Controlador USB Stargate864 - atualizado.

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Controlador USB Stargate864 - atualizado.

Post by 21_Sokol1 »

Como disponibilizaram no site um manual sobre a placa USB Stargate864, achei interessante colocar um tópico sobre ela (embora já tenha sido citada em outro tópico, mas sem referencia ao nome no título).
http://www.usbinterface.com.br/loja/pub/stargate864.pdf
http://www.usbinterface.com.br

Stargate 864 = 8 de eixos e 64 de botões. :-P

Suporta 10 eixos analógicos (potenciômetros, Sensor HALL... MaRS) de 10 bits de resolução (1024 pontos de leitura).
64 entradas: que podem ser até 48 botões momentaneos (push button), 6 Encoders (12 botões) - ou 60 botões sem usar Encoder - e um HAT de 8 angulos.

No site diz não precisar usar diodos na matrix 8x8 para a entradas, mas tenho minhas dúvidas quanto a isso, pois nas matrizes se apertados 3 ou mais botões ao mesmo tempo aparecem os botões fantasmas.
Isso acontece tambem em teclados, principalmente nos Ching Ling.

O porque:

http://www.dribin.org/dave/keyboard/html/ghosting.html

Em todo caso pedi confirmação ao fabricante, vamos aguardar.

Recebi a explicação dos desenvolvedores sobre a questão dos "ghost buttons":
Primeiramente, com relação a matriz 8x8, de fato a placa Stargate
Base-864 dispensa o uso de diodos, pois permite que até 8 botões sejam
acionados simultaneamente sem conflitos, desde que estes pertençam a
uma mesma linha de saída ( o circuito possui 8 saidas x 8 entradas). É
interessante que o projetista DIY planeje as ligações de acordo com as
possibilidades de acionamento ao mesmo tempo, organizando a "botoeira" em grupos de 8.
O preço, de R$ 95,00 com frete incluido é bastante interessante.
Oferecem tambem o PIC18F4550 com o firmware gravado para que quiser montar o PCB, por R$ 65,00.

O que achei desnecessário foi a base de acrilico com iluminação verde... :roll: Mas vi que da para remover, já que esta montada em suportes de plástico.
Caso alguem não queira a base de acrilico, é só especificar no pedido.
No site disponibilizam um "How To" para montar um cockpit para simulador de corridas, usando peças automotivas compradas em ferro-velho, ligadas na Stargate864:

http://www.usbinterface.com.br/tutorial.htm

Videos "in action" no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=YOBJScpdMfY

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 16 Aug 2009 16:33, edited 3 times in total.
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Post by Furias »

S!

Sokol

esta placa funcionaria bem para montar um joy pra il-2 home made ?

Se for , qual seria a maior dificuldade ? a parte mecânica do joy ?


SP!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Furias,

Sim, esta ou qualquer outra placa controladora USB (BU0836 - que parece estar MIA... Mjoy, USB Axes, U-HID, Plasma, Joy.01, ArtJoy...) fazem a mesma coisa que as placas que tem dentro do joysticks: gerenciam eixos e botões.
E em geral com mais precisão, visto que as versões que vem nos produtos 'COTS' são simplificadas ao extremo (Economia de escala).

Então, a parte "eletrônica" do seu joy voce resolve com R$ ~100,00 (ou ~40,00 se DIY um Mjoy).

A parte mecânica tem N receitas aqui neste forum, desde aproveitar um joy obsoleto - mas com mecânica boa - como CH/Thrustmaster/Suncom, ou montar uma cruzeta com rolamentos, vide a versão do Roma(Bauer), ou mais fácil, usando uma cruzeta (cardã) automotiva, vide o joy do Tche_Loko, no tópico "Idéias para um RUS (Joystick) D.I.Y. (homemade)" e "Idéias para um RUD (throttle) D.I.Y. (homemade)".

Assim monta um joy para durar decadas...

A "dificuldade" maior seria importar potênciometros de qualidade, ou instalar sensores HALL (o que devido ao minúsculo tamanho é meio PITA) ou MaRS.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Caso alguem queira compra o PIC gravado e montar um PCB(PCI), fiz um layout - baseado no esquema eletrico do manual:

Ficou uma placa com 70x35mm e os conectores para os eixos alinhados com o GND e o +5V, facilitando plugar os pot's/HALL... e os conectores para eixos e colunas da matrix 8x8 alinhados do mesmo lado da placa.

Image

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 18 Aug 2009 13:03, edited 1 time in total.
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Post by Furias »

S!

Potenciometros da CH conforme já noticiados aqui de apenas uns 10 $$ cada um .

Valeu


SP !
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Não precisa ser necessáriamente CH, podem ser Spectrol, Bourns, selados e com filme de plastico resistivo no lugar da trilha de carvão.
O Leo Bodnar vendia por um bom preço, mas esta MIA...

Sokol1
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Post by Furias »

S!


Ok ,mas que ficaria uma beleza com os do CH ;)

Mais um grip estilo russo ...Bom sonhar hehehe
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Furias,

Escolha seu grip ruski:

Image

Negociar em:
http://spread-wings.ru/phorum/index.php ... topic=8187

Preços ~283,00 - 220,00 e 63,00 U$.

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 16 Aug 2009 22:55, edited 1 time in total.
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Post by Furias »

S!

Preços módicos :-(

Não consegui ver os grips , precisava fazer um cadastro rusky .

Mas deve ser bem interessantes

abraços
inventor

Post by inventor »

Caro amigo Sokol1,
pretendo montar um novo cockpit genérico, de baixo custo e alto desempenho. Por isto, estou adquirindo so o Chip gravado da Base-864 (usbinterface), já que voce disponibilizou um lindo Layout do circuito impresso. Muito bom, e bem mais compacto!

Voce acha que seu incluissemos resistores de pull-up nas entradas dos pinos digitais, melhoraria alguma coisa?

Muito obrigado.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Inventor,

Quanto as modificações no circuito eletrico não sei dizer, não endento "lhufas" desta parte. :-P

No diagrama esquematico disponibilizado no final do manual da Stargate Base864 não consta resistors nas "Imputs keys", mas se observar na placa montada vera 8 resistores (R2-R10) nestas entradas. O outro que aparece próximo a tomada USB é para o LED, que não tem utilidade prática se embutir a placa num painel, button-box...

No layout deixei espaço para colocar os 8 resitores na posição vertical ou usar uma ponte resistiva - que em outros circuitos semelhantes é de 10k - entre as entradas e o +5V.

Mas é preciso confirmar com o pessoal da USBInterfaçe o valor de tais resistors.

No arquivo anexo tem o .LAY do circuito e o Viewlayout5.0 para visualizar e imprimir:

http://drop.io/hidden/n65epzbwjbecu5/as ... Q4NjQtemlw

Visão 3D (meia boca) da placa - se montada com este layout:

Image



Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 18 Aug 2009 22:21, edited 1 time in total.
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Sokol

Obrigado pela mensagem e a mesma já foi respondida a respeito desta PCB Stargate 864.

Realmente como você desconfiou em outro fórum este é o Projeto Genjoy (lógicamente maqueado com uma outra placa).
Em MPs anteriores lhe enviei um dos diagramas e inclusive um vídeo teste executado em junho (consequentemente antes do lançamento do produto da "USBinterface")
http://www.youtube.com/watch?v=5g5VRluRRPg
Image

Como em outros fóruns venho apenas citando o lançamento de uma placa para atender nossos amigos de simulação mas mantendo minha conduta quanto ao parceiro de desenvolvimento. Ainda aguardo as orientações do Departamento Jurídico da Universidade, já que aparentemente houve uma quebra de parceria.

Desculpem-me os amigos do GAVCAVi, pois não estou fazendo uso deste espaço para estes fins, mas esse trabalho (Genjoy) foi motivado principalmente pela minha vontade de prover recursos ao amigos simuleiros e envolveu tempo e investimentos de minha parte.

Obrigado

DocFlyer
inventor

Post by inventor »

meu doutor, sua opinião, a do sokol 1 tem um peso enorme, voces são formadores de opinião, todos nos simuleiros os amamos e respeitamos. entre voce e o pessoal da stargate deve ter havido algumas discordancias, afinal os genius tem uma dificuldade natural para se entenderem. o problema é o mercado, bastou voces se animarem com a genjoy, o leo despertou, baixou o preço da bu, inviabilizando todo o projeto de voces. dificilmente iremos produzir uma placa a preço competitivo. até porque nos simuleiros, temos mais prazer em canibalizar um teclado, transformar uma tampa de pasta dental em knob do que adquirir uma peça nova. somos assim, o que fazer? um abraço.
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Inventor

Acho que você está "inventando" algumas situações que não são a verdade, ou conhece com muita proximidade alguém da USB-interface.

1-Para ser bem franco, o desenvolvimento disto custou a mim muitas horas e seria suficiente para comprar centenas deste protótipo.
2-Eu não seria ingênuo a ponto criar algo para o mercado brasileiro mais caro que importado.
3-O custo pelo que eles oferecem continua sendo "alto", pois a politica deles continua sendo aquela já citada em outros fóruns. Ganhar muito vendendo pouco e reduzindo pequenos custos, eu no caso. Desta forma o que esta aparentemente barato está super-faturado.
4-Agora entendo o desencanto por parte do Mindaugas em relação a este tipo de mercado.
5-Mesmo assim, continuo com os procedimentos jurídicos que forem necessários e espero em breve ter outro projeto para os pitbuilders. Produtos bons, sérios e acessíveis.

Novamente peço desculpas aos Cmtes. por responder a este assunto pois achei que estáva enterrado este tópico como diz o Killer, :shock: :lol: :lol: :lol:

Doc
inventor

Post by inventor »

prezados amigos, meu relecionamento com o pessoal da stargate é antigo, começei usando a base 616 na montagem do primeiro cockpit, tipo cesna, com otimo resultado em comparação ao meu joystick cobra. depois montei outro cockpit generico com a base 832 com resultado espetacular, fiquei tão entusiasmado que postei no forum do fsportugal. recentemente montei um cockpit para "race" com a base 864. como nas corridas a resposta do volante precisa ser instatanea, notei um pequeno atrazo, pedi ao pessoal da stargate que refinace. e eles o fizeram. agora a placa faz 1.000 leituras por segundo! de modo que por mais rapida seja a minha ação, a placa vai estar sempre esperando por mim e não eu por ela. um abraço a todos
Post Reply