Meu primeiro projeto

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Meu primeiro projeto

Post by 44_Santo »

Comecei faz uns 5 meses e logo depois entrei na faculdade, ai já viu! :lol: :lol: :lol:

Primeiro protótipo, teste rápido: :lol:
Image

Segundo protótipo:
Image

Tentei fazer com peças simples e fáceis de encontrar.
O primeiro foi com dois pedaços de viga "U", abraçadeiras de antena, eixos de bicicleta e rolamentos. :P
Ficou muito bom o movimento e a boa surpresa foi que ficou muito firme apesar da aparência de fragilidade, mesmo quando apertei as porcas com as mãos.
No segundo substituí um dos dois pedaços de viga "U" por um metalon quadrado, fixei os rolamentos sobre as porcas dos parafusos revestidos com pedacinhos de mangueira de aquário para facilitar o ajuste. :D
Espero conseguir terminar neste mês, senão vai ficar para as próximas férias. :sweat: :lol:

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Meu primeiro projeto

Post by 21_Sokol1 »

De uma olhada no link, o Ruski conseguiu um bom resultado na montagem de um gimbal, só na base dos parafusos e porcas (sem precisar de solda ou torno):

http://www.sukhoi.ru/forum/showthread.p ... ost1439093

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Meu primeiro projeto

Post by 21_Sokol1 »

O ruski ai acima diz que consegue fazer isto com o gimbal DIY dele, no Precision Test:

Image

:?:

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Meu primeiro projeto

Post by 44_Santo »

O louco! O cara tem ser artista. :lol:

Coloquei uma alavanca de alumínio.
Fiz uma maneira de encaixar a alavanca no eixo e os movimentos ficaram perfeitos, totalmente suaves e lisos.
Só para fazer um teste quando instalar os censores, vou colocar um grip de um genius que meu sobrinho me arrumou, acho que é o F-23 game port que até que é bonitinho.
Vou tentar fazer com que seja possível trocar o grip usando algum tipo de conector (DB9 por exemplo) e desencaixando-o do eixo e encaixando outro.
Também pretendo fazer isso com a placa controladora, assim fica fácil substituí-la caso eu compre uma melhor ou ela venha a pifar.
Ficariam 3 caixas: joystick, caixa de botões com throttle e a caixa da placa controladora, além do leme que também seria conectado na caixa da placa.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
NiltonAC

Re: Meu primeiro projeto

Post by NiltonAC »

S!

Vou dar um bump neste post porque foi daqui que veio a inspiração para fazer a modificação no meu Cougar:

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Link no fórum da luftwaffe Brasil:

http://www.luftwaffebrasil.com/forum/vi ... f=1&t=3610

[],s

Nilton
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Meu primeiro projeto

Post by 44_Santo »

Ficou muito bom, Nilton! :clap:
Legal a sua idéia de molas na extremidade do eixo eu cheguei a pensar em colocar apenas um peso o que dispensaria a mola, mas a idéia é bem parecida com a sua.
Vi que você fez um furo redondo na madeira, talvez fosse melhor um furo quadrado com os cantos arredondados porque os movimentos podem ficar limitados nas extremidades.
Digo isso porque tive um Joystick que tinha o furo redondo e eu não conseguia dar mais profundor sem diminuir os ailerons.


Parabéns pelo projeto! :)


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
NiltonAC

Re: Meu primeiro projeto

Post by NiltonAC »

44_Santo wrote:Ficou muito bom, Nilton! :clap:
Legal a sua idéia de molas na extremidade do eixo eu cheguei a pensar em colocar apenas um peso o que dispensaria a mola, mas a idéia é bem parecida com a sua.
Vi que você fez um furo redondo na madeira, talvez fosse melhor um furo quadrado com os cantos arredondados porque os movimentos podem ficar limitados nas extremidades.
Digo isso porque tive um Joystick que tinha o furo redondo e eu não conseguia dar mais profundor sem diminuir os ailerons.


Parabéns pelo projeto! :)


santo.
S!

Caraca Santo, valeu pela dica.

Vou serrar e colocar cantoneira na extremidade.

[],s

Nilton
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Meu primeiro projeto

Post by 21_Sokol1 »

Acho que não precisa ser quadrado com este tipo de cruzeta.
O do Santo provavelmente limitava por ser aquelas cruzetas de
um tambor dentro do outro (tipo de RC).
De qualquer forma só testando. Posta seu parecer depois de uns
testes operacionais.

BTW - Pena que o projeto do autor do tópico tenha enferrujado -
a esta altura deve ter virado no pó... :P

Sokol1
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: Meu primeiro projeto

Post by DocFlyer »

Parabéns Cmte. Nilton
:clap: :clap: :clap: :clap:

É por tentativa e erro. As vezes pode não sair o melhor coisa do mundo.

Apesar de "eu" não ser exemplo de conclusão de todos meus projetos, pois o dia e finais de semana passam como raio, ontem mesmo recebí uma MP do SimHQ da recuperação do F-15 Suncom.
Continuo tentando uma solução para o Hotas Cougar. É absurdo pois eu acabei de adquirir um Warthog, mas gostaria que o mercado brasileiro estimulasse os "hobystas". Por isso somos um país com a classificação 84 no ranking mundial de educação.
Me sinto mal pois trabalho com centros de pesquisa e é uma vergonha, um dia falta leite, outro dia caixinha para o leite e outro dia a vaca foi pro brejo e verba que é bom... está sendo gasta em viagens "para nossos representantes da cultura brasileira" escola de samba :@

Os problemas que tenho enfrentado são os mais críticos do Hotas Cougar:
1-O peso do Joy, que depende de um sistema muito forte em estrutura para as molas, levando a falta de espaço na caixa original. (mesmo o Projeto UberX não resolveu plenamente).
2-Escapar ao máximo de soldagens ou torneamentos complexos, encarecendo o projeto.

Agora, um humirrrde conselho (como o dado pelo "Santo" como o quadrante que deve ser feito):
Alumínio é muito facil de trabalhar mas apresenta os seguintes problemas, são muito maleáveis e fraturam com facilidade por fadiga do metal.
Pegue estas fotos e a montagem e leve para um serralheiro cortar cantoneiras e braçadeiras de ferro 2mm.

Bom trabalho - DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Meu primeiro projeto

Post by 44_Santo »

21_Sokol1 wrote:Acho que não precisa ser quadrado com este tipo de cruzeta.
Não depende do tipo de cruzeta tio Sokol. :)
Caso o que limita o movimento dos eixos seja o furo, então a sua área de testes no Precison Tester ou até no calibrador do Windows, será redonda também, limitando os controles.
Em casos extremos chega a ser impossível movimentar o profundor quando os ailerons estão no máximo sem diminuir os ailerons e, da mesma forma, impossível movimentar os ailerons com o profundor no máximo sem diminuir o profundor. ;)



Nilton, você poderia por favor colocar uma lista de materiais que você usou para fazer o seu projeto. :)
É que o seu projeto é o mais otimizado que eu vi até agora para quem deseja usar o mínimo de ferramentas.
Estou até pensando em fazer igualzinho o seu porque o meu da muito trabalho. :P :D



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Meu primeiro projeto

Post by 21_Sokol1 »

2-Escapar ao máximo de soldagens ou torneamentos complexos, encarecendo o projeto.
DocFlyer,

Acho que o caminho é o do Bauer, corte a laser. O gimbal dele é meio universal, serve em vários joys.

http://avia-sim.ru/forum/viewtopic.php?t=601

Sokol1
NiltonAC

Re: Meu primeiro projeto

Post by NiltonAC »

S!

Santo, de "cabeça" usei o seguinte:
•8 Rolamentos de diâmetro externo de 22mm e interno de 8mm
•4 abraçadeiras para tubo de ¾”
•1 parafuso de 5/16” por 2 1/2”
•2 parafusos de 5/16” por 1 1/2”(tenho que confirmar, talvez tenha sido de 2")
•8 porcas para parafuso de 5/16”
•2 perfis de alumínio “L” de aba 20x20mm e comprimento de 2 1/2”
•4 parafusos de 3/16” por 1”
•4 parafusos de 3/16” por 3”
•21 porcas para parafuso de 3/16”(tenho que confirmar, usei muitas porcas)
•Tubo de 15mm de diâmetro por 460mm (tenho que confirmar o comprimento)
•4 molas para centralização
•8 Imãs cúbicos de neodímio de 5mmx5mmx5mm (4 para cada sensor)
•2 sensores Hall da Allegro 1321
•2 placas de circuito impresso universais para suporte dos sensores hall
•cabeamento

Sokol, é como o Santo disse, usei o furo da haste como batente do movimento, assim só consigo excursionar totalmente cada um dos sensores nos eixos x e Y separadamente, quando faço movimentos conjugados (caso típico durante um tonneau, deve ser por isso que achei o giro do FW-190 lento durante a manobra) não se consegue dar o máximo de cada eixo.

Doc, realmente o stick do Cougar é pesado, levando a um momento de inércia grande fazendo ele oscilar. Consegui minimizar muito satisfatoriamente isso colocando 4 molas alinhadas com a haste, mas esta solução não deve servir para você por causa do tamanho da caixa original do Cougar. Nesta configuração de mola, realmente a cantoneira de alumínio é muito exigida, se a durabilidade dela for pequena tento sua sugestão.

Só mais uma informação, ajustei as distâncias para ter a excurção da haste em +-50° (+-25° para cada lado)

[],s

Nilton
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Meu primeiro projeto

Post by 44_Santo »

Valeu, Nilton! :rock:
Vou pesquisar por aqui.


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: Meu primeiro projeto

Post by DocFlyer »

21_Sokol1 wrote:
Acho que o caminho é o do Bauer, corte a laser. O gimbal dele é meio universal, serve em vários joys.
http://avia-sim.ru/forum/viewtopic.php?t=601
Sokol1
O trabalho do Bauer é muito bom, eu já havia visto. Mas acho muita peça, isso provavelmente para ele seja mais fácil por ter acesso a estes equipamentos e facilidade com este tipo de trabalho.
O grande problema é que queremos o joy perfeito. Como isto esbarra nos fatores principais: Técnologia Empregada X Custo Final. Ficamos dependentes de alguns fabricantes e relembrando um post seu, a indústria prefere investir num "coque" de uma porcaria de joy plástico ou metal de baixa qualidade a um preço baixo. Pois vende mais...
Juro que tenho tentado... Trabalho com empresários que investem em projetos, várias grandes indústrias de plásticos, fibras, polímeros, mas ninguém quer investir. Até evito o assunto para não prejudicar as negociações de investimento e incubação.

Agora falando de coisas boas...
O que me deixa animado são:
-Os aficcionados criam soluções cada vez melhores e de baixo custo no mundo todo.
-As cooperativas, à exemplo dos nossos hermanos, dos russos pirados, brasileiros como o pessoal do Jean-RS que encheram de 737s até no norte do país.
-Empresas como BrCockpit, BrSimulations (que fica a uns 15km da cidade de meus pais, eu conheço o dono e ele tem planos para área de combate-aéreo), USBinterface (que tem seus méritos), Luis da ByFly, a tradicional GS-Produtos e por aí vai...
-Os nossos "pitbuilders do gavca", Sokol, Nilton, Matos, Soares, Aerroc, TcheLoko e outros lokos como eu...

DOC
Last edited by DocFlyer on 09 Apr 2011 02:44, edited 1 time in total.
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: Meu primeiro projeto

Post by DocFlyer »

Nilton

Continuo achando seu MOD muito bom, uma excelente idéia. Mas lá vou eu dar palpite novamente:
Se quiser fazer uma torre "Sólida" faça o conjunto todo em ferro mantendo o mesmo princípio de sua idéia.
-Mande cortar em ferro 200x200x2mm a chapa superior como você fez, mas com um buraco "quadrado", e os furos para o mecanismo.
-Outra chapa inferior ferro 400x400x2mm
-4 canos galvanizados de 600mm por 1/2 pol (como 4 pernas de uma cadeira dando maior estabilidade ao conjunto), cortadas anguladas e vai precisr solda-las nas chapas como uma torre. (é a única solda)
-Num cara que trabalhe com calhas ou chapas de alumúnio, leve o conjunto e a carcaça do joy para servir de gabarito. Peça para cortar as 4 placas laterais.
-Peça para abrir uma janela na placa lateral da frente, um pouco menor que as entradas de conexão da carcaça do joy.
-Peça para furar a chapa 2mm inferior com os 4 furos alinhados para fixar a carcaça.
-As placas laterais poder ser fixadas com rebites ou parafusos nos canos.
-Fixe e teste tudo, depois seria bom uma pintura. Vai durar muito mais sem ferrugem.
Ok, agora e só montar e pilotar muuuuuito. :clap:

Meus cálculos aproximados, o custo será de ums 200R$. Menos trabalho pois os cortes furos e dobras ficam por conta do serralheiro. A montagem você faz tranquílo. E ainda aproveita uma ótima placa que é o do Hotas Cougar. :)

Não ví ainda ninguém com uma solução que caiba na caixa do joy do Hotas Cougar. Mesmo na do Bauer o PCI fica no caminho e pode sofrer danos por molas e outros... :worried:
Como sou descendente de autríacos e teimoso vou tentando por aqui também... guten praktiken.

Att: DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Post Reply