S!
Achei esta imagem aqui:
Enquanto fazia pesquisas no Google, a aí fiquei curioso: quando surgiram os helicópteros na WWII? que operacionalidade tinham?
O AEP/PF não pederia ter um?
Lembro de ter assistido um filme sobre o resgate de prisioneiros numa fortaleza nazista no alto das montanhas, da qual só se podia sair de helicóptero que, se não me falha a memória, era dos próprios nazis...
Postei isto para ver se alguém conhece o assunto...
SP!
Helicópteros na WWII???
Helicópteros na WWII???
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Um helicoptero Sykorsky R-4 efetuou missão de resgate (MEDVAC)
da tripulação de um L-1 abatido em Burma, nos estágios finais da WWII.
No link abaixo a descrição da missão, inclusive com foto "In Action" do helicoptero envolvido.
http://www.helis.com/stories/burma45.php
FYI - No Museu Matarazzo em Bebedouro-SP, tem um R-5 todo em aluminio polido.
Os alemães usaram em pequeno numero o Flettner Fl 282 Kolibri e o Focke-Achgelis Fa 223 Drache (uma MG 15 no nariz). Foram encomendadas 1000 unidades, mas devido ao bombardeiro aliado somente 30 unidades foram completadas e destas 10 teriam voado.
Após o fim da guerra um Fa 223 Drache foi levado em vôo da França para Inglaterra, se tornando o primeiro helicoptero a cuzar o Canal da Macha.
A missão de Otto Skorzeny para resgatar Mussulini no castelo de Gran Sasso em 1943 inicialmente usaria o helicoptero Fa 223 V12, mas este apresentou problemas técnicos de última hora e foi substituido por um Fieseler Storch, e planadores que levaram os comandos.
Este Fa 223 V12 posteriormente caiu quando tentava resgatar um grupo de 17 pessoas presas no Mont Blanc por tempestade de neve.
O Fa 223 V11 caiu quando tentava resgatar a tripulação de um Do 217 caido num pantâno da Austria, tendo sido a sua tripulação e a do Do217 mais partes mecânicas do V11 resgatadas pelo Fa 223 V14.
O Va 14 e o 16 foram usados em avaliação no Alpes, suprindo tropas de montanha, inclusive levando um obuseiro e munição.
Em março de 1945 um Fa 223 efetuou uma missão de resgate do piloto de um Bf 109 que caiu durante uma tempestade, próximo a Danzing.
Mais fotos: http://www.vrtulnik.cz/fa-223popis.htm
Este projeto alemão da WWII, o Baumgärtl 'Heliofly' deve ter inspirado aquele tio do pirocótero com escapamento na cara:)
SP!
Sokol1
da tripulação de um L-1 abatido em Burma, nos estágios finais da WWII.
No link abaixo a descrição da missão, inclusive com foto "In Action" do helicoptero envolvido.
http://www.helis.com/stories/burma45.php
FYI - No Museu Matarazzo em Bebedouro-SP, tem um R-5 todo em aluminio polido.
Os alemães usaram em pequeno numero o Flettner Fl 282 Kolibri e o Focke-Achgelis Fa 223 Drache (uma MG 15 no nariz). Foram encomendadas 1000 unidades, mas devido ao bombardeiro aliado somente 30 unidades foram completadas e destas 10 teriam voado.
Após o fim da guerra um Fa 223 Drache foi levado em vôo da França para Inglaterra, se tornando o primeiro helicoptero a cuzar o Canal da Macha.
A missão de Otto Skorzeny para resgatar Mussulini no castelo de Gran Sasso em 1943 inicialmente usaria o helicoptero Fa 223 V12, mas este apresentou problemas técnicos de última hora e foi substituido por um Fieseler Storch, e planadores que levaram os comandos.
Este Fa 223 V12 posteriormente caiu quando tentava resgatar um grupo de 17 pessoas presas no Mont Blanc por tempestade de neve.
O Fa 223 V11 caiu quando tentava resgatar a tripulação de um Do 217 caido num pantâno da Austria, tendo sido a sua tripulação e a do Do217 mais partes mecânicas do V11 resgatadas pelo Fa 223 V14.
O Va 14 e o 16 foram usados em avaliação no Alpes, suprindo tropas de montanha, inclusive levando um obuseiro e munição.
Em março de 1945 um Fa 223 efetuou uma missão de resgate do piloto de um Bf 109 que caiu durante uma tempestade, próximo a Danzing.
Mais fotos: http://www.vrtulnik.cz/fa-223popis.htm
Este projeto alemão da WWII, o Baumgärtl 'Heliofly' deve ter inspirado aquele tio do pirocótero com escapamento na cara:)
SP!
Sokol1
yes,the germans had lots of ideas in prototipes,most of them unsusefull,you can see them in: http://www.luftarchiv.de (the adress is already in one of the pics)