Novo disco externo de 1 terabyte!

Novidades, reclamações e ajuda aqui!!!
Post Reply
User avatar
33_Costa
Arataca
Arataca
Posts: 2451
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Curitiba

Novo disco externo de 1 terabyte!

Post by 33_Costa »

Novo disco externo de 1 terabyte!
A Iomega apresentou um novo disco rígido externo capaz de armazenar até um Terabyte (TB) em dados.
Apresentado na segunda-feira (28/11), o Desktop Hard Drive XL Series é compatível com Macintosh e PC, e possui quatro encaixes para discos separados, cada um contendo 250 Gigabytes.
O drive é conectado a um computador por portas FireWire 800, FireWire 400 ou USB 2.0, mas também suporta conectores Serial ATA. Além disso, o disco roda a 7200 rpm (rotações por minuto) e já vem com o software de backup Dantz Retrospect Express Software pré-instalado.
Segundo a Iomega, o produto é voltado a "famílias e viajantes" que precisam armazenar grandes quantidades de fotos e vídeos, tanto os baixados da internet quanto os criados com a própria câmera.
O drive, que também pode ser usado em escritórios de edição e criação de arquivos multimídia, pode guardar até 18,5 mil horas de música, quatro milhões de fotografias ou 1,5 mil horas de vídeo, disse a Iomega.
No mercado no norte-americano a partir desta terça-feira (29/11), o Desktop XL custa 899,95 dólares.
Lançado DVD holográfico que guarda 1,6 Terabyte
A indústria nem mesmo terminou de desenvolver os padrões HD-DVD e Blu-Ray, os dois candidatos a substituir o atual DVD, e duas empresas já apresentaram um novo formato ainda mais interessante.

Durante a última semana, a InPhase Technologies e a Hitachi Maxell mostraram um disco do tamanho do DVD comum, capaz de armazenar até 1,6 Terabytes em um tipo de memória holográfica.

O primeiro diferencial da nova mídia é que os dados ficam guardados em um cristal sensível a luz. A segunda diferença é que, para que os dados sejam escritos ou lidos na mídia, o raio de luz é dividido em dois, sendo que um deles atravessa um material semitransparente do disco. E é justo esse material altera o raio de luz para inserir dados na mídia.

Como o raio é dividido em dois, dizem as fabricantes, a leitura e gravação de dados podem ser feitas simultaneamente, permitindo mais agilidade na troca de informações.

A técnica permite que apenas um disco guarde até 1,6 TB em dados, com velocidade de leitura de até 160 Megabits por segundo (Mbps) - 340 vezes a capacidade e 20 vezes a taxa de leitura de DVDs tradicionais, ou então duas vezes a velocidade e mais de 15 vezes a capacidade de armazenamento do HD-DVD ou Blu-Ray.

Para o final do ano que vem, as duas companhias pretendem lançar leitores compatíveis com a tecnologia. Além dos drives, chegam também as mídias avulsas. A capacidade, inicialmente, fica apenas nos 300 Gigabytes.

Apesar de não ser anunciado como um concorrente do Blu-Ray ou HD-DVD, o formato ainda sem nome posa certa ameaça às mídias de próxima geração. É que um único disco poderá, por exemplo, guardar até doze filmes em alta definição, com qualidade ainda melhor do que a prometida pelos substitutos do DVD.
Sinistro! :shock:

Fonte: IDGNow
Post Reply