Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by 21_Sokol1 »

Uma idéia para se ter um Pedal de Leme, considerando:

Os pedais de leme vendidos no mercado local são:
GS Pedal Classic USB - base de madeira, apoio dos pés moldados em plastico, com eletronica USB de gamepade, 3 eixos com potenciometros convencionais. Preço ~R$ 595,00.
Vantagem de ter garantia de 1 ano e peças de reposição. Um usuário do forum ficou de fazer um review de um e publicar aqui...

Saitek PRO Flight USB - todo em plástico, USB, 3 eixos com potenciometros - o do eixo do leme é acionado por engrenagem, o que significa "backslash" (folga). Preço ~650,00 ou mais no M.L. com "La garantia"...

A ideia dos russos é a seguinte: o metal é encomendado a empresas que trabalham com corte laser ou a agua e façam as dobras requeridas.

Image

A montagem final é feita sem usar solda, com parafusos, porcas, rolamentos do comercio convencional, vizando facilitar e baratear o custo.

Image

A eletronica é um Mjoy8 de 3 eixos com sensor HALL - existe uma versão que incorpora um
sensor MaRS para o eixo do leme na mesma placa (sob o X).

Image

O pessoal do Escuadron69 espanhol diz que é viavel fianceiramente encomendar o Mjoy montado de uma empresa da China - precisa os ver detalhes. Estão fazendo um Button Box neste sistema.

Obviamente considerando o "custo Brazil", o projeto teria que ser simplificado, penso que o Baloo Pedal seria o ideal.

Para isso se tornar viavel financeiramente é preciso reunir um numero X de interessados, tanto para encomendar o metal cortado/dobrado bem como encomendar os Mjoy8.

Alguem previamente interessado?
Alguem conhece empresa que faça corte/dobra de metal?

Outro exemplo de "cooperativa" é o grip do Mirage 2000 para o Cougar/Warthog feito pela Tarmac Aces, como o protótipo foi feito em "stereolitografia" (impressora 3D) o custo é alto e precisa do maior numero de interessados para diluir este custo.

Image
http://i156.photobucket.com/albums/t25/ ... tereo2.jpg
http://i156.photobucket.com/albums/t25/ ... tereo3.jpg
http://i156.photobucket.com/albums/t25/ ... tereo5.jpg
http://i156.photobucket.com/albums/t25/ ... tereo4.jpg

O Bauer tem um projeto semelhante para fazer um grip KG-13B.
http://avia-sim.ru/forum/files/3_163.jpg

Bom, um outro projeto de pedal de metal que surgiu aqui anos atrás acho que enferrujou... :P
viewtopic.php?f=49&t=13458

:lol:

Sokol1
User avatar
38_Soares
Marraio
Marraio
Posts: 1163
Joined: 25 May 2005 21:00
Location: Ponta Grossa PR
Contact:

Re: Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by 38_Soares »

S!

Eu trabalho em uma empresa de corte e dobra de chapas de ferro e aço.
Não tenho como calcular quanto custaria cortar todo este material porque preciso saber quanto tudo isto vai pesar e a espessura da chapa a ser usada mas com certeza sairia bem caro devido a mão de obra e a perda de material com tantos formatos e tamanhos para serem cortados.

corte e dobra são cobrados por kilo, por exemplo:
uma chapa de 1 x 2 metros com 1,5 mm de espessura custa 4,00 por kilo
e pesa 25 kilos = 100,00
com a mão de obra vai custar 5,20 por kilo (este valor pode variar de acordo com a dificuldade para fazer as peças) e na hora de pesar todas estas peças os retalhos que sobrarem vão junto pra balança o que encarece bastante.
Last edited by 38_Soares on 10 Mar 2011 15:36, edited 1 time in total.
Senta á Pua! Quem vai Sentar a Pua não tergiversa, arremete de ferro em brasa e verruma o bruto.
Austregésilo de Athayde
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by 28_Condor »

S!
Um usuário do forum ficou de fazer um review de um e publicar aqui...
É que esse usuário do forum não é nenhum expert em hardware :lol:

Bom, o GS Pedal Classic USB é bom, mas realmente acho o preço exagerado pela simplicidade do projeto.

Pontos positivos: tem boa precisao, do inicio até a torção total do leme é possível imprimir a gradação desejada. Ele vem com um ajuste duro, que parece pode ser afrouxado, mas eu deixei assim porque além do realismo o toque mais duro impede que voce sem querer movimente o leme. O peso bem distribuido também favorece um bom agarre ao chao.

Pontos negativos: não gostei muito do botão do break não, parece meio solto, talvez por isso as vezes parece não funcionar direito. Deveria ter uma mola ou algo que o valha para se fazer a pressão, e o pedal deveria ser mais largo para a ponta do pé trabalhar melhor aí.

O eixo, segundo aferi, tem uma leitura simples de 256 bits. Não sei dizer se isso é um defeito, ou se para esse eixo essa resolução já está boa...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
Göcking
Posts: 259
Joined: 18 Jun 2010 21:04
Location: Santa Luzia - MG

Re: Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by Göcking »

Caso seja viável financeiramente eu tenho interesse.

Göcking
"Que homem é o homem que não faz o mundo em que vive melhor."
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Re: Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!

Eu topo encarar essa empreitada. Mas qual número de interessados tornaria esse projeto viável?

Em tempo: Show essa iniciativa, hein? Titio Sokol é dos caras que fazem essa pequena comunidade de simuleiros seguir em frente.

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
38_Soares
Marraio
Marraio
Posts: 1163
Joined: 25 May 2005 21:00
Location: Ponta Grossa PR
Contact:

Re: Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by 38_Soares »

S!

Sokol você tem como conseguir as medidas das peças pra eu fazer um orçamento só pra ter uma base de preço?
Senta á Pua! Quem vai Sentar a Pua não tergiversa, arremete de ferro em brasa e verruma o bruto.
Austregésilo de Athayde
User avatar
27_Zylan
Manicaca
Manicaca
Posts: 546
Joined: 16 Dec 2003 21:00
Location: Curitiba - PR

Re: Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by 27_Zylan »

É o seguinte, onde trabalho existe equipamentos de corte a laser, se tiver os desenhos posso executar a produção destas chapas cortadas. Mas preciso dos desenhos e tipo de chapa pelo que vi na foto era chapa de aço normal pintada, de repente posso verificar o custo de uma chapa de inox, e não precisa de tinta, acredito que uma de 2mm de espessura seja mais que suficiente.

Também vi umas peças dobradas na foto, novamente acho que não há dificuldade.
User avatar
38_Soares
Marraio
Marraio
Posts: 1163
Joined: 25 May 2005 21:00
Location: Ponta Grossa PR
Contact:

Re: Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by 38_Soares »

S!

Zylan chapa de inox não vai deixar o produto ainda mais caro?
Não sei quanto custa aí na sua cidade mas aqui uma chapa inox brilhante 2mm
1200 x 2000 mm custa 460 reais enquanto uma chapa de aço carbono nas mesmas dimensões
custa 146 reais.
Senta á Pua! Quem vai Sentar a Pua não tergiversa, arremete de ferro em brasa e verruma o bruto.
Austregésilo de Athayde
MaGOid

Re: Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by MaGOid »

"Bom, um outro projeto de pedal de metal que surgiu aqui anos atrás acho que enferrujou... "

Enferrujou um pouco, ainda tenho a armação dele aqui :-P No final, com ele armado e tudo, acabei desistindo por causa do movimento (curso) dos pedais. Simplesmente não gostei. E olha que eu gastei uma boa grana para fazer só a armação.

Atualmente estou com outro projeto, com movimento retilíneo, como os pedais da Saitek e da CH Products. Ele possui dois "carrinhos" com rolamentos Z608 e os dois pedais são sincronizados por corrente (de bicicleta). O único problema é que são bem barulhentos, por conta dos trilhos. O negócio todo parece bem robusto, capaz de aguentar muito abuso, mas o ruido deve atrapalhar na hora de jogar.

Estou fazendo também um gimbal para manches com 4 rolamentos, mas é meio grandinho para colocar dentro das caixas dos joysticks que tem no mercado.

Ah, acabei de comprar um conjunto completo de hotas (F-16 FLCS TQS) e pedais da Thustmaster no ML. Vou ter que dar um tempo nos projetos acima para adaptá-los para USB.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... lcs-16-_JM
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by 21_Sokol1 »

Enferrujou um pouco,


:rofl:

Boa compra este HOTAS Old Timer, mais um BU0836 (~R$ 75,00) ficará ótimo.

Bem, aos "metaleiros"de plantão, mandei um MP para o Bauer no SimHQ pedindo as plantas - o projeto dele é comercial, mas como é para o mercado russo pode ser. O angu é que ele não entende patavina nenhuma de ingles, e se eu escrever em ingles ( :P ) e traduzir pelo Google, entende menos ainda...

A vantagem de usar metal cortado a laser (precisão de 0,01 mm) é que assim forma os suportes para os rolamentos sem precisar usinar ou soldar.

O VKW é mais sofisticado - as plantas estão disponíveis - mas requer partes usinadas:

Image

Achei este modelo (russo) mais simples - mas não identifiquei quem projetou.

Image

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by 21_Sokol1 »

Outro exemplo do metal cortado a laser vendido pelo Bauer, um gimbal de reposição para o X-52:

Image


http://translate.googleusercontent.com/ ... L_p2fchWuA


Usa 10 rolamentos, e o sistema de mola usado permite regulagem com tres pressões diferentes e elimina o "lock" central típico do sistema Saitek.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by 44_Santo »

Cortado a laser e depois tem que dobrar ainda. :o
Profissional o projeto! :clap:
Deve ficar tão caro quanto comprar outro joy, não é para qualquer um!
Os caras devem fazer esse tipo de projeto em algum CAD tipo o Catia, porque só no achômetro não daria certo.


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by 21_Sokol1 »

Sim o kit deve custar o que custa um X-52 na Russia, mas se voce tem um ruim das pernas e colocar este
kit ao invés de comprar outro, vai durar muito mais - alem dos aperfeiçoamentos opcionais, sensor MaRs e controlador Mjoy.

A visão dos russos é: não adianta comprar joystick COTS (comercial), nenhum vai ter qualidade 100% devido a produção em massa - vide o caso do Warthog. Para os gringos isso não é problema, pois para eles não são caros, então é só comprar outro.

Então, como lá tem muita gente com formação em engenharia, eletronica... que é simuleiro, poem a mão na massa.

Vide o caso do throttle parecido com o X-52 que postei em outro tópico, os Russos sabem que a versão Chinesa é Xing Ling (eletrônica de gamepade de 8 bits, pots de 0,01U$...), então negociaram a compra do plástico moldado (o mais caro de um projeto) e vão vender com eletronica própria e sensor MaRS.

O projeto - do pedal, gimbal - é feito no Solidworks, o que permite simular os movimentos.

Aqui: encomendar a um serralheiro é furada, sai tudo torto (e porco).
Já tentei com um torneiro mecânico que conheço e tem todo o ferramental em casa
- eventualmente ele monta aeronaves experimentais, deve ter umas 6 ou mais voando por ai -
mas não deu em nada, o cara ficou "inventando" e colocou uns 200% de lucro.

A esperança é que as empresas que trabalhem com corte a laser e dobra por máquina tenham um custo acessível (aos simuleiros). Mas não tenho muita "fé"... :P

Se conseguirmos construi um pedal semelhante ao dos Russos por uns 300U$ esta de bom tamanho, pois as opções disponiveis aqui são mais caras, com eletronica generica e pot de R$ 1,99 e nenhum é de metal e usa rolamentos. ;)

Como ja disse em outros tópicos a comunidade simuleira tupiniquim não deve ter 3 dígitos, a de combate WWII mal deve passar de 2. Não compensa para empresas produzir em escala, por isso a idéia da "cooperativa".

Sokol1
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Re: Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!
21_Sokol1 wrote:Não compensa para empresas produzir em escala, por isso a idéia da "cooperativa".

Sokol1
Sim, mas qual será a quantidade de interessados que tornará isso viável?

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by 44_Santo »

Acredito que o que vai viabilizar o projeto ou não será o corte.
Devido ao formato exclusivo das peças, não creio que haja outra maneira mais barata de cortar.
E o desenho do blank das peças? É fácil conseguir?


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Post Reply