![Rock :rock:](./images/smilies/emoticon-0178-rock.gif)
O que na verdade eram aquivos de música numa pasta do jogo, estilo Il-2'46 4.10.
Voltando a este jogo - depois de ~6 anos - descobri que com o patch final da versão I e na versão BS II essa característica sumiu...
![Sad :(](./images/smilies/emoticon-0101-sadsmile.gif)
Mas no DCS World da para adicionar uma "estação de rádio AM/FM" (ou mais de uma) na missões SP, via Editor de Missões - que se revelou fácil de usar para um leigo.
- Cria-se uma Trigger Zone, com o raio que quiser, por exemplo 100 KM, que será o alcance da rádio.
- Cria-se um trigger “4 Mission Start”:
> Defina a condição "Coalition has aerodrome-Blue/Red)
> E a ação "Flag ON com número 1
![Image](http://s29.postimg.org/3w8mdv0qb/Radio1.jpg)
Depois cria-se outro trigger “1once” que executará uma “trasmissão de rádio” com a programação criada (arquivo de áudio .OGG ou .WAV no micro), este trigger sera executado pela Trigger Zone se o primeiro trigger estiver ativo (Flag is True (1)) no inicio da missão.
>1ONCE > FLAG ISTRUE (1) > RADIO TRASMISSION.
Define-se uma frequência da transmissão para a "rádio", por exemplo 139000 (KHz).
![Image](http://s17.postimg.org/v5926d0qj/Radio2.jpg)
No editor seleciona o TF-51D e no ícone de uma antena ajusta um dos quatro canais do SCR522 VHF para 139 (MHz).
Iniciado o jogo, liga o switch bateria, pressiona o knob do canal D do SCR522 e "Rock'nRoll".
![Dance :dance:](./images/smilies/emoticon-0169-dance.gif)
![Smile :)](./images/smilies/emoticon-0100-smile.gif)
![Image](http://s11.postimg.org/9lbedfn4z/Radio3.jpg)
post a picture
Tentei também com o receptor Detrola Low-Frequency (200-400 Hz/Mc?), mas este apesar de permitir mover os knobs de volume e sintonia no jogo parece ser apenas “enfeite”, não aparece como rádio no ícone da antena do ME.
O charme da coisa é justamente sintonizar a rádio com os controles do rádio do avião e desligar quando quiser.
![Wink ;)](./images/smilies/emoticon-0105-wink.gif)
No IL-2 4.12+ é possível fazer algo semelhante, mas para desligar tem que desligar o botão áudio na interface dos controles (ESC), ou digitando comandos no console, o que paraliza o jogo e tira a graça da brincadeira.
![Razz :P](./images/smilies/emoticon-0110-tongueout.gif)
O inconveniente da solução via Editor é que esta "rádio" tem que ser adicionada por missão.
É possível usar em MP (com parâmetros diferentes - vide tutorial do Coruja) mas não resulta prático porque envolve o host enviar o arquivo de áudio da programação da rádio junto com o arquivo da missão para os clientes quando estes logan no servidor, tornando o processo demorado... e como é online, direitos autorais... advogados da RIIA.
![Razz :P](./images/smilies/emoticon-0110-tongueout.gif)