28_Condor wrote:
Todo mundo correu para aprender karate após o Machida, agora todo mundo vai correr para aprender aikido
SP!
Apenas esclarecendo os conceitos:
Em primeiro lugar o Aikido que o Steven Segal pratica é controverso no mundo do Aikido por estimular o ataque, visto que o Aikido propaga o contrário, a não agressão e sim a auto defesa. O Atemi é usado apenas durante a prática e difere do Atemi do Karatê. O que o Steven Segal usa é um apanhado de técnicas de ataques de outras artes marciais já que o Aikido tradicional não tem (não faz parte do pensamento de um praticante de aikido socar a cara de outra pessoa, muito menos chutar)!
Mas isso é assunto para outra discussão e estamos falando do fantástico chute.
Esse é o chute mais básico de qualquer arte marcial que luta em pé. É o primeiro golpe de perna ensinado aos alunos e possui diferentes nomes:
No Karatê é chamado de Mae Geri
No Tae Kwon Do é chamado de Ap Tchiagui
Na Capoeira é chamado de Ponteira
No Muai Tai é chamado de Chute Frontal (se não me engano)
No Kung Fu, dependendo do estilo é chamado de Patada do Dragão
Por aí vai...
Porém, mesmo sendo um dos primeiros chutes ensinados é considerado um dos mais potentes. Em treinos é aplicado com cuidado, pois se o aluno errar a distância e a dose a lesão pode ser grave: dentes quebrados, narizes e queixos abertos e se aplicado no abdômen pode causar lesão nos órgãos internos.
Na minha época de Karatê cansei de ver gente saindo do Dojo direto ao dentista. Durante os treinos no Taekwondo graças a Deus não vi nada grave além de hematomas, isso porque: ou quem chutou não foi bom o suficiente ou por se tratar de uma arte que usa mais os chutes, esse golpe já é mais esperado. Mesmo assim, já vi gente arriada no Dojang (local de treino) após um Ap Tchiagui na barriga ou pior nas bolas.
Há alguns anos passou na televisão uma reportagem de um capoerista que morreu numa roda de Capoeira após ser atingido por esse chute. Teve hemorragia interna e não resistiu ao chegar no hospital. Passou no JN inclusive.
Teve um programa da Discovery onde eles testaram a força de alguns alguns golpes e ao testar o Ap Tchiagui (ou Bicada de Anderson Silva) o dinanômetro registrou 800kg na média. Não foi o chute mais forte, mas como a área de contato do golpe é o metatarso (chamado também de bola do pé, fica na parte dianteira da sola do pé) e essa área é pequena a pressão exercida foi grande num ponto pequeno, resultado: quebrou o sensor.
Só para se ter uma idéia, quando um aluno de Tae Kwon Do inicia o treino de Kiok-Pa (quebramento de tábuas, tijolos e telhas) o primeiro golpe a ser usado é o Ap Tchiagui por ser fácil e ao mesmo tempo de grande impacto.
Aí fica a pergunta: então porque todo mundo não usa esse chute campeão e ganha todas as lutas? Porque para quem está preparado não é tão eficiente ou então já criou resistência. No caso do Victor Belfort duas coisas somaram para o sucesso:
1- Ele foi pego desprevenido. Quando vemos esses chutes no MMA são mais empurrados do que batidos e isso muda completamente o efeito e o tempo de execução.
2- O Anderson Silva foi muito rápido na aplicação e novamente ele chutou batendo e não empurrando.
O Taekwondo, por lutar com a postura mais de lado dificulta a aplicação esse golpe. O ideal é que o oponente esteja próximo e de frente.
No Karatê ele é muito usado, mais do que no Tae Kwon Do, inclusive sua variação o Mae Gueri Kikomi (onde o karateca força a extensão do golpe). É conhecido carinhosamente por alguns como "golpe abre alas", porque depois de um Mae Geri encaixado na barriga a guarda do oponente dá uma relaxada abrindo alas para uma seção de socos e mais chutes.
No Muai Tai também é muito usado, só que de maneira mais empurrada e os praticantes criam resistência durante os treinos.
Portanto, esse não é o chute do Steve Segal. Antes dele inúmeras artes marciais já praticavam a centenas de anos. Ele foi apenas malandro de ensinar isso ao Aranha (que já deveria saber por ser Faixa Preta de Tae Kwon Do e praticante de Muai Tai) e criou-se todo um marketing em torno disso. Já vi praticante de Ju-Jitsu reclamando de um episódio semelhante com o Minotauro, onde falaram que o Steven Segal o ensinou a dar Arm Lock, brincadeira né? Não sei se isso foi verdade, mas já li em alguns fóruns de artes marciais.
Não estou desmerecendo o Steven Segal. É um dois poucos caras do cinema que realmente possui uma veia marcial real e não apenas circense, mas muito do que está sendo dito no mundo do MMA explora o marketing. Aliais, MMA é marketing puro (lembram da última luta do Lyoto que perdeu por pontos?)
Abraços!
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]