@o RedMon - Sensor HALL + Mjoy

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

@o RedMon - Sensor HALL + Mjoy

Post by 21_Sokol1 »

No tópico do Mjoy no Clube do Hardware tem um argentino (Mac56) que montou um Mjoy e uns pedais para simulador de corrida - o freio é com circuito hidráulico de freio de moto.
Ele postou um vídeo interessante de um teste onde um sensor HALL é usado para controlar a aceleração no rFactor, tudo improvisado, mas para quem tem dúvidas sobre o uso de sensor HALL este vídeo é esclarecedor.

http://forum.clubedohardware.com.br/mjo ... 8/472888/7

BTW - E os projetos de vocês, RedMom, Matos, como andam?

Sokol1
RedMooM

Post by RedMooM »

OPa meu patrão como esta?? então acho que o pessoal da farnell não foi com minha cara :-D , paguei 6 sensor hall faz 2 semanas e nada, não respondem email nem direto pelo site, mais estou confiante ainda hehe.

Vou aguardar chegar pra continuar o projeto que daqui a pouco era melhor compra um X52 e o rudder kkkkkkk. So os ímãs vai R$ 78,00 mais tambem depois que chegar tudo vai ficar fera.

Chegando eu posto mais fotos.

Obrigado

Abraços
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

So os ímãs vai R$ 78,00 mais tambem depois que chegar tudo vai ficar fera.
Caramba, que tamanho de imã você comprou para custar tanto?

Bom comprando pronto você perde a diversão de fazer a coisa funcionar.

Sokol1
RedMooM

Post by RedMooM »

E que nos links que vc indicou so 1 vende ímãs 5x5x1,5 quantidade mínima 20 + frete por isso tão caro mais não tem problema os resto eu uso pra peso de papel e outros :D .

Abraços
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Bom, se você comprou o modelo certo de imã :-P - teste ai - avisa
que te compro uns... 4. :D

Sokol1
RedMooM

Post by RedMooM »

ok, vendo sim sem problemas, tem um outro que vende ímãs redondo tem muita diferença pro quadrado?? (funcionamento, não diferença de quadrado pra redondo :D ), só que eu coloquei errado o preço, o certo é R$ 5,40 por unidade :mg1: :-D . Liguei <font color="red"><i>hoje</i></font> na farnell a demora e que meus pedidos estavam na matirz ainda (na gringa) vão chegar daqui 15 dias :evil: , só então vou comprar os ímãs.
Enquanto isso estou desmontando meu snake, na pcb da base onde ficão os botões tem espaço para 5 LEDs eu posso "puxar" com fios dessa pcb pra ligar leds sem resistor?? ou mesmo colocar leds soldando ali??
Image
Image

Ou eu pego direto do cabo 5v que vem da USB e coloco resistor?? Quero ligar uns 2 ou 3 LEDs.

Não colocando um resistor há possibilidade danificar algo em meu pc ou apenas queimar o LED??

Obrigado
Matos

Post by Matos »

S!

Dei uma desaparecida. O throttle tá parado na mesma por enquanto. Falta mesmo é colocar os botões e fazer a ligação dos fios. O resto é acabamento.

Ainda tô esperando alguma idéia mirabolante pra poder fechar a alavanca da manete e passar os fios pra dentro da base do throttle.

Acabando essa correria de provas volto a mexer no controle. :)

Matos
Matos

Post by Matos »

RedMooM wrote:Enquanto isso estou desmontando meu snake, na pcb da base onde ficão os botões tem espaço para 5 LEDs eu posso "puxar" com fios dessa pcb pra ligar leds sem resistor?? ou mesmo colocar leds soldando ali??
Image
Image

Ou eu pego direto do cabo 5v que vem da USB e coloco resistor?? Quero ligar uns 2 ou 3 LEDs.

Não colocando um resistor há possibilidade danificar algo em meu pc ou apenas queimar o LED??

Obrigado
S!

Acho que não dá pra ligar leds no circuito do cobra. Lembro que quando abri o meu também vi os furos com a marcação dos leds, mas seguindo a trilha da placa, ela vai pra um pino que o plugue de fios não "abrange". AI fui ver na placa "central" do controle e também tinha as trilhas indo até o plugue, mas sem ligação nenhuma. Não sei se daria certo tentar forçar uma ligação ali, mas não custa tentar também.

Matos
RedMooM

Post by RedMooM »

Ok matos muito obrigado. Acabaram de chegar meus 3 sensor hall agora vou fazer o teste com ímã redondo normal ve se funciona volto ja.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

RedMon

Coloque uma fita isolante sobre as pernas dos Sensores HALL, pois se encosta-las em qualquer superfície metálica com eles ligados já "elvis". :oops:

Sokol1
RedMooM

Post by RedMooM »

Aew sokol eu ja solde 1 :D , tire um pot do meu snake solde o hall e nada tinha ímã comum aqui, então peguei de um HD queimado e nada tambem, os de HD não são de niodimio?? não deu nem sinal de funcionamento. Qual será o problema?? liguei iguai estava no pot do joy.

Obrigado.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Qual será o problema?? liguei iguai estava no pot do joy.
Tchiiiiiiiiiiii.
Smell of ...
:bum:

A pinagem dos sensores HAL não é igual a de um pot - que tipicamente é:
POSITIVO/SINAL/NEGATIVO (invertendo o positivo e o negativo inverte o sentido de leitura do pot).

Não sei que sensor HALL voce tem, mas um Honeywell SS4095 tem esta pinagem - visto por trás:

SINAL/NEGATIVO/POSITIVO

Vide foto "emprestada" do L.Bodnar:

Image

Na duvida procure o 'datasheet' do seu S.HALL na Internet. :rtfm

BTW - O imã de HD é de neódimio, e tem um campo bem forte, suficiente para excitar o HALL.

Veja neste tópico que o ESV_Hill usou imãs de HD no seu pedal com S.HALL:
http://www.serafimov.com/public/phpBB2_ ... php?t=1046

Mmm, repare no inicio do tópico que ele diz "ter sido influênciado por um tal de Sokol1"... :-P :D

Lembrei que no UbiZ00 o FT estava testando S.HALL (Allegro) com o circuito de um joy Thrust - que imagino ser igual ao do Cobra, pois tem a mesma deadzone central em todos os eixos. Acontece que a alimentação (positivo) enviada ao potenciometro não atinge os 4,5~5v necessários para o funcionamento do S.HALL. Tirando +5V da entrada do cabo USB no circuito, tudo funcionou a contento.
Well, taking the +5V from a different wire does work.
http://forums.ubi.com/eve/forums/a/tpc/ ... 057376/p/6

Para "inspirar", o throttle do ESV_Hill, mais "WWII" impossível:
Image
O eixo do acelerador e um dos trins usam sensores HALL.

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 16 Sep 2008 09:08, edited 1 time in total.
User avatar
Shinke
Marraio
Marraio
Posts: 1075
Joined: 14 Mar 2007 21:00
Location: Canoas/RS
Contact:

Post by Shinke »

~S~

eu achei bunitinho :D tá com cara de ser pesado pacas! :lol: :lol:
Abraços,
Krauthein
RedMooM

Post by RedMooM »

Sim, comprei o Honeywell SS4095A
http://www.farnell.com.br/u_Catalogo.ap ... ro=73K4042

http://www.farnell.com.br/u_Catalogo.ap ... ro=73K4042

. O fio vermelho do cabo USB é o 5v?? E qual dos pretos é o GND?? o que está ao lado do verde??
Image

pq o 5v que vai pros pots é o preto
Image

se ligar o fio errado queima minha porta USB??

Obrigado
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Sim, se ligar errado queima sua porta USB... sua placa mãe... sua fonte... :-P

Bom, "tradicionalmente" o + (positivo) usa o fio vemelhor, mas vai saber o que o montador la na China qis inventar.

O jeito é medir com um multimetro, par ter 100% de certerza de qual fio é o que.

Sokol1
Post Reply