Joystick Clone Cobra - estol.

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Joystick Clone Cobra - estol.

Post by 21_Sokol1 »

Este joy não deve ter muito adeptos, mas como é uma opção para que esta com pouca grana, fica esta observação.

Tempos atrás usei o circuito USB de um joy cobra para modificar um CH PRO Throttle gameporte para USB.

Notei que a resposta do potenciomêtro não correspondia ao movimento fisíco deste. Como no CH PRO Throttle existe uma alavanca que move o potenciômetro, atribui isto a uma diferença de geometria entre o pot. de -30mm CH e o pot. de 10mm do Cobra. Uma solução provisória foi limitar o deslocamento da alavanca.
Posteriormente este CH PRO Throttle recebeu um (ótimo) BU0836 e funcionou 100%.

Outro dia ganhei outro Cobra, para aproveitar seu circuito em algum "button box". O ex-dono que usou por uns 4 meses, reclamava que estolava muito com este joy.

Hoje resolvi fazer um "test drive" com ele.

A primeira coisa que chama atenção é seu pouco peso, se não usar ventosas não tem como pilotar. A ergonometria é boa, embora as duas partes do grip parecem mal encaixadas, da para notar a folga durante o uso, achei os botões meio duros de acionar, já o acelerador deslizante é bem ruim de usar.

Bom, para um joy de R$ 70,00 esta de bom tamanho.

Voando foi um festival de estol sem explicação.
Desabilitei no Controls do IL2 o leme no eixo de torção, por não estar acostumado com ele - e não gostar deste sistema. Não adiantou nada.

Sai do jogo refiz a calibragem, e testei o mesmo com o DXtweak, que mostra a resposta dos eixos mais detalhadamente que no Painel de Controle, Controladores de Jogos.

Ai reparei o seguinte, o que explica o problema do CH Throttle e a facilidade com que se estola usando este joy:

A leitura do potenciômetro termina ANTES do movimento do manche, algo como em 85% do curso da alavança o potenciômetro (eixos X e Y) já foi lido 100% !!!

Ai estola mesmo, pois você acha que puchou um pouco e o profundor já esta no talo.

Não sei se uma configuração com o IL2 JOy Control amenizaria o problema - não quis bagunçar a configuração do joy que uso - mas acredito que não, já que o problema acaba sendo mecânico, embora o culpado seja o circuito eletrônico.

Uma solução seria limitar mecânicamente na cruzeta (gimbal) o curso do manche nos eixos X e Y, no leme a diferença é menor, mas no eixo do acelerador é a mesma coisa, a resposta termina antes do fim do curso da alavanca.

E para quem for comprar procurar outro modelo, se possível testando antes da compra.

Sokol1
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Pois é. E ainda aparece gente dando "piti" aqui no forum dizendo que esse joy é a oitava maravilha :roll:

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Testei novamente o joy, em outro micro, com o driver baixado do site da Clone e deu a mesma coisa:

Image

Veja que o cursor já está em 100% para a esquerda, mas eu ainda posso mover o manche para a esquerda, medido no topo, coisa de 1,5~2 cm, isso de um curso total de ~7cm do centro para o lado, é muita coisa.
Para a direita, para cima ou para baixo é a mesma coisa.

Se aumentar a sensibilidade, piora.

Pode ser defeito de modêlo/lote, este aqui tem o S/N 06.03

Sokol1
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Post by 32_Mariocar »

O pessoal do UOL Jogos bem que podia ter contratado uma consultoria com o Sokol antes de escrever este artigo.


http://tecnologia.uol.com.br/produtos/u ... 0u525.jhtm

:-D
SP!
Mariocar
NiltonAC

Post by NiltonAC »

Pois é Sokol, também notei este problemão.
Estava a procura de um joystick com vários botões e a hatch p/ aproveitar a parte mecânica (montei a controladora do mindaugas e estava utilizando a carcaça de um leadership "Raptor") e adquiri (infelizmente antes de ver os tópicos aqui no Gavca) este joy e percebi que estolo muito.

Achei que era uma questão de adptação pois meu antigo joystick estava sem as molas de centralização. Que nada, passado mais de um mês apesar de ter me adaptado um pouco, ainda estolo uma barbaridade.

Valeu pela observação, vou procurar outro Joystick.

[],s


Nilton Cardozo - Ronin
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Post by 40_Griffon »

Éééé ainda bem que só uso ele aqui pra Trolthe e olhe lá! :lol: :lol:
NiltonAC

Post by NiltonAC »

Após chegar em casa abri meu joystick e dei uma olhada no potenciômetro.

Verifiquei que ele "zera" a resistência faltando ainda uns 30° de rotação no eixo, ou seja, ele não acompanha todo o curso da alavanca do manche, conforme o Sokol já havia explicado.

Troquei este potenciômetro por outro que eu tinha (tive que adaptar pois o que eu tinha é maior) e re-calibrei.

Testei e está funcionando que é uma beleza! O problema do stol freqüênte foi resolvido. :-D

O único problema agora é que eu não tenho mais desculpa para minhas barbeiragens... :lol:

[],s

Ronin
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Nilton,

Voce quer dizer que no caso, é trilha da resistencia do potenciometro que
acaba antes do curso?

Eu havia testado um outro circuito de Cobra - antes deste jjoy atual - com um pot da CH Products e havia dado o mesmo problema de parar a leitura antes do fim do movimento do pot.

A propósito, este circuito Mindaugas (Mjoy) que voce tem é superior a estes joysticks comerciais baratos. Da para fazer o próprio joystick com ele. ;)

Estou testando um Mjoy com o sensor HALL SS495A, da uma resposta muito fápida e firme. O problema tem sido ajustar a geometria do movimento do super-imã com a leitura do HALL, já que ele é minusculo, mede uns 3mm de lado.

Sokol1
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Post by 40_Griffon »

A proposito Tio Sokol.

To com um Clone Cobra aqui encostado, troquei ele por outro pois com mais de 6 meses de uso o HAT comando pra baixo foi pro espaço. Quer ele não pra fazer alguma coisa ai? Alguma peça dele que você precise? Qualquer coisa se tem meu MSN ai trocamos uma idéia. :D

Abraço!

Luis.
NiltonAC

Post by NiltonAC »

21_Sokol1 wrote:Nilton,

Voce quer dizer que no caso, é trilha da resistencia do potenciometro que
acaba antes do curso?

Eu havia testado um outro circuito de Cobra - antes deste jjoy atual - com um pot da CH Products e havia dado o mesmo problema de parar a leitura antes do fim do movimento do pot.

A propósito, este circuito Mindaugas (Mjoy) que voce tem é superior a estes joysticks comerciais baratos. Da para fazer o próprio joystick com ele. ;)

Estou testando um Mjoy com o sensor HALL SS495A, da uma resposta muito fápida e firme. O problema tem sido ajustar a geometria do movimento do super-imã com a leitura do HALL, já que ele é minusculo, mede uns 3mm de lado.

Sokol1
É isso mesmo Sokol, a trilha de resistência acaba antes do movimento final do cursor.

O problema p/ mim é mais a parte mecânica, na eletrônica eu dou um jeito, é por isso que pego as carcaças destes joysticks (acho que já peguei uns 4 Raptors analógicos da leadership)

Você está utilizando o sensor hall p/ substituir as chaves do tipo "tactile" dos botões de disparo?

[],s
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

O sensor HALL é para substituir o potenciometro, pois ele é mais preciso e não tem desgaste, já que o acionador é o campo magnético de um super-imã.

Uma adaptação típica, usando a carcaça de um potenciometro, assim não tera problemas com o eixo (1).

Image

Aqui para uso em pedal de leme, um imã de HD é colocado na barra transversal e o sensor na sua frente.

Image
,
(1) O grande problema em substituir potenciometro é justamente o eixo, é dificil achar um com o mesmo diametro usado no joy, em certos casos foi mais fácil trocar a trilha interna.


A minha adaptação esta problemática porque estou convertendo um joy Suncon F-15 - que tem a melhor ergonometria que já vi num grip, e o melhor sistema de mola centralizadora, helicoidal com uma ball-joint - e este usa um potenciometro deslizante, com um curso de 1 - 1,5 mm.

Image

Na teoria basta fazer o imã deslizar na fente do sensor, mas na prática... :-P


Sokol1
NiltonAC

Post by NiltonAC »

Interessante, pra mim o sensor hall só tinha 2 estados, como uma chave. Mas pelo visto ele deve variar sua impedância conforme a variação do campo magnético do imã.

Vou dar uma pesquisada também.

Valeu Sokol.

[],s
NiltonAC

Post by NiltonAC »

Em tempo, onde arranjou este sensor? Em casas de eletrônica têm ou é um componente difícil de comprar?

[],s
Nabakov
Marraio
Marraio
Posts: 1320
Joined: 01 Jan 2007 21:00

Post by Nabakov »

Opa Sokol,

Belo trabalho. Como vc sabe, eu tinha um Cobra. Solucionei esse problema com o IL2-Control calibrando o profundor em apenas 85% final. Não fiz os testes como você, foi por instinto mesmo. Os aleirons não faziam muita diferença pra mim e ficaram normais.

Sem o IL2-Control ou algo parecido, o Cobra é praticamente uma arma contra você mesmo. Botar o inimigo na mira :cry: :cry: :cry:

Mas calibrado é até um bom Joy.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Interessante, pra mim o sensor hall só tinha 2 estados, como uma chave. Mas pelo visto ele deve variar sua impedância conforme a variação do campo magnético do imã.
Tem sensores HALL que funcionam como uma chave liga/desliga, a exemplo dos que tem dentro de motores eletricos sem escova.
Já o tipo linear radiometríco varia a voltagem de 0 a 5v sob influência do campo "gauss" de um imã.

O único lugar que achei para comprar foi na www.farnell.com.br, custou cerca de R$ 10,00 cada um. Lembrando que os melhores modelos para este uso são os da Honeywell, série SS495A, A1, SS496A, A1.

Aqui um "how to" - bem amadorístico mas didático - de uma adaptação de potenciômetro para sensor HALL, embora pareça gambiarra, o arame prendendo o imã permite que se regule a sua posição em relação ao sensor, para definir o ponto central:

Edit. fiz uma tradução "marrom" do .PDF do Australiano:
http://www.wikifortio.com/328008/Guia de modificação de potenciômetro para sensor HALL.zip (disponível até 27/03/2008).


Sokol1
Post Reply