Joystick para jogar o IL2

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
Shinke
Marraio
Marraio
Posts: 1075
Joined: 14 Mar 2007 21:00
Location: Canoas/RS
Contact:

Joystick para jogar o IL2

Post by Shinke »

:-D Caros pilotos, qual melhor joystick vocês recomendam para jogar este fabulos simulador!?!?
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Shinke

Varia de qualidade, gosto, disponibilidade no mercado e valor principalmente.
Existe várias informações que vc deve primeiramente pesquisar pelo fórum. Assim vc fica sabendo mais sobre joysticks, há vários tópicos em hardware.
Depois faz uma relação dos que vc teria vontade de investir. Geralmente os melhores são os mais caros. Não é regra, mas...
Vc quer só o manche? O Ideal é o de "bastão", para o IL-2, pois a maioria das aeronaves usam este comando.
Fica dificil dizer, "compre este". Siga esta dicas e depois post mais algumas dúvidas. Não seja afobado para comprar.
Aguarde opiniões dos outros membros, principalmente do Sokol (conhece e é muito prestativo).

Sds
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

Jogo com um M$ Sidewinder (sem force feedback) e prá mim atende 100%. Se você está começando seria uma boa opção, mas ele já está fora de linha.

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
User avatar
08_Goose
Manicaca
Manicaca
Posts: 584
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: 1º GAvCAvi
Contact:

Post by 08_Goose »

S! KA


O seu é o que tem o leme direcional ou não?

Tenho aquele mais antigão, sem leme nem nada, só com a potência.. só tive ele até hoje, e ainda funciona perfeitamente :D


SP!
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

É esse aí mesmo - Sidewinder "pé-duro" :lol:
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
LBR_Barkhorn

Post by LBR_Barkhorn »

36_Killer-Ants wrote:É esse aí mesmo - Sidewinder "pé-duro" :lol:

AAAhhhhh!!! O meu "Pé-Duro" morreu sexta, durante um dogfight disputado no UkDedicated1!!! Depois de 9 anos de bons serviços prestados, finalmente ele poderá descansar em paz...
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6802
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 07_Phantom »

Shinke,

eu usava o sidewinder FF2, muito bom ! Mas, infelizmente, deixou de ser fabricado.

Agora migrei para o Saitek X52, uma fortuna em terras brasileiras mas bem barato se comprado lá fora. O meu (e dos mais 3 pessoas do gavca) foi comprado no eBay nessa loja: http://stores.ebay.com/Costupdate
SP!
Phantom
Gutierrez

Post by Gutierrez »

Pra mim o ideal é um Cobra da Clone. Acessivel $$$ e tem leme no manche. :-D
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!

Aff, nunca me acostumei com esse leme no joy :roll:

Comprei um volante com pedal da Clone e adaptei como rudder :-D

Uso um Saitek evo, que tem bastante qualidade comparado com outros aqui achados e não é tão caro quanto o X52 (aliás esse tem botões demais pra minha capacidade neuronal :lol: )


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Shinke,

Infelizmente aqui no Brasil quase não a opção de compra de bons joysticks.

Se puder comprar lá em termos de custo benefíco o ideal é o ja citado Saitek X-52, que custa em média ~100 nos EUA. De preferência a versão PRO ~U$ 190, com aperfeiçoamentos na mecânica e na eletrônica feitos em resposta aos pedidos dos usuários da comunidade internacional.

No M.Livre tem um X-52 usado a venda, por R$ 500,00.

Uma boa opção é um Microsoft Sidewinder Precision PRO USB, que as vezes se acha usado (a produção foi interrompida a alguns anos) no M.L. por 150~200,00. Muitos gringos consideram este (e o Sidewidner Force Feedback2 USB) como o melhor joy para pilotar o IL2. Veja que estamos falando da "precisão de pilotagem", não se o joy tem xxx botões, HATS, displays, roda DVD e faz Capuccino. :-P

Por um preço mais ou menos ~250,00 R$ voce pode comprar um Saitek ST 290 PRO em lojas como Submarino, Americanas. A oferta é irregular.

A linha Logitech - na opnião de usuários internacionais é tida como de baixa durabilidade ~ 6 meses. Basta ver os joy mod que usam estes modelos como base. Um espanhol diz que a empunhadura da um bom cabide para toalha, basta pregar na parede... :lol:

E por fim se "money is problem", tem os Ching Ling - feitos aos milhões para serem vendidos por ninharia - a melhor opção destes (custo/benéfico) é o Clone Cobra USB - Eixos X, Y, acelerador e leme "gay" - torção do manche, HAT e 12 botões.

É recomendavel não instalar o software que vem no CD que acompanha o joy, e usar o HID padrão do rWindows.

Recentemente desmontei um Cobra para aproveitar o circuito USB na conversão de um antigo CH PTO Throttle gameporte para um usuário do Flight Simulator.
Internamente o Cobra causa boa impressão, é bem superior a joys da mesma faixa como Leadership Pilot PRO, Genius F23.
O mecanismo de centragem - gimbal ou cardã - é o semelhante ao usado pela Thrustmaster na linha entry level Top Gun Afterburner 2. A mola é igual a usada pela linha Saitek, trabalha por compressão, a diferença é que ao contrário dos Saitek fica abaixo do gimbal(cruzeta).

Postei um "inside view" ilustrado deste Clone Cobra no forum dos Falcões da Noite: http://www.falcoesdanoite.com.br/index. ... pic=4149.0

Este joy Cobra é vendido em outras partes do mundo com outros nomes, vide:
Trust
Image
Tracer TR-JF JetForce V2 - Curioso é que a base é a mesma do Saitek ST-290... :-?
Image
Cougar Vibration Flightstick - neste as cores prata/preto estão invertidas em relaççao ao Cobra.
Image

O que leva a deduzir que alguma qualidade tem.

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 26 Feb 2009 23:18, edited 4 times in total.
Sky-Line

Post by Sky-Line »

ja vi que a maioria do pessoal aqui vive com a Cobra na mao...

hahahaha , eu tambem... Putz........

http://www.submarino.com.br/games_produ ... 7604&ST=SE
User avatar
Shinke
Marraio
Marraio
Posts: 1075
Joined: 14 Mar 2007 21:00
Location: Canoas/RS
Contact:

Cobra na mão!?!??! uiauiauaia

Post by Shinke »

pois é, e eu to com dúvida...hheeh...valeu sokol...pelo geito nem todos tem o eixo x e y...
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

..pelo geito nem todos tem o eixo x e y...
Shinke,

Eixos X e Y (Aileron e Profundor) qualquer joystick/YOKE tem, por mais básico que seja.

O que pode ter ou não são eixos adicionais para acelerador, leme, trimagem e etc.

Image
http://www.gsprodutos.com/lancamento.htm

Embora não sejam baratos e desenhados conforme necessidades do Flight Simulator (aviação civil), aqui no Brasil voce tem a opção de comprar um Throttle da GS Products (acelerador) avulso e usar com qualquer outro joystick, formando o conjunto conhecido como HOTAS (~Mãos no manche e no acelerador).

Image

Posteriomente podera adicionar a este conjunto um Rudder Pedal (pedal de leme), conjunto que a maioria dos gringos usam.


Ah, não se esqueça do TrackIR: ;)

Image
Exemplo neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=XDzTzGnH-BQ

Ou um quebra galho com WebCam, como Freelook, Cam2pan:
Image
http://www.youtube.com/watch?v=57m-MvGb ... ed&search=


Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 26 Feb 2009 23:29, edited 2 times in total.
Gutierrez

Post by Gutierrez »

Excelente equipamento!

Agora só preciso descolar R$ 20.000.00 :cry:
User avatar
Shinke
Marraio
Marraio
Posts: 1075
Joined: 14 Mar 2007 21:00
Location: Canoas/RS
Contact:

ok sokol...heheheh

Post by Shinke »

ótimas dicas...mas ainda acho que dá para usar teclado e joystick...pelo menos por enquanto...é muita grana!...recém to pagando o IL2...mas valeu pelas dicas.
Post Reply