invez de mapear o eixo em "Propellor pitch" usando o comando para o motor 1, o "Propellor pitch #1", funciona OK.
Não tem eixo no "HOTAS" para dedicar ao comando do PP?
Use uma tecla associada ao eixo acelerador, assim:
Espaço + Joystick axis U (nome do eixo do exemplo que varia conforme o joystick).
Assim segurando o Espaço (ou qualquer outra tecla/botão) e movendo o acelerador, ele não controlara a potencia e sim o passo de hélice.
Sokol1
Re: Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
A partir de qual versão o passo passou a ser automático nos Me-109?
Re: Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
Redsoldier wrote:A partir de qual versão o passo passou a ser automático nos Me-109?
Durante a Batalha da Inglaterra, os alemães já estavam testando o mecanismo de passo automático das hélices dos bf-109 E-3. Creio que a partir da versão E-4 (um e-3 com armamento reduzido) o PP automático passou a ser "standard ."
SP!
Last edited by Furias on 20 May 2011 19:15, edited 2 times in total.
Re: Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
Deve ser bem interessante voar e ficar tentando manter o giro do motor em 3000RPM ajustando o tempo todo o passo da hélice.
santo.
santo.
Senta a Pua!
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Re: Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
S!
SP!
Com um Spitfire na tua cola?44_Santo wrote:Deve ser bem interessante voar e ficar tentando manter o giro do motor em 3000RPM ajustando o tempo todo o passo da hélice.
santo.
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Re: Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
Parece que este embroglio todo é devido a uma má interpretação da função da alavanca.
Ela não controla o passo da hélice e sim o numero de rotações do motor (Drehzahl).
Logicamente para se ter mais rotações, diminui-se o passo (levando a alavanca para cima, em groBer), e para diminuir as rotações, aumenta-se o passo (baixando a alavanca para Kleiner).
Usa-se mais rotações (menos passo) para acelerar rápido, e menos rotações (mais passo) para atingir mais velocidade (embora demore mais), ou é o contrário...?
Sokol1
Ela não controla o passo da hélice e sim o numero de rotações do motor (Drehzahl).
Logicamente para se ter mais rotações, diminui-se o passo (levando a alavanca para cima, em groBer), e para diminuir as rotações, aumenta-se o passo (baixando a alavanca para Kleiner).
Usa-se mais rotações (menos passo) para acelerar rápido, e menos rotações (mais passo) para atingir mais velocidade (embora demore mais), ou é o contrário...?
Sokol1
Re: Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
E o manete de potência, controla o que?
Re: Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
A "potência" ou seja a quantidade de combustível admitida no motor.
Sokol1
Sokol1
Re: Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
Mas o piloto do Spitfire também tinha que controlar o passo da hélice.28_Condor wrote:Com um Spitfire na tua cola?
O Sokol postou um vídeo sobre o Spitfire, mostrava que para a máxima eficiência do motor, num sistema de hélice de velocidade constante, a velocidade da hélice era mantida em 3000RPM.
O piloto tem que tentar fazer isso manualmente quando sua aeronave não é dotada de um sistema de velocidade constante da hélice.
Funciona de forma parecida com o câmbio de um automóvel, para cada velocidade do automóvel há uma relação de engrenagens que retira o máximo de eficiência do motor. Assim como cada velocidade do avião tem o passo, ou ângulo, ideal com o agravante de poder até estolar a hélice.
Vídeo postado pelo Sokol:
O cara tinha que ter muuuuito braço!
Acredito que os caras se acostumavam com o som do motor assim como num automóvel ninguém fica olhando para o conta-giros para mudar de marcha.
santo.
Senta a Pua!
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Re: Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
Sokol, então me explica uma coisa, o que impede o piloto a manter potência máxima no motor constantemente?! Quer dizer, se o motor vai estar sempre trabalhando com a quantidade máxima de combustível possível, porque permitir o controle disso?!21_Sokol1 wrote:A "potência" ou seja a quantidade de combustível admitida no motor.
Sokol1
Obrigado.
PS:. Só pra ter certeza que entendi: O 109E tem um manete para controlar a potência e outro para controlar a RPM?!
- 41_Tche-Loko
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Re: Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
Para se ter uma queima homogenea do combustivel dentro do motor(maximo desempenho) tem que se respeitar a proporção ar/combustível. Para quem não lembra do triângulo do fogo: Combustivel, ar e calor(centelha da vela). Como é complicado controlar a quantidade de ar admitido(devido a variação de altura que a aeronave trabalha) optou-se controlar o combustivel para manter a proporção.Redsoldier wrote: Sokol, então me explica uma coisa, o que impede o piloto a manter potência máxima no motor constantemente?! Quer dizer, se o motor vai estar sempre trabalhando com a quantidade máxima de combustível possível, porque permitir o controle disso?!
Obs: Quanto mais alto for menos ar vc vai encontrar.
Sokol pode me corrigir!
'Nao acreditar em si e o principio do fim'
Re: Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
Mas aí já não é a mistura?! Poxa, linkem um manualzinho logo, fica mais fácil pra vocês41_Tche-Loko wrote:Para se ter uma queima homogenea do combustivel dentro do motor(maximo desempenho) tem que se respeitar a proporção ar/combustível. Para quem não lembra do triângulo do fogo: Combustivel, ar e calor(centelha da vela). Como é complicado controlar a quantidade de ar admitido(devido a variação de altura que a aeronave trabalha) optou-se controlar o combustivel para manter a proporção.Redsoldier wrote: Sokol, então me explica uma coisa, o que impede o piloto a manter potência máxima no motor constantemente?! Quer dizer, se o motor vai estar sempre trabalhando com a quantidade máxima de combustível possível, porque permitir o controle disso?!
Obs: Quanto mais alto for menos ar vc vai encontrar.
Sokol pode me corrigir!
Re: Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
Amigos,21_Sokol1 wrote:Parece que este embroglio todo é devido a uma má interpretação da função da alavanca.
Ela não controla o passo da hélice e sim o numero de rotações do motor (Drehzahl).
Logicamente para se ter mais rotações, diminui-se o passo (levando a alavanca para cima, em groBer), e para diminuir as rotações, aumenta-se o passo (baixando a alavanca para Kleiner).
Usa-se mais rotações (menos passo) para acelerar rápido, e menos rotações (mais passo) para atingir mais velocidade (embora demore mais), ou é o contrário...?
Sokol1
Sei pouco a esse respeito, e venho tentando aprender também. Com o CloD, voltei a ler o livro do piloto francês Pierre Clostermann "O Grande Circo", onde ele passa algumas informações sobre os procedimentos de vôo em combate usando um Spitfire. Vejam o texto abaixo:
"A voz de Homes provaca-me um sobressalto... e já Martell encadeia:
- Look out Brutus, Yellow One calling, smoke trails coming 3 o'clock!
Abro bem os olhos e vejo, subitamente, os rastros de condensação denunciando os boches que, vindos do sul e do leste, começam a convergir sobre nós.
Meus Deus, como se aproximam depressa!... - Destravo os canhões.
- Brutus calling, keep your eyes on them chaps! Climbing like hell!
Aciono o acelerador - hélice ao pequeno passo - e aproximo-me instintivamente do Spitfire de Martell..."
Como vocês podem ver no texto acima, no momento do combate, Pierre colocou a hélice ao pequeno passo.
Um abraço a todos,
Komet
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6:7.
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6:7.
Re: Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
Fazendo isto o motor vai fundir em questões de minutos. Um piloto real de Warbirds tinha uma carga de trabalho enorme, controlando potencia, mistura, rotações, passo, pressão de admissão, radiador de água, de óleo...o que impede o piloto a manter potência máxima no motor constantemente?!
Na RL os pilotos de Spit eram instruidos a anotar no Combat Report caso usassem o "Go througt wire" (WEP) em combate, pois nesse caso o motor precisava ser revisado antes de voltar a voar.
Esse vídeo linkado pelo Santo é a melhor explicação existente sobre passo de hélice.
Sokol1
Re: Bf.109E Propellor Pitch - patch 14550
O manete de potência controla justamente a potência que o motor gerará na hélice e que será transformada em empuxo.
Quanto mais potência, mais velocidade.
Mas, assim como no carro, na medida em que se acelera, o RPM aumenta e na medida que se desacelera, o RPM diminui e isso não é bom para o desempenho do motor, o ideal seria o RPM se manter no ponto ótimo onde o motor gere mais força.
No carro é nítida essa transição, quando o motor começa a girar demais, aumentamos a marcha e quando começa a girar pouco, diminuímos a marcha.
Porém quem controla a aceleração no carro é o acelerador, assim como o manete de potência controla a aceleração no avião.
Resumindo, o passo da hélice é a marcha do carro e o manete de potência é o acelerador.
Com a marcha errada, o motor não gera força suficiente ou pode até estourar, exatamente como acontece no avião, porém a hélice pode ter marchas (passos) teoricamente infinitas porque depende apenas do ângulo de ataque.
No meu carro tem uma região marcada em verde no conta-giros, mostrando onde o giro do motor deve se manter para um melhor desempenho, no caso do Spitfire o giro tem que ser mantido em 3000RPM independente da velocidade salvo para economizar combustível ou resfriar o motor.
santo.
Quanto mais potência, mais velocidade.
Mas, assim como no carro, na medida em que se acelera, o RPM aumenta e na medida que se desacelera, o RPM diminui e isso não é bom para o desempenho do motor, o ideal seria o RPM se manter no ponto ótimo onde o motor gere mais força.
No carro é nítida essa transição, quando o motor começa a girar demais, aumentamos a marcha e quando começa a girar pouco, diminuímos a marcha.
Porém quem controla a aceleração no carro é o acelerador, assim como o manete de potência controla a aceleração no avião.
Resumindo, o passo da hélice é a marcha do carro e o manete de potência é o acelerador.
Com a marcha errada, o motor não gera força suficiente ou pode até estourar, exatamente como acontece no avião, porém a hélice pode ter marchas (passos) teoricamente infinitas porque depende apenas do ângulo de ataque.
No meu carro tem uma região marcada em verde no conta-giros, mostrando onde o giro do motor deve se manter para um melhor desempenho, no caso do Spitfire o giro tem que ser mantido em 3000RPM independente da velocidade salvo para economizar combustível ou resfriar o motor.
santo.
Senta a Pua!
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5