Thrustmaster USB (MANUAL TÉCNICO)

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Luiziana

Thrustmaster USB (MANUAL TÉCNICO)

Post by Luiziana »

s!

Comprei recentemente uma placa digital USB para meu Thrustmaster, 8 eixos e 32 botões e gostaria de uma dica de como fazer para ligar o hat de angulo de visão do acelerador, que é igual a um mouse de notebook??? Se alguem tem uma dica agradeço!!
21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Luiziana,

Imagino que voce comprou um BU0836 do Leo Bodnar, ok?

O MacBare do Falcões da Noite tambem comprou um e converteu um HOTAS F22+TQS, so que no lugar deste "mouse IBm" colocou um HAT de retirado de um Saitek Cyborg.

O problema é que este "mouse IBM" é um transductor, que transforma pressão em corrente, a ideia original era emular um mouse.

Na pratica é uma droga, mesmo no joy original o comando é impreciso e as veses fia alatorio. O do meu conjunto eu tirei fora e no lugar coloquei um HAT que em mesmo fiz, com switchs retirados de drives de CDROM danificados, um pararuso 1/8, pedações de plastico tampa de baia de disquete e uma tampa de pasta de dente. :-P
Ficou xique e encaixou direitinho no lugar original e ficou mais semelhante ao controle original do TQS do F16 real, e com a vantagem de ter aquele botão minusculo sendo acionado pelo pressionar do HAT. Ou seja um HAT com 5 comandos.

Bom, se voce quiser tentar ligar o "mouse Ibm" original o esquema eletrico dele é o seguinte:
O fio central é o comum, e os quatro laterais os angulos.
Não sei se o circuito que voce tem o reconhecera, mas é o caso de tentar.

O Leo Bodnar é muito prestativo, troque email com ele que de repente ele sabe.

No forum dos Aviadores Virtuales (www.aviadoresvirtuales.org) tem um topico recente de um cara que fez a mesma conversão que você, de reprende tem a dica correta.

Voce fez uma boa compra, vai arrumar seu (ótimo) HOTAS por menos de 100 R$

Tenho mais ou menos o esquema para substituir os potenciometros por sensores HAL da Honeywell, eventualmente posto os resultados.

Consegui tambem montar aqueles circuitos USB do Mindaugas, tem um topico relacionado na Aerovirtual, vão ser uteis para um button box.

Sokol1.
43_Scuba
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Post by 43_Scuba »

21_Sokol1 wrote:Luiziana,

Na pratica é uma droga, mesmo no joy original o comando é impreciso e as veses fia alatorio. O do meu conjunto eu tirei fora e no lugar coloquei um HAT que em mesmo fiz, com switchs retirados de drives de CDROM danificados, um pararuso 1/8, pedações de plastico tampa de baia de disquete e uma tampa de pasta de dente. :-P
Ficou xique e encaixou direitinho no lugar original e ficou mais semelhante ao controle original do TQS do F16 real, e com a vantagem de ter aquele botão minusculo sendo acionado pelo pressionar do HAT. Ou seja um HAT com 5 comandos.


Sokol1.
Sokol1 mostra uma foto deste teu "Frank Stain" :lol: :lol: :lol:


SP!
Luiziana

Post by Luiziana »

S!

Cara, comprei o tal BU0836 mesmo, igual ao do macbare.
Se eu entendi bem o fio do meio o "comum" é o que passa por todos os botões...e os outros quatro vai um em cada terminal, correto? Mas o problema é ainda maior, tenho um F-22 + TQS + pedais, de forma que os 32 botões e 6 eixos já estão comprometidos...! minha aflição é como posso fazer para ligar o hat, tem alguma gambiarra que eu possa fazer...usando outra porta, sei lá...outra usb, mouse, placa de controle de videogame, alguma coisa do tipo.

Agradeço muito a ajuda...faz muito tempo que estou sem meu manche e agora fianalmente apareceu uma luz no fim do túnel!!!
21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Luiziana,

Como diria o Jack, vamos por partes:

O BU0836 suporta: 8 eixos, HAT (de 8 angulos) e 32 botões (limite imposto pelo Direct Imput do DirectX).

O TM F22 tem:
2 eixos (X e Y)
HAT
3 HATS de 4 posições cada = 12 botões
4 botões e um gatilho de 2 estágios = 6 botões

Total: 2 eixos, HAT e 18 botões.

O TQS tem:
3 eixos (acelerador, range e antena)
1 chave de 4 posições = 4 botões
2 chaves de 2 posições, mais o click do knob do range = 5 botões
O botãozinho branco do "mouse IBM" - que é independente do circuito do transductor = 1 botão.
O "mouse IBM" tem 4 posições = 4 botões

Total: 3 eixos e 14 botões.

Então o seu conjuto HOTAS usa 5 eixos (X, Y, acelerador, rnge e antena), HAT e 32 botões (18+14), o que significa que estarão sobrando 3 eixos no BU0836.

Veja que o HAT principal do F22 corresponte ao HAT do BU0836 - aparece na posição correta durante a calibragem no P.Controle do rWindows - Controladores de Jogos e não entra na contagem de botões.

Os pedais de leme mais sofisticados (CH, Saitek, Simped, VKB) que conheco tem 3 eixos:
Leme, freio proporcional direito, freio proporcional esquerdo.
O seu (é o TM RCS?) usa mais do que isso, ou botões???

Se sim - o que acredito não ser o caso - basta comprar um joy USB qualquer, ex. Clone Thunder/Cobra, Leadeship Pilot PRO, Genius F-23 que são facilmente encontraveis no M.Livre por 50 ~ 80 R$, desmontar e usar o seu circuito USB.

Aproveitando sobre circuitos USB:

Final do ano passado resolvi montar aquele circuito USB descrito por um cara da Lituania em www.mindaugas.com - que praticamente não recebeu credibilidade no Ocidente, só achei menção a simmer da Holanda, um da Australia, alem de um ou outro racing simmer no RSCentral que montaram, mas é bem popular no Leste Europeu - uma de suas últimas atualização esta num forum polonês. Encontre o microcircuito ATMEGA8 por R$ 7,00 no M.Livre resolvi arriscar (nunca tinha montado circuito) e tive sucesso. Montei por cerca de R$ 25,00 um circuito USB de 6 eixos HAT e 24 botões que é reconhecido pelo Windows com o nome de Mjoy como se fosse um joystick.

Image

Este protótipo inical reviveu um velho Saitek X-36 de gameporte. ;)

Image

Então propus no Cockpits Caseiros da Aerovirtual a montagem cooperativa do Mjoy16 (8 eixos, 64 botões, 14 chaves ON-OF-ON).
Detalhe: o microcircuito ATMEGA16 custa só R$ 5,00 a mais que o ATMEGA8. O assunto já rendeu 2 belos tópicos e uma tentativa de protótipo por um dos participantes, mas parece que como tudo que se propõe coletivamente em prol da comunidade simuleira tupiniquim (ex. dublagem do IL2, tradução do In Pursuit... :-P ) vai dar com os burros nágua.
O povo brasilis parece não acreditar em alternativas e fica sonhando com produtos COTS que não con$egue comprar (até por não existir oferta por aqui).

Bom já montei meu protótipo deste circuito, o Mjoy16 - baseado num PCB (que é o "angú" do projeto) me fornecido a R$ 12,00 - e ainda vou montar mais uns dois "for fun".

Image
Mjoy16 By Sokol1

Esta semana recebi, para reviver em USB um CH PRO Thtottle de gameporte que estava encostado em alguma caixa. Vai para Natal-RN.

Sokol1
43_Scuba
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Post by 43_Scuba »

S!

Sokol1, pelo que eu entendi, aquele circuito na placa de CI, é o adapitador para a saida USB, certo ?

Com ele e mais alguns acertos e circuitos transformo um joy mecanico ( saida do potenciometro) para USB ?

Pode me passar mais detalhes, tipo o esquema do circuito e pecas ?

SP!
21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Scuba,

Na verdade isto ai é um circuito USB completo para joysticks (ou throttle, manche, volante... ou o que quiser relacionado a controle de games) e não um adaptador.

Se você tem um joystick antigo (mecânico???), com potenciômetros (bem estes ainda são usados em joysticks modernos, ex. CH), de conexão via gameporte, basta desmontar todo, remover sua placa de circuito original, fiação e cabo de ligação originais, instalar o novo circuito USB la dentro, ligar os potenciometros dos eixos nos lugares indicados, bem como o HAT e os botões, e pronto.
Ligando no micro via porta USB vai ser detectado novo hardware, e instalado automaticamente com os drives HID (Human Interface Device) do próprio rWindows, que aparecera no Painel de Controle > Controladores de games como Mjoy, ou Mjoy16 conforme o caso, sendo este último pode ter sua programação editada e ter seu nome modificado, por exemplo: ScubaJoy. :-D
A calibração e uso é como qualquer joystick COTS.

O circuito que o Luiziana comprou, o BU0836 vendido pelo Leo Bodnar da Inglaterra(?) a 40 U$ já com frete é mais moderno, pois funciona em USB 2.0. Eu, como não tenho CCI, e achei os circuitos ATMEGA a preço de banana, o projeto do Mindaugas é freeware, e vem sendo deselvolvido pela galera russa desde 2003, foi só juntar com minha mania de fazer "gambiarras". )

Qualquer destes circuitos USB podem ter os potenciômetros substituidos por sensores HALL ou encoders.
A uma versão especial do BU0836 que suporta sensor de força (tipo os usados balanças) usada pelos "Pit Buiders" de simulação de corridas para pedal de freio.

Estou pensando em montar (entre outras coisas) um piano de manetes com aspecto WWII (tipo P-47, F4-U...), falta arrumar um bom desenho.

Ah, quanto ao layout do PCB o mais atual esta na postagem # 84 do Plautz neste tópico na Aerovirtual:
http://www.aerovirtual.org/forum/index. ... 2811&st=60
E a lista de componetes na postagem #52 deste:
http://www.aerovirtual.org/forum/index. ... 2091&st=30

Sokol1
Luiziana

Post by Luiziana »

S!


Sokol, antes de mais nada quero agradecer a ajuda, será de grande valia...vou por a mão na massa e começar a soldar tudo. Valew!!!!
21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Luiziana,

Como você esta começando a soldar, vai uma pergunta, entendeu o esquema da matrix de diodos?

É importante porque sem ela voce teria que trabalhar com 80 fios, dos quais
37 indo para o TQS, o que é praticamente impossível.

Com a matrix voce liga o TQS com 15 fios (use o cabo original deleque tem justamente 15 fios).
A idéia é o seguinte: num dos pinos de cada botão e HAT coloque um diodo.
O resto é combinar os fios 6X6.

Qualquer coisa estamos ai.

Sokol1
Luiziana

Post by Luiziana »

S!

Cara não tinha me ligado no lance da matrix...tava quebrando a cabeça pra saber como eu iria linkar io TQS no F-22!!!! Iria ser uma penca de cabos!

Cara, se tu tiver paciência pra me ajudar vou ficar feliz (hehe)...sou bem tosco em eletrônica, logo vai ter que ser light a explicação.

Tinha pensado em buxar os fios dos todos os botões e na base do manche por todos os diodos, seguindo logo depois para a placa, mas esse esquema de puxar só 15 fios do TQS não tinha me ligado...terias um esquema disso?? Essa era minha preocupação, como ligar o TQS no F22.

Tenho outras dúvidas simples: Para que server os terminais de 5v??? os potenciômetros são alimentados também com 5V??

Sem um esquema meu reduzido conhecimento não dá conta ahahahah!
21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Luiziana,

Ok, vamos com calma que seu F22 logo estara no século XXI. ;)

A primeira coisa mais importante: Evite tocar os terminais do BU0836 nem faça soldas nele, use pinos de encaixe - se não conseguir tais pinos tera que soldar - mas com o ferro de solda DESLIGADO da rede elétrica (claro que depois de esquentar :-P ).

Ou o seu BU0836 veio com este kit de tomadas:
Image
Se veio facilitara muiiiiito.
Se não veio mande um email para o L.Bodnar pedindo. ;)

Os potenciômetros são ligados em tres fios GND, sinal e +5 Volts.

Por hora desmonte o F22 e o TQS (Precisara de chaves HALEN) e remova os cirtuitos originais deles, aparafuse o Bu0836 dentro do F22 - se precisar cole um bloco de madeira/plástico para ter onde aparafusar.
Ou melhor use aqueles suportes de placa mãe - de formato octogonal, tem rosca esterna numa ponta e interna na outra, veja na foto do circuito que coloquei acima.

Então podera ligar os potenciometros do F22 no circuito, bem como os potenciometros do pedal - confira se dentro do pedal esta ligado nos 3 terminais ou apenas em 2, neste caso refaça o cabo ligando nos 3 terminais.
Veja q até aqui voce tera usado: 2 eixos para o F22, 3 para o pedal (considerando ser o TM RCS), etão sobrando 3 eixos, justamente o que é preciso para o TQS.

Já para os botões e HAT é preciso de um esquema com a MATRIX, vou fazer um para você, aguarde. ;)

Sokol1.
Luiziana

Post by Luiziana »

S!

Sokol não sei se é isso que tu procura, mas dá uma olhada...:

http://virtualsky.i-jogo.net/throttle/fol1_index.htm

Abraço
21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Sokol não sei se é isso que tu procura, mas dá uma olhada...:

http://virtualsky.i-jogo.net/throttle/fol1_index.htm
LOL "This is a small world!" :lol: :lol: :lol:

Esse tuto sobre montar um quadrante de manetes com um Logitech "veio" foi EU quem traduziu (Com autorização do Bryan Kent).
É mais ou menos isto que quero montar, porem com um aspecto mais "WWII", o melhores desenhos que achei até agora é do F4U-5 (pós guerra), e do T-28 Mentor, que tem as funções no console bem definidas e codificadas (alavanca do trem de pouso, flap, gancho com formatos que lembram estes dispositivos).
Ambos tem um aspecto antigo, mas funções modernas, como o mini-stick para trimagem do F4U-5, que presumo ser o pai do HAT na manopla.

BTW- Já bolei um esquema de facil entendimento para fiação da matrix do BU0836, falta fazer uns desenhos no Paint.
;)

Sokol1
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21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Aos usuários do Forum:
Eu poderia estar enviando este texto diretamente ao Luiziana, mas penso que possa vir servir para alguem que queira modernizar um velho (e bom) joystick, uma vez que comprar bons joysticks no Brasil é difícil - quase impossível, e muito caro.
Eventualmente podera ser útil para alguem pesquisando a respeito na Web.
===================================================================

Luiziana

Como disse antes, para ligar o BU no F22+TQS minimizando as possibilidades de erro (botões repedidos, HATS misturados com botões...) e evitando frustrações é preciso um bom planejamento prévio.

Antes de mais nada arrume fios coloridos, ou etiquete ou pinte as pontas do fios com canetas coloridas para diferenciar uns dos outros pois a possibilidade de confusão é enorme - no Saitek X-36 tive que ligar umas 4 vezes até tudo ficar correto.

A minha idéia - baseada na experiência com o Saitek X-36, cuja ligação segue o mesmo principio, apenas foram menos botões: 24 + HAT, é codificar as posições de botões e HATS (que são 4 botões juntos) combinando R(ow) e C(olumn) para cada uma delas:

Image

S1 = R1C1 - ou seja a posição S1 que sera usada pelo gatilho 1 usa um fio vindo de R1 e outro de C1.
S2 = R1C2
S3 = R1C3
S4 = R1C4
S5 = R1C5
S6 = R1C6

S7 = R2C1
S8 = R2C2
S9 = R2C3
S10 = R2C4
S11 = R2C5
S12 = R2C6

S13 = R3C1
S14 = R3C2
S15 = R3C3
S16 = R3C4
S17 = R3C5
S18 = R3C6

S19 = R4C1
S20 = R4C2
S21 = R4C3
S22 = R4C4
S23 = R4C5
S24 = R4C6

S25 = R5C1
S26 = R5C2
S27 = R5C3
C28 = R5C4
C29 = R5C5
C30 = R5C6

S31 = R6C1
S32 = R6C2
HAT UP = R6C3
HAT Right = R6C4
HAT Left = R6C5
HAT Down = R6C6

Observe que cada posição da ROW ou da COLUMN se repete 6 vezes, ex. R1...R6, C1...C6, por isso a matrix é 6x6, e tambem que o fio do ROW pode ir em sequência para os botões de um mesmo HAT, mas o fio das COLUMN não pode ir em sequência para este mesmo HAT ou havera repetição de botões.

Ligando o HAT principal (POV = visão) do F22.

Puche um fio saindo da posição ROW6 do BU e ligue em cada um dos ppolos dos 4 botões do HAT (ou seja estaremos usando 4 posições do ROW 6 = R3, R4,R5,R6), e colocando no pino destes botões um DIODO com a parte preta voltada na direção do fio que vem da ROW.
E então puche um fio de cada uma das colunas C3, C4, C5, C6 e ligue nos outros polos dos 4 botões do HAT.
Pronto o HAT (POV) estara pronto, e no Painel de Controle >Controladore de Jogos do rWindows aparecera na posição correta.

Comprovando o que foi dito acima: da ROW ligamos o mesmo fio no mesmo HAT, mas da COLUMN não - tem que ser um fio de COLUMN diferente para um mesmo HAT.

Vamos ao TQS: lá dentro tem 14 botões, distribuidos em 1 HAT, o "Mouse IBM" - que consideraremos como um HAT, 2 chaves de duas posições e dois botões individuais.

Usaremos neles as posições S19 a S32, o que significa levar para o TQS os seguintes fios:
1 fio saindo de R4 que ira para 6 terminais de botões - num dos HATS e numa das chaves (x2)
1 fio saindo de R5 que ira para 6 terminais de botões - no outro HAT e na outra chave (x2)
1 fio saindo de R6 que ira para 2 terminais de botões (Note que as outras 4 posições de R6 já foram usadas pelo HAT-POV)

Veja, foram usadas 14 (6+6+2) posições dos ROWs.

Em seguida ligue:

1 fio saindo de C1 que ira para 3 terminais de botões
1 fio saindo de C2 que ira para 3 terminais de botões
1 fio saindo de C3 que ira para 2 terminais de botões
1 fio saindo de C4 que ira para 2 terminais de botões
1 fio saindo de C5 que ira para 2 terminais de botões
1 fio saindo de C6 que ira para 2 terminais de botões

E aqui tambem formam usadas 14 (3+3+2+2+2+2) posiçoes, só que das COLUMNs.

Note que graças ao uso da MATRIX para ligar estes 14 botões do TQS precisamos de apenas 9 fios (3 do ROW e 6 da COLUMN).

Para ligar os tres potenciômetros do TQS (Throttle, Antena e Range) usaremos:
1 fio saindo do +5V do BU e indo para um dos terminais externos de cada um dos 3 potenciômentos
1 fio sanindo do GND do BU e indo para o outro dos terminais externos de cada um dos 3 potenciômentos
3 fios saindo das posições SIGNAL referente aos eixos 6,7,8, ligados cada um no terminal central (SIGNAL) de cada potenciômetro.

Embora as posições de +5V e GND tenham posições independentes no BU para os eixos 6,7,8 (3x) basta usar apenas um fio para as 3 posições, pois eletricamente estão ligados na mesma posição no circuito do BU - estão separados para conveniência de ligação quando usado tudo em apenas uma caixa.

Note que para os potenciômetros usamos mais 5 fios, então teremos um total de 14 (9+5) fios indo do F22 para o TQS.
Aqueles seus cabos originais tem internamente 15 fios, o suficiente (com sobra de 1).
Se quiser pode usar as tomadas DB15 permitindo desconectar o TQS do F22 (para fins de transporte por exemplo), é so manter a ordem
dos fios nas duas pontas.

Finalizando:

Para os outros tres HATS, gatilho e botões do F22 basta ligar as posições restantes, começando por S1 (R1C1) no primeiro estágio do gatilho, para o segundo estágio use S6 (R1C6), e o resto siga em ordem crescente - S2 (R1C2) S3 (R1C3), etc. sempre colocando um DIODO na ponta do fio que vem dos ROW com a parte preta do DIODO virada para este fio.

O uso de diodos permite que dois ou mais botões sejam apertados ao mesmo tempo (o que é desejável) sem o aparecimento de botões fantasmas, como ocorre com teclados).

Para este trabalho reserve uma tarde de sábado, tome um chá de "paciência" e mãos a obra. :)

Sokol1
Luiziana

Post by Luiziana »

S!


Porra Sokol, que explicação.... :D ....nem sei como agradecer!!!!

Só pra constar: Não vieram os conectores não, mas consegui comprar onde moro, isso facilita muiiito;

!Quanto aos fios, comprei um flat todo colorido de 40 vias acho que vai funcionar bem;

Mais umas dúvidas:

- O +5V e o GND vão para as extremidades do BU e i signal para o meio, Correto?? Mas tanto faz o lado??? +5v ao GND na extremidade esquerda ou direita tanto faz???

- Há algum problema em puxar todos os fios até a base do manche, inclusive os que vem to TQS(via cabo DB15) e lá ligar todos os diodos antes de entrar na placa???

obs: A LIGAÇÃO DE 3 VIAS P/ OS POTENCIÔMETROS SE APLICA A TODOS, F22 + TQS + PEDAIS, CORRETO????
Last edited by Luiziana on 07 Feb 2007 16:36, edited 1 time in total.
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