FAB prefere o Gripen NG

Aviação real no Brasil e no Mundo.
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MadG
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FAB prefere o Gripen NG

Post by MadG »

S!

Notícia da Folha de São Paulo disse que o relatório enviado ao Ministro Jobim tem o Gripen NG em primeiro lugar seguido do F-18 Super Hornet e por último o Rafale.

Agora é esperar para ver no que vai dar!!!
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04_Nospheratus
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Post by 04_Nospheratus »

Li no Terra, também.

Que coisa, hein? Na minha miope percepção das coisas,
nunca imaginei que o caça de papel teria essa avaliação...

Fico imaginando como é possível avaliar um caça que nem
existe ainda... Ah, se a moda pega. Já imaginaram?!

" Revista XCar: Projeto da montadora Y é eleito o melhor
veículo de 2009. Estará à venda nas concessionárias em 2011"
:pensamento:

Ehehehe... mas também tem a clássica tirada da tangente.
Uma avaliação dessa seria política? Explico. Mesmo
contrariando o pronunciamento de preferência do governo,
este teria facilidade em descartar o relatório técnico com
base na ausência de dados concretos...

Ao contrário, se a preferência fosse pelo F-18, a saia ficaria
mais justa. O descarte seria mais complicado...

Ah, ou então, por preferir o F-18, a equipe técnica opta
por escolher um projeto, que poderá ser descartado por
falta de elementos concretos, mas deixará o governo em
difícil situação, pois o Rafale acabou ficando em terceiro
lugar, recaindo a escolha ao F-18...

Existem outras variantes...


Vulture, acende a lamparina (dá uma luz).
Senta a Pua!

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Post by 01_Urubu »

Decisão política - ano eleitoral - promessa de priorizar as Forças Armadas - Ministro da Defesa tende a deixar o Governo em breve para se candidatar - Embraer deseja desesperadamente o Gripen - cartada de macho do Saito e da FAB.

Se bancar a "decisão política", vai afrontar a FAB e todos os militares da demais forças também verão que suas promessas não são assim confiáveis, e logo num ano onde ele pretende enfiar goela abaixo uma ex-guerrilheira como presidente do Brasil.

Bola ou bulica! Acho que Lula vai recuar. Ou desiste do Rafale ou desiste do FX-2.
*Alis Grave Nil*
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22_Ponte
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Post by 22_Ponte »

S!

Interessante a coluna da ELIANE CANTANHÊDE.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil ... 201002.htm

Sds.
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
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04_Nospheratus
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Post by 04_Nospheratus »

Não dá para ler, Ponte. Só com senha :sad:
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Furias
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Post by Furias »

S!

A FAB e a Embraer almejam criar um vetor próprio . Neste quesito a proposta sueca é a a melhor .

O Rafale esbarra no problema do custo, o que inclue sua manutenção .


SP!
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17_Vulture
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Post by 17_Vulture »

A possibilidade de participação no desenvolvimento (embora provavelmente tímida) é ponto positivo pro Gripen NG;

O custo (logo possivelmente a quantidade de vetores que pode ser adquirido com o mesmo valor global) é ponto positivo pro Gripen NG;

A capacidade de integração com aviônicos e armamento já conhecidos/possuídos pela FAB é ponto muito positivo pro Gripen NG.



Em sendo verdade (a quantidade de notícias incorretas que já se veiculou nesse assunto é digna de Guiness), é compreensível e elogiável a posição da FAB. A Força quer um avião que lhe eleve a outro patamar, mas não somente pelo avião em si, mas principalmente pelos novos conhecimentos que lhe serão entregues/demandados.

Politicamente, representa também um avanço na ligação com países não centrais no desenvolvimento militar. Logo, politicamente é uma opção bem interessante. O Gripen NG significa conexões reforçadas com Suécia, África do Sul e Israel.

O Rafale é, tecnicamente, sem dúvida a pior opção (talvez principalmente em radar e armamento). E a FAB teve peito de deixar isso claro :clap:
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Post by 40_Griffon »

Well, só para deixar aqui uma coisa que acabei de escutar na Rádio Bandeirantes a caminho do trampo!

A Airbus cancelou o programa A-400, apesar de ter feito o primeiro levantar vôo, a Airbus optou por cancelar o programa devido aos grandes custos e vão trabalhar em conjunto com a Embraer para começar a tirar do papel o cargueiro C-390 caso nós optamos por “salvar” a Dassault comprando os Rafales da França no FX-2.

E ai, será que vão escutar a FAB depois desta?
:roll:
Redsoldier

Post by Redsoldier »

LuisF wrote:Well, só para deixar aqui uma coisa que acabei de escutar na Rádio Bandeirantes a caminho do trampo!

A Airbus cancelou o programa A-400, apesar de ter feito o primeiro levantar vôo, a Airbus optou por cancelar o programa devido aos grandes custos e vão trabalhar em conjunto com a Embraer para começar a tirar do papel o cargueiro C-390 caso nós optamos por “salvar” a Dassault comprando os Rafales da França no FX-2.

E ai, será que vão escutar a FAB depois desta?
:roll:
Se isso for verdade, otimo.

A única chance de termos uma transferência de tecnologia efetiva é atravéz da esfera política mesmo, acreditar que um projeto tão limitado para padrões internacionais e de verba tão pequena vai nos fazer dar um salto gigantesco e nos inserir no patamar tecnologico das potências é loucura... Se for muito ficaremos com o conhecimento de peças mais simples, como sistema de resfriamento, exaustor de turbina de alto-desempenho, tanque-alijável para vôo supersônico.
É oq acho.

Agora no campo tecnico o gripen é o menos pior mesmo, não muito caro, também não muito bom, mas preço é essencial pra FAB e não tem essa... Caça por caça eu prefiro ele msm em nossa Fraca Aerea
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17_Vulture
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Post by 17_Vulture »

LuisF wrote:Well, só para deixar aqui uma coisa que acabei de escutar na Rádio Bandeirantes a caminho do trampo!

A Airbus cancelou o programa A-400, apesar de ter feito o primeiro levantar vôo, a Airbus optou por cancelar o programa devido aos grandes custos e vão trabalhar em conjunto com a Embraer para começar a tirar do papel o cargueiro C-390 caso nós optamos por “salvar” a Dassault comprando os Rafales da França no FX-2.

E ai, será que vão escutar a FAB depois desta?
:roll:
Sei lá... Acho que não é um negócio tão oooohhh assim como querem nos fazer crer. Com a saída do A400 do jogo, apesar de numa categoria diferente, o C390 ganha projeção como o grande projeto de carga militar atual.

O mercado VAI precisar de aviões nessa categoria, é um fato. Se a Embraer conseguir colocar no mercado, tem muito dinheiro pra ela. Aliar à Airbus pode facilitar o projeto, mas não é crucial.

Até porque os ianques também já fizeram o mesmo tipo de promessa...
Last edited by 17_Vulture on 05 Jan 2010 17:08, edited 1 time in total.
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04_Nospheratus
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Post by 04_Nospheratus »

Olha só:

A FAB nega entrega do relatório...

http://noticias.uol.com.br/ultnot/reute ... 83581.jhtm
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22_Ponte
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Post by 22_Ponte »

S!

Foi mal :-D
04_Nospheratus wrote:Não dá para ler, Ponte. Só com senha :sad:

Contrariando Lula e Jobim, FAB opta por caças suecos

Aeronáutica recomenda compra do Gripen NG, o mais barato dos finalistas do FX-2

Relatório técnico contraria preferência pública pelos franceses manifestada pelo governo federal; decisão final cabe ao presidente

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que o Comando da Aeronáutica entregou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB. O Gripen NG, da sueca Saab, ficou em primeiro lugar na avaliação, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, em segundo.
O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão final sobre o projeto de compra de 36 caças, ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica pró-suecos à preferência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da área diplomática pela oferta que foi apresentada pelos franceses.
A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota conjunta assinada pelos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy, em setembro passado, mas o governo brasileiro recuou depois da repercussão negativa na FAB e entre os concorrentes, já que a avaliação técnica nem sequer havia sido concluída.
Agora, o governo está num impasse: ou passa por cima do relatório da FAB e fica com os Rafale, ou desagrada o governo francês e opta pelo Gripen NG. Formalmente, o presidente Lula está liberado para escolher qualquer um dos três.
Conforme a Folha apurou, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em performance), é o mais barato dos três concorrentes finais.
A diferença de valores é tanto no quesito preço do produto como no custo de manutenção. A Saab diz que ofereceu o Gripen pela metade do preço do Rafale, ou seja, algo na casa dos US$ 70 milhões. Afirma que a hora-voo de seu avião é quatro vezes menor do que a do francês, o que a Dassault rejeita: como o Rafale tem duas turbinas, é mais caro de operar, mas teria melhor performance.
Quem vai arcar com todos esses custos, durante os cerca de 30 anos de vida útil do jato, é a FAB, que considera a questão prioritária.
Pesou também o compromisso de transferência de tecnologia. O Gripen NG é um projeto em desenvolvimento que oferece em tese mais acesso a tecnologias para empresas futuramente parceiras, como a Embraer. Há a promessa genérica de produção final no Brasil, mas de resto o Rafale também diz isso. O problema é que o francês é um produto pronto, supostamente com menor taxa de transferência de conhecimento de produção.
O relatório da FAB não considerou como negativo o fato de o jato sueco ser monomotor, já que em aviões modernos isso é visto com um problema menor na incidência de acidentes.
Já o Rafale apresentou três obstáculos, na análise da FAB:
1) Continuou com valores considerados proibitivos, ao contrário do que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia prometido a Lula.
2) O prometido repasse de tecnologia foi considerado muito aquém da ambição brasileira. Trata-se de um "produto pronto", que teria, ou terá, dificuldades para ser vendido a outros países a partir do Brasil.
3) A Embraer, consultada pela Aeronáutica, declarou que, se fosse o Rafale, não teria interesse em participar do projeto, pois lucraria muito pouco em tecnologia e em negócios.
O relatório foi feito pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate) e ratificado pelo Alto Comando da Aeronáutica no dia 18 de dezembro.
Jobim voltou ontem à noite a Brasília pronto para se reunir com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Oficialmente, para ganhar tempo, a versão do governo é que a FAB ainda não lhe entregou o documento.
O ministro já sabe do resultado desde uma viagem que fez com Saito à China e à Ucrânia, no final do ano. Os dois aproveitaram uma escala justamente em Paris para discutir a questão com o presidente da Copac, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, que, conforme a Folha apurou, foi chamado de última hora a viajar à capital francesa para encontrá-los.
É uma das grandes compras em curso no mundo, e pode bater os R$ 10 bilhões.
Em entrevista à Folha em dezembro, Jobim admitiu que tinha interferido para mudar as regras do relatório da Copac, mas sem assumir que a intenção era evitar que a FAB indicasse um favorito que não batesse com o do Planalto.
SP!
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
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Post by Rotschlamm »

Realmente achei estranho isso de terem escolhido Gripen por dois motivos, mas, como o Nospheratus postou, a FAB negou que já tenha entregue o relatório. Agora porque eu achei estranho:

1. No geral a FAB, pelo que vejo, está dividida entre partidários do F-18 e do Rafale (sendo que o último leva uma certa vantagem) e quase ninguém apóia o Gripen

2. Estranhei principalmente porque um Capitão envolvido na análise dos aviões (que inclusive voou o Rafale) disse que a FAB não ia "escolher" um avião preferido, ia entregar relatórios separados pra cada avião para detalhar a capacidade de cada um e não para compará-los, isto caberia ao Ministério da Defesa
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17_Vulture
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Rotschlamm wrote:Realmente achei estranho isso de terem escolhido Gripen por dois motivos, mas, como o Nospheratus postou, a FAB negou que já tenha entregue o relatório. Agora porque eu achei estranho:

1. No geral a FAB, pelo que vejo, está dividida entre partidários do F-18 e do Rafale (sendo que o último leva uma certa vantagem) e quase ninguém apóia o Gripen

2. Estranhei principalmente porque um Capitão envolvido na análise dos aviões (que inclusive voou o Rafale) disse que a FAB não ia "escolher" um avião preferido, ia entregar relatórios separados pra cada avião para detalhar a capacidade de cada um e não para compará-los, isto caberia ao Ministério da Defesa
Bom, a estória de não escolher um caça era a ordem do Ministério mesmo. Então esse capitão só estava informando-a.

Eu sinceramente desconheço quem na FAB seja partidário do Rafale. Todas as fontes que comentam algo interno da FAB falam que a Força o tem como última opção. Acho sim que parte da FAB pode preferir o SH, em função de suas vantagens, entre as quais certamente destacam-se os armamentos e a quantidade produzida, além de ser o único efetivamente provado em combate.

E ademais, notem que o comunicado só desmente que ele tenha sido entregue ao Ministério, não que o relatório já exista ou aponte o favorito da Força.
[b]Jambock__17 - Vulture

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